sábado, 2 de novembro de 2013

CID INAUGUROU ONTEM POLICLÍNICA E O CEO EM ICÓ

O governador Cid Gomes  inaugurou na noite de ontem (1º/11) a 11ª das 22 policlínicas e o 16º dos 19 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e ainda foram inaugurados pelo secretário da Saúde do Ceará, Ciro Gomes, a 17º Coordenadoria Regional de Saúde [Cres] e o Laboratório Central de Saúde Pública [Lacen], ambos da Secretaria da Saúde do Estado [Sesa].

A solenidade contou com a presença de várias autoridades como secretário de saúde do Ceará Ciro Gomes, o ex - secretário da Fazenda e deputado estadual Mauro Filho, Walfridinho Monteiro (Diretor do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Ceará DAE e diretor da Fundação), do prefeito de Icó Jaime Júnior e o Vice De Assis Pereira, o presidente da câmara de Icó Dr. Gilberto Barbosa  e outros prefeitos da região com a prefeita de Umari Neide.

A Policlínica Dr. Sebastião Limeira Guedes e o CEO Eduardo Peixoto de Medeiros os 169 mil habitantes dos municípios de Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós e Umari terão acesso a consultas com médicos especialistas e a exames complexos perto de casa, sem sair da região.  

No Centro de Icó, na Rua Benjamim Constant, s/n, a policlínica regional recebeu em obras e equipamentos investimento total de R$ 8.812.448,30, recursos 100% do Tesouro do Estado. Do tipo I, a policlínica vai garantir assistência em dez especialidades médicas: oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, além de atendimento em enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, farmácia, assistência social e ouvidoria. A população terá também acesso a exames especializados. Entre eles, mamografia, radiologia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica.

Com 11 consultórios, o CEO regional em Icó, na Rua Gastão Coelho, s/n, Cidade Nova, atenderá nas especialidades de endodontia, ortodontia, periodontia, cirurgia buco-maxilo-facial, prótese e pacientes com deficiência. No CEO regional, o investimento em obras e equipamentos foi de R$ 2.249.536,96, recursos do Governo do Estado.

  
Homenagens

A Policlínica regional em Icó homenageia o médico Sebastião Limeira Guedes, primeiro diretor do Hospital Regional Deputado Oriel Nunes. Nascido na cidade de Alexandria, em 1931, no Rio Grande do Norte, formou-se em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1958. No Ceará exerceu atividades profissionais. Primeiro em uma casa de saúde que estabeleceu em Senador Pompeu, onde permaneceu por quatro anos. Foi fundador do hospital de Orós, onde trabalhou por dez anos. Dirigiu também por dez anos a Casa de Saúde e Maternidade de Icó e foi nomeado para exercer o cargo de diretor do hospital municipal de Solonópole. Em toda a vida profissional realizou mais de dez mil cirurgias. Foi médico particular do ex-presidente João Baptista Figueiredo.


O farmacêutico prático Eduardo Peixoto de Medeiros é o homenageado no nome do CEO regional de Icó. Ele era o referencial em saúde pública. Atendia todos de dia e de noite,  tanto em sua farmácia como na própria residência. Muito popular no município, ingressou na política. Foi vereador no período de 1954 a 1958 e vice-prefeito de 1962 a 1966.  Faleceu em 6 de maio de 2011.
Algumas imagens pelas lentes do Portal Orós:









Nenhum comentário:

Postar um comentário