quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Iguatu: Rio Jaguaribe chega ao nível 12 e atinge maior volume nos últimos dois anos

As recentes e contínuas chuvas que caem na região Centro-Sul do Estado já começam a mudar a paisagem de algumas cidades. O Rio Jaguaribe, que transpõe a cidade de Iguatu, tem elevado seu nível de água. Outrora seco, hoje o rio já atinge sua maior marca nos últimos dois anos.

A reportagem do Portal Iguatu.Net esteve na manhã desta quinta-feira (13) na Ponte Demócrito Rocha – onde é registrado oficialmente o nível do Rio – e observou a água atingindo o nível 12 (de 28).

Essa grande quantidade de água é resultado de um início de inverno animador. Somente na primeira quinzena de Fevereiro, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) somou 206 milímetros, número bem superior ao registrado durante todo mês de Janeiro. Além disso, as chuvas que caem em cidades adjacentes, como por exemplo, Cariús, desaguam diretamente do Rio Jaguaribe.

Travessia e lucro

As passagens em alguns sítios já inexistentes. Para realizar a travessia entre a Penha e Gadelha, o condutor precisa se submeter a um “estilo de balsa”. Para ir de uma margem a outro, o “atravessador” cobra um real por moto. “Ninguém quer dar aquela volta enorme pela CE, é melhor passar por aqui”, argumentou o Valdir Gomes, vendedor de 23 anos.

Iguatu.Net
Veja o vídeo produzido no local na manhã desta quinta-feira,13:

Nenhum comentário:

Postar um comentário