quinta-feira, 31 de maio de 2012

ORÓS - COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO...


ACONTECEU HÁ POUCOS INSTANTES A COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO NA IGREJA CATÓLICA DE ORÓS FOI UMA GRANDE FESTA OS FIÉS LOTOU A TRAVESSA DA MATRIZ.

A COROAÇÃO DEIXOU MUITOS FIÉS EMOCIONADOS AO VER A VELHA TRADIÇÃO RETORNAR AO QUE ERA ANTES. APÓS A COROAÇÃO HOUVE UMA LINDA QUEIMA DE FOGOS.

A QUERMESSE FOI UM GRANDE SUCESSO AS COMIDAS ACABARAM RAPIDINHO E QUERO AQUI PARABENIZAR AS COZINHAS O CREME DE GALINHA, O VATAPÁ E O MUGUNZÁ ESTAVAM SIMPLESMENTE DELICIOSOS PROVEI TODOS (PALAVRA DE GORDO)...

JOSEMBERG VIEIRA

ÚLTIMAS DO ORÓS


Há poucos instantes estive na delegacia de polícia militar de nossa cidade para obter mais informações sobre o ASSALTO A AGÊNCIA DOS CORREIOS e sobre a MORTE DO CASSADOR.

Em conversar com o Cabo Mário fui informado que o assalto a agência dos correios ocorrido ontem dia 30/05  aconteceu por volta das 11:29 e durou apenas 20 segundos, dois homens armados, com capacetes e com camisas de manga longa invadiram os correios e conseguiram levar cerca de mil a dois mil reais. Na hora do assalto estavam no local apenas três funcionários e uma cliente.

Os assaltantes fugiram em uma moto titan e mais uma vez fugiram pela Avenida Brasil entrando na estrada próximo ao bueiro rumo ao sítio boa vista as margens do rio Jaguaribe. A equipe da polícia militar composta pelo cabo Mário e os saldados Wilame e Vildomar fizeram vários diligencias no intuito de prender os bandidos mais os meliantes conseguiram fugir por uma das centenas de varetas daquela estrada .

CASSADOR É ENCONTRADO MORTO.

José Pinto Ribeiro (Mais conhecido como Careca) de 43 anos foi encontrado morto por familiares hoje pela manhã em um terreno no sítio boa vista às margens do rio Jaguaribe a polícia militar foi acionada para atender a ocorrência a equipe composta pelo cabo Mário e os saldados Wilame e Vildomar foram ao local.

De acordo com as informações o senhor Careca tinha o costume de sair para cassar veado ao chegar ao local da cassada subiu em uma arvore se desequilibrou e caiu vindo a falecer com a queda o bornó (bizaco) e a armo do mesmo estevam pendurados na arvore.

O IML (Instituto Médico Legal), de Iguatu, foi acionado e o corpo foi levado para exame de necropsia.

Ex-prefeito é condenado por propaganda antecipada no Facebook


“Gilberto Schwarz de Melo, ex-prefeito de Chapada dos Guimarães (MT), terá de pagar uma multa no valor de R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada na internet, por meio da rede social Facebook. A decisão é da juíza da 34ª zona eleitoral de Chapada dos Guimarães, Silvia Renata Anffe Souza. A manifestação permaneceu no ar entre os dias 7 e 10 de abril, mas a propaganda eleitoral só é permitida a partir do dia 5 de julho.
Em sua defesa, o político alegou preliminarmente a violação ao direito de liberdade de expressão e informação. Afirmou que que apenas manifestou seu pensamento em âmbito restrito de sua rede de relacionamento. E no mérito sustentou que a informação veiculada não configura abuso do poder econômico. Argumentou, ainda, que não há pedido de voto ou alusão explicita ou velada de candidatura.
Segundo a juíza, “a tese levantada pela defesa já foi amplamente debatida no Tribunal Superior Eleitoral no julgamento de casos semelhantes e, conforme entendimento da corte, ficou decidido que a liberdade de expressão não é uma garantia absoluta, devendo ser ponderada de acordo com os demais direitos e garantias, entre os quais a vedação à antecipação de campanha eleitoral”.
Ela lembrou, ainda, que a jurisprudência do TSE considera propaganda eleitoral aquela que “levar ao conhecimento geral, ainda que de forma dissimulada, a candidatura, a ação política ou as razões que levem a inferir que o beneficiário seja o mais apto para a função pública”.
(TRT-MT)

IGREJA CATÓLICA DE ORÓS REALIZA HOJE TRACIOCIONAL COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA.


Hoje (31) a igreja católica de Orós retoma a tradição da coroação de NOSSA SENHORA por questão de segurança à estrutura onde ficaram as crianças vestidas de anjos foi montada na travessa da matriz ao lado da igreja já que a CE passa em frente da mesma.

Haverá quermesse com deliciosas comidas típicas.


O padre Antônio Fernandes está de parabéns por resgatar essa tradição que víamos nos tempos de criança.

A coroação de NOSSA SENHORA terá início a partir das 19:00 e todos os oroenses estão convidados.

Orós – Acidente na Avenida Brasil


Por volta das 07:00 da manhã de hoje (31)  um trágico acidente foi registrado na avenida Brasil aqui em Orós envolvendo uma moto e um gol.

Segundo testemunhas o dono do veiculo parou o carro em frente à casa de seus pais e saiu para pegar algo e o veiculo desceu a ladeira pegando em cheiro o leiteiro conhecido por Mauro que passa pela rua pessoas que passavam pelo local e o motorista do carro socorreram o Mauro que foi levado para o hospital Luzia Teodoro da Costa em seguida transferido para Icó com suspeita de traumatismo craniano. O motorista do veiculo preocupado com estado da vítima ficou no hospital até a transferência do mesmo.


De acordo com familiares o Mauro após ser atendido em Icó foi liberado pelos médicos e a tarde fará uma tomografia  em Iguatú.

Esse acidente foi uma grande fatalidade com dois cidadãos de bem de nossa cidade, estamos torcendo pela total recuperação do nosso amigo Mauro.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Orós realizou o 2º fórum comunitário selo UNICEF município aprovado 2º fórum comunitário09-2012


O portal Orós foi convidado e esteve durante toda manhã de hoje (29/05) na secretária de assistência social (csu) onde aconteceu o 2º fórum comunitário selo UNICEF município aprovado edição 2009-2012.

Vejas as fotos do evento:


Orós realiza II Fórum Selo UNICEF – Município Aprovado

Nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Orós tem intensificado os trabalhos voltados para as crianças e adolescentes, em áreas como cultura, esporte, cidadania, igualdade étnico-racial e convivência com o semiárido, dentre outras. As ações realizadas neste período foram apresentadas durante o II Fórum Selo UNICEF – Município Aprovado, ocorrido na manhã de ontem (29), na sede da Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária de Orós.

O evento contou com a participação de diversos segmentos da sociedade, que debateram sobre os avanços alcançados entre 2009 e 2012 e sobre os pontos onde o município ainda precisa evoluir. Na ocasião, também foram realizadas apresentações culturais, palestras e exposições dos trabalhos realizados por crianças e jovens que são atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ProJovem Adolescente, pelos dois Centros de Referência da Assistência Social de Orós (Cras), pelo Centro Especializado de Assistência Social (Creas) e pelas escolas municipais.

Além de fóruns para discutir o Selo UNICEF, o município de Orós também vem realizando outras ações, como eventos de estímulo ao esporte e de formação cidadã. Há cerca de uma semana, foi realizado o Circuito de Esporte e Cidadania de Orós, com competições esportivas em modalidades como futebol, natação e capoeira, dentre outras. O evento incluiu também apresentações artísticas e culturais.

“Investir em educação, em valorização da cultura local, do esporte e na formação cidadã de crianças e jovens é muito importante para nós, pois eles são realmente o futuro e também serão responsáveis pela construção de uma sociedade cada vez mais desenvolvida e justa”, destaca a prefeita de Orós, Fátima Maciel Bezerra.

RECONHECIMENTOS
Desde 2009, os resultados alcançados pela Prefeitura de Orós têm rendido ao município importantes reconhecimentos. Neste período, já foram conquistados nove prêmios estaduais e nacionais, incluindo os prêmios Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), Gestor Eficiente da Merenda Escolar, Município Inovador e Escola Nota Dez. Agora, o município está trabalhando para conquistar mais um importante reconhecimento: o Selo UNICEF – Município Aprovado.

O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Assessoria de imprensa da Prefeitura de Orós

segunda-feira, 28 de maio de 2012

emergência em 168 municípios


“Eu não vou tratar de eleição!”, afirmou o governador Cid Gomes (PSB) após reunião, nesta segunda-feira, no Centro de Convenções, com prefeitos e representantes do Exército, onde tratou sobre ações de combate à estiagem que se registra na maioria dos municípios do Estado. Lembrou que estava ha´cinco horas tratando só sobre o tema e que essa era sua prioridade.
Cid Gomes cortou a conversa e disse que não falaria nesse tema em respeito aos que estão passando dificuldades por conta da seca. Ele anunciou que vai pagar seis e não só cinco parcelas do Garantia Safra, que dá no total R$ 32 milhões. Isso para 240 mil famílias atingidas pela estiagem. O desembolso começa em junho próximo.
O governador observou que o inverno no Estado foi irregular e abaixo da média em vários municípios e que por isso decretou estado de emergência  em 168 municípios, o que evitará maior burocracia na liberação do apoio financeiro. Por conta disso, terá que avaliar caso a caso. Ele adiantou que continua o trabalho de implantação de cisternas e que a previsão é de mais 40 mil cisternas, além de sistemas de abastecimento de água para mais 15 mil famílias.
Anda sobre a quadra invernosa, Cid disse que 2010 foi pior que 1958, mas preferiu aguardar um estudo completo a ser liberado pela Funceme para informar se 2012 está sendo o pior ano de estiagem.
Blog do Eliomar.

LUTO!!!


O radialista ADAILTON RODRIGUES, da rádio Brasil-FM (Icó), faleceu hoje, vítima de infarto.

A morte repentina do comunicador pegou a todos quantos de surpresa, vez que embora tivesse problemas de saúde desenvolvia sua vida, nos últimos dias, normalmente.

Rubens Brasil, diretor da emissora, comunicou aos icoenses a despedida da vida terrena de seu colaborador.

domingo, 27 de maio de 2012

ÁGUAS DO AÇUDE ORÓS COMEÇAM A BAIXAR.


Sem chuva nos últimos dias ás águas do açude Orós começam a baixar e com isso um velho problema o “lodo” começa a se acumular as margens do nosso açude quedas e escorregões são frequentes.

Sabendo do problema o PORTAL ORÓS esteve no local para saber da real situação e conversamos com o presidente da associação dos guarda vidas de Orós Marcus Ramon ‘’Desde quando as águas começaram a baixar já redobramos a atenção no local mais infelizmente esse é um problema antigo mais estamos fazendo a nossa parte para amenizar os acidentes: Isolamos com cordas o local, colocamos placa de advertência e criamos um local especial para os banhistas entrarem com segurança no açude e estamos de plantão durante todo fim de semana’’ destacou o guarda vidas.

Outro problema que os guarda vidas encontra é a teimosia de alguns banhistas que insistem em entrar no açude fora da área demarcada e também a falta consciência de alguns donos de embarcações que entram na área de marcada para os banhistas coisa que vimos de perto já que estamos no local dos fatos aqui relatados por este portal.

Os guarda vidas de Orós foi implantado em nossa cidade em Dezembro de 2006 e desde então nenhum morte por afogamento foi registrado nos locais atendidos pelos guardas vidas.
Parabéns aos guarda vidas pelo trabalho e dedicação de sempre e a Prefeitura de Orós por tão louvável iniciativa.
O portal Orós não EMPRENHA pelos ouvidos a gente vai até a notícia.

Josemberg Vieira.

sábado, 26 de maio de 2012

CÂMERA DE ORÓS EM AÇÃO

A CASA DO POVO OROENSE A SERVIÇO DE SEU POVO

Fotos das últimas sessões.

Orós faz homenagem a Eliseu Batista em seu centenário


Vereadores e lideranças destacam o empreendedorismo do empresário e político, que desenvolveu Orós

Orós O empresário Eliseu Batista Rolim, que no próximo dia 28, completaria 100 anos de nascimento, foi homenageado na manhã de ontem, em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Orós.

Vereadores, parentes e amigos participaram da reunião. O homenageado foi um dos maiores empresários do Ceará e ocupou o cargo de prefeito municipal por duas vezes.

A vida de Eliseu Batista se confunde com a formação e crescimento da cidade de Orós. O seu nome é uma referência na região Centro-Sul. Homem empreendedor, simples e dedicado ao trabalho, à família e às questões públicas, contribuiu para a emancipação do Município em 1959 e implantou os principais prédios e serviços públicos da cidade. "Eliseu é o alicerce da cidade de Orós", disse a professora aposentada, Rosita Limaverde.

Empreendedorismo

O presidente da Câmara, José Patrício, enalteceu a importância do empresário e do homem público, Eliseu Batista, na construção e crescimento do Município. "É uma justa homenagem que o Legislativo presta ao ex-prefeito e grande empreendedor", frisou. José Patrício fez a entrega de uma placa de reconhecimento e homenagem ao centenário de vida de Eliseu Batista Rolim.

Os aspectos do empreendedorismo de Eliseu Batista foram destacados durante a sessão. O vereador, Lucemy Martins, reafirmou o papel de referência que o homenageado exerce na região. "Eliseu foi quem construiu Orós", frisou. A advogada Fátima Silva destacou a geração de emprego que as empresas do homenageado possibilitaram nesta e em outras cidades da Região. Somente em Orós, eram gerados mais de 500 empregos diretos na usina de beneficiamento de algodão e óleo, fabricação de margarina e sabão.

Referência

O vereador João Filho também ressaltou a importância do empresário e industrial para a região Centro-Sul. "Era uma referência para todos nós", frisou. O vereador e filho do homenageado, Welingtom Rolim, estava emocionado durante a sessão e agradeceu a participação e as palavras de carinho e reconhecimento ao trabalho realizado pelo pai. Ele lembrou que o Hospital Municipal, colégio, Fórum de Justiça, a sede da Prefeitura, delegacia de Polícia, o clube social, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a ponte sobre o Rio Jaguaribe foram construídos por Eliseu Batista.

A sobrinha do homenageado, Raquel de Melo Rolim, lembrou outro aspecto da vida do tio. "As pessoas costumavam pedir conselho a ele. Contavam sobre os seus problemas pessoais, no trabalho e brigas de família", contou. "Meu tio sempre foi atencioso e dava os conselhos pedidos e tenho boas recordações dele".

No salão principal da sede da Câmara de Vereadores, desde o início desta semana, há uma exposição de fotos, recortes de jornais e revistas, comendas, amostras de produtos industrializados pelas empresas de Eliseu Batista. A mostra é uma iniciativa da Associação Cultural Pedro Augusto Neto, sob a coordenação da promotora cultural, Meirismar Augusto Paulino. "Essa é uma forma de resgatar a vida de um grande benfeitor de Orós e trazer para as novas gerações informações sobre o seu trabalho como empreendedor e político".

Primeiros passos

Eliseu Batista Rolim nasceu em 25 de maio de 1912 no Distrito de Feiticeiro, zona rural de Jaguaribe. Era o quarto filho do casal, Manoel Batista Rolim e Maria da Conceição Batista. Após tentar a vida no Sul do País, retornou e instalou em Jaguaribe uma alfaiataria juntamente com os amigos, Virgílio e Gentil Nogueira Paes.

Em junho de 1933 casou com Isaura Costa, filha do comerciante Alfredo Antonio da Costa. O casal teve dez filhos. Em 1941, fez curso de Contabilidade em São Paulo. Veio para Orós em 1927 e aqui abriu comércio no ramo de cereais e depois começou a atividade industrial fundando em 1947 a Eliseu Batista e Cia em sociedade com o sogro. A partir daí ampliou as atividades, adquirindo novas indústrias de beneficiamento de algodão e óleo e abrindo novos investimentos nas cidades de Icó, Cascavel, Fortaleza e no Maranhão em atividades que incluíam, além de beneficiamento de algodão, fabricação de sabão, óleo, e margarina, arroz, castanha de caju, criação de gado, importação e exportação.

Ele morreu em 18 de janeiro de 2001 e não chegou a ver seu sonho realizado, que era a construção de uma rodovia ligando a cidade de Orós a Solonópole, encurtando o caminho para Fortaleza. Atuou nos movimentos de emancipação em 1959 e na construção do Açude Orós em 1960.

Mais informações:

Câmara Municipal de Vereadores
Av. Fares Lopes, S/N
Centro
Cidade de Orós
Fone: (88) 3584. 1678

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER 
DIÁRIO DO NORDESTE

sexta-feira, 25 de maio de 2012

AMIGOS E AMIGAS DO PORTAL ORÓS PEDIMOS DESCULPAS POR NÃO ESTAR ATUALIZANDO ESTE IMPORTANTE ESPAÇO DE INFORMAÇÃO PARA NOSSO POVO NOS ÚLTIMOS DIAS MAIS ESTEVE MUITO OCUPADO PARTICIPANDO DE ALGUNS EVENTOS E COM COMPROMISSOS PESSOAIS, MAIS ESTAMOS DE VOLTA. 

OBRIGADO POR VOCÊ FAZER DO PORTAL ORÓS O MAIOR E MELHOR PORTAL DE NOTÍCIAS DA CIDADE.

O NOSSO SUCESSO É TER VOCÊ COMO NOSSO LEITOR.

JOSEMBERG VIEIRA
UM CHEIRO NO CORAÇÃO.

Icó-CE: Carpinteiro já tentou matar sua mãe de 82 anos por várias vezes



DESRESPEITO AOS DIREITOS DOS IDOSOS

O carpinteiro Geovanir Monte Ferreira, de 37 anos, mais conhecido como Coca, foi preso na tarde desta quarta-feira no Sitio Tenente na zona rural de Icó. Ele é acusado de várias investidas no sentido de matar a sua própria mãe, uma aposentada de 82 anos de idade. Dona Francisca das Chagas Monte da Silva mora sozinha e disse à polícia que o motivo é a cobrança do filho para que a mesma traga de volta a esposa do carpinteiro a qual se separou por conta dos constantes espancamentos sofridos.
 
Com medo do pior, Dona Chagas já tinha registrado Boletim de Ocorrências (BO) na Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó denunciando as tentativas de homicídios e ameaças que vem sofrendo. Após isso, a situação piorou e as investidas se tornaram mais constantes. A última delas, segundo o outro filho Valdenei Monte Ferreira, foi sábado, dia 19, na localidade denominada Três Bodegas, onde residem. A aposentada foi à casa da sua filha quando “Coca” chegou e tentou estrangular a mãe.
 
Algumas vezes Dona Chagas foi apenas empurrada, mas já se viu diante do filho armado com uma faca tentando atingi-la durante visita ao filho Valdenei. Quando o irmão chegou armado tentando se aproximar da mãe, ele se armou com uma roçadeira e afugentou o acusado evitando o assassinato da mãe de ambos além de acionar a polícia que levou “Coca” para a Delegacia. Ele foi autuado em flagrante por crime contra a Lei Maria da Penha.
 
“Só não já fui morta porque Deus não quis”, sentencia Dona Chagas confessando que não suporta mais o filho. Com a prisão do mesmo, nesta quarta-feira, ela espera mais sossego e que ele permaneça no cárcere por muito tempo. A aposentada mora perto dos filhos, mas nem assim se sentia protegida. “Coca” foi preso pelo Tenente Bertoleza, o Sargento Herivelto, o Cabo Lucas e o Soldado Fabiano.

Fonte: Miséria

Câmara de Uruoca, no Ceará, vota pelo afastamento do prefeito


A Câmara municipal de Uruoca, no interior doCeará, votou na tarde desta sexta-feira (25) pelo afastamento do prefeito eleito da cidade, Manoel Fernandes Moreira, conhecido como Manoel Conrado. O prefeito deve ficar afastado por 90 dias até apresentar defesa de denúncias de supostas fraudes em licitações e improbidades administrativas. A denúncia foi feita pela Procuradoria de Crimes Contra Administração Pública (Procap) e apresentada por vereadores da cidade.
A votação foi realizada em sessão extraordinária e decidiu, por sete a votos a dois, pelo afastamento do prefeito eleito em 2008. Após o prazo de 90 dias, após ouvir a defesa do prefeito afastado, haverá uma nova sessão para decidir se o prefeito será ou não cassado, de acordo com a Câmara de Uruoca.

De acordo com a Polícia Militar de Uruoca, a prefeitura da cidade foi fechada e o expediente foi encerrado mais cedo após um princípio de tumulto na sede do poder municipal. De acordo com a polícia, parte da população comemorou o afastamento do prefeito com fogos de artifícios e "tumultuou" trabalho dos servidores.

O vice-prefeito eleito, Valdir Araújo, assume a prefeitura da cidade durante o período de afastamento do prefeito. O G1 tentou entrar em contato com o prefeito afastado, Manoel Fernandes. As ligações para o celular e gabinete do prefeito não foram atendidas. Segundo denúncia, a prefeitura de Uruoca recebeu verba do governo federal no valor de R$ 250 mil, dos quais apenas R$ 50 mil foram aplicados adequadamente.
André TeixeiraDo G1 CE

25/05/2012 10h40 - Atualizado em 25/05/2012 10h40 União reconhece situação de emergência em 38 cidades do Ceará


82 municípios decretaram situação de emergência devido a seca.
Deste total, outros 26 já estão em processo de homologação.


O governo federal reconheceu a situação de emergência de 38 cidades atingidas pela seca noCeará. A homologação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (25). Segundo dados da Defesa Civil do Ceará, o número de municípios que decretaram situação de emergência devido a seca no subiu para 82, deste total, outras 26 em processo de homologação pelo estado.
Os outros 18 municípios estão com documentação em análise para posterior homologação. Para caracterizar o estado de emergência, é necessário que o município decrete situação de emergência, para posterior reconhecimento do estado e da União.
Na quinta-feira (24), o Ministério da Integração Nacional divulgou um pacote de socorro de R$ 10 milhões ao Ceará para beneficiar famílias que sofrem com a estiagem. Além do Ceará, os estados Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais também receberam R$ 10 milhões para o combate a seca, totalizando um pacote de ajuda de R$ 60 milhões.
Cidades com situação de emergência reconhecidas pela União: Abaiara, Alcântaras, Aurora, Banabuiu, Belo Jardim, Capistrano, Chaval, Deputado Irapuã Pinheiro, Hidrolândia, Ibaretama, Irauçuba, Itapipoca, Itapiúna, Itatira, Jaguaruana, Jatí, jucás, Limoeiro do Norte, Milagres, Milhã, Miraíma, Missão Velha, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Parambu, Paramoti, Piquet Carneiro, Porteiras, Russas, Salitre, São João do Jaguaribe e Sobral.
Do G1 CE

TCM aplica pela primeira vez a Ficha Limpa


“O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aplicou ontem, pela primeira vez, a Lei da Ficha Limpa. A Corte imputou nota de improbidade administrativa por ato doloso e insanável contra a ex-prefeita de Quixelô, Jenine do Amaral Alves Macedo, referente às suas contas de governo de 2008. Pela lei da Ficha Limpa, não basta que o gestor tenha sido condenado por ato de improbidade para que se torne inelegível. É preciso que a irregularidade seja insanável e com dolo. Irregularidades insanáveis são aquelas que têm a marca da improbidade e ato doloso é aquele em que houve a intenção. “Pela primeira vez, o TCM aplica a Lei da Ficha Limpa”, afirma o conselheiro Ernesto Sabóia, relator designado do processo.
Conforme Sabóia explica, a decisão, em primeira instância, foi tomada por quatro votos a dois e ainda terá que ser confirmada na Câmara Municipal de Quixelô. “Em seguida, a decisão ainda vai ser analisada pelo Ministério Público Eleitoral (para determinar a inelegibilidade da ex-prefeita)”, informa.
De acordo com ele, desde 2004, a ex-prefeita Jenine é advertida pelo TCM de que teria de cobrar uma dívida de cerca de R$ 3,1 milhões de um ex-gestor, não identificado pelo conselheiro. “Esse é o valor histórico, não está corrigido. Se corrigir, a dívida passa de R$ 10 milhões. Ela insiste em não fazer a cobrança, alegando que o valor é muito alto”, explica.”
(O POVO)

Ariano Suassuna é indicado para Nobel de Literatura


“A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou na quinta-feira (24) a indicação do escritor Ariano Suassuna, autor do “Auto da Compadecida”, para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura de 2012. Nascido em João Pessoa, na Paraíba, Suassuna é escritor, dramaturgo e poeta. Além de “Auto da Compadecida”, o autor escreveu “A Pedra do Reino” e muitos outros romances que exaltam a cultura e o povo do Nordeste brasileiro.
A peça teatral “Auto da Compadecida” ganhou uma adaptação para o cinema, em 2000, com interpretação dos atores Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Marco Nanini, Denise Fraga, Fernanda Montenegro e Lima Duarte.”
(Agência Senado)

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Ministério do Planejamento autoriza concurso para 463 vagas no Ministério da Fazenda


O Ministério do Planejamento autorizou a realização e provimento, a partir de outubro de 2012, de 463 vagas para assistente técnico-administrativo no Ministério da Fazenda. O cargo tem como pré-requisito o nível médio de escolaridade.
O prazo para publicação do edital de abertura do concurso é de até seis meses, contados da data de publicação da portaria.

O último concurso realizado no Ministério da Fazenda para este cargo foi realizado em 2009, com oferta de 2 mil vagas, inclusive para o Ceará. O salário era de R$ 2.590,42.


O processo seletivo era composto de prova de conhecimentos gerais (língua portuguesa, raciocínio lógico-quantitativo e conhecimentos básicos de informática) e específicos (conhecimentos básicos de Direito Administrativo, Constitucional, Tributário e Previdenciário), ambas com questões objetivas.

No edital do concurso de 2009 é possível ver os critérios de aprovação e o programa de conteúdos para as provas. 

Veja aqui o edital  e a prova do último concurso.

Ceará ainda não vacinou 60% da população alvo


A quatro dias do fim da campanha de vacinação contra a gripe, 60% da população alvo no Ceará ainda não procuraram os postos de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, até a hoje segunda-feira, 21, foram vacinadas 534.125 pessoas, o que representa 40,7% de cobertura.

A campanha de vacinação termina nesta sexta-feira, 25, com a meta de vacinar 80% do público-alvo, entre idosos a partir dos 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer fase da gravidez e povos indígenas.

Em todo o País, o número de doses aplicadas chegou a 13,5 milhões, o que representa 44,87% dos 30,1 milhões de pessoas do grupo prioritário.

A coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Carla Domingues, faz um apelo para que as pessoas tomem a vacina nesta reta final da campanha. “O prazo está acabando e o inverno chegando. Então, as pessoas precisam se proteger contra o vírus da gripe”, alerta. A detecção de anticorpos protetores se dá, em média, entre duas e três semanas, após a vacinação.

A vacina proporciona impacto direto na diminuição dos casos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias, das internações hospitalares e da mortalidade. A vacina é segura e protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul no ano anterior, entre eles o da influenza A (H1N1).

5ª morte confirmada no Ceará
O hospital São José confirmou, nesta segunda-feira, a quinta morte no Ceará por gripe A. O óbito ocorreu na sexta-feira, 18, após a paciente procurar o hospital com um quadro avançado da doença. A paciente ficou internada, mas faleceu.


Redação O POVO Online

Orós recebeu novamente o Prêmio Escola Nota Dez


Pelo segundo ano consecutivo, o município de Orós conquista o Prêmio Escola Nota Dez, que será entregue nesta segunda-feira (21), às 8h30, no Centro Administrativo do Cambeba. O evento contará com a presença do governador Cid Gomes e da secretária de Educação do Estado, Izolda Cela, dentre outras autoridades.

O Prêmio Escola Nota Dez, do Governo do Estado, é concedido às 150 melhores escolas públicas do Ceará. Neste ano, a instituição de ensino premiada em Orós foi a Escola de Ensino Fundamental Manoel Moreira Pequeno, localizada no distrito de Santarém, que atingiu uma das melhores notas do Estado no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa.

“Temos intensificado os investimentos na área de educação a fim de garantir um melhor aprendizado aos estudantes e, consequentemente, um futuro melhor. Nos últimos anos, Orós avançou significativamente em alfabetização, alcançando o nível desejável de aprendizagem do 2º ano. Os prêmios que Orós tem recebido na educação mostram que estamos no caminho certo”, afirma a prefeita de Orós, Fátima Maciel Bezerra.

No ano passado, duas escolas de Orós receberam o Prêmio Escola Nota Dez: Escola Padre Djalvo Bezerra de Alencar, do distrito de Palestina, e Escola Manoel Raimundo Montanha, do distrito de Guassussê.

PRÊMIOS
O Prêmio Escola Nota Dez deste ano é o nono (9º) prêmio conquistado pela Administração Orós que o Povo Quer nos últimos quatro anos. Em abril de 2012, Orós ganhou o Prêmio Município Inovador, pelo projeto “Piscicultura x desenvolvimento local”. Em junho deste ano, Orós receberá o Prêmio Prefeito Amigo da Criança. Em 2011, Orós recebeu dois prêmios Escola Nota Dez.

Em 2010, a Prefeitura de Orós foi a única do Ceará a receber o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). No mesmo ano, a Prefeitura de Orós recebeu o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Já em 2009, Orós foi o único município do Brasil a receber dois Prêmios Gestor Eficiente da Merenda Escolar, um na categoria Eficiência Nutricional, e outro na categoria Desenvolvimento local.

domingo, 20 de maio de 2012

Ministério da Saúde avalia equipes de Atenção Básica no Ceará


O Ministério da Saúde lançou em Fortaleza a terceira etapa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). O objetivo do programa é avaliar equipes que prestam atendimento à população por meio de um questionário, que será aplicado a gestores de unidades de saúde, profissionais e usuários. Equipes bem avaliadas terão aporte adicional de recursos de até 100%.
No Ceará, serão avaliadas ao todo 920 equipes que se inscreveram no PMAQ. Em todo o País, serão avaliadas 17,5 mil equipes, o equivalente a 53,3% do total de equipes de saúde da família (32.809) que aderiram ao programa em 3.972 municípios brasileiros. Serão investidos R$ 800 milhões este ano para elevar os recursos às equipes integrantes do programa. O Ministério da Saúde vai investir R$ 7,2 bilhões, em 2012, para custear o trabalho das equipes de atenção básica em todo País.
Criado no ano passado, o PMAQ busca ampliar o acesso do cidadão aos serviços de saúde e melhorar o atendimento na atenção básica, garantindo um padrão nacional de qualidade por meio da avaliação de equipes de saúde. O programa eleva os recursos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que cumprem metas na qualificação do trabalho das equipes de saúde.
Equipes bem avaliadas em indicadores, como atendimento pré-natal, acompanhamento de doentes crônicos, tempo de espera por consulta e adequada atenção à saúde do idoso, poderão receber o teto de R$ 11 mil por mês. Hoje, cada equipe recebe do governo federal de R$ 7,1 mil a R$ 10,6 mil conforme critérios socioeconômicos e demográficos. Com uma boa avaliação, poderão receber até R$ 21,6 mil.
Após a coleta das respostas, os dados são exportados para um banco do Ministério da Saúde. São quase 800 avaliadores no Brasil, de 38 instituições de ensino e pesquisa.
(Agência Saúde)

sábado, 19 de maio de 2012

LOUCURAS DE AMOR NO DIA DOS NAMORADOS


No dia dos namorados a JG COMUNICAÇÃO vai fazer LOUCURAS DE AMOR pra você declarar todo seu amor a quem você gosta.

E o seu amor vai receber.

- Uma linda e emocionante mensagem com carro de som na porta de sua casa.
- Um coração com deliciosas trufas.
- Uma linda e perfumada rosa.
- Um Cd com a mensagem e músicas românticas.

O seu amor merece essa homenagem, ligue e reserve a sua (88) 9920.1719 ou 9734.0330 número de mensagens será limitada.

Mensagens exclusivas, emocionantes e que tocam o seu coração? Só a JG COMUNICAÇÃO faz.

Carros-pipas abastecem 80 Municípios do Interior do CE


Aumenta o número de famílias na zona rural que dependem da água trazida pela operação do Exército Brasileiro

Quixadá O abastecimento hídrico de emergência por carros-pipas está sendo feito em 80 Municípios do Interior. Quase 500 mil pessoas são atendidas no Estado. A frota de veículos soma 464 caminhões-pipas. Segundo coordenadores municipais da Defesa Civil, a operação emergencial, coordenada pelo Exército Brasileiro, estava paralisada havia praticamente um mês. Agora, além dos veículos cadastrados no programa, mais caminhões estão sendo cadastrados pela equipe da 10ª Região Militar. A expectativa da população rural é de ampliação da assistência. Segundo representantes de Conselhos Municipais, o Ministério da Integração liberou R$ 128 milhões. O valor equivale a 80% do montante necessário para reativação do programa.



De acordo com o Comando da 10ª Região Militar, subordinado ao Comando Militar do Nordeste, os recursos financeiros destinados à Operação Carro-Pipa no Ceará, recebidos a partir de 7 de maio passado, para 30 dias, correspondem a R$ 2,43 milhões. A Operação Carro Pipa é contínua e está sendo executada pelo Exército Brasileiro desde 1998. Eventualmente, o fornecimento da água é suspenso temporariamente por solicitação do próprio município, falta do laudo de potabilidade do manancial ou descontinuidade no fluxo de recursos do Governo Federal. As 10 cidades cearenses com o maior número de veículos em circulação são Quixadá, com 37 carros; Morada Nova, com 30 carros; Tauá, 23 carros; Mombaça, 22 carros; Boa Viagem, 18; Parambu com a mesma quantidade; Acopiara, Independência e Crateús, com 15 veículos; e Pedra Branca e Jardim, com 12 carros em cada uma delas. Em Icó, o abastecimento está suspenso, aguardando exame de potabilidade das fontes hídricas.

Apesar de contar com o maior número de carros- pipas, o fornecimento de água potável para consumo humano nas comunidades afetadas pela seca em Quixadá somente não entrou em colapso porque a Prefeitura garantiu o abastecimento com recursos próprios. O serviço custou R$ 82,5 mil aos cofres do Município. Agora, a preocupação é com a ampliação do atendimento.

Os dias vão passando e com eles o problema vai se agravando na zona rural. Atualmente mais de 20 mil habitantes rurais dependem dos carros-pipas. Em uma semana, pelo menos, outros mil necessitarão do socorro federal, segundo alerta o secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural de Quixadá, Nilson dos Santos. A água retirada para o abastecimento das comunidades de Quixadá vem de dois grandes reservatórios. Um deles está localizado no Assentamento Boa Vista, no distrito de São João dos Queiroz. O outro está situado na comunidade de Marias Pretas, no Distrito de Juá.

A situação só não é mais grave porque o Departamento de Administração de Bens e Serviços Públicos (Demasp) mantém abastecimento regular de água na sede dos distritos de Califórnia, Juá I e II, São Bernardo, São João dos Queiroz, Dom Mauricio e Custódio. Mais de cinco mil famílias moram nessas localidades.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) se encarrega do abastecimento do maior Distrito de Juatama, onde residem mais de mil famílias.

Cisternas

Mas quem não pode contar com a água na torneira, depende da água das cisternas. Sem chuva, a salvação é o carro-pipa mesmo. José Lucena de Sousa, 63 anos, morador da comunidade de Boa Água, no distrito de Cipó dos Anjos, há mais de 40Km do Centro de Quixadá é um deles. Divide o sofrimento com outras 59 famílias do assentamento.

O carro começa a abastecer mas quando para é de repente. Pega todo mundo de surpresa. Nessas horas, um poço profundo era a salvação. Todavia, a bomba quebrou e a coisa piorou de vez. "Agora, esperamos não haver mais paralisação do abastecimento até o início das chuvas do próximo inverno, se tiver", lamenta ele, com pessimismo. Não bastassem essas dificuldades, alguns moradores, como o aposentado Paulo Fernandes, 72 anos, reclama da falta de fiscalização. Segundo ele, muitas pessoas estão usando a água distribuída para saciar a sede das pessoas na lavagem de pratos e de roupas. Embora as cisternas de placa tenham capacidade para 12 mil litros, a carga dos carros-pipas é de 7 mil. Só abastecem a cada 15 dias. Com o uso incorreto, a água acaba antes da chegada do próximo carro. Alguns dão até para os animais. "Mas se é de alguém morrer de sede, que morram os bichos", reclama.

A prática de mau uso da água das cisternas também é denunciada noutros Municípios do Interior. Em Quixeramobim também ainda existem casos, mas em relação ao ano passado reduziram muito, explicou o coordenador do Comdec local, Marcos Machado. Segundo ele, a solução foi realmente fiscalizar. Será intensificada este ano. Apesar do Município não se encontrar ainda em situação tão crítica, em breve o número de carros-pipas circulando pelas comunidades deverá dobrar. Atualmente são 10 caminhões, segundo ele.

Mais informações:

Prefeitura Municipal de Quixadá
(88) 3412.3864
Coordenação da Operação Pipa no Ceará - 10ª Região Militar
(85) 3255.1673

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR 
DIÁRIO DO NORDESTE


Dois bancos atacados em Apuiarés


Os criminosos usaram artefatos para explodir os caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da agência do Bradesco

Uma quadrilha formada por seis homens, armados com pistolas e escopetas de calibre 12, atacou, na madrugada de ontem, a cidade de Apuiarés (128Km de Fortaleza), explodiu dois caixas eletrônicos das agências do Banco do Brasil e Bradesco, e, em seguida, fugiu levando o dinheiro que havia nos equipamentos. Na fuga, o bando ainda incendiou um carro que havia sido roubado em Fortaleza.

Segundo a Polícia, o ataque dos criminosos ocorreu pouco minutos após a meia-noite, quando a cidade estava tranquila e os quatro policiais responsáveis pela segurança do Município tinham acabado de fazer uma ronda na cidade. Os PMs foram surpreendidos quando estavam nas dependências do destacamento e, sob fogo cerrado, não tiveram como reagir. Os ladrões dispararam tiros contra uma viatura do programa Pró-Cidadania, deixando os militares sem veículo.

Este foi o 39º ataque a banco no Estado do Ceará somente neste ano e aconteceu dois dias após a Polícia apreender cerca de uma tonelada e meia de explosivos que estavam estocados clandestinamente em uma residência, no Município de Itaitinga. Nas investigações, as autoridades descobriram que os artefatos estavam sendo vendidos a ladrões de bancos.



Na agência do Bradesco, o prédio ficou destruído em consequência da detonação dos explosivos. No local, também foram encontradas cédulas manchadas de tinta. A gerência não revelou o valor roubado pelos assaltantes Fotos: Alex Costa

Tiros

"Eles chegaram atirando. Ouvimos a primeira explosão, depois vários tiros em direção ao destacamento e, logo em seguida, a segunda explosão", contou à Reportagem o sargento PM Simão Pedro Gonçalves de Lima, comandante do Destacamento da PM de Apuiarés.

Conforme apurou a Polícia, os assaltantes estavam fardados e chegaram em Apuiarés em um Polo prata com placas de Fortaleza. Logo em seguida, se dirigiram à agência do Banco do Brasil e efetuaram a primeira detonação de artefatos no caixa eletrônico. O equipamento ficou completamente destruído.

Logo depois, a invasão foi à agência do Bradesco, situada na Rua 25 de Janeiro, em frente à Praça Alcides Paraíba, em pleno Centro de Apuiarés. Os criminosos voltaram a detonar explosivos no caixa, chegando a queimar várias notas de diversos valores. "Mas, algumas pessoas disseram que eles saíram com um saco, o que pode ser mesmo dinheiro", contou um dos PMs.



O comandante do Destacamento da PM de Apuiarés, sargento Simão Pedro, mostra uma marca de tiro disparado pelos assaltantes na viatura do programa Pró-Cidadania. Os militares foram rendidos, sem ter como reagir na hora do assalto

Destruição

Nas duas agências invadidas pela quadrilha um rastro de destruição podia ser visto ainda na manhã de ontem.

Conforme o sargento Simão Pedro, no ataque à unidade da Polícia Civil, vizinha ao Destacamento da PM, os criminosos chegaram gritando palavrões contra os militares e atiraram para esvaziar os pneus da viatura do Pró-Cidadania.

Nas paredes da Unidade Policial ficaram várias marcas de tiros. Ninguém, porém, foi ferido durante o episódio.

Segundo as autoridades, na fuga, os ladrões seguiram pela rodovia CE-341 e, cerca de dois quilômetros da cidade, entraram numa estrada vicinal que dá acesso à localidade de Providência e ao Município de Pentecoste. Logo depois, os assaltantes atravessaram o Polo na estrada e o incendiaram. O carro, que tinha as placas HPR-6159 (CE), ficou completamente destruído.

Até a noite passada, a Polícia Militar fazia buscas na área. Em apoio aos policiais de Apuiarés foram deslocadas patrulhas das cidades vizinhas, como Pentecoste e General Sampaio, além da Força Tática de Apoio (FTA) do 4º BPM (Canindé) e do Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Polícia de Choque.

Mas, até a noite passada, ninguém havia sido preso. Os bancos não revelaram o valor da quantia roubada das agências.



A poucos quilômetros da cidade, os bandidos incendiaram um carro utilizado na fuga. O carro foi deixado atravessado numa estrada vicinal para impedir a passagem das viaturas da PM. Até a noite passada, nenhum suspeito havia sido detido na área

Balanço

Desde o começo do ano, já são 39 ataques a bancos, sendo a maioria no Interior do Estado. Agora já são seis assaltos com uso de explosivos. Neste mesmo período, a Polícia prendeu 49 envolvidos nos roubos.

Número

39 ataques a bancos ocorreram no Ceará somente neste ano. Em seis deles, os ladrões utilizaram artefatos para explodir os cofres ou os caixas eletrônicos

FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA 
Diário do Nordeste