quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Deputada Mirian Sobreira apresenta propostas de abastecimento e captação de água, Carteira de Motorista Popular

A deputada Mirian Sobreira (PSB) se reuniu, na tarde de segunda-feira (09/09), com o secretário da SDA, Nelson Martins, o coordenador do Núcleo Técnico da COGERH, Mardonio Mapurunga e o secretário executivo da STDS, Marcelo Sobreira. Na ocasião foram apresentados dois projetos ao secretário da SDA, de captação de água do açude Orós para áreas do riacho da Carnaúba e do riacho da Serra, em Iguatu e; de abastecimento de água para o distrito de Santa Fé.

Propostos pelo coordenador do Núcleo Técnico da COGERH (Regional Iguatu), Mardonio Carvalho Mapurunga, o primeiro projeto aborda estudos de viabilidade hidráulica com captação de água do açude Orós, conduzida por adutoras para a finalidade hidroagrícola do vale do riacho Carnaúba e no vale do riacho da Serra, em Iguatu. Já a outra proposta consiste no abastecimento de água para o distrito de Santa Fé, no município do Crato, que contemplará cerca de 145 famílias desta região.

Carteira de Motorista Popular para Iguatu

A deputada Mirian Sobreira (PSB) se reuniu, na manhã desta quarta-feira (11/09), com o diretor de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran), João Bezerra Rodrigues Neto para cobrar o acesso gratuito ao processo para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para a população de baixa renda da regional de Iguatú.

 O programa Carteira de Motorista Popular, destinado à população carente é realizado pelo Governo do Estado, através do Detran-Ce.

 Deputada cobra recursos para Usina de Biodiesel em Quixadá

 A deputada Mirian Sobreira (PSB) se reuniu, na manhã desta quarta-feira (11/09), com o secretário da Pesca e Aquicultura, Ricardo Nogueira para solicitar alternativas que possam garantir recursos para a Usina de Biodiesel da Petrobras em Quixadá,  tendo em vista o projeto desenvolvido pela Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), que trata da produção de óleo a partir do aproveitamento de resíduos animais.

 Também participaram da reunião a diretora de Empreendedorismo e Negócios da Nutec, Ana Luiza Maia; o coordenador do projeto Biopeixe, Tarcísio Costa e demais representantes.

 Saiba mais


 A Nutec lançou, em novembro de 2012, a Máquina Biopeixe, que tem a finalidade de converter 50% das vísceras em gordura para produção de óleo que, por sua vez, será transformado em biodiesel. Segundo Mirian Sobreira, os resíduos produzidos pela atividade da pesca serão transformados em óleo, que por sua vez, deverá ser processado na Usina de Biodiesel de Quixadá trazendo sustentabilidade para a atividade de piscicultura e gerar empregos na região.


Assessoria da Mirian Sobreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário