quarta-feira, 16 de maio de 2012

ICÓ Audiência debate implantação da UFCA


Icó Com o objetivo de esclarecer sobre a implantação de um campus avançado da futura Universidade Federal do Cariri (UFCA) e ouvir a sugestão da comunidade local acerca de cursos a serem ofertados, foi realizada a primeira audiência pública, nesta cidade. O evento reuniu estudantes, professores, secretários municipais, lideranças políticas e representantes da comissão de criação da unidade de ensino.

A reunião durou cerca de três horas e houve intensa participação da plateia. A expectativa local é para saber quando começa a construção do campus, quando serão iniciadas as aulas e quais os cursos a serem ofertados. Os estudantes aguardam com ansiedade a efetiva implantação da unidade e alguns moradores ainda permanecem com dúvidas se a futura UFCA virá mesmo para a cidade de Icó.

A UFCA é uma instituição que está em fase de criação, com projeto de lei encaminhado pelo Executivo tramitando no Senado Federal. Entretanto, a universidade já foi anunciada em cerimônia realizada no ano passado, no Palácio do Planalto, em Brasília, pela presidente Dilma Rousseff e pelo ex-ministro da Educação, Fernando Haddad.

As discussões e as ações preparativas para a implantação da UFCA são dirigidas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), que dispõe de um campus avançado no Cariri. A futura universidade vai absorver os cursos atualmente ofertados pela UFC no Cariri cearense nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, ofertar novos cursos e instalar dois campi nas cidades de Brejo Santo e Icó.

"Esperamos que até setembro o projeto de lei seja aprovado no Congresso Nacional", frisou o diretor do Campus da UFC, no Cariri, Ricardo Ness. "A criação da universidade deve ocorrer em janeiro de 2013". A Prefeitura de Icó já encaminhou duas áreas, cada uma com 20 hectares, que serão escolhidas por técnicos da UFC para a construção do futuro campus. Na próxima semana, engenheiros da UFC devem vir a esta cidade para analisar os terrenos ofertados.

O professor Ricardo Salmito esclareceu que a ideia é evitar erros cometidos no passado, quando da implantação do Campus da UFC no Cariri.

Mais informações:

Campus da UFC no Cariri

Cidade Universitária

Telefone: (88) 3572. 7200

Secretaria de Educação de Icó

Telefone: (88) 9669. 5775

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário