segunda-feira, 14 de abril de 2014

FUNCEME REGISTRA CHUVAS EM 37 MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Apenas 37 municípios registraram chuvas durante o dia de ontem. A maior precipitação aconteceu no município de Solonópole, na região Centro do estado, onde foram registrados 60 milímetros de chuvas na localidade de Açude Tigre. O município de Uruoca, na região Norte do Ceará, contabilizou 46mm, enquanto que no município de Acopiara, na região Centro- Sul, as precipitações caídas ontem somaram apenas 28mm.

Também foram registradas precipitações em Granja (Posto Pessoa Anta) 27 mm, Solonópole (Posto Solonópole) 26 mm, Acaraú (Posto Lagoa Do Carneiro) 25.4mm, Mombaça (Posto Mombaca) 22.8mm, Itatira (Posto Lagoa Do Mato) 18 mm, Pedra Branca ( Mineirolândia) 18 mm e Granja (Posto Sambaiba), onde choveu 17.4 milímetros.

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve poucas ocorrências de chuvas durante as últimas 24 horas devido a redução da nebulosidade sobre o estado, ocasionada pelo posicionamento desfavorável do sistema atmosférico Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o norte do Nordeste brasileiro. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuvas no Ceará, também permaneceu afastada do estado.

Alagamento

A chuva de 82mm que caiu no último sábado, em Iguatu, deixou vários pontos de alagamento. Os moradores da Vila Paraná, nas proximidades do Horto Florestal do Ibama e do Comando do 10º Batalhão Militar tiveram suas casas invadidas pela água. O pátio do quartel da PM também ficou alagado.

Segundo a Funceme, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) deverá permanecer atuando sobre o norte do Nordeste brasileiro facilitando, desta forma, a possibilidade de chuvas isoladas, hoje, no sul do Ceará. Nas demais regiões, ao longo do dia, o céu deverá ficar parcialmente nublado e claro.


DIÁRIO DO NORDESTE  Roberto Crispim (Colaborador) Foto: Honório Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário