quarta-feira, 13 de março de 2013

Conclave – Segundo dia com quatro votações


“Neste segundo dia do conclave, estão previstas quatro votações: duas de manhã e, se não houver consenso, duas à tarde. A expectativa é que por volta do meio-dia (8 horas de Brasília) seja vista a fumaça – branca, no caso de eleito o papa, e escura, se as divergências se mantiverem. Uma segunda fumaça deverá ser emitida pela chaminé da Capela Sistina no começo da noite (meio da tarde de Brasília), indicando a decisão do conclave.
Diferentemente do que ocorreu ontem (12), não há missas nem cerimônias. Os 115 cardeais serão mantidos isolados, sem comunicação externa e sob a segurança da Guarda Suíça Pontifícia – que faz a guarda pessoal do papa desde o início do século 16. Na área em volta da capela, onde estão reunidos os cardeais, o sinal de internet e telefone celular é falho.
As votações ao longo do dia ocorrerão da mesma forma: secretas, em papel, com os cardeais disfarçando a letra. A cada votação, as cédulas são checadas por três escrutinadores e revisadas pela mesma quantidade de cardeais. Ao final, as cédulas, depositadas em urnas de bronze, são retiradas e levadas para o forno – no qual são queimadas.
Blog: Eliomar de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário