sábado, 12 de julho de 2014

AÇÃO COMBATE TRABALHO INFANTIL EM ACOPIARA

Acopiara. Erradicar o trabalho infantil com medidas de proteção e prevenção. Esse é o objetivo do Programa de Educação contra Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), por meio de uma articulação de secretarias municipais. Nas escolas, os alunos interagem com o tema através de trabalhos de gêneros textuais, especialmente como o conto, cordel, música, pintura e teatro.

As secretarias da Educação, do Trabalho e Desenvolvimento Social e de Saúde compõem a Rede Interinstitucional, instituída neste ano, com o objetivo de conscientizar o poder público municipal, a sociedade civil e a comunidade escolar. A ideia é levar ao conhecimento dos gestores, técnicos e da população local o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Reunidos, recentemente, no Núcleo de Artes, secretários municipais, técnicos e dirigentes de instituições, que trabalham com a criança e adolescente, debateram o tema do trabalho infantil e traçaram ações para serem desenvolvidas nos próximos três anos. A secretária de Saúde, Ana Laura Araújo, abordou um aspecto cultural. "Nós temos um grave problema: a crença de que, se não colocar a criança para trabalhar, ela vai para o mau caminho. E não é assim", observou.

Regras

Ana Laura Araújo defendeu o direito que os jovens têm à educação, ao lazer e assistência à saúde. "A criança tem que viver a infância para ter uma vida saudável, porque o trabalho infantil não educa, não constrói cidadania", afirmou.

"O nosso esforço é para fazer valer as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente e conscientizar a sociedade a esse respeito, esclarecendo distorções que existem entre as pessoas".

O vereador Lindomar Rodrigues, que viveu na pele o problema, participou do debate e disse que o tema precisa e sair das salas de discussão, ter maior espaço na mídia e ser levado à comunidade. "Sei bem como é. Fui borracheiro quando criança. Por isso vou lutar para que essa reflexão atinja a sociedade e ocupe todos os espaços", reforçou. "Esse projeto que está em curso no município é importante".

O parlamentar assumiu o compromisso de ampliar a discussão no legislativo municipal e disse que vai propor à presidência da Câmara de Vereadores, a formação de uma comissão especial para tratar do assunto. "Já houve uma redução do trabalho infantil em comparação com a minha época, na década de 1980, mas é um problema que ainda persiste na nossa sociedade", frisou. "Os esforços devem ser reunidos para o enfrentamento dessa questão". A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Marlucy Holanda, anunciou a realização de um levantamento social na área urbana e rural para detectar casos de trabalho infantil e juvenil. O projeto poderá contar com o apoio do Ministério Público Estadual.

Apresentações

Recentemente, integrantes de programas sociais do município, representantes de secretarias municipais participaram de atividades de combate ao trabalho de crianças e adolescentes. Houve apresentações de jovens com números de dança e de cânticos. "Todos juntos contra o trabalho infantil" foi o tema da campanha desenvolvida pela Prefeitura de Acopiara. Discussões com diversos segmentos, palestras e peças teatrais nas escolas lembraram a importância da participação da sociedade no combate ao trabalho das crianças.

A coordenadora do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), Luíza Costa, lembrou da necessidade de todos se juntarem a essa luta. "Todos devem estar unidos na campanha e denunciar qualquer ato irregular", observou. "Juntos, vamos vencer essa batalha".

Alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais apresentaram trabalhos selecionados, no Centro Social. Houve entrega de medalhas. No teatro, a escola escolhida foi a João Moreira Barros. Os alunos Jhonata Oliveira e Maria Sampaio, da Escola Padre João Antonio, escreveram o cordel "Diga Não ao Trabalho Infantil". As alunas Raíssa Costa e Laíza Teixeira representaram a Escola José Adonias com uma pintura. A aluna Antônia Ranisse, da escola Serafim de Souza Lima, apresentou o conto "Um sonho de Criança". A Escola Padre João Antonio também foi destaque na música com o grupo formado por Geovana Lima, Dávila Ribeiro, Raene Souza, Jhonata Costa e Cícero Vilar. Os alunos Adriano Silva, Larissa Cristina e Vinícius Souza, da Escola João Moreira Barros, apresentaram músicas de forró.

DIÁRIO DO NORDESTE Honório Barbosa Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário