domingo, 29 de dezembro de 2013

RAPIDINHAS DA NET:

VOTO EM TRÂNSITO PERMITIDO EM CIDADES COM MAIS DE 200 MIL ELEITORES

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que o voto em trânsito será aceito nas eleições do ano que vem nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Na última votação, o eleitor pode votar em trânsito apenas nas capitais.

A mudança foi aprovada na última sessão do Plenário do Tribunal. Esta modalidade de voto foi adotada no país pela primeira vez nas eleições de 2010. O voto em trânsito acontece quando o eleitor está fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação. Para votar ele apenas solicita a permissão para qualquer cartório eleitoral. Esta alteração só será valida para as eleições presidenciais.

Outras medidas também foram aprovadas. Entre elas há a necessidade dos nomes de todos os candidatos constarem nas pesquisas eleitorais a partir de 10 julho; a não obrigatoriedade de voto para presos provisórios; e a proibição de pesquisas sobre preferência dos eleitores na internet.

REDE PÚBLICA DE SAÚDE VAI REALIZARA TESTE RÁPIDO PARA AIDS EM 2014

A partir do próximo ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai realizar um novo tipo de teste para diagnóstico da Aids. O exame é feito por meio de fluido oral. A medida possibilitará a realização do teste para a população nas campanhas do Fique Sabendo, nos serviços de saúde que atendem às populações vulneráveis e nas farmácias da rede pública.

Na primeira etapa, terão prioridade para fazer o teste grupos considerados mais vulneráveis. Entre eles, profissionais do sexo, travestis, usuários de drogas, pessoas privadas de liberdade e em situação de rua.

Exame: Para fazer o teste, é preciso que a pessoa evite ingerir alimento ou bebida, fume ou inale qualquer substância, escove os dentes e use antisséptico bucal nos 30 minutos anteriores. Também é preciso retirar o batom e evitar atividade oral que deixe resíduo. O fluido do teste oral é extraído da gengiva e da mucosa da bochecha com o auxílio da haste coletora. O resultado sai em até 30 minutos.

Também foi aprovado um Manual Técnico para Diagnóstico da Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) em Adultos e Crianças. O documento traz a possibilidade de confirmação do diagnóstico com um segundo teste, também rápido, que permite a redução do tempo de entrega do resultado ao paciente.

CURSO PARA CONSELHEIROS TUTELARES PODE SE TORNAR EXIGÊNCIA LEGAL

Instituir capacitação obrigatória para os integrantes dos Conselhos Tutelares é o que propõe projeto de lei que tramita no Senado Federal. A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) da Casa aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 173/2009, do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), que estabelece a medida.

O PLC destaca a necessidade da capacitação mediante cursos para o desempenho da função de conselheiro, uma vez que Estatuto da Criança e do Adolescente – criado pela Lei 8.069/1990 – estabelece apenas três requisitos para a candidatura à atividade. São elas: reconhecida idoneidade moral, idade superior a 21 anos e residência no município.

De acordo com o texto aprovado, os critérios e conteúdos dos cursos devem ser definidos pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. A medida será apreciada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde receberá decisão terminativa. Se não houver recurso, não há necessidade de ser votada no Plenário.


QUAL A RELAÇÃO ATUALMENTE DO CEARÁ COM A SECA?
Blog do Eliomar de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário