quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CATÓLICOS OROENSES RECEBEM NOVO PADRE

Centenas de católicos receberam na entrada da cidade na Praça do Padre Cícero o novo padre da igreja o Padre Antônio Fernandes.

O evento de boas vindas reuniu pessoas a pé de carros e motos que saíram pelas principais ruas da cidade cantando com destino a igreja matriz na Avenida Gabriel Bezerra onde foi realizada a primeira missa sob o comando do Padre Antônio Fernandes.
Veja o vídeo:

PRISÃO POR TRAFICO DE DROGAS EM ORÓS

No último dia 26/02/2012, por volta das 11h00, a Policia Militar ao realizar rondas ostensivas, prendeu um elemento conhecido como “Dedé do Povo” conduzindo consigo substancia ilícita (cocaína).

Os policiais militares CB PM VALENTE e SD PM COSTA, SD PM XAVIER e SD PM ALENCAR, prenderam JOSÉ FERREIRA DE LIMA, 48 anos, casado, comerciante, natural de Orós/CE e residente no sítio Miradouro em Orós/CE por conduzir 13 (treze) papelotes de cocaína e uma quantia em dinheiro no valor de R$ 1.673,00 (hum mil, seiscentos e setenta e três reais). O mesmo foi conduzido a DRPC de Icó/CE afim de ser autuado no artigo 33 da lei 11.343 (trafico de drogas).

Com informações da 2ª Cia / 2º BPM – Iguatu - A Serviço da Comunidade e Rádio Brasil FM Rubens Brasil e Helen Lima.

A Polícia Militar de Orós tem feito um trabalho digno de aplausos no combate ao tráfico de drogas em nossa cidade parabéns.


Três açudes superam cota máxima no Ceará

A Funceme prevê mais chuvas hoje e na madrugada de amanhã em toda a faixa de região litorânea do CE

Iguatu. Três açudes já transbordam no Ceará. Os reservatórios Junco, em Granjeiro, pertencente à Bacia do Rio Salgado, e Valério, no Município de Altaneira, da Bacia do Alto Jaguaribe, transbordaram. O primeiro foi Tijuquinha, em Baturité, que atingiu a cota máxima de sangria anteontem. De acordo com Funceme, choveu, ontem, em 128 Municípios (até o fechamento deste edição) e as maiores precipitações foram registradas na região da Ibiapaba, Litoral Norte e Sertão de Crateús.

A maior precipitação ocorreu em Ipueiras, na macrorregião da Ibiapaba, onde foram registrados 77 milímetros, seguido de Ibiapina com 75mm e Nova Russas com 65mm. Na região do Cariri cearense, choveu em vários Municípios, mas a maior foi em Santana do Cariri, com 47milímetros.

De acordo com a Funceme, a tendência é de oscilação do quadro chuvoso no Estado. Neste fim de semana, o centro de alta pressão (Vórtice) dissipou e favoreceu a ocorrência de precipitação em várias regiões. Para as próximas 72 horas há a possibilidade de chuva em todo o Estado. "Se o Atlântico Norte esfriar, que está com temperatura ´neutra´, as chuvas serão mais intensas", explicou a meteorologista da Funceme Gabriela Lameu.

Para hoje e a madrugada de amanhã, a Funceme prevê chuva em toda a extensão litorânea. O quadro geral é de prevalência do sistema La Niña, em que o Oceano Pacífico apresenta temperatura mais baixa e o Atlântico Norte mais frio em relação ao Atlântico Sul.

No fim de semana passado, houve registro da maior precipitação do ano, em Beberibe, com 180mm, mas a Funceme, mesmo com o monitoramento de radar meteorológico só consegue prever precipitações intensas a curto prazo, horas antes, quando ocorre a formação do sistema e seu deslocamento. Entretanto, a chuva em Beberibe verificou-se do sábado para o domingo e o plantão da Funceme somente funciona até as 12 horas no fim de semana.

Os moradores das cidades de Granjeiro e de Altaneira comemoram ontem a sangria dos açudes Junco e Valério. Nos últimos dias, esses reservatórios já apresentavam mais de 90% da capacidade de armazenamento de água. Na Bacia do Alto Jaguaribe, outros dois açudes estão com capacidade elevada, Trussu em Iguatu, e Muquém, em Cariús, que acumulam respectivamente, 93% e 94%. A expectativa é de sangria no próximo mês, caso as chuvas continuem regulares e intensas, na região.

De acordo com levantamento diário realizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o percentual de acúmulo de água nos 136 reservatórios monitorados pelo órgão de ontem para hoje, aumentou em 0,28%, perfazendo um total de 70,28%. A verificação dos níveis dos reservatórios é feita em parceria com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs).

No momento, 14 açudes estão com volume acima de 80% e três acima de 90%. O mais próximo de sangrar é o Açude Gavião, em Pacatuba, na Bacia Metropolitana, com 94,8%. Os outros dois são Trussu, em Iguatu, e Muquém em Cariús. O Açude Orós, o segundo maior do Ceará, está com 89%, e o Castanhão, o maior do Estado, com 72%.

O tenente coronel Marcos Viana, da Defesa Civil do Estado, informou que, até o momento, houve duas solicitações de deslocamento de equipes do órgão para acompanhamento e verificação de ocorrências em Beberibe e Quixelô, que registrou o arrombamento do muro de contenção de uma barragem próxima à cidade. "Por enquanto o quadro é de normalidade", salientou o tenente coronel. "Estamos acompanhando e monitorando a situação no Estado".

DIÁRIO DO NORDESTE (REGIONAL)

Mais informações

Funceme - (85) 3101.1117

http://www.funceme.gov.br

Defesa Civil do Estado - 199

Cogerh - (85) 3218.7020

http://www.portal.cogerh.com.br

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Mais de 20 pessoas são presas em Icó durante operação contra o tráfico de drogas

Quinze pessoas foram presas, a maioria mulheres, agora pela manhã na cidade de Icó, na região Centro-Sul. Policiais civis cumpriram 32 mandados de prisão, busca e apreensão na cidade de Icó, em Juazeiro do Norte, Tianguá e em São Paulo.

A operação ocorre sob a coordenação do delegado de Polícia Civil de Icó, Adriano Félix e tem por objetivo combater o tráfico de drogas na região. É intensa a movimentação na cidade e centenas de pessoas permanecem em frente à Delegacia de Polícia Civil.

Desde a madrugada de hoje (28) que equipes de policiais civis da Delegacia Anti-Sequestro de Fortaleza (DAS), de Acopiara, Icó, Orós, Jucás e Quixadá estão em ação na cidade de Icó, cumprindo 32 mandados judiciais determinados pela comarca de Icó.

Foram apreendidos cerca de 600 gramas de crack, sete motos, um carro e dezenas de celulares.

O superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, faz o acompanhamento desde cedo da operação em Icó.

DN Online


Mais de 20 pessoas são presas em Icó durante operação contra o tráfico de drogas

360 km de Fortaleza, acusadas de envolvimento com o tráfico de drogas da região Jaguaribana. As prisões são resultado de operação deflagrada pela Polícia Civil, para cumprimento de 40 mandados de prisão na Cidade.

Em conversa com O POVO Online, o titular da delegacia do município, Adriano Félix, detalhou que as investigações foram iniciadas há cinco meses, com a identificação de sete quadrilhas que comandam o tráfico intermunicipal e interestadual de drogas no região Centro-Sul do Ceará.

Além dos 22 mandados de prisão já cumpridos nesta terça, a Polícia já apreendeu cerca de 500 gramas de crack, quatro trouxinhas de cocaína, R$ 5 mil em espécie, uma espada japonesa, um carro, quatro motos, um notebook, duas armas de fogo e vários celulares. Também foi apreendido um adolescente de 17 anos, suspeito de envolvimento com o tráfico da região.

Veja quem são os presos:

Antonio Pereira Silva, o “Antonio Filho”, 25

Gilberto de Oliveira, o “Robertinho”, 22

Giliard Alencar de Aguiar, 29

Maria Benedito de Oliveira, a “Marico”, 60

Verlusia Vieira Leite, a “Bilu”, 37

Josefa de Alencar Gomes, a “Damiana”, 30

Odália Aureliano Barbosa, 67

Mária Barbosa Aureliano, a “Rosália”, 41

Mardonio Alves Silva

Felipe Batista Silvestre, 20

José Aureliano Ferreira, o “Beto”, 45

Wilson Nogueira de Sousa, o “Cabiludo”, 22

José Allisson Gomes Beserra, 30

Cícero Bezerra Silva, 31

Márcio Damião Inácio Brito, 40

Manuel Bonfim Pereira da Silva, o “Manuelzinho”, 31

Maria Erivânia Costa Moisés, a “Lôra”, 24

Antonio da Silva Filho, o “Grandão”

Valdênia Pereira de Melo, 30

Marcos Aurélio Alves Silva, o “Marcos Adesivo”, 28

Fernada Maria Lima Leite, 33

Antonia Maria Belo da Silva, 39

Maria Solange dos Santos, 25

O POVO Online

AÇUDE ORÓS

O segundo maior açude do Ceará o grande açude Orós amanheceu este dia faltando para sangrar 1,09 desde o início das chuvas ele já acumulou 0,30 centímetros o açude Orós está com 1.728.243,910 de metros cúbicos de água isso significa 89,5% de sua capacidade total.

De janeiro até hoje já choveu em Orós 335,7 milímetros.

Vejam algumas fotos.




Josemberg Vieira


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Acusado de roubar correios de Uiraúna é preso no Ceará

O delegado plantonista da delegacia regional de policia civil de Icó, Nartan Andrade, acompanhado dos inspetores Branco, Júnior Pernambucano, Pinheiro e Nogueira, auxiliados pelos militares da cidade de Cedro, sargento Mesquita, Cabo Oscar e Soldado Roberto Paulino, através de um mandado de prisão expedido pela oitava Vara Criminal da Comarca de Patos, no Sertão da Paraíba, conseguiram localizar e prender o individuo Claudio Félix da Silva, 32 anos, natural de Luís Gomes – RN que estava residindo na casa de parentes no Sítio Várzea da Conceição zona rural do município de Cedro-CE, acusado de ter roubado no ano de 2009 a agencia dos Correios da cidade de Uiraúna com parceiros em motocicletas, sendo que um deles morreu em confronto com a policia.

Na casa do acusado os policias encontraram duas espingardas de uso restrito, sendo uma delas escopetas e farta munição, além de uma identidade falsa que o delinqüente portava em nome de João Bosco Victor da Silva, 34 anos.

O delegado Nartan Andrade acredita que Cláudio além de praticar paradas no seu estado Potiguar e da Paraíba, seja também o chefe do bando que efetuou assaltos no centro sul cearense.

O acusado ao ser interrogado por diversas vezes pelo delegado Nartan Andrade e ouvido pela escrivã Taline de Castro, ele se contradisse com seus delitos, onde estar sendo investigado pelo delegado, já que segundo a autoridade policia, Claudio não passa de um verdadeiro cérebro do submundo do crime, o que ele realmente confessou em entrevista a imprensa.

Da Redação no Ceará

Richard Lopes

Bando volta a sitiar a cidade de Catarina.

O Carro-forte teria acabado de abastecer a agência do Banco do Brasil da cidade. O valor poder chegar a R$ 500.00,00 (quinhentos mil reais). A ação teve inicio logo após o Carro forte sair da cidade. Um policial militar foi morte sem reagir.

8 homens fortemente armados, usando balaclavas, coletes e alguns deles com roupas camufladas da policia, sitiaram a cidade de Catarina na região dos Inhamuns distante 398 km de fortaleza.

A ação do bando teve inicio às 11h30min, da manhã de hoje, segunda-feira (27). Os oito elementos chegaram à cidade em dois veículos, um Fiat de cor prata e um Voyage cor chumbo.
A ação:

Ao chegar à cidade os assaltantes foram até o destacamento de Policia Militar, efetuaram vários disparos na viatura policial, computador, impressora e no telefone, renderam os três policias militares, arrombaram a sala das armas recolheram o armamento e toda munição. Na saída do destacamento, com os policias deitado ao chão, efetuaram um disparo de escopeta calibre 12, nas costas do PM SD Antonio Alves Neto de 35 anos de idade, o mesmo foi socorrido mais não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital Dr. Gentil Domingues em Catarina.

Ainda no destacamento, o SD Wagner foi levado como refém. Os elementos sendo oito no total se dirigiram até a agência do Banco do Brasil que fica a 100 metros do destacamento, aonde chegaram efetuando vários disparos contra a fachada do banco e vidraças. Cerca de 50 pessoas estavam dentro da agência quando o bando chegou. Quatro assaltantes entraram no banco e quatro se dirigiram até a Casa Lotérica que fica a pouco mais de 50 metros da agência, onde os bandidos levaram todo dinheiro que estava nos caixas. o valor levado pelo bando ainda não revelado oficialmente pelo Banco do Brasil e Casa Lotérica.

A fuga.

A ação durou cerca de 20 minutos. O médico Dr. Wallacy Lopes, o gerente da agência, Silvio e o policial militar Wagner, foram levados como reféns. Os elementos empreenderam fuga no veiculo corola de cor preta pertencente ao refém Dr. Wallacy, e num Fiat de cor prata. O Voyage que estava de posse do bando foi abandonado em frente a agência. Após toda ação causando terror na cidade de Catarina, os elementos fugiram em direção à zona rural. Na localidade de São Bento, distante 7 km da cidade, os três reféns foram libertados, em seguida o bando incendiou o Fiat utilizado na fuga e continuaram fugindo no veiculo corola em direção ao distrito de São Gonçalo ainda no município de Catarina.

Um helicóptero do Ciopaer está sendo utilizado na caçada ao bando dando apoio aéreo as viaturas da policia militar que seguem na caçada ao bando. O veículo Corola foi abandonado na localidade de Sítio Cavalo Magro zona rural do municipio de Catarina. O bando está embrenhado no mato.

O repórter Diomar Araújo da Rádio Portal dos Inhamuns FM 87,9 de Catarina entrevistou um dos réfens.

Segunda a Rádio local um dos bandidos envolvidos na assalto já está presa na delegacia daquela cidade.

Fonte: blog do Diomar Araujo.

Eleições em Orós

Os partidos políticos tem até o dia 31 de Junho de 2012, para realizar as suas convenções municipais onde escolheram seus candidatos ao paço municipal oroense.

Este ano elegeremos nas urnas um prefeito, um vice e em Orós onze vereadores (atualmente são nove).

Continua a dança das cadeiras dos que serão ou não candidatos às eleições deste ano em Orós ao paço municipal, vários nomes foram lançados aos quatro ventos alguns colaram outros não. Os nomes dos pré-candidatos que estão na boca do povo são:

Eliseu Filho, Dr. Eugênio, Oriel Nunes, Simão Pedro e Dr. Lula.

Em Orós muita coisa ainda vai acontecer até as convenções de Junho principalmente porque a lei da ficha limpo foi aprovado pelo tribunal superior eleitoral (STF), os nomes dos pré-candidatos a vereadores é quase impossível de citar porque é candidato demais minha gente.

A nós só nos resta pedir a DEUS que ilumine, dê sabedoria e forças aos pré-candidatos para conseguirem controlar os ânimos de seus simpatizantes para tenhamos uma eleição tranquila e na paz porque o povo oroense merece.

MAIS UM ASSALTO - AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL DE CATARINA

A agencia do Banco do Brasil e casa lotérica de Catarina foram assaltadas por volta das 11:00 da manhã, por oito assaltantes bem armados e encapuzados . Na fulga houve troca de tiros o policial SD Álvares foi morte e outro ficou ferido, foram tomados como reféns três pessoas um médico, o gerente do banco e outro policial. Os assaltantes fugiram rumo ao distrito de São Gonçalo.

Grupo mata policial e faz outro refém durante assalto a banco no Ceará


Três pessoas foram feitas reféns durante assalto em Catarina.

Grupo assaltou também a agência lotérica do município, dizem testemunhas.

Um soldado da Polícia Militar foi morto e outro feito refém durante ação de um grupo que assaltou a agência bancária do município de Catarina, no Centro-Sul do Ceará, manhã desta segunda-feira (27). Segundo a PM, cerca de 10 homens invadiram a agência e fugiram levando dinheiro e três pessoas reféns, entre elas um policial militar.

De acordo com testemunhas, o soldado da PM foi baleado quando o grupo foi na delegacia do município buscar armas. Após a ação na delegacia, o grupo se dividiu em dois carros e atacou o banco e uma agência lotérica da cidade. O soldado baleado foi levado ao hospital municipal, mas não resistiu.

De acordo com a PM, ao empreenderem fuga em dois carros modelos Fox de cor prata e Corola de cor preta, os assaltantes levaram três pessoas reféns, entre elas um policial militar e o gerente do banco. Os três foram liberados na localidade de São Bento, a seis quilômetros do município. O grupo segue foragido. A quantia roubada não foi divulgada.

Elias Bruno

Do G1 CE

“Luz para Todos” quer fazer mais de 400 mil novas ligações elétricas até 2014

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje que mais de 400 mil novas ligações elétricas devem ser feitas no país até 2014 por meio do programa Luz para Todos. Apenas no ano passado, segundo ela, 253 mil famílias que vivem no campo, em assentamentos da reforma agrária, em aldeias indígenas e em comunidades quilombolas e ribeirinhas, além de produtores rurais, foram beneficiados pelo programa.

“Isso chega a quase 1 milhão de pessoas que saíram da escuridão”, disse no programa semanal Café com a Presidenta. Dilma lembrou que desde 2003, quase 12 milhões de pessoas passaram a ter acesso à energia elétrica no Brasil. “Já fizemos muito, mas agora ainda temos um desafio grande, que é o de levar luz elétrica para as pessoas que moram em lugares de acesso mais difícil, em áreas isoladas, no meio da floresta, em serras e ilhas”, explicou.

Caririaçu na região do Cariri registra chuva de 122 milímetros

Choveu, nas últimas horas, segundo boletim da Funceme, em mais de 50 municípios. A maior chuva foi registrada em Caririaçu, com 122 milimetros.

Ainda choveu bem, de acordo com a Funceme, em Maranguape (77.8mm), Redenção (74 mm), Cariús (64 mm), Lavras da Mangabeira (63mm), Baixio (59 mm), Ipaporanga (56.2 mm) e Ipaumirim (56 mm).

Eliomar de Lima

Mais um homicídio à bala em Acopiara

Mais um homicídio à bala movimentou o plantão policial em Acopiara, ontem, por volta das 22 horas. A vítima foi o jovem Francisco Adecilo da Silva, 21 anos, alvejado com 04 disparos na cabeça.

O crime foi registrado na vila Esperança, Forró do Balde. O rapaz ainda chegou a ser socorrido mais não resistiu aos ferimentos.

O autor do crime foi identificado como Cícero Pereira de Souza, 25 anos. O motivo ainda é desconhecido para a polícia.


http://www.lindomarrodrigues.com/

sábado, 25 de fevereiro de 2012

PORTAL ORÓS

Sou de uma época que para se saber das notícias que aconteceriam em Orós tínhamos de sintonizar as rádios de Iguatú e Icó.

Hoje quando o povo oroense de nossa região, estado, Brasil e o mundo quer saber das notícias que acontecem em ORÓS todos já sabem no www.portaloros.blogspot.com você fica por dentro das notícias em tempo real a notícia sem máscaras.

Hoje o portal Orós está com 192.639 acessos rumo aos 200 mil acessos graças a DEUS e a todos vocês leitores amigos parceiros.

Por diversas vezes alguns incomodados com o nosso sucesso do portal e seu leitor amigo parceiro que é e faz o nosso sucesso tentaram nos tirar do ar com mentiras, calunias e denuncias infundadas mais sem êxito porque o BEM sempre vence o mal.

Nosso compromisso é divulgar as belezas de nossa querida Orós e seu povo alegre e hospitaleiros aos quatro cantos do mundo. Orós oásis do sertão, cidade beleza, riqueza, paisagem amor e união.

A aqueles que não querem e não gostam que o nosso povo saibam de certas coisas sinto em informar o PORTAL ORÓS continuará fazendo um jornalismo sério e compromissado com a verdade doa a quem doer.

Respeito e credibilidade não se compram se conquista.

Que DEUS em sua infinita bondade proteja e iluminem os passos de todos aqueles que acessam todos os dias as páginas do Portal Orós.

Josemberg Vieira

Tucanos reclamam das perdas

O projeto, inviabilizado pela falta dos recursos, beneficiaria o sistema viário interno por desafogar trecho de BR

A notícia de que a presidente Dilma Rousseff ao determinar cortes no Orçamento da União para este ano impôs indiretamente um veto à emenda da bancada cearense, no valor de R$ 400 milhões, destinada à construção do Arco Metropolitano, obra que pretende ligar a BR-116 ao Porto do Pecém, repercutiu ontem, no plenário da Assembleia Legislativa. Para o deputado Fernando Hugo (PSDB), essa é mais uma prova de falta de atenção do Governo Federal para com o Ceará.

De acordo com Fernando Hugo, o motivo apresentado pela presidente para cortar recursos previstos na emenda é porque o projeto para a construção do Arco não foi apresentado. O tucano assegura que o projeto existe, e desde 2007 há uma espera para ver esse projeto sair do papel e ser colocado em prática.

Plano Plurianual

Em entrevista ao Diário do Nordeste, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), imediatamente após o pronunciamento do seu colega tucano na Assembleia, informou que a construção do Arco estava previsto no Plano Plurianual (PPA) da União, equivalente aos anos de 2007 a 2011.

A promessa feita pelo Governo Federal, segundo aponta, é de que a obra poderia ser executado quando iniciasse as obras do Anel Viário, enfatizou o deputado tucano.

Na época, conta Gomes de Matos, o Governo do Estado assumiu a responsabilidade de fazer o projeto de engenharia da obra do Arco Metropolitano, o que garante ter sido cumprido. Em 2009, o parlamentar lembra que o então presidente Lula, enviou uma mensagem ao Congresso Nacional, suplementando o Orçamento em R$ 5 milhões para iniciar as obras do Arco.

Mesmo assim nada foi feito. No PPA de agora, 2012-2015, Gomes de Matos disse que a obra não estava inclusa. A saída, pontua, foi apresentar uma emenda ao Orçamento, emenda essa, destaca, aprovada pelo Congresso Nacional, mas a presidente acabou vetando. Na opinião do parlamentar, a troca de ministros no Ministério dos Transportes pode ter provocado um mal-entendido de que o projeto não existiria.

Agora, Gomes de Matos disse que vai conversar com o presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e explicar a situação. Ele também vai lutar para convencer os parlamentares federais de que o projeto existe e que está esperando para ser executado desde 2007. A perspectiva, aponta, é derrubar, na Câmara e no Senado, o veto da presidente, o que é muito difícil.

Distância

De acordo com o deputado, o Arco, como foi originalmente projetado, deverá ser a primeira autoestrada do Ceará, trará um desenvolvimento “imensurável” para a Região Metropolitana de Fortaleza, pois irá diminuir em 100 km a distância entre Pacajus até o Porto do Pecém, o que segundo ele, vai tornar mais rápido o fluxo de cargas pesadas entre os polos econômicos da Região, dentre eles, o próprio Porto do Pecém.

Para o deputado Fernando Hugo, há mesmo é um desinteresse do Governo Federal para com as obras destinadas ao Ceará. Ele atenta que a Transposição de águas do Rio São Francisco, Transnordestina e a Refinaria, são provas de que a União não tem atenção para com os projetos do Estado cearense.

O vice-líder do Governo na Assembleia, deputado Carlomano Marques (PMDB), assegura que esse argumento não é válido, pois a presidente, segundo ele, tem dado inúmeras manifestações de apreço ao Governo de Cid Gomes. “Nada mais civilizado do que uma conversa do governador com a presidente. A presidenta tem verbalizado respeito e prestígio ao Governo Cid Gomes”, ressaltou o deputado peemedebista.

Para o deputado Cirilo Pimenta (PSD), a decisão tomada pela presidente Dilma em nada tem haver com prestígio ou não do Estado do Ceará, mas sim com uma estratégia de corte. O importante agora, argumenta, é a bancada federal do Estado reagir e cobrar os recursos, pois, do contrário, avalia, o silêncio vai ajudar que mais cortes possam ser feitos ao Estado.

Fonte: Diário do Nordeste

Homem é encontrado morto em sua própria residência na cidade de Orós

Na tarde desta sexta-feira, 24, por volta das 13h30, no Sítio Pai Antônio, distante 36 quilômetros da sede do município de Orós, um homem fora encontrado morto com um disparo de arma de fogo.

Segundo informações a senhora Leiliane Porfírio de Lima informou que por volta das 13h30, foi a residência de seu irmão, o senhor Pedro Porfírio de Lima, de 26 anos, onde encontrou o mesmo deitado em uma rede, sem vida, com um tiro à altura do peito.

A irmã da vítima informou aos policiais que havia visto pela última vez, em estado de embriaguez. A família acredita ter ocorrido suicídio, uma vez que a vítima ultimamente bebia descontroladamente.

Os policiais informaram o caso ao IML de Iguatu, que recolheu o corpo para a realização dos devidos exames periciais. Os militares apreenderam um revólver calibre 32, de marca Taurus, de numeração 9736, com um cartucho intacto e outro deflagrado, que estava ao lado da vítima.

Açudes reservam 69% da capacidade total hídrica

Superando em apenas 7% a reserva de água do mesmo período do ano passado, recarga hídrica ainda pode melhorar

Iguatu No Ceará, a média de armazenamento de água nas 11 bacias hidrográficas, neste início de quadra invernosa, é de 69,02%. Ontem, o índice estava 7% superior ao mesmo período do ano passado, totalizando 12,5 bilhões de metros cúbicos acumulados. A expectativa da Funceme é que as precipitações se mantenham dentro da média histórica. Para este fim de semana, a previsão é de ocorrência de chuvas em todo o Estado. Por enquanto, não há açude sangrando dentre os monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Seis reservatórios estão com capacidade acima de 90%.

Segundo dados da Cogerh, a Bacia do Alto Jaguaribe é a que apresenta o maior volume acumulado, uma média de 83,7%. É nela onde está localizado o segundo maior reservatório do Ceará, o Orós, que atualmente acumula 88,6% de sua capacidade que é de 1,9 bilhão de metros cúbicos. A de menor volume no momento no Estado é a Bacia do Curu, com 47,7%. O Açude Castanhão, o maior do Ceará, com capacidade para 6,7 bilhões de metros cúbicos, localizado na Bacia do Médio Jaguaribe, acumula atualmente, 72%.

Segurança

O secretário adjunto da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Daniel Sanford Moreira, avalia que a situação atual de acúmulo médio de água nos principais reservatórios é de segurança, superior ao mesmo período de 2011. Em 2010, houve seca e esse quadro refletiu no acumulado do início do ano passado. "O inverno está demorando um pouco, mas a previsão é que agora a chuva está chegando e com ocorrências em todo o Estado".

Daniel Sanford disse que a expectativa é de ocorrência de uma quadra invernosa regular. "Estamos esperando com ansiedade que isso se caracterize", disse. "A nossa expectativa é que ocorra o aumento do volume dos açudes a partir de março". Sanford frisou que há segurança para o abastecimento de Fortaleza para a próxima década por causa do Açude Castanhão. "A segurança total virá com a transposição das águas do Rio São Francisco", observou. "O Projeto Cinturão das Águas do Ceará está interligando quase todas as bacias, exceto a região dos Inhamuns", explicou.

Para o secretário adjunto da SHR, o abastecimento de famílias em áreas isoladas da zona rural por meio de carro-pipa ainda vai permanecer por mais tempo. "Com certeza, ainda vai demorar a substituição dos caminhões-pipa, pois são pequenos grupos de famílias em áreas muito distantes e isoladas nos municípios que enfrentam desabastecimento e não há como levar adutora para todas as localidades", explicou. "O programa de perfuração de poços executados pela Sohidra permanece para atender essas comunidades".

A meteorologista da Funceme Cláudia Rickes avalia que a situação de início da quadra invernosa no Ceará está dentro da normalidade e da previsão do órgão. "Acreditamos que a estação chuvosa vai ficar dentro da média", disse. Atualmente a região mais favorecida por ocorrência de precipitações é a do Cariri. O mês de janeiro, considerado de pré-estação, ficou com chuva abaixo da média em relação ao mesmo período de 2011. No fim deste mês, a Funceme vai divulgar o índice médio de precipitação verificada em fevereiro no Ceará. É provável que fique aquém do mesmo período de 2011. "Isso não significa que a estação também vai ficar abaixo da média", explicou Cláudia Rickes. Isto é, nos próximos três meses, as precipitações podem ser elevadas. A Funceme prevê chuvas para este fim de semana em várias regiões do Ceará. A expectativa da meteorologia é de que haverá declínio do vórtice ciclone, favorecendo a ocorrência de chuvas no Estado.

O assessor da presidência da Cogerh, Yuri Castro, avalia que a situação atual da média de acúmulo de água nos 136 açudes monitorados pelo órgão, totalizando 12,5 bilhões de metros cúbicos, é boa. "Temos um índice de sete por cento acima do acumulado na mesma data em 2011", observou. "A situação é um pouco mais favorável".

Intensidade

Castro disse que o período atual é dinâmico em decorrência das precipitações que estão se intensificando no Ceará. "Em um mês pode ocorrer uma recarga elevada, mas pode também ter pouca variação, dependendo das intensidades das chuvas", frisou. "A nossa expectativa para este ano é que ocorra uma elevação no nível dos reservatórios em torno de 15% na média". A preocupação da Cogerh no momento é pontual e refere-se aos 13 reservatórios que estão com acúmulo inferior a 30%. Quatro açudes, dentre eles, o Trussu, em Iguatu, acumulam mais de 90%.

Mais informações:

Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)

Telefone: (85) 3218. 7024

Funceme

Telefone: (85) 3101. 1099

CHUVAS NO CEARÁ

Municipio mm

Baixio...........................................................71

Granjeiro....................................................66

Ipaumirim..................................................65

Cedro...........................................................45

Iguatu..........................................................40

Barro...........................................................38

Granja.........................................................32

Lavras da Mangabeira....................................23

Pereiro......................................................19,2

Barroquinha..........................................15,2

Fonte: Funceme

Diário do Nordeste.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

E A FICHA LIMPA???

No jargão político e judicial, no momento, só existe um assunto: “quem pode ou não pode ser candidato em 2012 ?. Quem é ficha limpa e\ou ficha suja ?”.

Todos sabem, que em outubro próximo, haverá eleições para prefeito(s), vice-prefeito(s) e vereadores, de quase 6 (seis) mil municípios no Brasil.

Na verdade, só existem problemas com a discussão em referência, quem na verdade, assumiu alguma missão pública.

Porém, muitos processos já estão prescritos. Outros tantos, mesmo diante dos argumentos jurídicos, não estarão (os políticos) impedidos, na justiça, de tentar rediscutir sua pendenga judicial, encontrando, assim uma saída e, possivelmente, ganhando seu passaporte para o certame eleitoral.

Tenho escutado muitos discursos; leio artigos jurídicos e literários, mas, alguns muito distantes da realidade.

O fato, do agente político e\ou público, está incluído na listagem de inelegíveis, oriundo do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, não significa dizer, afirmar-se, se essa ou aquela pessoa desonesta, afeita à corrupção. É lógico, também, que têm os saqueadores dos cofres das viúvas (prefeituras).

Tive acesso a muitas decisões do Egrégio Tribunal de Contas; várias, repita-se, são julgadas irregulares por envio de documentação fora do prazo estabelecido; problemas com licitações, combustível, etc; ou equívocos que não geraram prejuízos aos cofres públicos, além de muitas atecnias, que deveriam ter sido evitadas pelos inúmeros escritórios de contabilidade(s), espalhados no Ceará, que prestavam serviços aos prefeitos, secretários municipais; presidentes dos legislativos-mirins.

Igualmente, mesmo diante de tal situação, foram estes execrados publicamente de imediato como os famosos “sujões”. Alguns deles, realmente irresponsáveis; outros tantos, vítimas de muitos auxiliares.

Pois bem, em Iguatu (Ce), a Deputada Mirian Sobreira (PSB), em seu blog na internet (sem endereço, expediente e sem o escritor responsável), postou recentemente uma fotografia sua, com a seguinte mensagem: “A única pré-candidata FICHA LIMPA de Iguatu”.

Ora bolas, chega a ser ululante tal afirmação!

Primeiro, passa a notícia tendenciosa como se todos os outros concorrentes da parlamentar, seja de fato e de direito desonestos.

Segundo, pelo que se sabe, a Deputada nunca assumiu nem um cargo de direção, como gestora pública, em qualquer cenário municipal, estadual e federal.

Então, é lógico que “ela”, a ilustre parlamentar, não pode estar em ficha alguma, se nunca gerenciou, administrou nada.

Nadinha de nada!

Terceiro, é comum a máxima: “dê dinheiro e poder a pessoa, daí, você saberá quem é honesto(a) ou não”.

A problemática, gerada durante algum tempo e sem ainda muitas explicações, pelo próprio Supremo Tribunal Federal – STF, em Brasília, ainda vai render muitas confusões; muitos desafios; e, principalmente, muito dano moral a homens bons e corretos, que não se pode deixar generalizar pelo discurso político fácil e aproveitador.

Nesse sentido, estaremos no final de semana próximo, com um grupo de juristas, estudando amiúde a legislação da famosa ficha (limpa e suja), para voltar ao debate com mais qualidade ainda de ideias.

Duma coisa é certa, qualquer atitude e agressão, graciosa no momento em desfavor de muitos (ou de alguns), pode levar a conceitos inversos, mentirosos, de quem deseja tirar proveito, repito, político.

(Texto escrito por Fabrício Moreira da Costa\advogado).

ACEJI promove Encontro de Comunicadores em Catarina

A ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior) confirma para o próximo dia 17 de março, a realização do IX Encontro de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Ceará, tendo como sede o município de Catarina, localizado na região dos Inhamuns.

De acordo com o presidente em exercício da ACEJI, jornalista João Ferreira, esta será a primeira edição dos chamados encontros regionais este ano. O Encontro recebe o apoio da Prefeitura de Catarina, por meio do prefeito Jefferson Paes de Andrade Rodrigues, e da Câmara Municipal de Catarina, através do vereador Antônio das Chagas Oliveira (Valmir).

De Fortaleza seguirá uma caravana, comandada pela ACEJI e Sincorce (Sindicato dos Correspondentes do Ceará), entidades promotoras do Encontro. O presidente da ACEJI está convidando autoridades, como o vice-governador Domingos Filho, secretários estaduais e outros, para proferirem palestras durante o Encontro, abordando a problemática regional e as demandas da categoria.

A viagem da comitiva de Fortaleza vai acontecer de Fortaleza no dia anterior para pernoitar em Catarina. As inscrições podem ser feitas na sede da ACEJI (av. Dom Manuel, 423), em Fortaleza. As cidades do Cariri, Inhamuns e Centro-Sul também vão mandar representantes, conforme os organizadores da promoção. Maiores I informações pelo fone 3231.553. Amaury Alencar.

AÇUDE ORÓS FALTA 1,14 PARA SANGRAR

Com as chuvas dos últimos dias na região açude Orós aumentou 0,25 centímetros faltando para sangrar 1, 14 centímetros para sangria, ontem (23/02/12) o grande açude Orós estava com 88% de sua capacidade total.

Com informações do meu amigo seu Antônio do DNOCS.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ibama: concurso público abre 300 vagas

Às vésperas de completar 23 anos, o Ibama recebeu uma boa notícia: a autorização do Ministério do Planejamento para realizar concurso e preencher 300 vagas de técnico administrativo, de nível médio. A remuneração prevista, já inclusos gratificação e auxílio-alimentação, é de R$ 2.580,72.

Decisões do TCM terão peso maior nas decisões do Eleitoral

A aplicação da Lei Ficha Limpa nas eleições deste ano, conforme decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na semana anterior ao Carnaval, afastará da disputa vários candidatos, inclusive detentores de mandatos dispostos a pleitear a reeleição. Isso ocorrerá não somente no Ceará, mas em todo o Brasil porque quem tem contas julgadas irregulares pelos tribunais de contas pode ter o registro da sua candidatura indeferido.

Para as eleições de 2010 o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Ceará encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) uma relação com mais de 3.500 nomes de gestores com contas desaprovadas por aquela Corte.

Com base nessa relação alguns pedidos de registro de candidaturas foram impugnados, mas não prosperaram porque a Lei Ficha Limpa não prevaleceu para aquelas eleições, embora as decisões do TRE fossem no sentido de impugnar todos aqueles candidatos, obrigando-os a recorrer ao TSE.

A partir de agora esta Lei pode ser aplicada. É claro que alguns dos nomes daquela relação foram tirados porque recorreram e obtiveram êxito nos recursos interpostos, com a reforma da decisão no próprio TCM ou foram beneficiados com decisões judiciais, inclusive do próximo Supremo Tribunal Federal.

Mas, outros nomes deverão ser incluídos na próxima relação porque somente em 2011 o TCM julgou irregulares 1.129 processos de prestação de contas de gestão e 207 processos referentes a tomada de contas de gestão dos 184 municípios cearenses.

Processos

As decisões do TCM envolvem gestores em geral, ou seja, secretários, dirigentes de órgãos públicos, presidentes de câmaras municipais e, prefeitos e ex-prefeitos quando se tratar de processos de contas de gestão. O município de Fortaleza, por contar com um número maior de gestores, também deverá contar com uma listagem maior de nomes com suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas.

Além da desaprovação das contas com aplicação de multa e imputação de débitos aos ordenadores de despesas, em muitos casos o Tribunal de Contas aponta nota de improbidade administrativa, por entender que houve desvio de recursos públicos.

Mas a questão da nota de improbidade só pode ser aplicada por decisão judicial, vez que a Corte de Contas não tem competência para tal. A sua indicação deve ser motivo para os representantes do Ministério Público estadual promoverem as ações competentes e a Justiça reconhecer a improbidade, condenando o acusado, inclusive a inelegibilidade.

Nomes

A relação atualizada com os nomes de todos os gestores públicos que tiveram contas rejeitadas pelo Tribunal somente será fornecida na época apropriada, em julho, mas com base em informações divulgadas na imprensa sobre os julgamentos nas câmaras e também pelo pleno do TCM, sabe-se que alguns vereadores e supostos candidatos na capital e interior do Estado tiveram contas julgadas irregulares porque já atuaram como gestores na administração municipal.

É claro que cada processo de registro de candidatura será avaliado de maneira isolada e o fato de, no momento, um suposto candidato ter contas julgadas irregulares pelo TCM não significa que esteja impedido de ser candidato até porque essa decisão será da Justiça Eleitoral. Além disso, não está afastada a possibilidade de uma decisão ser modificada pelo próprio TCM.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CARNAVAL 2012 - ÚLTIMA NOITE NO DANÇODROMO










Missão cumprida na cobertura deste carnaval agora um merecido descanso e claro agradecer a DEUS por tudo em minha vida e toda paz e tranquilidade em mais um carnaval de Orós.

Parabéns aos foliões, barraqueiros, ambulantes, polícia civil e militar, seguranças, agentes de transito, guarda municipal, seguranças do DNOCS, equipe da saúde de plantão, guarda vidas, bombeiros, conselho tutelar, aos garis e a Prefeitura de Orós pelo organização em fim a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso deste carnaval em nossa querida Orós.

E o PORTAL ORÓS não poderia esquecer de agradecer a você leitor do nosso portal mais uma vez o número de acessos superou todas as expectativas o nosso sucesso é vc quem faz .

CARNAVAL 2012 - BLOCO DAS VIRGENS DE ORÓS

Esse é o bloco das virgens de Orós o mais tradicional da cidade, que pena que mais um ano eles não foram ao dançodromo, bons tempos àqueles que não existia a politicagem, e essa de dizer que o bloco foi proibido de ir até o dançodromo não cola mais, ninguém da coordenação nunca proibiu pelo contrario em outros anos até os convidaram mais eles não aceitaram. Carnaval é alegria, festa, humor e confraternização entre amigos que nos próximos anos esqueçamos essa besteira de politicagem.









Todas as fotos foram gentilmente cedidas do facebook de Dayanny Hévyla Custódio muito obrigado.