segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FELIZ 2013 AMIGOS E AMIGAS DO PORTAL ORÓS


RESULTADO DA NOSSA ENQUETE


NA SUA OPINIÃO QUEM DEVE SER O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA DE ORÓS?

Aldenizia de Mimi  176 (46%)

Zé Rubens   93 (24%)

 Nenhum deles   118 (31%)

É a opinião dos nossos leitores, obrigado pela participação amigos e amigas.

PREFEITO ELEITO DE ICÓ JAIME JÚNIOR ANUNCIA SECRETARIADO


Na tarde hoje (31/12) o Portal Orós participou da coletiva de imprensa do prefeito eleito de Icó Jaime Júnior e do vice prefeito Deassis Pereira  no estúdios da Rádio Brasil Fm para o anuncio do secretariado.

Jaime Júnior destacou que “assim que for empossado amanhã dia 1º de Janeiro de 2013 ás 09:00 na sede do poder legislativo de Icó todo o seu secretariado e ele começaram imediatamente trabalhar”.

A coletiva contou com a presença do prefeito eleito de Icó, Jaime Júnior (DEM), e vice-prefeito, Diassis Pereira (DEM), além dos vereadores eleitos Gilberto Barboza, Maria do Cal, Victor Luiz, Eliseu Amâncio, Mazinho Mota, Ítalo da Paz, Roney Olinda e como sempre o povo icoense compareceu a rádio para desejar boa sorte a Jaime Júnior.

Na coletiva reencontramos os amigos da Rádio Brasil FM, Icó FM, site Icó é Notícia os blogs Icó na Rede, Icó Arte Barroca, Olhar Evoluído, do professor Santos.

NOMES DO PRIMEIRO ESCALÃO

Secretaria da Educação: professora Jaqueline Costa
Secretaria de Saúde: Lúcia Barreto
Secretaria de Ação Social: Dra. Virlena Rios
Secretaria de Agricultura: Cleudiberto Dantas
Secretaria de Finanças: Amauri Bittencourt
Secretaria de Infraestrutura: Kildare Colares e Carlos Julião
Secretaria de Cultura: Márcio Greyk
Secretaria de Meio Ambiente: Danilo Maciel
Secretaria do Esporte e Juventude: Alex do Sindicato
Secretaria de Comunicação Social: Voltaire Xavier
SAAE de Icó: Mateus Bizarria
Procuradoria do Município: Wgerles Maia
Controle Interno: Francisco Hélio
Ouvidoria: Dílio Pereira
Assessoria de Projetos: Margarida Pereira
Líder do Governo na Câmara Municipal: Vereador Victor Luiz
Secretaria de Segurança e Cidadania (nova): Capitão Rodrigo (Cotran + Defesa Civil + e Guarda Municipal de Icó).
Diretoria administrativa do Hospital Regional de Icó: Geânia Landim
Diretoria Clínica do Hospital Regional de Icó: Dr. José Gerardo

VIVA A DEMOCRACIA: A TRANSMISSÃO DE GOVERNO EM ORÓS ACONTECEU COM CORDIALIDADE E AMIZADE ENTRE AMBAS AS PARTES.



Aconteceu hoje pela manhã no gabinete da prefeitura de Orós a transmissão de governo de Fátima Maciel para Simão Pedro, numa solenidade onde a marca maior foi a democracia e amizade entre os que querem o bem para nossa querida e amada Orós.

MEIO DIA AQUI NO PORTAL ORÓS TEM A COLETIVA DE IMPRENSA COM JAIME JR. PREFEITO ELEITO DE ICÓ

O PORTAL ORÓS ESTARÁ TRANSMITINDO A COLETIVA DE IMPRENSA COM O PREFEITO ELEITO DE ICÓ JAIME JÚNIOR A PARTIR DE MEIO DIA ATRAVÉS DA RÁDIO BRASIL FM, PORTAL ORÓS FOI UM DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DA REGIÃO A SER CONVIDADOS A FAZER A COBERTURA DO ANUNCIO DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE ICÓ.

domingo, 30 de dezembro de 2012

PREFEITA DE ORÓS FÁTIMA MACIEL ENTREGA AO POVO OROENSE NOVAS OBRAS NO FIM DE SEU MANDATO

Finalmente, o consenso chegou na câmara de Icó!


Tudo acabou bem.

A eleição para presidente da Câmara Municipal de Icó - biênio 2013/2014 - terá chapa única encabeçada pelo advogado Gilberto Barboza/foto (PSDB), um dos decanos do poder legislativo icoense.

Depois de uma forte disputa envolvendo dois vereadores da base de apoio do prefeito Jaime Júnior, eis que o consenso chegou. Bastou JJ chegar de viagem para as negociações avançarem.

Ninguém da oposição, aqui representada pelo deputado estadual Neto Nunes (PMDB), conseguiu assistir o tão cobiçado objetivo: ver um possível "racha" na própria base governista a tomar assento no próximo dia 01 de janeiro de 2013.

O certo é que todos tomaram a decisão sábia e agora é trabalhar para garantir ainda mais a governabilidade que o prefeito Jaime Júnior necessita para bem governar o município de Icó pelos próximos quatro anos. Isso sim é mais importante do que qualquer disputa interna, tão somente para abocanhar o poder pelo o poder.

Aqui registro, com bastante alegria, a força do empresário Luciano Santana atuando nos bastidores do poder para garantir uma eleição tranquila, ordeira e eclética, com Gilberto Barboza (PSDB) na Presidência, Eliseu Amâncio (PMN) na Vice-Presidência, Roney Olinda (PSDC) como 1º secretário e Jota Lima na qualidade de 2º secretário, deixando a chapa o vereador Maninho Mota (PSB).

E viva o consenso para o bem de Icó e de sua gente.

FONTE: BLOG DO VOLTAIRE XAVIER

MAIS UM TALENTO OROENSE


O jovem Francinaldo mais conhecido por NALDIN do distrito de Guassussê Orós pediu ao Portal Orós para divulgarmos que o mesmo é compositor e têm várias músicas prontas à disposição de grupos e bandas, os interessados devem entrar em contato com o mesmo através do telefone(88) 9645.3594 e-mail: naldin_dimaiz@hotmail.com

Mais um talento oroense em busca de uma oportunidade, e o Portal Orós faz a sua parte em divulgar esse jovem talento.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Dia 06 de Janeiro - Encontro de guardadores de sementes e de experiências de chuva, no sítio Aroeira de Orós.

A iniciativa é do projeto Sertão Vivo e tem por objetivo manter a tradição, a memória dos antepassados que nos meses de dezembro e janeiro costumavam fazer previsões acerca do inverno. 

O autor do projeto é o poeta e músico, Zé Vicente, que logo avisa: “Não é uma reunião de profetas, mas de guardadores de experiências populares, para manter viva a história, o costume do sertanejo”.

O canto Zé Vicente que mantém o projeto Sertão Vivo com encontros de agricultores, promovendo a arte e a cultura entre os moradores, oficinas de artesanato, de dança e de música, disse que o encontro dos agricultores visa à manutenção da linha da memória dos ancestrais. “Não podemos perder de vista o contato e a proteção da natureza”, disse. “No passado, os nossos pais e avôs olhavam para a natureza para plantar”. 

A maioria dos participantes acredita que no sertão haverá boas chuvas.

 Fotos: HB e Wandemberg Belém.

MISSA NO CRUZEIRO DE ORÓS

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CONVITE AO PORTAL ORÓS


Portal Orós foi convidado hoje (27) pelo jornalista Voltaire Xavier a estar na coletiva de imprensa que o prefeito eleito de Icó Jaime Júnior vai conceder na próxima segunda-feira dia 31 de Dezembro ao meio dia para anunciar o seu secretariado. Apenas seis veiculo de comunicação foram convidados e o portal Orós foi um deles, você poderá conferir tudo aqui no Portal Orós.

TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA EM ORÓS

A Prefeita Fátima Maciel e o Prefeito eleito Simão Pedro estiveram visitando as secretárias municipais tal atitude serve de exemplo para cidades da nossa região numa transição democrática quem ganha é o povo.


Foto: José Iran Santos.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

IPVA 2013 cai em média 9,41% no CE e pode ser parcelado em 4 vezes


O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Ceará vai ter redução média de  9,41% no próximo ano em relação ao valor pago em 2012, de acordo com o secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho. As alíquotas do imposto continuam as mesmas e variam de 1% a 2,5%, conforme o modelo do veículo.

O IPVA poderá ser pago em até quatro parcelas, desde que cada parcela não seja inferior a R$ 50. A parcela única vence em 31 de janeiro, com desconto de 5%. Para o contribuinte que preferir efetuar o pagamento em mais de uma parcela, o primeiro vencimento, sem desconto, é no dia 8 de fevereiro e, as demais, no dia 8 dos meses seguintes.

A secretaria enviará os boletos a partir do dia 15 de janeiro, mas em 7 de janeiro já será possível imprimir pela internet no site da Sefaz. Segundo o secretário, a partir de 2014, o boleto será emitido apenas pela internet. "60% dos contribuintes cearenses não utilizam mais o boleto", justifica o secretário.

O Ceará é único do estado do país onde o IPVA pode ser pago com cartão de crédito, de acordo com Mauro Filho. Quem optar por essa forma de pagamento, serão aceitas todas as bandeiras ligadas ao Banco do Brasil e ao Bradesco.

Parcela                                  Vencimento
Parcela única                                         31 de janeiro
1ª parcela                                                8 de fevereiro
2ª parcela                                                8 de março
3ª parcela                                                8 de abril
4ª parcela                                                8 de maio                      

Em 2013, 54.084 veículos estão isentos do imposto. O número aumentou em relação ao ano passado. Em 2012, de acordo com os dados da Sefaz, 49.167 veículos estavam isentos.

No Ceará, menina de 12 anos morre eletrocutada ao cantar em igreja


MENINA CHEGOU A SER SOCORRIDA, MAS MORREU NO HOSPITAL.
GAROTA USAVA O MICROFONE DA IGREJA PARA CANTAR HINO.


Uma menina de 12 anos morreu ao receber uma descarga elétrica enquanto cantava em uma igreja no município de Tarrafas, a 458 km de Fortaleza, na noite de terça-feira (25). Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), a menina chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital municipal de Tarrafas.

De acordo com o CPI, o acidente ocorreu por volta de 20h20. A garota usava o microfone da igreja para cantar um hino evangélico quando foi eletrocutada. O corpo da menina foi levada para o Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Militar foi acionada e acompanha o caso.

blog do Diomar Araujo

Gilberto Lança-Se Presidente Da CMI E Victor Luiz É Indicado Líder Do Governo Na Câmara


Duas novidades se oficializaram no mundo do Legislativo icoense e também dizem respeito ao Executivo local.

Nessa segunda-feira [24], o vereador Gilberto Barboza [PSDB] oficializou seu nome para a disputa da Presidência da Câmara Municipal de Icó [CMI] e apontou os apoios e a Mesa Diretora da Casa, caso seja eleito.

Além disso, no mesmo dia, foi confirmada a indicação do vereador Victor Luiz [PR] para ser o líder do Governo Municipal na CMI, um entreposto entre os dois poderes e a população icoense.

PRESIDÊNCIA E A MESA DIRETORA A oficialização da composição da chapa da Mesa Diretora aconteceu na rádio Brasil FM e contou com a presença dos vereadores Eliseu Amâncio [PMN], Maninho Mota [PSB], Mazinho Mota [PSDC], Maria do Cal [PSL], Roney Olinda [PSDC], Victor Luiz [PR] e do próprio Gilberto Barboza [PSDB], que confirmaram o apoio à chapa e apontaram a adesão de Cícero do Alto [PR] e Chico Nunes [PMDB].

"Eu venho nessa luta há 30 anos e não tive essa oportunidade. Na reunião ficou acordado que quem tivesse o apoio dos eleitos e reeleitos seria o candidato. Conversamos com todos os vereadores. Estamos levando uma proposta diferente, da qual não vamos arredar o pé de contribuir com o trabalho do prefeito Jaime e do vice Diassis. Mas também exigir e mostra ao prefeito que ele tem que trabalhar", apontou Barboza.

Assim ficou confirmada a formação da Mesa Diretora da chapa postulante:
Presidente: Gilberto Barbosa [PSDB].
Vice-presidente: Eliseu Amâncio [PMN].
Primeiro-Secretário: Roney Olinda [PSDC].
Segundo-Secretário: Maninho Mota [PSB].

Fonte: Icó é notícia

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Em plena seca, políticos tem reajustes de até 272%


Em época de seca e crise econômica, Câmaras Municipais de cidades nordestinas chegaram a aprovar reajustes salariais de até 272% em 2012. Esse é o caso de Arneiroz, Sertão do Ceará.

Com 7.650 habitantes, o município, um dos afetados pela estiagem, tem como prefeito reeleito Monteiro Filho (PMDB), que receberá R$ 11, 9 mil a partir de 2013 em meio à suspensão do pagamento de R$ 250 para o bolsa-auxílio na cidade.

Em outras localidades como Alagoa Grande e Pombal, na Paraíba, Carira (Sergipe) e Natal, capital do Rio Grande do Norte, também houve correção salarial neste ano, de acordo com levantamento do jornal O Globo.

Carira, cidade de 20 mil habitantes localizada no Sertão de Sergipe, está sob intervenção da Justiça, não por falta de pagamento aos servidores. Lá, o prefeito.

Diogo Machado (PSD) se beneficiou com um aumento de 71%, aprovado em agosto, e ganhará R$ 24 mil por mês. Já na cidade de Pombal (30 mil habitantes), também no Sertão do Estado, a prefeita reeleita, Polyana Feitosa (PT), vai passar a receber R$ 20 mil, um reajuste de 67%.

Fonte: Sobral Prima

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL AMIGOS E AMIGAS DO PORTAL ORÓS


PREFEITURA DE ORÓS ANUNCIA INAUGURAÇÕES


Nestes dias 26 e 27 de Dezembro a prefeitura de Orós por meio da Prefeita Fátima Maciel estará entregando importantes obras para o povo oroense.

Quarta-feira 26/12 ás 07:00 horas inauguração:

Novo Cemitério, Abastecimento de água da Caatinga, Abastecimento de água Cacimba da areia e Caro Custou, Quadra do Bairro São Geraldo e CRAS.

As 13:00 horas – Entrega dos carros, trator, Patrol e visitas a todas as secretárias.

Quinta-feira 27/12 ás 07:00 da manhã inauguração:


Bairro de Fátima, entrega do termo de posse, PSF São José,  CREAS, CEO.

As 14:00 horas – Anexo da prefeitura, Creche do BSG, Nova Cozinha comunitária.

A prefeita Fátima Maciel convida toda a população oroense a se fazer presente.

NOTA 10 DO PORTAL ORÓS


A nota 10 do Portal Orós vai para a escolha do Professor Nascimento para a secretaria municipal de educação e Esio Azevedo para a secretaria municipal de saúde dois grande profissionais de currículos invejáveis no bom sentido e acima de tudo profissionais humanos e que já mostraram que sabem lidar com respeito com o povo. O prefeito eleito Simão Pedro está de parabéns pela ótima escolha destes dois grandes profissionais para gerir as duas secretarias mais importante de nosso município a partir de 1º de Janeiro de 2013.

É parece que a velha prática da nomeação por apadrinhamentos políticos em Orós ficou no passado os bons e competentes profissionais é quem terão vez, NOTA 10.

sábado, 22 de dezembro de 2012

ELA TEM O DOM DE DEUS - BELÍSSIMA VOZ


Alguém sabe quem é essa menina dona de uma dádiva tão bela de DEUS?

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Colisão entre topique e motocicleta deixa uma vítima fatal em Iguatu


Mais um acidente de trânsito na cidade de Iguatu resulta em morte. O fato ocorreu no final da tarde desta sexta-feira, 21 no Distrito do Alencar por volta das 16h. Segundo populares uma Topique colidiu com duas pessoas que seguiam em uma motocicleta, uma delas não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.
O condutor da Topique de placas DTD 7120 não permaneceu no local após acidente. Na moto seguia José Welignton da Silva de 27 anos e Francileudo Ferreira Ribeiro de 31 anos, esse último não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Já a segunda vítima envolvida sofreu uma fratura exposta na tíbia da perna direita o mesmo foi socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros de Iguatu ao Hospital Regional segundo unidade o mesmo será encaminhado para centro cirúrgico.
O incidente ocorreu após o condutor da motocicleta que seguia no sentido Icó/Iguatu realiar uma manobra em direção ao posto de combustível da região com foi colhido pelo outro veículo que seguia no sentido oposto.

Iguatú.Net http://www.iguatu.net/

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

COBERTURA DA DIPLOMAÇÃO DE JAIME JÚNIOR PREFEITURA ELEITO DE ICÓ






O Portal Orós esteve ontem (19/12) fazendo a cobertura da diplomação dos eleitos na cidade de Icó no teatro das ribeiras dos Icós um evento muito bem organizado pela justiça eleitoral daquela cidade de início deixamos os nossos parabéns a senhora doutora juíza Lia Sammia Souza Moreira.

Somos muito bem recepcionados pelo amigo blogueiro Voltaire Xavier (Jornalista e assessor de imprensa da administração Jaime Júnior), nos reencontramos com os amigos Yuri Guedes (Icó é notícia) e Rafael Lira (Icó na rede) parceiros na batalha do bem informar os nossos amigos leitores.

A solenidade para a diplomação do prefeito eleito Jaime Júnior, vice-prefeito eleito Francisco de Assis Pereira e dos 15 vereadores eleitos foi bastante concorrida todos queriam prestigiar o evento mais devido ao espaço no teatro que era pequeno foi instalados dois telhões com som na frente do mesmo a praça ficou lotada de icoenses que queriam fazer parte deste fato histórico.  

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Hoje Diplomação dos eleitos (prefeito, vice-prefeito e 15 vereadores) de Icó


Data: 19 de dezembro de 2012 (HOJE)

Horário: 19 horas Local: Teatro da Ribeira dos Icós (entrada ao recinto mediante convite distribuído pela Justiça Eleitoral)

Um telão e carro de som serão instalados nos arredores do teatro para a participação do povo. Você é o nosso convidado especial!

{Esquerda - De Assis Pereira/vice-prefeito eleito | Direita - Jaime Júnior/prefeito eleito}

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

NATAL DO SERTÃO 2012


A ONG REALEZA NORDESTINA de SANTARÉM está realizando mais uma campanha NATAL DO SERTÃO 2012

DOE UM BRINQUEDO E FAÇA PARTE DESSA IDÉIA!

Os brinquedos serão entregues no dia 24/12/2012 as crianças devidamente cadastradas na ONG e haverá também apresentações!

OS PONTOS DE ARRECADAÇÃO SÃO:

Loja GN Modas – SANTARÉM, em Orós Loja B&B Móveis e Clínica Vida Severina.

Desde já agradecemos a contribuição e desejamos a todos um FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE RELIZAÇÕES!

Realização - ONG REALEZA NORDESTINA.

CONFRATERNIZAÇÃO DO HANDEBOL DE ORÓS

Clique na imagem e veja

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ORÓS ESTÁ ENTRE OS 20 MELHORES DO ESTADO NO SELO UNICEF EDIÇÃO (2009/2012)


O município de Orós por meio de sua gestora Fátima Maciel recebeu há poucos instantes mais um grande prêmio o selo UNICEF município aprovado e ainda durante a solenidade, Cid Gomes entregou também 3 carros a cada um dos 20 municípios que mais evoluíram em 10 dos 32 indicadores acompanhados pelo UNICEF. São eles: Orós ,Aratuba, Brejo Santo, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Eusébio, Farias Brito, Forquilha, Iguatu, Iracema, Itaiçaba, Itarema, Jaguaruana, Jijoca de Jericoacoara,  Palhano, Paracuru, Porteiras, Potiretama, Sobral e Várzea Alegre. Os carros devem ser utilizados pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e Secretaria municipal da área da assistência social.

Para Fátima Maciel “a conquista deste prêmio é a prova maior que trilhamos o caminho certo em nossa administração, tendo sempre como prioridade maior o bem estar de nosso povo em especial nossas crianças e adolescentes, trabalho e transparência sempre foi o nosso lema”.

 Em sua terceira edição nacional e sexta no Ceará, o Selo UNICEF Município Aprovado (2009-2012) certificou 65 municípios cearenses hoje (17), no Centro de Eventos do Ceará. Segundo o governador Cid Gomes, que já participou do prêmio como prefeito, "esse é um momento de reconhecimento para o município, em que o gestor público passa a acreditar que todo sacrifício vale a pena pela mudança na vida da população, principalmente crianças e adolescentes". Em todo o semiárido brasileiro, 279 municípios serão certificados na Edição 2009-2012 do Selo UNICEF.

O projeto do selo UNICEF nasceu no Ceará em 1999 e já se estende a todo o semiárido brasileiro e está chegando na Amazônia. Sete municípios do Ceará foram certificados nas seis edições do Selo UNICEF: Brejo Santo, Croatá, Horizonte, Jucás, Pacoti, Sobral e Tejuçuoca. Segundo a coordenadora do UNICEF, Ana Márcia Diógenes, "o projeto é vitorioso. O desafio dos gestores eleitos é dar continuidade a esse trabalho que tem mudado a vida das crianças e adolescentes".

Os municípios certificados alcançaram os resultados mais significativos em indicadores das áreas da saúde, educação e participação social, com a realização de dois fóruns comunitários e  elaboração de um Plano de Ação Municipal com metas a serem executadas tendo em vista a garantia dos direitos de crianças e adolescentes e a execução das atividades previstas. "É um prêmio que dá orgulho aos municípios, e motivação para os gestores municipais se envolverem no cuidar da vida dessas pessoas", concluiu o governador.

Estiveram presentes na solenidade o secretário de Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo; os deputados estaduais Manuel Duca e Cirilo Pimenta; a presidente da Aprece Eliene Brasileiro e demais prefeitos dos municípios aprovados.

Municípios ganhadores da edição 2009-2012 no Ceará

1.Acopiara, 2. Alto Santo, 3. Araripe,4. Aratuba, 5. Assaré,6. Barreira, 7. Beberibe, 8. Bela Cruz, 9. Brejo Santo, 10. Cariré, 11. Catunda, 12. Croatá, 13. Cruz, 14. Deputado Irapuan Pinheiro, 15. Eusébio,16. Farias Brito,17. Forquilha,18. Fortim,19. General Sampaio,20. Guaraciaba do Norte,21. Horizonte, 22. Iguatu, 23. Iracema, 24. Itaiçaba, 25. Itaitinga, 26. Itapagé, 27. Itapiúna,28. Itarema, 29. Itatira, 30. Jaguaruana, 31. Jijoca de Jericoacoara,32. Jucás,33. Limoeiro do Norte,34. Marco, 35. Mauriti, 36. Miraíma, 37. Morada Nova38 Morrinhos, 39. Ocara, 40. Orós, 41. Pacatuba, 42. Pacoti, 43. Palhano, 44. Palmácia, 45. Paracuru, 46. Penaforte, 47. Pindoretama, 48. Piquet Carneiro, 49. Porteiras, 50. Potiretama, 51. Quixeramobim, 52. Redenção, 53. Russas, 54. Saboeiro, 55. Salitre, 56. São Benedito,57. São Gonçalo do Amarante, 58. São João do Jaguaribe, 59. São Luís do Curu,60. Sobral, 61. Tamboril, 62. Tauá, 63. Tejuçuoca, 64. Várzea Alegre, 65.Viçosa do Ceará.


Foto: Francilea Vieira Nunes

ORÓS RECEBERÁ HOJE SELO UNICEF


Orós receberá hoje (17), às 15h, o Selo UNICEF - Município Aprovado, edição 2009-2012. A solenidade ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará. Parabéns a todos que fazem a Administração Orós que o Povo Quer por mais esta importante conquista. Parabéns a todas as crianças e adolescentes de Orós.

Queridos oroenses,

Estamos muito felizes com a conquista do Selo UNICEF – Município Aprovado, edição 2009-2012, reconhecimento que atesta, mais uma vez, a qualidade do trabalho realizado pela Administração Orós que o Povo Quer. Esse reconhecimento foi fruto de um trabalho sério, árduo e comprometido com os direitos das nossas crianças e adolescentes, que são os maiores vitoriosos, uma vez que avançamos significativamente nas políticas voltadas para este público. Melhoramos os índices relacionados à saúde, educação e assistência social. Isso significa que, hoje, Orós tem mais crianças e adolescentes crescendo de forma saudável e com oportunidades de construir um futuro muito melhor, o que nos deixa orgulhosos e com a sensação de dever cumprido.

Para que Orós fosse um dos 65 municípios cearenses certificados com o Selo – UNICEF, dos 176 municípios inscritos, foi necessário um grande esforço conjunto de todos que, de algum modo, estão ligados à Administração Orós que o Povo Quer. Assim, em nome de todas as crianças e adolescentes de Orós, parabenizo e agradeço imensamente a cada um que dedicou parte do seu tempo e dos seus conhecimentos para melhorar ainda mais o nosso município. Parabéns e muito obrigada à comissão Pró-Selo, aos conselheiros dos direitos das crianças e dos adolescentes, conselheiros tutelares, secretários municipais, articuladora municipal, coordenadores, técnicos, assessores, vereadores, ONGs, entidades da rede socioassistencial e às crianças e adolescentes de Orós. Muito obrigada pela força e pelo compromisso de vocês, que foram fundamentais nesta grande vitória.

Assim, é com grande alegria que eu convido a todos para a solenidade de entrega do Selo UNICEF – Município Aprovado, edição 2009-2012, que ocorrerá hoje, dia 17 de dezembro de 2012, às 15 horas, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Vamos, todos juntos, comemorar mais uma importante vitória da Administração Orós que o Povo Quer.

Parabéns a toda a nossa equipe!
Um grande abraço,

Fátima Maciel Bezerra
Prefeita de Orós

Fonte: Dháfine Mazza

JUSTIÇA ELEITORAL DE ORÓS DIPLOMAS OS ELEITOS


A justiça eleitoral da 85ª zona eleitoral por meio do senhor doutor juiz Leonardo Afonso Franco de Freitas realizará hoje 17/12 ás 16 horas no plenário da câmara municipal de Orós a cerimônia de diplomação dos eleitos nas eleições 2012 prefeito, vice-prefeito e os 11 vereadores.

Transmissão ao vivo da diplomação dos candidatos eleitos em Acopiara e Catarina



Watch live video from lindomarlider2006 on www.justin.tv

DIPLOMAÇÃO EM ICÓ


NA CONTRA MÃO! ONDE PREFEITURAS PARAM OBRAS A DE ORÓS CONTINUA.


A Prefeitura de Orós – Adm. Orós que o povo quer na pessoa da Prefeita Fátima Maciel preparam na reta final de sua gestão grandes inaugurações como o do posto de saúde do bairro São José, Creche modelo e quadra de esporte  do bairro São Geraldo dentre outros. Onde muitas prefeituras paralisaram obras e serviços básicos a prefeitura de Orós continua a todo vapor para entregar ao povo oroenses mais benefícios.

 Portal Orós - Informação com credibilidade.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Sorte - Coleguinhas do forró

Em 35 Dias, Icó Tem Quarto Homicídio


Mortes. Esta palavra, e no plural, vem tornando-se sinônimo de insegurança no município de Icó, que registrou o quarto homicídio em um intervalo de 35 dias, três deles ocorridos na cidade.

O mais recente caso aconteceu nas primeiras horas dessa sexta-feira [14], na rua Santa Isabel, nas populares do senhor Batista, na cidade de Icó, onde foi encotnrado o corpo de Daividy da Silva de Jseus, conhecido popularmente por "Deivim", de 25 anos.

De acordo com a Polícia, os PMs faziam rondas pelo Centro da cidade quando foram parados por um moto taxista conhecido por Bonifácio, que noticiou o fato aos policiais, que seguiram até o local indicado e confirmaram a ocorrência.

A vítima se encontrava no chão da via pública e com uma perfuração no tórax do lado esquerdo. O fato foi informado à Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó, que compareceu ao local, através do inspetor Pedro Jorge, para realizar as medidas de praxe.

O corpo do jovem foi levado para o Hospital Regional de Icó, seguindo para o IML de Iguatu, onde será realizada a necrópsia. No local do ocorrido, ninguém soube informar o motivo ou quem seria o autor do disparo. Foi confirmado ainda que a vítima tinha passagem na policia e saiu recentemente da cadeia.

OUTROS CASOS Os outros três assassinatos ocorrerm nos dias 9 de novembro, 20 de novembro e 27 de novembro. Na primeira data, no bairro Alto Inácio Amâncio, o menor F. F. F., 15, natural de Cedro e morador do bairro DNER, foi morto.

O segundo caso aconteceu no dia 20, na rua Monsenhor Frota, no bairro Popular do senhor Batista, quando Bruno Fabiano de Souza, 19, foi morto com sete tiros, sendo dois na cabeça e cinco na região torácica.

O mais recente foi no sítio Cascudo, e vitimou Lázaro Mendes Filho, 31, que foi atingido por dois tiros, um no tórax e outro no braço esquerdo. Um fato observado, pelo menos neses três casos, foi a mesma situação, com a presença de dois homens em uma moto que atiram contra a vítima e em seguida fogem com destino desconhecido.

As polícias Civil e Militar realizam diligências e investigações, visando encontrar e prender os acusados dos crimes. Não há confirmação, ainda, de uma possível ligação entre os assassinatos e a motivação dos mesmos.

* Com informações da Polícia, através do 10º BPM – Iguatu

Icó é Notícia.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Oficina de refrigeração é assaltada em Orós


Hoje por volta das 11:45 foi registrado mais um assalto em Orós na oficina de refrigeração Erick Eletrofrio localizada a Rua Francisco Formiga de Andrade mais conhecida como beco do CSU, o proprietário do comercio estava trabalhando quando dois homens encapuzados anunciaram o assalto levando da vítima a quantia de seis mil reais que ele tinha recebido do seguro desemprego a poucos dias, os assaltantes fugiram em uma moto Bros de cor preta tomando ruma a cidade de Icó pela entrada atrás da rádio. A polícia Militar está neste momento em diligencia com o intuito de prender os assaltantes.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Programação celebra 100 anos de Luiz Gonzaga

No dia em que faria 100 anos, o mestre Luiz Gonzaga ganha festejos em todo País


Desde 1970, a cidade de Canindé, distante 120 km de Fortaleza, realiza a tradicional Missa dos Vaqueiros. O evento religioso, segundo a Associação dos Vaqueiros da cidade, é o mais antigo do Brasil, reunindo cerca de 1500 homens da caatinga montados em seus cavalos em procissão pela cidade. No ano de 1976, um convidado ilustre esperava ao altar a chegada dos sertanejos. “Quando lá chegamos, Seu Luiz Gonzaga estava cantando: ‘Vai boiadeiro que a noite já vem. Guarda o teu gado e vai pra junto do teu bem”, narra, em forma de canto, a vaqueira Dina, organizadora da missa campal daquela ocasião.

Mestra da Cultura Popular Tradicional, Dina Maria Martins hoje relembra o encontro com Luiz Gonzaga em show de homenagem a seu centenário. À frente do grupo A Rainha e os Vaqueiros, eles apresentam o show Aboios – O Som do Sertão, hoje e amanhã, 14, às 20 horas, no Sesc Centro (veja quadro com serviço). O formato já passou em turnê por Quixadá, Caridade, Sobral e Crato.

Ao explicar a ideia do projeto, Dona Dina relembrou o dia em que desafiou o rei do baião. “Ele olhou pra mim e cantou: ‘Morena tão bonita, me diga onde você mora’. Eu respondi: ‘Moro bem distante e meu marido está ali fora’. ‘Pois dê lembrança a ele, se arretire e vá embora’. E eu respondi: ‘Eu vou me arretirando, mas não é com medo, não. É mostrando para o povo a minha boa intenção’”, contou a vaqueira sobre a última vez em que esteve com o rei do baião. “Foi então que Luiz Gonzaga me abraçou e disse: “Essa nega é das nossas!”.

Natural de Canindé, a vaqueira Dina puxa grupo de aboiadores que rende hoje homenagens ao mestre Luiz Gonzaga.

Desde então, Dona Dina não tirou da cabeça a ideia de levar para o palco o canto dos sertanejos. Trajados com gibão, perneira, peitoral e chapéu de couro, os vaqueiros-aboiadores apresentarão uma sequência de dez músicas mergulhadas nas vivências e poesias do sertão, utilizando-se do improviso e da interação com o público.

Também no ritmo da sanfona, o músico Nivaldo Expedito de Carvalho, o Chambinho do Acordeon, estende as comemorações ao centenário do rei e faz show amanhã, 14, no Kukukaya. Para quem não lembra, Chambinho é o ator que deu vida a Luiz Gonzaga no longa-metragem Gonzaga – de Pai para Filho.

O instrumentista, que desde criança foi influenciado pelo puxado do fole, começou a dedilhar as primeiras notas com canções de Gonzagão. Na apresentação de amanhã, Chambinho estreia nos palcos cearenses com um repertório que deve incluir também canções do álbum No Século XXI, no Pátio Forró, lançado este ano.

Para os que curtem algo mais intimista, a dica é conhecer o trabalho do Grupo Stallo, que tem base na percussão corporal. Ele lançam, hoje, o novo projeto Ao Mestre Luiz Gonzaga que, em formato pocket show, une música, teatro e dança para dar corpo aos fatos corriqueiros, aos dizeres e inspirações de Gonzagão. A apresentação acontece hoje, às 19 horas, na Saraiva MegaStore, no Shoping Iguatemi.

A noite de hoje também marca o encontro do Clube da Viola com a Associação dos Cantadores do Nordeste. Juntos, eles apresentam o projeto Sesc Casa do Cantador: 100 anos de Luiz Gonzaga. Repentistas, sanfoneiros, cordelistas e cantadores terão como tema a obra do maior expoente da cultura musical nordestina.

Apresentam-se o repentista e poeta Ivanildo Vila Nova, de Caruaru, e a violeira Mocinha de Passira, em encontro inédito. Entre tantos outros, o repentista Louro Branco (Jaguaribe/CE), Mestre Galvão de Sanfona de Oito Baixos (Juazeiro do Norte/CE) e as duplas cearenses Zé Matias e Rosa Neto, Marreco e Zé Calixto e Zilmar do Horizonte e Zé Maria. A programação conta ainda com a exposição de 15 concertinas e sanfonas de oito baixos (Pé de Bode), coleção do Mestre Galvão de Juazeiro do Norte.

Nas cidades de Recife e Exú a comemoração ganha dimensão nacional com a transmissão em tempo real dos festejos pela TV Brasil. Os shows de Daniel Gonzaga, Giberto Gil, Dominguinhos e Joquinha Gonzaga na terra natal do rei do Baião entram no ar a partir de 22 horas. Na capital pernambucana, sobem ao palco grandes nomes do forró como Alceu Valença, Baile do Gonzaga, Fagner e Targino Gondim, com transmissão também pela rádio.

Fonte: O povo online

Vereadores se articulam para a presidência da Câmara de Orós


Novos e velhos vereadores se articulam, na busca de apoio para a nova presidência da casa do povo, dois nomes ventilam pelos corredores do legislativo oroense Aldenizia de Mimi eleita com 655 votos e Zé Rubens eleito com 522 votos, o cargo de presidente é recheado de prestígio e ‘vantagens’.

A nova presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Orós é um assunto que já está sendo discutido entre os 11 parlamentares eleitos pelo povo. Especulações e rumores sobre quem será o novo presidente da Casa, aos poucos, vão ganhando espaço. O atual presidente, José Patrício permanece no cargo até 31 de dezembro de 2012. Em  janeiro de 2013 acontece uma nova eleição pela qual o novo presidente será eleito.

ELEIÇÃO

A eleição para a escolha do novo presidente da Câmara Municipal de Vereadores acontece em 1º de janeiro, quando prefeito e vereadores tomam posse. O prefeito eleito é empossado e em seguida inicia-se o processo de eleição da mesa diretora. O presidente da Casa do povo é aquele que obtiver maior votação entre os vereadores.

ESPECULAÇÕES

Como o jogo ainda está no começo, muita coisa pode mudar, e na câmara de Orós existe ainda aquelas famosas reviravoltas nos minutos finais das eleições para presidência da casa do povo.

O portal Orós gostaria de saber a sua opinião amigo eleitor? Deixe aqui o seu comentário ou vote em nossa enquete sobre a sucessão na mesa diretora da Câmara de Vereadores de nossa cidade.

Sindicatos dos servidores públicos municipais promoveram curso para os novos vereadores


Aconteceu ontem (12/12/12) no plenário da casa do povo o curso O PAPEL DO VEREADOR promovido pelo sindicato dos servidores públicos municipais aos novos vereadores eleitos, nove dos onze novos edis estiveram presentes Aldalice, Elisangela, Vicente Pinto, Irineuda, Marcelo de Epaminondas, Miúdo, Edimundo, Porfírio, Zé Rubens.

No curso os vereadores e o público presente poderão conhecer as atribuições de um vereador e como funciona a câmara durante o evento o Major Barbosa fez uma belíssima explanação sobre a história e os deveres dos representantes do povo.

O sindicato dos servidores públicos municipais de Orós comprometidos com o fortalecimento do poder legislativo e visando contribuir para o bom funcionamento da casa está de parabéns pela iniciativa isso deveria acontecer mais vezes, fica a dica ao sindicato que em breve realizem o mesmo curso onde o alvo seja os cidadãos oroenses com o seguinte tema “OS MEUS DIREITOS DE CIDADÃO” para que os oroenses conheçam seus direitos e possa cobra-los.

O Portal Orós teve uma rápida conversa com dois dos novos vereadores eleitos Aldalice e Marcelo de Epaminondas.



Portal Orós - Informação com credibilidade.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Clínica e laboratório vida Severina lança projeto de corresponsabilidade social


Após dois anos de sua inauguração a clínica e laboratório vida Severina realiza mais um grande projeto de Responsabilidade social por meio do CARTÃO AFETIVIDADE esse projeto é destinada às famílias de baixa renda e inclusa em um dos programas sociais do governo federal.

Para o desenvolvimento de um processo de mobilização social é importante ressaltar princípios condizentes com a realidade democrática e a prática da cidadania em prol da conquista de direitos e melhoria das condições de vida das comunidades. Dentre estes princípios, podemos destacar o da Corresponsabilidade social compartilhada e o da sustentabilidade. 

O primeiro refere-se à possibilidade de envolver livre e autonomamente os sujeitos e as instituições nos processos de ação coletiva e de transformação da sociedade a partir de um amplo compartilhamento de sentimentos, conhecimentos, ações e responsabilidades em relação ao que se define como problema de interesse público. 

A noção de corresponsabilidade não se resume ao exercício da solidariedade, do qual se alimenta, mas envolve um largo e complexo processo de coletivização das mais diversas causas sociais. Já o segundo corresponde a uma tentativa de fazer com que a ação autônoma, neste caso de uma entidade privada e a comunidade, continuamente alimentada, possa gerar as suas próprias condições de sustentação e necessidades, mantendo assim as possibilidades de cooperação e existência.

Neste quadro, o olhar dirige-se para a comunicação como o processo capaz de gerar e manter os vínculos entre os sujeitos mobilizados, a causa que os mobiliza e os projetos que se instituem em torno da causa.
O CARTÃO AFETIVIDADE tem como objetivo maior prestará aos seus clientes, neste caso aos de baixa renda, a realização de exames laboratoriais no LABORATÓRIO VIDA SEVERINA no regime de livre escolha dentro de sua própria rede e na modalidade de CUSTO OPERACIONAL onde todos os exames de rotina são realizados gratuitamente pagando somente os custos operacionais dos exames especializados dando desta forma acesso a diagnóstico laboratorial a todas as famílias de baixa renda do município de Orós.

Além de descontos especiais em consultas, procedimentos odontológicos, exames médicos especializados e todos os outros procedimentos realizados na vida Severina.

Para maiores informações: [88] 3584 1991 / [88] 9940 4343



O Portal Orós dá nota 10 a essa belíssima iniciativa do Dr. Esio Azevedo esse jovem empresário que vendo a necessidade de nossa gente que antes tínhamos de viajar para outras cidades para realizar exames e consulta com especialista ele acreditou no potencial de nossa cidade e instalou a Clínica Vida Severina que é hoje um grande sucesso e acima de tudo conquistou a CONFIANÇA  e CREDIBILIDADE de Orós e região. Esse projeto do cartão AFETIVIDADE mostra toda preocupação e carinho que o Dr. Esio Azevedo tem para com seus irmãos oroenses menos favorecidos.


Por isso, Dr. Esio e a Clínica Vida Severina merecidamente recebe a NOTA 10 do Portal Orós.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Apenas 24 dias!


07 de dezembro.

Hoje estamos completando dois meses em que o Brasil festejou a democracia nos seus diversos municípios brasileiros.
 
07 de outubro foi o dia em que a maioria do povo de Icó, minha terra natal, decidiu pôr abaixo uma dinastia de 30 anos de poder, que já estava exaurida, apodrecida e falida.

Agora, com a vitória do prefeito eleito Jaime Júnior (DEM), este mesmo povo espera uma mudança profunda no modo de governar este município tão sofrido e castigado por alguns homens públicos, que se locupletaram do poder em benefício próprio.

Jaime Júnior, que será diplomado no próximo dia 19 de dezembro, pela Justiça Eleitoral, tem em mãos a chance de mudar a realidade de nosso torrão, ele que sabe como ninguém os caminhos e meandros do poder público.

Inteligente, perspicaz, conciliador e ótimo articulador, JJ sabe que a missão será difícil, mas não impossível. Ele sabe que encontrará um município desorganizado em todos os sentidos, com recursos insatisfatórios e servidores desmotivados.

Mas, com o passar do tempo, a população icoense assistirá a grande mudança que está por vir na terra dos Icós. Afinal, esta população depositou muita esperança neste novo projeto de poder, agora com Jaime Júnior e De Assis Pereira (DEM) comandando o Palácio da Alforria.

E detalhe: os dois governarão esta terra pensando no "povão" e na coletividade do bem comum. Jamais, a nova administração governará para uma pequena elite, como vimos nos últimos anos. Basta de descaso com a coisa pública. Para isso, o futuro prefeito está formando uma grande equipe, com profissionais gabaritados e da mais alta idoneidade administrativa, com pessoas técnicas e competentes, nos lugares certos.

Com pulso e caneta pesada, este município tem sim jeito. Basta ter um prefeito que corra atrás de recursos, monitore seus secretários municipais, participe de eventos levando o nome de Icó aos quatro cantos do Brasil e do mundo, atenda o povo uma vez por semana, visite as comunidades rurais, pague em dias o funcionalismo e fornecedores levando renda ao comércio local, faça funcionar a saúde e educação a contento, inaugure obras, limpe a cidade, sem esquecer as demais áreas.

Como viram não é difícil fazer funcionar a máquina pública. Basta um prefeito decente e sério para gerir todo este trem.

E outra: para que a população tome conhecimento das ações da Prefeitura Municipal de Icó é necessário divulgarmos estas ações nos quatro cantos do município. E é isso que estamos propondo a fazer a partir de 01 de janeiro de 2013. Afinal de contas, "quem não aparece, não é visto".

Contudo, Jaime Júnior estar chegando ao poder com vontade de trabalhar, com seriedade e com confiança de que vai fazer muito em benefício desse povo. Apoio, ele tem de sobra!

Blog do Voltaire Xavier