sexta-feira, 26 de setembro de 2014

É CASO DE POLÍCIA


VEREADOR “A ONDE É” É PRESO EM FLAGRANTE POR CRIME DE CONCUSSÃO

O vereador de Fortaleza Antônio Farias de Souza (PTC), o A Onde É, foi preso em flagrante nesta sexta-feira, 26. O vereador está no 2° Distrito Policial. De acordo com a delegada Socorro Portela, A Onde É foi preso, por volta do meio-dia, na agência do Banco do Brasil da avenida Monsenhor Tabosa, com o dinheiro de uma funcionária.

A vítima estava com o vereador e confessou estar sendo constrangida a entregar ao parlamentar o valor integral do salário, R$ 1.900, há dois meses.

A delegada ressaltou que o flagrante não foi armado e o vereador se mostrou “atordoado”  para explicar o dinheiro e “parecia se sentir traído”. Segundo a vítima, ela trabalha com Antônio Farias desde 2013, mas a extorsão começou nos últimos meses.

A Onde É foi autuado pelo artigo 136 do Código Penal que prevê o crime de concussão, para o qual não cabe fiança. Conforme a delegada, o vereador deve ser encaminhado para a Delegacia de Capturas ainda nesta sexta-feira. Ela afirmou que não há foro privilegiado para o parlamentar.

O vereador disse que não falará com a imprensa. A expectativa é que seu advogado, Leandro Vasquez, se pronuncie.

Ministério Público
De acordo com o promotor da Procuradoria de Crimes contra a Administração Pública (Procap), Luiz Alcântara, o vereador foi detido em ação conjunta do Ministério Público Estadual com a Polícia Civil.

Antônio Farias, que tentou se candidatar a deputado estadual, mas teve pedido indeferido, é investigado pela Procap por suposto desvio de Verba de Desempenho Parlamentar na Câmara Municipal. O parlamentar é acusado de repassar para assessores apenas parte de seus salários na Casa, guardando para si o valor restante.

Cobrança de pedágio

Em 8 de agosto, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão na residência e no gabinete do vereador A Onde É e do seu chefe de gabinete, Claudemir da Silva Veras, acusados de apropriar-se de parte de sua Verba de Desempenho Parlamentar (VDP) destinada ao pagamento de salários dos assessores, prática conhecida no meio político como “cobrança de pedágio”.

A Onde É também é acusado de locação fictícia de veículos e aquisição de combustível para fins particulares, dentre outros. Segundo a Procap, o esquema foi delatado pelos próprios assessores.

A investigação foi iniciada em 2011 para investigar possível compra de apoio parlamentar pela gestão Luizianne Lins tendo emendas parlamentares como moeda de troca. Questões envolvendo as VDP entraram na investigação em abril de 2014.

Supostos funcionários do vereador já foram ouvidos pela Procap, mas ele ainda não teve depoimento colhido porque seu advogado Leandro Vasquez cobra acesso aos documentos da investigação, o que foi negado pelo MP.

O pedido de certidão indeferido pela Procap solicitava que o órgão explicasse “de quem é a autoridade com prerrogativa de foro que tenha relação com os citados investigados e que se encontre sob investigação nos autos”. Vasques defendeu que, pelo processo ter sido iniciado antes de A Onde É ser empossado e por envolver a já encerrada gestão Luizianne Lins - portanto, sem foro privilegiado -, o caso deveria ser remetido à Justiça comum.

O POVO

Pedreiro é degolado na zona rural de Iguatu; acusado foi preso

O pedreiro José Wildemar da Silva, de 39 anos, foi degolado e morto na noite desta quinta-feira (25), na zona rural de Iguatu. O crime foi descoberto na manhã de hoje, quando populares passaram pela localidade e encontraram o corpo da vítima caído, em meio a uma grande poça de sangue, defronte ao Posto de Saúde do Sítio Jenipapeiro, distante 10 quilômetros da sede do município.

Tão logo a polícia militar se deslocou ao local tivera início às investigações. Uma testemunha disse ter visto Wil – como a vítima era conhecida – bebendo com outras duas pessoas na noite do crime. A mulher levou os militares até a casa de um dos suspeitos e este foi conduzido à cena do crime. No local, os policiais compararam a sandália do acusado com as marcas de pegada, e constataram uma grande semelhança.


Edgar Rodrigues da Silva, 22, foi levado a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu para prestar esclarecimentos acerca do homicídio. Durante seu depoimento, o acusado confessou o crime. De acordo com os moradores da localidade, Edgar é “bastante violento”. Segundo a polícia, uma “faca de cortar pão” foi utilizada para degolar o pescoço do pedreiro.

A vítima não possuía passagem pela polícia e era tido como uma pessoa cordial e “calma” aos olhos da comunidade.

Redação Iguatu.Net

Icó: Menor conhecido como “terror da madrugada” é apreendido e encaminhado a Juazeiro

Inspetores da Delegacia Regional de Icó comandados pelo Delegado Marcos Sandro Nazaré, cumpriram mandado de busca e apreensão na casa de um menos de 16 anos conhecido pela polícia e populares como “terror da madrugada”. Ele é acusado de vários crimes naquele município.

Na casa dele os policiais apreenderam uma cápsula deflagrada de pistola 380 que será periciada, dois papelotes de maconha, dois celulares e um facão. Ele não teve seu nome revelado e foi encaminhado para o Centro Sócio-Educativo de Juazeiro do Norte onde ficará internado por 45 dias podendo ser estendido este prazo pelo Juiz Ricardo Alexandre da Silva.

De acordo com o delegado Marcos Sandro, o menor era o braço direito de Valdinei Pereira Pinheiro, preso dia 17 de setembro acusado de vários crimes. O adolescente era o responsável pela distribuição de drogas na cidade e figura, também, como um dos assaltantes a familiares de um oficial da Polícia Militar de Icó.

Estaria envolvido, ainda, nos homicídios do funcionário público conhecido como Tileda, morto na porta de casa em junho deste ano; de Jefersson Germani de França, 16 anos, encontrado morto em uma estrada carroçável que liga as localidades Sohidral e NH2; e Emanuel Micaelho da Silva Souza, morto a tiros próximo a um canal do Conjunto São Vicente.


A maioria dos crimes, segundo o delegado Marcos Sandro, está relacionada com o tráfico de drogas. Além dos homicídios, o menor tirado de circulação é acusado de aproximadamente 60 assaltos. O oficial destaca que entre agosto e setembro 14 perigosos criminosos foram presos pela Polícia Civil e Militar em parceria com o Capitão Sergisnaldo, além da sintonia com o Poder Judiciário na pessoa do juiz Ricardo Alezandre da Sivla Costa, e com o Ministério Público, representado pelo Dr. Tiago Robson.

Fonte: Miséria com informações do Radialista Richard Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário