quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O Portal Orós entrou em contato com o Sindserpmo


O Portal Orós entrou em contato com o Sindicato dos Servidores públicos municipais de Orós sobre a situação dos pagamentos dos funcionários municipais, que estão em atraso dos meses Dezembro e décimo de 2012 e Janeiro de 2013. Muitos leitores nos procuraram pedindo informações e por meio do e-mail entramos em contato com Nelço Rodrigues presidente do Sindserpmo, que gentilmente de imediato nos respondeu.

Leia o e-mail com a resposta:

Josemberg agradeço demais o seu contato conosco e eu até pensei em procurá-lo para saber se as informações a respeito destes problemas poderiam ser divulgadas em seu programa na rádio do Icó, mas depois decidi por uma nota nas rádios daqui mesmo.

Bem, com relação a dezembro e o décimo teremos uma audiência dia 5 de fevereiro às 15 horas com a participação da promotoria, prefeitura e sindicato no fórum local para chegarmos a um acordo com relação a esta questão. Até peço se possível que você esteja lá para divulgar em primeira mão o resultado desta reunião.

E com relação ao pagamento de janeiro, segundo a secretaria de finanças será no máximo na próxima semana, sendo que há a necessidade de se passar na câmara municipal a mensagem de aumento do salário mínimo.

Josemberg peço que sempre que quiser nos procure e procuraremos dar todas as informações possíveis das suas dúvidas e também dos servidores e que sejam divulgadas principalmente.

Por favor, nos informe se você poderá está presente no fórum à espera do resultado da audiência.

Atenciosamente, Nelço Rodrigues Cândido Filho.


Portal Orós - Quero agradecer a Nelço Rodrigues o convite de estar nessa reunião farei o possível para estar presente já que neste horário estou trabalhando na Rádio Brasil Fm, mais coloco ao inteiro dispor do Sindserpmo as páginas do Portal Orós para divulgar as notas de interesse dos funcionários públicos municipais.

Também fica aqui o espaço aberto a Prefeitura de Orós caso queira se pronunciar sobre o assunto pagamento dos funcionários municipais.

Nosso e-mail é: josembergvieiraoros@hotmail.com

PLANTÃO POCILIAL


MP requer plano de vistoria em boates, casas de show e buffets

O Ministério Público do Estado do Ceará enviou, na tarde desta terça-feira, 29, ofício ao Corpo de Bombeiros Militar e à Secretaria de Finanças de Fortaleza (Sefin), solicitando a elaboração de planos de vistorias em boates, casas de show e buffets dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e do Interior.

O documento solicita ao coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Joaquim dos Santos Neto, a apuração rigorosa das exigências legais para funcionamento dos estabelecimentos. De acordo com o ofício, deverão ser verificados itens como: existência de saída de emergência; pronto acesso e devida sinalização; equipamentos de combate a incêndio em perfeitas condições de uso.

À Sefin, o pedido é que seja verificado se boates, casas de show e buffets da Capital atendem às exigências legais para funcionamento, em especial, o alvará.

Redação O POVO Online

Jovem luta contra suspeitos, mas não consegue impedir duplo homicídio em Acaraú.

Dois homens foram assassinados a tiros na manhã desta terça-feira, 29, em Acaraú, a 255km de Fortaleza. Segundo a Polícia Militar, o duplo homicípio ocorreu na localidade de Córrego Fernandes, onde dois suspeitos identificados como "Márcio" e "Marciano" dispararam tiros de espingarda tipo socadeira e golpes de faca contra as vítimas. Ainda de acordo com a PM, morreram lesionados o agricultor João Pereira da Silva, 56 anos, atingido com um tiro no peito esquerdo; e José Lindomar do Nascimento, 38 anos, que levou um tiro na altura do abdome e uma perfuração a faca nas costas. A Polícia informou ainda que Paulo Edson da Silva, filho de João Pereira, entrou em luta corportal com os criminosos, mas não conseguiu evitar o assasinato.

O filho de uma das vítimas foi à delegacia regional da Polícia Civil de Acaraú avisar da fatalidade e informou não saber a motivação dos crimes. A Polícia mobilizou equipes do destacamento de Marco, município vizinho, para efetuar buscas, mas os suspeitos seguem foragidos até esta tarde. 

Redação O POVO Online

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Pastor abusava das fiéis dizendo ter o pênis abençoado para distribuir o “leite” sagrado.


O pastor Valdecir Picanto Sobrinho, de 59 anos, foi preso no interior de Goiás, sob a acusação de abusar sexualmente das mulheres da cidade afirmando que teria o pênis abençoado.

“Ele dizia que Deus só entraria em nossa vida pela boca… ele pedia para a gente fazer sexo oral nele até o espírito santo aparecer por meio da ejaculação”, relatou uma jovem de 23 anos, que preferiu não se identificar.

Valdecir, chegou a abusar de algumas idosas, mas se defendeu afirmando que teve um encontro com Jesus e que Ele lhe deu a missão de “distribuir o leite sagrado” por todo o estado, começando pelos fiéis da Assembléia, do qual é responsável. “Vocês estão prendendo um servo do Senhor e ainda se arrependerão disso. Espero poder continuar com meu belíssimo trabalho dentro da prisão”, disse Valdecir.

O “Pastor” foi pego em flagrante enquanto esfregava seu “membro abençoado” no rosto de uma comerciante local, em que prometia mais vendas em seu negócio caso deixasse ser derramada pelo líquido divino.

A delegada Denise Pinheiro, responsável pela região, disse que ele não ofereceu resistência e ainda perguntou se ela queria fazer parte do reino dos céus durante o trajeto para a delegacia. “Ele não tem vergonha de tais atos e acha tudo isso a coisa mais normal do mundo”, completou.

Valdecir foi liberado após pagar fiança e prestar 3 horas de depoimento.

Diário do Estado 

HOJE MEIO DIA NA BRASIL FM


Após briga, homem decepa cabeça do próprio irmão em Canindé

Uma discussão entre dois irmãos terminou em morte no Povoado Olhos D’ Água, no município de Canindé de São Francisco, região do Alto Sertão sergipano. A vítima, que estava em um bar, foi seguida ao deixar o estabelecimento e morta com um golpe de facão no pescoço.

De acordo com informações da polícia, os irmãos teriam passado a tarde consumindo bebidas alcoólicas e se desentenderam durante uma conversa, iniciando assim, uma forte discussão. No início da noite, o homem de 37 anos, decidiu deixar o estabelecimento e segundo testemunhas, momentos depois o irmão resolveu ir atrás dele.

Ainda segundo a polícia, o suspeito seguiu a vítima e em uma via do povoado desferiu um golpe de facão na região do pescoço, degolando assim, o próprio irmão. Testemunhas relataram à polícia que após o crime, o suspeito retornou ao bar e disse aos presentes o que havia feito, fugindo em seguida.

Travestis e transexuais poderão usar o nome social no cartão SUS

Travestis e transexuais poderão usar o nome social no cartão SUS, conforme anúncio do Ministério do Saúde . Para o governo, esta é uma forma de reconhecer a identidade de gênero.

O Ministério criou um cartaz que será distribuído aos profissionais de saúde, para reforçar o direito ao uso do nome social. A ideia é promover o acesso digno nos serviços de saúde. Nesta terça-feira, 29, comemora-se o Dia da Visibilidade Trans.


O Ministério da Saúde e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República lançaram uma campanha de combate à violência contra travestis e transexuais através do Disque 100, que é um serviço de denúncia de atos de violência.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ORÓS ROUBO DE VEÍCULO (MOTOCICLETA) E OCORRÊNCIAS POLICIAIS NA REGIÃO


Informo a Vossa Senhoria que hoje, 27/01/2013, por volta das 05h00min, na localidade Sítio Estreito Orós/CE, a vítima JOSÉ FRANCISCO DE OLIVEIRA, 44 anos, amasiado, natural de Quixelô, profissão vendedor, residente na Vila Guassussê Orós/CE, transitava em uma moto Honda CG 125 TITAN de cor AZUL, ano 97, placa HWK 9150, chassi 9C2JC250VVR231290, quando se deparou com dois indivíduos que anunciaram o assalto.

Os infratores efetuaram um disparo de arma de fogo, mandando o mesmo descer da moto e deitar no chão, em seguida subtraíram da vítima o valor em dinheiro de R$ 80,00 reais, um celular e sua moto. O policiamento só foi informado dos fatos ás 12:00 horas. A viatura RP 2192, composta pelo CB LEANIO, SD MAURICIO e SD RAMON, se dirigiu até o local, diligenciaram, mas até o momento sem êxito.

I - Ocorrência em ICÓ HOMICIDIO A BALA E VITIMA DE LESÃO

Informo-vos que no dia 26/01/2013, por volta das 20h05min, na Rua Joaquina Alencar, nº: 251, no Conjunto Cidade Nova, Icó/Ce, foi vitima de homicídio por arma de fogo, o Sr. Genival Soares da Silva, conhecido por “ Genivaldo maribondo”, 51 anos, casado, agricultor, natural de Icó/Ce, residente no endereço acima citado, o mesmo se encontrava sentado defronte sua residência, juntamente com sua esposa a Sra. Eunice Ferreira Lima, 52 anos, casada, do lar, natural de Icó, quando dois elementos em uma motocicleta FAN de cor Preta, um usando camisa vermelha e o outro camisa branca, ambos usando capacetes, sem nenhuma discussão se aproximaram da vitima e efetuaram vários disparos, o Sr. Genivaldo teve morte imediata e sua esposa foi lesionada na perna direita e foi socorrida ao Hospital regional de Icó, e não corre risco de morte. A RD 2781 e sua composição: Cb PM 13.944 P. Neto e SDs: 25.200 Edigle, 25.470 Elias e 24.588 Diogo, atenderam a ocorrência e encontram-se diligenciando, no intuito de localizar e prender os criminosos.

LESÃO CORPORAL A BALA

Comunico-vos que por volta das 21h30min, na CE 282, no Alto da ladeira do Distrito de Lima Campos, distante 12km da cede do município, segundo informações três elementos armados tentaram abordar o Sr. FRANCISCO BATISTA MARTINS, brasileiro, casado, com profissão de Ferreiro Armador, natural de Icó-CE, nascido aos 12/09/67, filho de Nelson Batista dos Santos e Francisca Martins de Oliveira, residente na cidade de São Paulo-SP, o mesmo vinha em uma motocicleta mas não parou, e os indivíduos atiraram acertando-o no abdômen e outro tiro na mão de seu filho de nome MOISES PEREIRA MARTINS, natural de iço-CE, nascido aos 20/09/97, Estudante, solteiro, residente em SãoPaulo/SP, ambos foram socorridos ao Hospital Regional de Icó, o Sr. Francisco foi submetido a uma cirurgia de emergência e seu filho foi medicado mais não corre perigo de morte. Após conhecimento da ocorrência através do 190 da PM, a RP 2462 do POG e sua composição: Sds. PMs. 18.856 Nilson e 21.351 Anailton, realizaram diligencias naquela localidade mais não localizaram os elementos até o momento. 

(3ª CIA / 10º BPM – VÁRZEA ALEGRE)

II – Ocorrência em CEDRO PRISÃO POR INFRAÇÃO A LEI MARIA DA PENHA informo a Vossa Senhoria que por volta das 19:30hs, através de uma ligação telefônica fomos informados por popular que um indivíduo estava em sua residência quebrando tudo e ameaçando a sua genitora de morte, e ao chegar encontramos o Sr. José Antônio dos Santos Silva, filho de Antonio José da Silva e Francelina Zulmira dos Santos Silva, natural Cedro/CE, servente, solteiro, nascido em 19/07/1970, residente na rua I Cedro II, n° 71, Cedro/Ce. Que, sua genitora a Sra. Francelina Zulmira dos Santos, filha de Vitor Paulo dos Santos e Zulmira Do Carmo, aposentada, natural Garanhuns/PE, nascida em 10/04/1944, casada, residente no endereço supracitado do acusado, a mesma representou conta o agressor seu filho, onde foi preso e levado a delegacia Regional de Icó/Ce, para ser feito os procedimento cabíveis. Que, o mesmo foi autuado no artigo 147 do código penal, combinado com o artigo 5º e 7º da lei Maria da Penha. Em seguida o mesmo foi conduzido para a cadeia pública do Cedro. POLICIAMENTO QUE ATENDEU A OCORRÊNCIA: Vtr 2512 composta pelo SGT 12610James, SD 17686 Roberto e Sd 22693 Crisse deste Destacamento 

PM. APREENSÃO DE MENOR INFRATOR POR DIREÇÃO PERIGOSA.

Informo a Vossa Senhoria que por volta das 19hs00min, através de uma ligação telefônica, fomos informados que nas proximidades da Pousada Mirante, uma adolescente de nome Alana Fernandes Sales Diniz, filha de Valdene Alves Fernandes, solteira, estudante, 16 anos, natural de Cedro/CE, residente na Rua Padre Cícero, n°380, bairro Alto do Padeiro, nesta Urbe, se encontrava em um veiculo Volkswagem/Polo 1.6, cor Prata, Placa NOX 2859 Iguatu/CE, ano 2009 e modelo 2010, fazendo manobras perigosas. Que, de imediato fomos verificar tal denuncia, e no deslocamento mas preciso na rua Obi Jucá Diniz, n°288, nos encontramos o veiculo supracitado, sendo conduzida pela menor, em frente ao terminal rodoviário, a adolescente foi apreendida junto com o veículo, que se encontra na delegacia de policia civil do Cedro, já a menor foi conduzida com a sua mãe, a senhora Valdene Alves Fernandes, agente de saúde, solteira, nascida em 15/07/1975, natural do Cedro, residente no mesmo endereço da jovem, para a delegacia do Icó, onde foi feito os procedimentos legais. POLICIAMENTO QUE ATENDEU A OCORRÊNCIA: Vtr 2512 composta pelo SGT 12610JAMES, SD 17686 Roberto e Sd 22693 Crisse deste Destacamento PM.

 Iguatu-CE, 27 de Janeiro de 2013 Paulo HERMANN Fernandes Macedo – MAJ PM MF. 099.461-1-X Cmt do 10º BPM.

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS REGISTRADAS NA ÁREA DO 10º BPM / CPI – IGUATU/CE (1ª CIA / 10º BPM - IGUATU).

LUTO PELO SOFRIMENTO DE PAIS, MÃES, AMIGOS E FAMILIARES


sábado, 26 de janeiro de 2013

ESTRÉIA HOJE NA BRASIL FM PROGRAMA MIX BRASIL COM JOSEMBERG VIEIRA

Olá amigos e amigas estréia hoje meio dia na Rádio Brasil Fm de Icó o meu programa Mix Brasil  com muita música e alegria. E vocês poderão curtir aqui pelo Portal Orós e o site da Brasil Fm www.radiobrasilfm.net , com as bençãos de DEUS estamos de volta ao rádio o que sempre fiz com muito amor e carinho. Conto com todos vocês, cheiro no coração...

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Ciro de olho na sucessão!


Ciro Gomes (PSB), com toda a força de ter sido prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da Fazenda, ministro da Integração Nacional, deputado estadual, deputado federal e candidato a presidente da República duas vezes, aproveitou a palestra que fez para empresários da região do Cariri, no Teatro Marquise Branca, em Juazeiro do Norte, sobre "os efeitos da crise econômica mundial no Brasil", para iniciar as especulações sobre quem será o candidato da situação em 2014. 

Ciro se referiu várias vezes ao secretário da Fazenda, Mauro Benevides Filho,  (PSB) como "governador", numa alusão bem clara de que o seu preferido é Maurinho.

Eunício Oliveira (PMDB), Cid Gomes não confia. Domingos Filho (PMDB), seu vice-governador, é carta fora do baralho. Já Camilo Santana (PT) é o que tem menos força política em todo o jogo da sucessão estadual.

 Ah, detalhe: Roberto Cláudio (PSB) só é hoje prefeito de Fortaleza graças a força política e imposição de Ciro Gomes, uma espécie de conselheiro da gestão de seu irmão no Governo do Estado.

Nesse caso, resta somente Mauro Filho, o homem de confiança da família Ferreira Gomes. Quem sobreviver, verá!

Blog Voltaire Xavier

PREFEITURA DE ICÓ INICIA PAGAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS


A Prefeitura de Icó por meio do chefe de gabinete Dr. Manoel Guedes e secretaria de finanças anunciaram o calendário de pagamento dos funcionários municipais, a partir de amanhã (26/01) 40% da educação, a partir da próxima terça-feira (29/01) as demais secretarias, os 60% da educação sairá a partir do dia (30/01) e antes do dia 10 de Fevereiro a saúde será paga. 

Parabéns ao Prefeito Jaime Jr. pelo compromisso e respeito para com os funcionários públicos municipais...

Josemberg Vieira. 

QUANTO VOCÊ TERÁ DE DESCONTO NA SUA CONTA DE ENERGÍA


O Portal Orós mostra o quanto a sua conta de luz vai ficar mais barata aqui no Ceará. A Agência Nacional de Energia Elétrica divulgou o valor dos descontos das 63 distribuidoras de energia em todo o país. E tem boa notícia, em algumas regiões do país a redução é maior do que 18%.

O desconto está em vigor desde ontem quinta-feira (24), mas o consumidor só vai perceber que a energia ficou mais barata no final de fevereiro. O desconto mínimo para o consumidor residencial é de 18%.

Aqui no estado do Ceará nós teremos 18,05% de desconto nas contas de energia da Coelce.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

FPM é bloqueado para 24 prefeituras de municípios cearenses


Os repasses foram barrados para esses municípios devido à falta de pagamento ao INSS e a Receita dos 184 municípios do Estado do Ceará, 24 novos gestores que assumiram as prefeituras no início do mês já começaram administrar as prefeituras sem a principal fonte de recursos, que é o Fundo de Participação dos municípios (FPM) que foi creditado neste mês.

O motivo que leva os municípios a terem o bloqueio dos repasses é por conta ou da irresponsabilidade de gestores anteriores que deixaram de pagar as dívidas junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ou com a Receita Federal.

Os verdadeiros prejudicados da história são os habitantes das cidades que tiveram os recursos barrados. Na grande maioria delas, não existe arrecadação própria e os prefeitos se eximem de cobrar os impostos, muitas vezes para não serem prejudicados eleitoralmente.

O dinheiro do FPM é utilizado para pagar os serviços de limpeza pública, manutenção dos hospitais e pagamentos dos salários dos servidores dentre outros.

Fonte: Blog do Diomar Araujo

Quadrilha é presa após assaltar um posto de gasolina em Jaguaribara


Uma quadrilha que estava sendo procurada há dois meses foi presa, após assaltar um posto de gasolina no município de Jaguaribara.

Foram presos Francisco Luciano da Cunha, de 30 anos, Reinaldo da Silva dos Reis, de 28 anos, Gilvan Fernandes da Silva, 28 anos, e Antônio Petrônio Rodrigo, idade não informada. Os quatro vão responder por formação de quadrilha e receptação.

A PM ainda realiza diligência para tentar capturar mais três criminosos que faziam parte do bando.

Ceará agora - Por: Marcela de Freitas

Dilma anuncia corte na conta de luz e descarta risco de racionamento


A presidenta Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira, 23, em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, que a redução na conta de energia elétrica será maior que o anunciado em setembro do ano passado. A partir desta quinta-feira, 24, a conta de luz dos brasileiros terá uma redução de 18% para as residências e de até 32% para as indústrias, agricultura, comércio e serviços.
Dilma assinou ontem 23/01 um decreto e uma medida provisória com os novos índices de redução das tarifas.

Segundo ela, os consumidores que são atendidos pelas concessionárias que não aderiram à prorrogação dos contratos (Companhia Energética de São Paulo - Cesp, Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig e Companhia Paranaense de Energia - Copel) também terão a conta de luz reduzida.

A presidenta criticou duramente as previsões sobre a possibilidade de racionamento de energia por causa do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas. Ela explicou que praticamente todos os anos as usinas térmicas, movidas a gás natural, óleo diesel, carvão ou biomassa, são acionadas com menor ou maior exigência para garantir o suprimento de energia do país. Segundo Dilma, isso é “usual, normal, seguro e correto”.

A presidenta disse que o país irá dobrar em 15 anos a capacidade instalada de energia elétrica, que hoje é 121 mil megawatts. Segundo ela, no ano passado, o país colocou em operação 4 mil megawatts e 2,7 mil quilômetros de linhas de transmissão e, este ano, deve colocar mais 8,5 mil megawatts de energia e 7,5 mil quilômetros de novas linhas. “Temos contratada toda a energia que o Brasil precisa para crescer e, bem, neste e nos próximos anos”. Dilma também disse que o sistema elétrico brasileiro é um dos mais seguro do mundo porque trabalha com fontes diversas de produção de energia, o que não ocorre na maioria dos países.


Avaliação
“O Brasil está cada vez maior e imune a ser atingido por previsões alarmistas. Nos últimos anos, o time vencedor tem sido os do que tem fé e apostam no Brasil. Por termos vencido o pessimismo e os pessimistas, estamos vivendo um dos melhores momentos da nossa história”.

Além de baixar o custo da energia, o Brasil tem baixado juros, reduzido impostos e também ampliou investimentos em infraestrutura, saúde e educação, segundo a presidenta. Na avaliação de Dilma, o país vai alcançar uma situação ainda melhor quando todos os brasileiros trabalharem para “unir e construir” e não para “desunir ou destruir”. “Somente construiremos um Brasil com a grandeza dos nossos sonhos quando colocarmos a nossa fé no Brasil acima dos nossos interesses políticos e pessoais”, concluiu.

Agência Brasil

Agricultor é detido após praticar sexo com jumenta em Quixeramobim-CE


Um agricultor de 33 anos foi detido após praticar sexo com uma jumenta, na tarde desta última terça-feira, 22, na zonal rural de Quixeramobim, no assentamento Caraíbas, distrito de Uruquê, a 206,1 km de Fortaleza.

Segundo o delegado titular da delegacia de Quixeramobim, Eduardo Tomé Santos Gomes, o homem, mais conhecido por "Guaxinim", foi flagrado pela dona do animal no momento do ato sexual.

De acordo com os autos, "ele foi visto pela proprietária na beira do rio, com a calça arreada e mantendo relação sexual com a jumenta. Em seguida, ela foi chamar o marido, mas o agricultor acabou fugindo."

A dona do animal acionou a Polícia Militar (PM) e fez a denúncia. O agricultor foi então conduzido à delegacia, acompanhado por advogado. Ele foi liberado depois de assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Segundo o delegado, o agricultor será autuado por crime ambiental – artigo 32 da Lei 9605/98, que configura o crime. O artigo prevê: “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, cabe pena de detenção de três meses a um ano e multa”.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ESTAMOS DE VOLTA AO RÁDIO



Com as bênçãos de DEUS está confirmado neste sábado meio dia volto ao rádio minha grande paixão na RÁDIO BRASIL FM com o programa MIX BRASIL ao meio dia, conto com todos vocês amigos e amigas, vocês poderão ouvir e participar pelo PORTAL ORÓS http://portaloros.blogspot.com.br/ e o sita da Brasil FM http://www.radiobrasilfm.net/ e muito obrigado aos amigos e amigas pelo carinho de sempre, cheiro no coração e fiquem todos com DEUS...

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

CHOVE EM ORÓS (SEGUNDA 21 JANEIRO 2013)

Chove neste instante ás 13:21 horas na cidade de Orós .

VESTIBULAR COMPLEMENTAR EM ORÓS


O INSTITUTO NORDESTE E OSEAD PROMOVEM UM VESTIBULAR COMPLEMENTAR EM ORÓS PARA OS CURSOS:



EDUCAÇÃO FÍSICA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO SOCIAL.


A PROVA SERÁ APENAS REDAÇÃO, INSCRIÇÕES ATÉ 25 DE JANEIRO POR APENAS R$ 50,00.

VESTIBULAR DIA 26 DE JANEIRO DE 2013.
                                         

INFORMAÇÕES AGL INFORMÁTICA TELEFONE HORÁRIO COMERCIAL (88) 9619 -7538 - AVENIDA GABRIEL BEZERRA 63 ORÓS – CE.

TELEFONE HORÁRIO NOTURNO (88) 9690 - 6688 OU 3584- 1419 COM A PROFESSORA MAURICÉA.
                           
NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE!

domingo, 20 de janeiro de 2013

Paróquia de Orós anima a 8ª Noite de Novenas! Confira! 18/01/2013.



8 ª Noite de novenas de Jiqui foi marcada por "velhos" conhecidos. Neste dia 18 de janeiro aconteceu a penúltima noite de novenas em Jiqui.

A Missa foi presidida pelo Padre Antonio Fernandes que é Pároco da cidade de Orós. O mesmo refletiu sobre o tema "Os Santos" e esclareceu esse dogma de fé que a Igreja prega sob o tema.

A Missa também contou com a participação de Anastásio de Orós que sempre compareceu as festas de São Sebastião mais por motivos maiores havia deixado de comparecer nos últimos anos e também das comunidades de Gaspar e Umarizinho.

Fonte: Jiqui Mais

Estudante de 12 anos é aprovada no Enem

A estudante Sara Lemos, de apenas 12 anos, foi aprovada no Exame Nacional do Ensino Medio (Enem) para cursar Ciências da Computação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Aracati.

Sara cursa o primeiro ano do Ensino Médio no Colégio Luciano Feijão, onde estuda com bolsa integral, e tirou 651,54 na nota do exame, sendo aprovada em sua primeira opção de curso. Seu pai, o militar José Maria Lemos Torres, conta que, para fazer a prova, ela teve alguns contratempos, como ter contraído catapora. "Ela teve que fazer a prova em uma sala separada".

A família estuda a possibilidade de entrar na Justiça para que a estudante possa cursar o nível superior, porém, apresentam receios quanto à idade de Sara. "Com apenas 12 anos, ter que mudar de cidade para cursar a faculdade deixa qualquer um preocupado", aponta José Maria. Apesar disso, o pai garante que o orgulho vem desde cedo, quando Sara pôde adiantar um ano no Ensino Fundamental e, com 8 anos, conseguiu acompanhar uma turma de inglês para adultos.

Sara conta que demorou quatro horas para fazer a primeira prova, porque ficou esperando o tempo limite para levar o caderno para casa. Já no segundo dia ela recorda que usou o tempo máximo devido à redação, onde tirou 600 pontos. "Quando minha mãe me inscreveu, ela fez isso no último dia, a fim de que ganhasse experiência. Meu pai passou no vestibular na época com pouco estudo".

Ela afirma que, se conseguir, gostaria de cursa a faculdade agora, mas se não for possível, vai esperar até o ano que vem, para acompanhar melhor as cadeiras. "Sempre gostei de cálculo, tirei 789 na prova de cálculo do Enem. Por isso quero cursar Engenharia da Computação".

A irmã mais nova de Sara, Samara Cavalcante Lemos, de 11 anos, diz que quer seguir os passos da irmã e fará o Enem quando estiver no Nono Ano. "Também quero fazer algo voltado para a Engenharia, penso entre a Civil e Computação". José Maria aponta que há uma grande interação entre as duas.

Fonte: Diário do Nordeste

Diminui o número de transplantes de órgãos no Ceará

O número de transplantes realizados no Ceará em 2012 caiu em relação ao ano anterior. Foram 30 cirurgias a menos que em 2011 – a diminuição aconteceu principalmente nas doações de córneas.
JORNAL JANGADEIRO 1ª EDIÇÃO

Homens armados assaltam Banco Palmas neste domingo


Três homens armados invadiram o Banco Palmas na madrugada deste domingo (20) e levaram R$ 68,6 mil, além de R$ 4,6 mil em cheques e R$ 6 mil moedas sociais (Moeda Palmas).
Os assaltantes arrombaram o portão dos fundos do Banco Palmas e tiveram acesso ao galpão de funcionamento do estabelecimento. Eles renderam os dois vigias da noite e conseguiram arrombar o caixa eletrônico do Banco do Brasil, por meio de um maçarico. Eles levaram o cofre do Banco Palmas (que pesa 120 quilos), no qual tinha, além da quantia em dinheiro, dois revólveres dos seguranças da Corps e doze balas.
Confira abaixo a nota do coordenador do Banco Palmas, João Joaquim de Melo Neto Segundo:
Hoje, 20 de janeiro de 2013, por volta das 4h25min, três bandidos armados de revólveres arrombaram o portão dos fundos do Banco Palmas (que fica na rua Avaré) e tiveram acesso ao galpão de funcionamento do banco. Renderam os dois vigias da noite, os colocaram no chão, destruíram o banco, roubando o seguinte:
1) Arrombaram com maçarico o caixa eletrônico do Banco do Brasil;
2) Quebraram as quatro câmeras de segurança do Banco Palmas;
3) Arrombaram as portas dos caixas;
4) Arrombaram as portas das salas (escritório) do Banco Palmas;
5) Roubaram dois coletes à prova de bala dos guardas da Corps, que ficavam guardados no Banco Palmas;
4) Levaram o cofre do Banco Palmas (que pesa 120 quilos).
Ao final, os assaltantes ligaram para outro que veio lhe buscar o grupo em um veículo. Exatamente hoje, 20 de janeiro de 2013, o Banco Palmas completa 15 anos de existência. Nesse período geramos e mantemos mais de 3,5 mil postos de trabalho (para a população do Conjunto Palmeira e adjacências). Beneficiamos 15 mil pessoas com ações de microcrédito. Injetamos mais de R$ 13 milhões em crédito, o que fortaleceu o comércio do bairro. Criamos seis empresas comunitárias. Oferecemos capacitação profissional (principalmente em corte e costura e culinária) para 4,3 mil pessoas da comunidade, dentre elas 800 mulheres do Bolsa Família. Atendemos 3,4 mil jovens do bairro com formação profissional e cidadã, encaminhando-os para o mercado de trabalho. Realizamos 105 feiras e três festivais, o que mobilizou mais de 400 empreendimentos da economia popular e solidária. Ajudamos a comunidade a se organizar, se fortalecer e a lutar por seus direitos.
Mensalmente atendemos no Banco Palmas cinco mil famílias com serviços diversos (pagamentos e recebimentos de contas, crédito, microsseguro, abertura de contas correntes, formação profissional, educação financeira e outros).
Fizemos muito. Estamos fazendo a nossa parte. Infelizmente, o Estado não consegue garantir o direito dos cidadãos de ter segurança. Vamos repensar o futuro e ver o que fazer daqui pra frente.
Esse é o segundo assalto em nove meses. O último ocorreu em abril, durante a tarde.
(O POVO Online)

sábado, 19 de janeiro de 2013

Trio envolvido com crimes entre Jaguaribe e Icó preso por policiais do GATE

Uma megaoperação realizada na madrugada deste sábado (19), nos Sertões de Jaguaribe e Icó resultou na prisão de três homens considerados, pela policia, de alta periculosidade. O trio estava com armas e são suspeitos de integrar a quadrilha do assaltante de banco Zé Roberto. 

A operação foi uma determinação da Secretaria de Segurança Pública do Ceará.Tudo ocorreu na localidade de Café dos Ovos, em Jaguaribe, onde foi preso o individuo Flavio Roberto Ribeiro Machado, de 35 anos, natural de Brasília. Segundo a polícia, ele é o principal comparsa do acusado conhecido por Duda, e detentor de uma série de crimes. 

Os policiais se deslocaram para o sertão icoense onde se depararam com uma dupla desastrada em uma moto Honda CG 125 Titan de cor preta e placa KKJ 2565, licença de Orós, onde acabaram colidindo com uma das viaturas do GATE. Em poder de Vanderson Souza da Silva, de 21 anos, natural de icó, residente no Sitio Mandacarú, foi encontrado um revólver calibre 38 e com Jean Feitosa da Silva, 19 anos, residente na barra do rio, região do Cruzeirinho, um revolver calibre 38. Para a polícia, o trio é de alta periculosidade e pesa contra eles um rosário de delitos. 

A delegada plantonista Mary Rodrigues Maciel saiu indignada com a frieza dos delinquentes nos interrogatórios.

SEGUNDA-FEIRA ÁS 17 HORAS TEM MAIS RÁDIO PORTAL

Watch live video from josembergvieira on www.justin.tv

CARNAFEST ACOPIARA 2013


O prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar  acaba de anunciar as atrações que farão o Carnafest Acopiara 2013.

Confira:

Dia 09 - sexta-feira
Garota Safada,Kátia Guima, Dr. Timóteo

Dia 10 - domingo
Italo e Reno , Boata Pra Moer, Curtissamba

Dia 11 - segunda-feira
Banda Patrulha, Toca do Vale, Puro Prazer.

Dia 12 - terça-feira
Márcia Freire (Ex-Cheiro de Amor da Bahia), Forró Real, Senssassamba.

Durante o período do Carnafest Acopiara 2013 o grupo Black Banda, estará no Polo de Lazer da avenida Paulino Félix com muito frevo e marchinhas carnavalesca. O evento será durante o dia.

Blog: Lindomar Rodrigues.

Ivete Sangalo tem o show mais caro do país


Os artistas Roberto Carlos e Ivete Sangalo já não mais entram na lista dos shows mais caros do Brasil. É que os dois já são considerados “o’concurs” na lista dos 20 maiores cachês do país. Desde 2007, Ivete Sangalo perseguia a liderança de Roberto Carlos. Mas somente em julho do ano passado é que a cantora superou o “rei”.

De acordo com o levantamento de sites do ramo e produtoras de eventos, um show completo de Ivete Sangalo chega a R$ 1,2 milhão, enquanto Roberto Carlos cobra em média R$ 1 milhão. Michel Teló e Paula Fernandes surgem distante, com um cachê de R$ 350 mil, cada. O valor ainda é menor que o cobrado por Ivete Sangalo em shows fechados, que é de R$ 400 mil.

A nível mundial, o maior cachê ainda pertence a Madona, que cobra R$ 9 milhões, seguida por Paul McCartney (R$ 7 milhões) e Beyoncé (R$ 6 milhões).

O governador do nosso estado contratou a cantora Ivete Sangalo, que se apresentou na noite desta sexta-feira, 18, na inauguração do Hospital Regional Norte, em Sobral. Que irá receber o valor de R$ 650 mil.

Quantas famílias cearenses poderiam ser ajudadas com esse valor?

Maluf devolverá US$ 28, 3 milhões para a prefeitura de São Paulo


A Corte de Jersey anunciou, ontem, que empresas ´offshores´ ligadas ao ex-prefeito Paulo Maluf terão de devolver aos cofres públicos do município de São Paulo US$ 28,3 milhões, além de pagar nove anos de custos com advogados no processo que ainda tramita no paraíso fiscal. A avaliação da Prefeitura é de que, só com advogados, o custo chegou a US$ 4,5 milhões nesse período.

Em novembro, a Corte constatou que as empresas ligadas à família Maluf haviam sido usadas pelo ex-prefeito para desviar dinheiro de obras públicas em São Paulo, entre elas a obra da Avenida Águas Espraiadas nos anos 90.

Faltava definir o valor, que originalmente foi calculado em US$ 10 milhões. As empresas já recorreram e uma decisão final deve sair em março.

O valor que voltará para a Prefeitura de São Paulo está bloqueado em Jersey, sendo que parte importante é composta por ações da Eucatex - empresa da família Maluf.

Você acredita que isso vai acontecer?

Petição quer derrubar regulamentação da vaquejada; processo já reúne mais de 500 assinaturas


Advogada diz que documento pode trazer resultados caso seja encaminhado ao STF e vaqueiros rebatem críticas

Uma petição online contra a lei que regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural no Ceará, publicada no Diário Oficial do Estado na última terça-feira (15), conseguiu coletar mais de 500 assinaturas em menos de 24 horas da criação do documento. A sanção da lei gerou revolta nas redes sociais por parte de ativistas e defensores de animais que acusam a nova legislação de inconstitucionalidade.

O criador da petição é o designer Ricardo Avelar, que confessa não ter imaginado a repercussão que a criação do documento traria. “Quando criei, imaginava que a petição conseguiria reunir no máximo cem assinaturas por conta das dificuldades de divulgação, mas já tem mais do que eu esperava. Quando vi a notícia sobre o sancionamento, fiquei indignado e criei o documento. Essa lei nem deveria existir”, revela.

Avelar explica que ainda não teve tempo para ler os termos sobre o que pode ser feito para dar validade a essa petição, mas ressaltou que ainda vai esperar para fechar o documento. “As campanhas são bem longas. Como as pessoas ainda têm dificuldade para tomar conhecimento do documento, todo esse processo é bem lento”, afirma.

Petição para Cid Gomes

Apesar da petição estar direcionada para o governador Cid Gomes, a advogada e presidente da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), Geuza Leitão, ressalta que a única forma de fazer com que o documento consiga dar resultados é encaminhar a petição para o Superior Tribunal Federal (STF). “A única forma de revogar uma lei é promover a criação de outra que faça isso. Encaminhar uma petição para o governador não tem sentido”, destaca.

A advogada também acusa a regulamentação de ferir a constituição federal e promete entrar com uma ação no STF para pedir a revogação da lei. “Essa lei é inconstitucional por ir contra a constituição federal que proíbe qualquer prática que gere maus tratos aos animais”, acrescenta. Ela também aponta que, ao mesmo tempo em que a lei determina a garantia de segurança aos animais, não há um órgão que fiscalize a presença de qualçquer irregularidade.

Associação dos vaqueiros rebate críticas

O presidente da Associação dos Vaqueiros e Criadores de Morada Nova, Luzardo Girão, critica a revolta ao defender que grande parte da população ainda não consegue enxergar a dimensão de alguns benefícios trazidos pela atividade principalmente no interior do Ceará. “As pessoas não têm noção da quantidade de famílias que dependem dessa atividade. Os vaqueiros são profissionais e a vaquejada é um grande responsável pela geração de emprego e renda”, pontua.

Girão também destaca que as associações de proteções aos animais ainda veem a vaquejada de forma bastante ultrapassada. O presidente garante que a atividade feita atualmente evoluiu bastante. “A maioria não sabe como a vaquejada funciona hoje. Agora há um manejo dos animais de forma bem mais inteligente e existe uma preocupação com eles”, completa.

Jangadeiro online - Por Alan Barros.

Agricultores reclamam de acesso a crédito


Quadro gerado pela seca tem se agravado porque os assentados não têm acesso a dinheiro de ação emergencial

Limoeiro do Norte. Moradores do Assentamento Donato, localizado no município de Tabuleiro do Norte, a 211km da Capital, não estão conseguindo ter acesso ao crédito emergencial. O benefício é disponibilizado pelo Governo Federal aos agricultores, para o enfrentamento da estiagem que atingiu a região Nordeste no último ano.

O presidente da associação local, Antônio Moura, mostra os prejuízos na apicultura, uma das principais atividades dos pequenos produtores FOTO: ELLEN FREITAS

Para o presidente da associação comunitária, Antônio Moura, esta é a única alternativa para tentar salvar o restante do rebanho que não sucumbiu à seca que assolou a região.

O assentamento fica a 21Km do Centro da cidade. As 58 famílias que lá residem vivem essencialmente da agropecuária. O sustento e a renda da família provêm da apicultura (muito forte na região), criação de gado e da produção de castanha de caju. Porém, com a forte estiagem que devastou a região no último ano, os prejuízos foram incalculáveis para a comunidade rural.

Levantamento

Segundo levantamento feito pelo presidente da Associação dos Assentados da Agrovila Donato (AAAD), Antônio Moura, a comunidade chegou a perder, no total, mais de 75% da produção local. "Tínhamos 1000 cabeças de gado, hoje só temos 300, perdemos 95% dos enxames de abelha. Essas migraram para outra região e ano passado não houve produção de caju porque não teve água, bem como 40% dos cajueiros morreram", lamenta.

Antônio Moura, que também é representante em Tabuleiro do Norte do Fórum dos Assentados na Região Jaguaribana, responde pelos outros três assentamentos do município (Grolândia, Barra do Feijão e Lagora Grande). Ao todo mais de 300 famílias estão assentadas no município e ele afirma que nenhuma delas teve acesso ao crédito emergencial.

Êxodo

A situação está causando o êxodo rural, onde muitas pessoas estão deixando a agricultura em busca de oportunidade de emprego na construção civil ou ainda na agricultura irrigada, como forma de garantir o sustento das suas famílias.

A falta de assistência técnica também é um dos problemas verificados na comunidade. Francisco conta que o atendimento foi suspenso pelo Incra desde agosto do ano passado, e tem dificultado para alguns agricultores familiares.

"Para tentar salvar o pouco que restou, os moradores estão se desfazendo do que tem para tentar dar de comer ao gado",disse Antônio Moura.

A agricultora Edleuza Ribeiro conta que vai até a mata todos os dias à procura de macambira e mandacaru para dar de comer ao rebanho. "Faço isso todos os dias pra não ver o gado morrer de fome", disse.

Antônio conta que, além da falta de comida, um açude que dava de beber ao gado secou há mais de 45 dias. Ele afirma que diante dessa situação muitos agricultores locais estão entrando em desespero.

"Se houver inverno este ano nossa renda está comprometida porque não temos caju, gado ou abelha, que eram nossas principais fontes de renda. Em um ano foi destruído tudo o que construímos em 15 anos, e o pior é que não estamos conseguindo apoio de lugar nenhum", lamenta.

Financiamento

Diante de toda a situação, uma alternativa encontrada pelos agricultores foi buscar o financiamento. Para tanto, procuraram o Banco do Nordeste, na agência de Limoeiro do Norte, para ter acesso ao Crédito Emergencial.

Porém, até o momento, nenhum dos moradores da comunidade conseguiu o benefício.

Antônio disse que desde agosto do ano passado tenta conseguir o empréstimo, mas sempre é negado.

Segundo ele, a explicação que é dada pela instituição é que o Banco não estaria aceitando as Declarações de Aptidão ao Pronaf (Dap´s) assinadas pelos técnicos da Ematerce.

"Todas as famílias aqui estão nessa mesma situação e não temos mais a quem recorrer. Procuramos a Ematerce, o banco, mas nada é resolvido", conta o presidente da Associação.

O Banco do Nordeste dispõe do programa denominado FNE Seca, no âmbito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), destinado a promover a recuperação ou preservação das atividades de produtores rurais e das atividades de empreendedores afetados pela seca ou estiagem na área de atuação da Instituição, compreendendo a região Nordeste, Norte de Minas e Norte do Espírito Santo.

Pronaf

No ano passado foi contratado pelo Banco do Nordeste, por meio do FNE Seca, um total de R$ 1,8 bilhão, distribuídos em 233,2 mil operações.

Deste valor, só no Ceará foram contratados R$ 354 milhões, por meio de 40 mil operações de crédito.

A maioria dos financiamentos contratados foi destinada aos agricultores familiares, com amparo no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), no total R$ 227,1 milhões.

No Vale do Jaguaribe, o Banco do Nordeste, na agência de Limoeiro do Norte, que atende a toda região, nas 382 operações realizadas no ano passado, foi financiado um valor total de R$ 1,2 milhão.

No município de Tabuleiro do Norte, 14 operações foram realizadas, e foram contratados R$ 51,9 mil. A Superintendência Estadual do Banco do Nordeste no Ceará, por meio de sua Assessoria de Imprensa, não confirma as justificativas para que os empréstimos não sejam efetuados.

Esclareceu que não há restrições quanto ao recebimento das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs), oriundas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

A Assessoria informou também que o problema sobre a liberação de empréstimos para assentados em Tabuleiro do Norte é pontual e que todos os casos serão analisados.

Até o fechamento desta matéria, a reportagem não conseguiu falar com o gerente da agência de Limoeiro do Norte em exercício, Rilber Sampaio. Não houve o retorno das ligações feitas para seu telefone celular.

Mais informações:
Banco Do Nordeste Do Brasil S.A. - Agência Limoeiro Do Norte
Travessa Pedro Alves De Freitas, 13 Centro, Limoeiro Do Norte
Tel.: (88) 3423.4166 - ELLEN FREITAS COLABORADORA
DIÁRIO DO NORDESTE

Cearense de 15 anos tem permissão para cursar medicina na UFC sem concluir o ensino médio


O cearense Tiago Saraiva, aprovado para cursar medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC) aos 15 anos de idade, foi qualificado pelo Conselho Estadual de Educação para obter o certificado de conclusão do ensino médio mesmo tendo estudado até o 1º ano. Tiago prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e passou no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para as vagas de Medicina do campus da UFC de Sobral, onde ele mora.

Segundo o presidente do Conselho Estadual de Educação, Edgard Linhares, o estudante fez um requerimento e foi submetido a uma outra prova. “Qualquer pessoa pode requerer essa qualificação ao Conselho”, ressalta o presidente. Com a aprovação, Tiago vai receber um diploma equivalente ao certificado de conclusão 3º ano do ensino médio que vai servir para ele fazer a matricula no Sisu.

 O POVO Online