quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Pastoral da Sobriedade é implantada em Orós


Começa pela cidade de Orós, localizada na região Centro-Sul do Ceará, a implantação do primeiro grupo da Pastoral da Sobriedade na Diocese de Iguatu. No Ceará, já existem 40 núcleos de autoajuda que trabalham com os dependentes químicos de álcool e drogas. O crescimento do consumo de bebidas alcoólicas e de entorpecentes nas cidades do Interior do Estado preocupa os dirigentes da instituição católica.  
            A Pastoral da Sobriedade é uma instituição da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) da Regional Nordeste 1, que integra nove dioceses. Inicialmente, houve dois dias de capacitação e formação de novos agentes. Na terça-feira passada, ocorreu a primeira reunião semanal aberta com a participação de um grupo de dependentes e da família.
VISITA ÀS ESCOLAS    
         Durante toda esta semana, os agentes locais e o coordenador estadual da Pastoral da Sobriedade, Rogério Melo, visitaram escolas da rede pública e particular de ensino para conversar com professores e com os estudantes acerca da preocupação com o avanço do consumo de álcool e drogas entre a juventude. “Temos o projeto Prevenir que procura alertar e afastar os jovens das drogas”, disse Melo.
            Por meio da Pastoral da Sobriedade, a Igreja Católica faz atuação na sociedade difundindo o evangelho e o amor incondicional de Deus. “As reuniões são semanais e abertas, com a participação da família e dos dependentes”, explica Rogério Melo. “Apresentamos um programa de vida nova, com 12 passos”.
            A pastoral propõe a vivência diária que tenta levar o dependente à conversão. “O participante faz a redescoberta de si mesmo e de sua autoestima, numa experiência individual com Jesus Cristo Libertador”, esclarece Melo. “O nosso objetivo é prevenir e recuperar da dependência química e outras, promovendo a dignidade da pessoa e da família, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e solidária”.
NO CEARÁ  
           Além da Arquidiocese de Fortaleza, a Pastoral da Sobriedade está presente nas dioceses de Tianguá, Sobral, Crato, Quixadá, Itapipoca e agora Iguatu. “O nosso propósito é expandir a formação de grupos nas paróquias”, frisou Melo. No Brasil, a pastoral já atua há 15 anos e no Ceará, há sete anos, com voluntários à frente dos serviços comunitários. O esforço atual é construir uma casa de recuperação no município de Caririaçu da Associação Brasileira de Sobriedade e Paz (Abrasp) para atender internos das regiões Centro-Sul e Sul do Ceará.          
            A coordenadora do Projeto Prevenir, em Orós, da Pastoral da Sobriedade, Silvana Vicente, disse que há um esforço comum de um grupo de pessoas para que as ações de prevenção e de ajuda coletiva aos dependentes funcionem com regularidade e adequadamente. “Vamos recuperar com dignidade os que estão no flagelo do alcoolismo e das drogas”, afirmou. “Esse serviço é uma resposta de Deus à Igreja Católica”.

Fonte: Diário do Nordeste
Foto: HB

Nenhum comentário:

Postar um comentário