segunda-feira, 6 de maio de 2013

ORÓS - ALERTA DE NOTAS FALSAS

Na última semana aconteceu o derramamento de notas falsas de R$ 50 e 100 reais no comercio de Orós portanto todo cuidado é pouco.  Veja algumas dicas simples para você se prevenir das falsificações:

A cédula é mais firme e áspera do que o papel comum.

As dimensões das novas cédulas tem tamanhos diferenciados, as de 50 Reais possuem 7 cm de altura e 14,9 cm de comprimento. E as de 100 Reais possuem 7 cm de altura e 15,6 de comprimento.
Preste atenção em alguns detalhes das cédulas:

1 – Faixa holográfica: Na cédula de 100, o número 100 e a palavra “Reais” se alternam, a figura da Garoupa fica colorida e no coral aparecem diversas cores em movimento. Na cédula de 50, o número 50 e a palavra “Reais” se alternam, a figura da Onça fica colorida e na folha aparecem diversas cores em movimento.

2 – Quebra-cabeça: Ao colocar a nota contra a luz você conseguirá ver que as partes do desenho na frente e no verso se completam, formando o número do valor da respectiva cédula (50 ou 100).

3 – Marca-d’Água: Segurando a nota contra a luz você conseguirá ver a figura da onça e o número 50 em tons que variam, no caso da nota de 50, ou a figura da Garoupa e o número 100, no caso da nota de 100.
4 – Fio de Segurança: Ao colocar a nota contra a luz fica visível um fio escuro, que estará escrito o valor da nota.

5 – Alto-Relevo: Ao tocar, você poderá sentir alguns pontos da nota com relevo, por  exemplo as legendas “REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL” e “BANCO CENTRAL DO BRASIL” e nos numerais das notas.

6 – Número Escondido: Coloque a nota na altura dos olhos na posição horizontal e você verá o número da nota aparecer na área indicada.

7 – Microimpressões: Com uma lente de aumento você conseguirá ver o valor da nota impresso em valor muito pequeno no ponto indicado.

Veja o vídeo com as dicas para descobrir se a nota de R$50,00 é falsa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário