terça-feira, 13 de maio de 2014

Transposição deve assegurar água ao Nordeste até 2046, afirma presidente

As obras de Transposição do Rio São Francisco devem assegurar as necessidades hídricas do nordestino pelo menos até 2046, afirmou a presidente Dilma Rousseff em discurso feito durante sua visita ao reservatório em construção de Jati, que está incluído na transposição, na manhã desta terça-feira (13).
A chefe do Executivo também destacou que a construção de vários outros canais, como os que estão sendo construídos no litoral da Paraíba e no sertão de Alagoas, devem contribuir para que a meta seja atingida. 
O pronunciamento contou com a presença de várias autoridades, como o governador Cid Gomes e o ministro Interino da Integração Nacional, Francisco Teixeira.  Aos gritos de, "um, dois, três: Dilma outra vez", a presidenta  foi recepcionada por operários, habitantes da cidade e as autoridades em clima pré-eletoral e não anunciou nenhuma novidade para as obras de transposição.  
Dilma pautou o todo o seu discurso pelo tom político, ressaltando a importância da Transposição para o que ela frisou como "convivência do nordestino com a seca". A conclusão das obras, segundo ela, representarão  "a garantia de água para mais de 12 milhões de nordestinos". 
Cid Gomes alega falta de apoio às obras
Antes do discurso de Dilma, o governador Cid Gomes também fez pronunciamento em tom semelhante ao da chefe do Executivo e desabafou sobre críticas ao empreendimento que está em obras desde 2007. 
 
"São poucos os que, efetivamente, ao invés de criticarem, ao invés de apontar defeitos, realmente se dispuseram a dar a sua contribuição, a fazer daquilo que é mais necessário à população e à prioridade de governos", disparou.
 
Dando continudade ao tom eleitoreiro de seu discurso, Cid também ressaltou que o pontapé inicial da obra foi dado pelo então presidente Luíz Inácio Lula da Silva.  
 
Obra está com 60% de conclusão  
Atualmente a Transposição do Rio São Francisco está com 60% das obras concluídas. Na primeira quinzena de março, operários que trabalham no trecho da Meta 3N, no município de Mauriti, decidiram interromper as obras, alegando atrasos nos salários.
O andamento da construção, no entanto,  não foi significamente prejudicado. O ministro Francisco Teixeira esteve em visita à cidade de Jati em março e disse que o objetivo é concluir a Transposição até 2015.
O empreendimento promete garantir o abastecimento de água desde grandes centros urbanos da região, como Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Mossoró, Campina Grande e Caruaru, até pequenas e médias cidades inseridas no semiárido e de áreas do Interior do Nordeste. 
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário