quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Centro-Sul: Balanço aponta números surpreendentes e revela face violenta das pequenas cidades do interior

A frente do comando do 10ª Batalhão de Polícia Militar a exatos nove meses, o Major Paulo Hermann Macêdo concedeu entrevista exclusiva ao Site Miséria revelando o balanço de apreensões e prisões em mais de 15 cidades nas quais comanda. Os números impressionam e revelam uma realidade violenta nas pequenas cidades do interior cearense.

Ao todo, foram 842 prisões. A maior parte, concentrada nas cidades de Iguatu, com 143 pessoas presas e 44 adolescentes apreendidos; Icó com 97 prisões além da apreensão de outros 11 jovens, Orós com 25 detenções e Várzea Alegre, como 23 pessoas presas e oito garotos apreendidos.

Na maior cidade da região Centro-Sul, o número de pessoas presas por roubos e furtos salta aos olhos. Em média 11 pessoas foram presas por mês em Iguatu somente por este crime. Logo atrás surgem as prisões por Tráfico de Drogas (29); Lei Seca (27); desacato (21); cumprimento de mandado de prisão (18); Maria da Penha (15) e estupro (02). Se levado em consideração todos os crimes, mais de20 pessoas são detidas ou apreendidas por mês na cidade, media de quase uma por dia.

Para Hermann, “o número de armas retiradas das ruas nos nove meses de comando é algo louvável e significante”. Foram 265, das quais 144 eram armas de fogo. “A maioria de calibre baixo, ou seja, as preferidas dos meliantes para utilizar nas contravenções; seja em assaltos, homicídios ou tentativas”, avalia o Major.

Apesar da apreensão de quase 700 papelotes de maconha e cocaína somente nas cidades de Iguatu, Icó, Orós e Várzea Alegre, Paulo Hermann faz uma avaliação negativa no “quesito entorpecente” e diz que “a meta da Polícia Militar é intensificar o combate ao uso e comercialização das drogas”. Em sua analise, “os números são claros ao apontar que a droga é o principal elo em quase 90% dos crimes. Então, temos que apertar o cerco e, com isso, reduzir as taxas de homicídio, roubos e furtos, por exemplo”.

Apesar de ser uma cidade pequena e pouca populosa - com pouco mais de 21 mil habitantes -, Orós aparece em destaque no ranking das maiores apreensões da região centro-sul.  Foram mais de 250 gramas de maconha, além dos quase 210 papelotes. Em Icó, com cerca de 67 mil habitantes, a aparição de crack chama atenção da polícia. Nesse período foram aprendidos 20 gramas e 22 papelotes da droga. Além de 128 papelotes de cocaína e 340 gramas de maconha.

*O número de homicídios ou prisões por decorrência deste crime não estão inclusos neste balanço. A reportagem do Site Miséria produzirá, na próxima semana, uma matéria exclusiva com o perfil de cada cidade abordada pela 10ª Companhia.


MISÉRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário