domingo, 31 de julho de 2011

RESULTADO DA ENQUETE

62% das pessoas que votaram acham que os agentes do pro cidadania devem voltar o quanto antes as ruas de Orós, em breve uma nova enquete e muito obrigado por sua participação, aqui no portal Orós a sua opinião é muito importante.

O que você acha do encerramento dos trabalhos do Pro Cidadania em Orós?

Péssimo? 15 (16%)

Eles devem voltar 56 (62%)

Boa? 5 (5%)

Eles não devem voltar 14 (15%)

O SOM QUE ECOA NO ORÓS

Ao andar a pé pelas ruas de nossa cidade um som te acompanha desde o início da Avenida Iluminada até o bairro São Geraldo como um verdadeiro eco, um novo som que foi adotado de coração pelo povo oroense que estava cansado da mesmice um novo som que tem a cara da nossa gente.

Um novo som chamado RÁDIO NOSSA FM 104,9 que chega com o compromisso de fazer tudo o que nenhuma rádio já fez neste oásis do sertão, uma rádio do povo para o povo e não um simples enfeite de ostentação como já conhecemos.

Viva a liberdade, viva a queda do monopólio porque nós temos o direito de escolher o que queremos ouvir, viva a livre participação popular, o povo oroense merecia uma rádio comunitária autorizada pelo MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES, COMPLETAMENTE LEGALIZADA, SEM DEVER A NADA E A NINGUÉM.

Por Josemberg Vieira (Oroense com orgulho)

sexta-feira, 29 de julho de 2011

ACEJI homenageia personalidades nos seus 48 anos de fundação

A ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior) comemora neste sábado (30 de julho), 48 anos de fundação, transcorridos no último dia 30 de junho. As festividades serão marcadas por uma cerimônia, em sua sede social (av. Dom Manuel, 423 – Centro – Fortaleza), com a presença de associados, familiares e convidados especiais.
De acordo com o jornalista João Ferreira, presidente da entidade, a programação inclui a entrega da Comenda Jornalista Dutra de Oliveira à personalidades políticas, da comunicação e empresários, apresentações musicais, lançamento de edição histórica do jornal O Correspondente, e coquetel. “Queremos oferecer aos nossos convidados um evento à altura das tradições acejianas”, destaca.

A gestão NOVA ACEJI, iniciada por Paulo Neves e continuada por João Ferreira, tem procurado resgatar o prestígio e a credibilidade da instituição, por meio de um projeto inovador, onde a realização de encontros regionais (já foram cinco até agora) tem sido o ponto alto. Ações administrativas arrojadas também contribuem para o fortalecimento da ACEJI de uma forma geral.

AGRACIADOS NO EVENTO

A ACEJI vai agraciar, com a Comenda Jornalista Dutra de Oliveira, em reconhecimento à contribuição ao desenvolvimento do Estado e apoio à comunicação cearense, as seguintes personalidades: empresário Cícero Campos Alves (Indumetal – Indústria Metalúrgica de Carlito Pamplona), jornalistas Flávio Torres, Edilmar Norões, Tarcília Rêgo, e Cléa Petrelli, Tintas Ytapaí, repórter fotográfico Iratuã Freitas, TV Liberty (Henrique Júnior de Morais), Jornal Ceará Administrativo (jornalista Luís Carlos Augusto), empresário Balreis e prefeito Antônio Goes (Pedra Branca).

A ACEJI tem por objetivos, dentre outros, promover, por meio da imprensa, o progresso, a integração e o bem-estar das comunidades do interior, promovendo o encaminhamento dos seus problemas locais e regionais junto às autoridades do País, Estado e Municípios; propugnar pelo soerguimento da classe e pela melhoria do nível da comunicação, com a realização de capacitação especializada e o ingresso de seus filiados em escolas de jornalismo ou comunicação.

A entidade, idealizada por um grupo de abnegados comunicadores do nosso sertão, que tinha o prazer de divulgar os acontecimentos de sua terra, sem qualquer remuneração, em pouco tempo ficou conhecida em todos os segmentos da vida do Estado, por seu trabalho sério em defesa dos legítimos interesses dos municípios e de seus associados. Um dos seus fundadores, José Gusmão Bastos, foi presidente por sete mandatos e, hoje, é o seu Presidente de Honra. Até o momento, a ACEJI foi presidida por: José Gusmão Bastos, Raimundo Nonato Ximenes, Luiz Celso de Oliveira, Raimundo Batista Aragão, Antônio Ribeiro Neto, Edvar Ximenes, Zeudir Queiroz, Horácio Matoso, Reginaldo de Athayde, Paulo Neves e João Ferreira.

O ESTADO CE

OBRIGADO AO BLOG DO LACY

Obrigado pelo carinho ao amigo e companheiro blogueiro Lacy


JOSEMBERG VIEIRA, AGORA NA BRASIL FM

É sempre bom recepcionar pessoas do carater e humildade desse locutor,


Sempre fui ouvinte do Josemberg liguei várias veses pedindo a música "Resumo" de Roberto Carlos num programa que ele comandava todo sabádo a noite, na Orós FM.


Hoje tive uma enorme supresa ao ouvir essa voz inconfundivél a falar nos microfonehttp://www.blogger.com/img/blank.gifs da rádio verdade da nossa cidade.


Bem vindo Josemberg e parabéns ao diretor da Rádio o grande Radialista Rubens Brasil.


Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, Não tanto pelo o que nos dá, mas pelo o que nos revela de nós mesmo.


Parabéns a direção da rádio Brasil FM 106,7 Icó -CE.

wwwblogdolacyhotmailcom.blogspot.com

Tarifa Social – Inscrições para desconto na conta de luz terminam na 2ª feira

“Famílias com consumo mensal de energia entre 65kWh (quilowatts/hora) e 80kWh têm até a próxima segunda-feira para comprovar que integram a base de dados do Cadastro Único e garantir o desconto na conta de luz previsto pela Tarifa Social de Energia Elétrica. Quem possui renda mensal inferior a meio salário mínimo e ainda não foi cadastrado deve procurar imediatamente a gestão do Programa Bolsa Família no município onde mora.

A partir de agosto, o consumidor que não constar no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – usado para seleção do Bolsa Família e de outros benefícios – vai perder o desconto na conta de luz que até agora era automático para o público com consumo inferior a 80kWh. Essa mudança está prevista na Lei 12.212, de 20 de janeiro de 2010, e visa evitar que os descontos da Tarifa Social se destinem a famílias que não sejam de baixa renda.

Desde o ano passado, o Ministéri o do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), gestor do Cadastro Único, e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estão trabalhando na regulamentação da nova legislação.

O Cadastro Único é preenchido pelas prefeituras. Em todo o Brasil, 20 milhões de famílias com renda de até meio salário foram cadastradas. Dessas, 12,9 milhões recebem o Bolsa Família e só precisam apresentar o Número de Identificação Social (NIS), que consta no cartão para recebimento do benefício, às concessionárias de energia para obter o desconto na conta de luz.

Famílias que estão no Cadastro Único mas não foram incluídas no Bolsa Família (renda mensal de até R$ 140 por pessoa) devem solicitar o NIS à prefeitura da cidade onde moram e depois se dirigir à concessionária de energia para solicitar a Tarifa Social.

Indígenas e quilombolas

A exceção ocorre quando a pessoa é atendida pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ela deve informar à distribuidora seu número de benefício ou Número de Identificação do Trabalhador (NIT). Além de idosos e pessoas com deficiência que recebem o BPC, a Tarifa Social passa a atender indígenas e quilombolas, que terão isenção total da conta de luz até o limite de 50kWh/mês.

A redução na conta vai beneficiar ainda portadores de doença que necessitam usar continuamente aparelhos com elevado consumo de energia. Nesse caso, o critério é de três salários mínimos de renda total da família e ela deve também ser cadastrada.

Prazo prorrogado

A migração para o modelo atual começou no ano passado e foi escalonada de acordo com a faixa de consumo. Em novembro de 2010 terminou o prazo para acesso à Tarifa Social sem estar no Cadastro Único para quem tinha consumo maior ou igual a 80kWh/mês. A segunda etapa – residências com consumo entre 65kWh/mês e 80kWh/mês – termina em 1º de agosto, quando todos os consumidores dessa faixa deverão estar cadastrados para manter o desconto na conta de luz, que varia e ntre 10% e 65%. Até o fim do ano, todas as famílias que têm direito ao benefício devem estar com a situação regularizada.

Tabela de consumo e prazos

Média de consumo dos últimos 12 meses
Data para o fim do benefício

Maior ou igual a 80 kWh
01/12/2010

Maior que 65 kWh
01/08/2011

Maior que 40 kWh
01/09/2011

Maior que 30 kWh
01/10/2011

Menor ou igual a 30 kWh
01/11/2011

Fonte: Aneel

(Site do MDS)

Caixa anuncia calendário para recebimento do PIS

A Caixa Econômica Federal creditou o Abono Salarial e os rendimentos do PIS do exercício 2011/2012 para os beneficiários que possuem conta no banco. Para os trabalhadores de empresas conveniadas com a CAIXA, os benefícios serão incluídos nos contracheques de julho e agosto de 2011. Até agora, já foram pagos mais de R$ 58 milhões por intermédio do convênio com empresas de todo país.

Para o restante dos trabalhadores, o pagamento do Abono Salarial e dos rendimentos do PIS, para o exercício 2011/2012, terá início em 11 de agosto, com liberação dos benefícios conforme o mês de nascimento do trabalhador
(tabela abaixo). Cerca de 17,4 milhões de trabalhadores têm direito ao Abono e 27,6 milhões aos rendimentos do PIS, que podem ser sacados até 29 de junho de 2012.

Calendário

Veja quem tem Direito

Ao Abono – Quem foi cadastrado no PIS ou PASEP, até 2006 (cinco anos de cadastramento), trabalhou no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2010, com carteira de trabalho assinada por empresa, recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais e teve seus dados informados, corretamente, pela empresa, ao Ministério do Trabalho e Emprego, na RAIS do ano-base 2010.

Aos Rendimentos – Têm direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no PIS-PASEP, até 04/10/1988 e que tenha saldo na conta PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do Abono Salarial.

Ao Saldo da conta PIS – Atualmente, é permitido o saque do saldo de quotas da conta PIS pelos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, AIDS ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, Benefício Assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao Idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos.

Mais informações
Para saber se tem direito ao Abono Salarial ou aos Rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar a página da CAIXA na internet, Portal “Você – PIS – Consulta o Pagamento” ou pelo telefone do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) CAIXA: 0800 726 0101, opção 1. Ao ligar para o SAC CAIXA, o trabalhador deve ter sempre em mãos o número do seu PIS. Com o número do Programa ele também poderá fazer, no SAC, consulta eletrônica, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Com informações da Caixa Econômica Federal

DESTAQUES DE HOJE

Defensores públicos ameaçam greve

Os defensores públicos do Ceará realizam assembleia geral hoje, a partir das 16 horas, no Complexo São Mateus (Bairro Aldeota). A categoria vai decidir se fará paralisação de 24 horas ou greve mesmo.

A luta é por melhores condições salariais e, principalmente, pela convocação de concursados e realização de novos concursos.

A Associação dos Defensores Públicos do Ceará (ADPEC) articula a luta, alegando que conta com cerca de 200 defensores para atender a todo o Estado, o que considera absurdo. A Defensoria Pública Geral do Estado também vem perdendo vários desses profissionais que passam em concursos com melhor remuneração.


Cid Gomes anuncia que pagará piso dos professores

Na tarde desta quarta-feira (8), o governador Cid Gomes (PSB) anunciou que pagará, ainda no mês de junho, o piso nacional dos professores. “Eu me rendo à decisão do Supremo Tribunal Federal”, declarou o governador durante audiência pública da comissão especial que trata da elaboração do Plano Nacional de Educação.

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, no dia 6 d abril deste ano, a constitucionalidade da lei do piso nacional para professores da rede pública e determinou que ele deve ser considerado como vencimento inicial.

A legislação, sancionada em 2008, foi ainda naquele ano contestada pelos governadores de Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e Ceará. O valor atualizado que deve ser pago pelos estados e municípios aos docentes em 2011 é de R$ 1.187,14.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Prefeitura de Orós lança Garantia safra 2011/2012

Ouça a entrevista:
Secretario de Agricultura de Orós Aurelino Barbora Garantia Safra 2011

ACEJI comemora 48 anos em grande estilo

A ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior) comemora neste sábado (30 de julho), 48 anos de fundação, transcorridos no último dia 30 de junho. As festividades serão marcadas por uma cerimônia, em sua sede social (av. Dom Manuel, 423 – Centro – Fortaleza), com a presença de associados, familiares e convidados especiais.

De acordo com o jornalista João Ferreira, presidente da entidade, a programação inclui a entrega da Comenda Jornalista Dutra de Oliveira à personalidades políticas, da comunicação e empresários, apresentações muciasis, lançamento de edição histórica do jornal O Correspondente, e coquetel. “Queremos oferecer aos nossos convidados um evento à altura das tradições acejianas”, destaca.

A gestão NOVA ACEJI, iniciada por Paulo Neves e continuada por João Ferreira, tem procurado resgatar o prestígio e a credibilidade da instituição, por meio de um projeto inovador, onde a realização de encontros regionais (já foram cinco até agora) tem sido o ponto alto. Ações administrativas arrojadas também contribuem para o fortalecimento da ACEJI de uma forma geral.

AGRACIADOS NO EVENTO

A ACEJI vai agraciar, com a Comenda Jornalista Dutra de Oliveira, em reconhecimento à contribuição ao desenvolvimento do Estado e apoio à comunicação cearense, às seguintes personalidades: empresário Cícero Campos Alves (Indumetal – Indústria Metalúrgica de Carlito Pamplona), jornalistas Flávio Torres, Edilmar Norões, Tarcília Rego, e Cléa Petrelli, Tintas Ytapaí, repórter fotográfico Iratuã Freitas, TV Liberty (Henrique Júnior de Morais), Jornal Ceará Administrativo (jornalista Luís Carlos Augusto), empresário Balreis e prefeito Antônio Goes (Pedra Branca).

SOBRE A ENTIDADEA ACEJI tem por objetivos, dentre outros, promover, por meio da imprensa, o progresso, a integração e o bem-estar das comunidades do interior, promovendo o encaminhamento dos seus problemas locais e regionais junto às autoridades do País, Estado e Municípios; propugnar pelo soerguimento da classe e pela melhoria do nível da comunicação, com a realização de capacitação especializada e o ingresso de seus filiados em escolas de jornalismo ou comunicação.

A entidade, idealizada por um grupo de abnegados comunicadores do nosso sertão, que tinha o prazer de divulgar os acontecimentos de sua terra, sem qualquer remuneração, em pouco tempo ficou conhecida em todos os segmentos da vida do Estado, por seu trabalho sério em defesa dos legítimos interesses dos municípios e de seus associados. Um dos seus fundadores, José Gusmão Bastos, foi presidente por sete mandatos e, hoje, é o seu Presidente de Honra. Até o momento, a ACEJI foi presidida por: José Gusmão Bastos, Raimundo Nonato Ximenes, Luiz Celso de Oliveira, Raimundo Batista Aragão, Antônio Ribeiro Neto, Edvar Ximenes, Zeudir Queiroz, Horácio Matoso, Reginaldo de Athayde, Paulo Neves e João Ferreira.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cariri - Hospital Regional realiza hoje primeiras cirurgias

Quatro moradores de Juazeiro do Norte internaram-se na noite de ontem, para submeterem-se, às primeiras cirurgias realizadas no Hospital Regional do Cariri,hoje quarta-feira (27). A equipe formada pelo cirurgião Sérgio Araújo, o anestesista Hermes Melo e a enfermeira Gylmara Menezes realizará duas fistulectomias e duas colecistectomias por videolaparoscopia – procedimento cirúrgico para a retirada da vesícula biliar.

Com a torre de internação já funcionando, composta de 174 leitos, o Hospital Regional do Cariri avança no cronograma de funcionamento. Está definida para o dia 22 de agosto, a abertura da emergência. Construído pelo governo do Estado, o HRC iniciou o atendimento no dia 23 de junho, com serviços pré-cirúrgico, ultrassonografias e exames laboratoriais.

Cumprindo o cronograma de funcionamento, logo em seguida passou a realizar tomografias e ressonâncias magnéticas, exames modernos que, na rede pública, eram realizados somente na Capital. Em 29 de junho, foram realizadas as primeiras sessões de hemodiálise no HRC.

Pioneiro
Com um total 294 leitos, incluindo as UTIs, o HRC, é o primeiro hospital construído pelo governo do Estado no interior do Ceará. Em Sobral, até o final deste ano, ficará pronto o Hospital Regional Norte. Em Quixeramobim, será construído o Hospital Regional do Sertão Central. O governo já anunciou, também, a construção do Hospital Regional do Maciço de Baturité e o Hospital Metropolitano.

Blog do Macário

AGRADECIMENTOS POR JOSEMBERG VIEIRA

Quero aqui dizer muito obrigada aos meus amigos e companheiros blogueiros do blog do Fabrício Moreira, Blog do Voltaire Xavier e Icó é Notícia pelo carinho e respeito a minha pessoa e a minha estreia na Rádio Brasil FM de Icó no último dia 18 de Junho.
Quero agradece-los e reafirmar a minha admiração e respeito a estes grandes profissionais da comunicação e irmãos blogueiros.

BLOG DO FABRÍCIO MOREIRA

JOSEMBERG ESTRÉIA NA BRASIL-FM!
O correto radialista, Josemberg Vieira, da terra dos Orós de Todos Nós, fez estréia desde a semana passada, na rádio Brasil-FM, em Icó, participando com entrevistas, interação com a comunidade e, diga-se, num debate diário sobre vários temas, com o repórter Rubens Brasil, editor e diretor da emissora.

Como estava de férias, fiquei distante dos acontecimentos, porém, deixo aqui o registro e as boas-vindas ao ilustre radialista, a quem tenho a honra de ser amigo.



BLOG DO VOLTAIRE XAVIER

Josemberg Vieira na Brasil FM
Assim como informado no Blog do advogado icoense Fabrício Moreira na última segunda-feira (25), parabenizamos, também, a estreia sempre com responsabilidade do radialista Josemberg Vieira, da cidade de Orós (CE), no Programa Rubens Brasil, da rádio Brasil FM, líder de audiência em todos os quadrantes do município de Icó. Desejamos sucesso nesta nova jornada que se iniciou desde a semana passada. Josemberg é comprometido com a profissão e sabemos que és um profissional de comunicação competente e correto. Na ocasião, o parabenizamos ainda pelo excelente conteúdo do Blog. Pois é! O radialista também é blogueiro de carteirinha como nós. Ficamos felizes em saber que o nosso Blog faz parte da sua lista de blogs. Obrigado e parabéns pelo trabalho realizado!

ICÓ É NOTÍCIA

RADIALISTA OROENSE NA BRASIL FM - Trabalhando há alguns dias, o radialista Josemberg Vieira, idealizador do Portal Orós, encontra-se na Rádio Brasil FM, e está responsável pelas reportagens do Programa Rubens Brasil. Fica o registro deste profissional que trabalha nas mais diversas áreas da Comunicação na região.

Eleições em Jardim – Dois candidatos na disputa

O município de Jardim (Região do Cariri) terá eleições diretas para prefeito no dia 4 de setembro. Nesta semana, os partidos realizaram convenção e definiram seus candidatos.

A vereadora Cremilda Bringel (PSDB) disputará apoiada por uma coligação que conta com o PT, PRT, PDT, PSC e PSB.

Já Fernando Roriz Neves é o seu adversário e tem o respaldo da coligação formada pelo PMDB e o PPS.

(Colaboração – Amaury Alencar)

PLANTÃO POLICIAL DE ONTEM PARA HOJE EM NOSSA REGIÃO

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS REGISTRADAS NA ÁREA DA 2ªCIA / CPI – IGUATU/CE DO DIA 26/07/11 PARA O DIA 27/07/11

I - Ocorrência em ICÓ DE ROUBO
DOS FATOS: no dia 26 de julho de 2011, por volta das 11:30 horas, a Polícia Militar foi informada via 190, a respeito de um um roubo ocorrido na Rua 04 de Julho – 452, bairro São Vicente de Paulo, Icó/CE.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: A POLICIA MILITAR através da RD 2781 compota pelos policiais SD PM CARDOSO, SD PM LEONARDO, SD PM NONATO, se deslocaram até o local do fato, e constataram a veracidade, sendo que foi vítima de roubo AUGUSTINHO LEANDRO DA COSTA, 64 anos, viúvo, aposentado, natural de Catolé do Rocha-PB, residente na Rua 04 de Julho, 452, São Vicente de Paulo, Icó/CE; segundo informações da vítima, a mesma encontrava-se em sua residência , quando chegaram dois elementos usando capacete azul, armados de revolver e anunciaram o roubo, mandando que a vitima deitasse no chão, levando dela a quantia de R$ 400,00 (quatrocentos reais) em espécie, fugindo em numa motocicleta não identificada, tomando rumo ignorado; a PM encontra-se em diligencia no intuito de identificar e localizar os acusados
II – Ocorrências em IGUATU

ACIDENTE DE TRANSITO(COLISÃO)
DOS FATOS: no dia 26 de julho de 2011, por volta das 20H:30 horas, a Polícia Militar tomou conhecimento através de ligação telefônica (190), a respeito de um acidente transito na CE 282, próximo a Vila Neuma.
DA AÇÃO PM E DESFECHO: a polícia Militar, através da RD 1238, composta pelos policiais, CB PM BARBOSA , SD PM ELENÍLSON , SD PM INALDO e o SD PM SIEBRA , compareceram ao local e identificaram as vítimas: 1ª JOSIMAR EVANDRO DE LIMA, 53 anos, casado, natural de Iguatu, agricultor, residente no sítio Aroeiras, Vila Alencar, Iguatu/CE, a mesma guiava uma motocicleta HONDA/NXR150 BROS ES, cor preta, placa OCG 2533, sentido Icó/Iguatu, sofreu escoriações pelo corpo e teve três costelas quebradas; 2ª Vítima MARIA ANGELA QUEIROZ GUEDES, 32 anos, casada, doméstica, natural de Iguatu, residente na rua Manoel Camilo, Vila Neuma, Iguatu/CE, a mesma guiava uma motocicleta HONDA CG 125 FAM KS, cor preta, placa NQQ 9405, sentido Iguatu/Icó com seus filhos menores na garupa: MARIA JOSIANA ANTUNES, 13 anos e ANTONIO GEILSON ANTUNES, 02 anos, os quais foram socorridos ao Hospital Regional de Iguatu e sofreram apenas escoriações pelo corpo. Segundo informações colhidas no local, a Srª Maria Ângela sinalizou que ia entrar para a Vila Neuma e não esperou a motocicleta passar para que ela entrasse.
Iguatu, 27 de Julho de 2011


Francisco das Chagas SANTANA - 1º TEN QOAPM
Supervisor do Policiamento Ostensivo Geral MF nº 096.645/1/3


Mais um homicídio à bala em Acopiara


Um homicídio à bala movimentou o plantão policial na manhã de hoje em Acopiara. O crime ocorreu no distrito de Santa Felícia tendo como vítima um homem identificado apenas como "Zenir" que fazia transporte de passageiros daquela região para a sede urbana de Acopiara.

Aguarde mais informações!

Blog Lindomar Rodrigues.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Marinha abre concurso para 778 vagas de nível técnico

“A Marinha do Brasil abriu concurso público para o preenchimento de 778 vagas no Corpo Auxiliar de Praças (CAP), para ambos os sexos de idades entre 18 e 24 anos. As provas serão realizadas em novembro.

Os candidatos devem ter nível técnico completo nas áreas de administração, administração hospitalar, contabilidade, desenho de arquitetura, desenho mecânico, estatística, edificações, eletrônica, eletrotécnica, enfermagem, estruturas navais, geodésia e cartografia, gráfica, higiene dental, metalurgia, meteorologia, mecânica, motores, nutrição e dietética, patologia clínica, processamento de dados, prótese dentária, química, radiologia médica, secretariado e telecomunicações.

A seleção é constituída da prova com cobrança de conhecimentos profissionais, redação, verificação do histórico de vida, avaliação médica e psicológica e teste de suficiência física. Após a aprovação no curso de formação, na graduação de cabo, o selecionado ganhará inicialmente R$ 2.200.

As inscrições estarão abertas entre 1० de agosto e 1০ de setembro pela internet ou nos postos de atendimento e têm valor de R$ 20. O edital se encontra no site da Marinha.”

(SOS Concurseiro)

Campanha vai alertar consumidor sobre riscos do uso de sal em excesso

“O Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lançam nesta terça-feira, em Brasília, a campanha “Menos Sal. Sua Saúde Agradece!”. A proposta é conscientizar o consumidor sobre os problemas que o uso do sal em excesso pode causar à saúde.

Segundo a Anvisa, estimativas indicam que a população brasileira consome cerca de 12 gramas de sal por dia, mais do que o dobro recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é até 5 gramas diárias.

A campanha será lançada à tarde, durante a cerimônia oficial de abertura da 30ª Exposição e Encontro Centro-Oeste de Supermercados (ExpoEcos). A iniciativa começará com um projeto piloto nos supermercados de Brasília e de todo o Distrito Federal. Depois, deve ser estendida às demais unidades federativas.”

(Agência Brasil)

No Ceará, 7,2% das famílias não têm banheiro em casa

Terezinha Alves de Almeida, 45, só tinha um “banheiro de plástico”. Era improvisado mesmo, o único que podia ter. Os dejetos eram “tudo colocado dentro da sacola e rebolados no mato”. Um perigo à saúde dos moradores, inclusive das crianças que correm por ali, muitas vezes, com pés descalços. Ela mora no Requeijão, no município de Chorozinho. Há cerca de um ano, foi contemplada com um banheiro. “Pra mim, mudou muita coisa. Ter banheiro é a melhor coisa do mundo”, agradece.



De acordo com o Censo de 2010, hoje, 7,2% das famílias do Ceará não têm banheiro em casa, o que equivale a 171.277 domicílios (IBGE). O número revela a importância e necessidade de programas que mudem de vez esta realidade. De acordo com dados da Secretaria das Cidades, desde o início do Governo Cid Gomes, 16.678 banheiros foram construídos. Em meio ao escândalo, a questão que fica é: quem garante que de fato foram concluídos?

“Todos esses banheiros podemos dizer com certeza que foram feitos. Foram entregues e fiscalizados”, garante o secretário executivo das Cidades, Sérgio Barbosa, afirmando que existem fotos e lista com nome dos beneficiados. No entanto, ele não soube informar quantos banheiros não foram realizados.


Mudanças
A Secretaria está estudando mudanças nos convênios de kits sanitários. Entre elas está o edital de seleção para as entidades interessadas no programa, com prazo mínimo de 2 anos de constituição das associações. Além do documento de recebimento do kit sanitário, assinado pelo beneficiário, e fotografia, exigências que já são feitas, será exigido o georeferenciamento do imóvel.

CONSTRUÇÃO DE KITS SANITÁRIOS NO CEará

O programa dos kits sanitários foi implantado na Secretaria das Cidades, responsável pelas

obras, em 2007, com a identificação da necessidade de 187 mil famílias no Ceará que, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2009), do IBGE, não possuem banheiro para uso de seus moradores.

A situação é mais grave na zona rural, onde estão 138 mil dessas casas, ou seja, quase 74% do total de moradias sem os equipamentos. Das 49 mil residências que não possuem banheiro na zona urbana, 16 mil estão concentradas em Fortaleza.

Para receber o kit sanitário, a família precisa atender alguns critérios, como não possuir banheiro em casa e ser de baixa renda.

Durante o Governo Cid, já foram construídos 16.678 kits sanitários no Estado. Mais de 60 municípios foram atendidos. Para isso, o Governo do Estado investiu mais de R$ 21 milhões, segundo a Secretaria das Cidades e a Cagece

Como

ENTENDA A NOTÍCIA
A Secretaria das Cidades realiza a fiscalização da construção de kits sanitários por meio da apresentação de documento de recebimento assinado pelo beneficiário e apresentação de fotografia, mas promete mais rigor.

Lucinthya Gomes
lucinthya@opovo.com.br

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Crato-CE: Radialista morre em emissora de rádio quando trabalhava no estúdio

O corpo do radialista José Borges da Silva, mais conhecido como J. Favela, foi encontrado sem vida no estúdio da Rádio Araripe do Crato por volta das 18 horas deste sábado. No último dia 25 de junho ele completou 64 anos e morava na Rua Diógenes Frazão, 136 (Bairro Seminário) naquela cidade, onde foi velado pela família e amigos. Ele havia chegado à emissora duas horas antes e esta não saiu do ar por estar em cadeia com a Rádio Verdes Mares de Fortaleza.

A emissora retransmitia o jogo do Tricolor do Pici contra o América-RN pela Série C do Campeonato Brasileiro. Por coincidência era torcedor do Fortaleza que perdeu por 3 a 1 no Presidente Vargas. J. Favela era bastante querido pelos seus companheiros e integrava o Departamento Esportivo da Rádio Araripe. Um colega de profissão chegou à emissora e encontrou o corpo no sofá do estudio principal. O mesmo ainda foi levado às pressas para o hospital, onde foi detectado um infarto.

O sepultamento do radialista aconteceu na tarde deste domingo no Cemitério Nossa Senhora da Piedade em Crato. J. Favela deixa a esposa e quatro filhos sendo três mulheres e um homem no caso Emerson Lima Silva, o mais velho, atual diretor da Radio Araripe. Ele sempre trabalhou junto com o pai que tinha 46 anos de atividades na própria Rádio Araripe.

A direção do Site Miséria e o Portal orós, se associa as manifestações de pesar à família.

Miséria

ORÓS TERÁ UNIDADE DO SAMU

Eu entrevistei há poucos minutos a Drª Luciana Barreto (Coordenadora Regional de Saúde – 17ª CRES – Coordenadoria Regional de Saúde) e ela nos revelou que em breve teremos uma unidade do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Orós, Icó, Lavras da Mangabeira e Cedro.

Em breve mais informações.

PLANTÃO POLICIAL DO FINAL DE SEMANA


RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS REGISTRADAS NA ÁREA DA 2ªCIA / CPI –
IGUATU/CE DO DIA 23/07/11 PARA O DIA 24/07/11

I – Ocorrências em ACOPIARA

ACIDENTE DE TRÂNSITO (QUEDA DE MOTO) FATAL.

DOS FATOS: no dia 23/07/11, por volta das 13h30 horas, a Policia
Militar fazia rondas no Sítio Cambitos, distante 02 Kms de
Acopiara-CE, quando foi informada por populares, que havia acontecido
um acidente de trânsito (queda de moto).

DA AÇAO E DESFECHO: de imediato a VTR 1267, composta pelos policiais,
RUBENS, SD PM HAMILTON, compareceu ao local e comprovou a veracidade
da informação, onde ANTONIO BENEDITO DOS SANTOS, 38 anos, agricultor,
amasiado, natural de Jucás-CE, residente na vila Barra da Ingá, zona
rural de Acopiara-CE, conduzia a motocicleta Honda CG 125 Titan, ano
1997, cor azul, placa HVY 9258 e como garupeiro LUIZ CARLOS DA SILVA,
41 anos, agricultor, natural de Acopiara-CE, residente no sitio
Maracajá dos Pinhos, Acopiara-CE, quando sobraram em uma curva vindo a
cair e que devido a dificuldade em conseguir uma ambulância, solicitou
o apoio da VTR 2482, composta pelos policiais: CB PM MELO e o SD PM
17123 Antonio Edegildo Alves MULATO, MF 109.384-1-4, que socorreu as
vítimas para o hospital Júlia Barreto. O garupeiro apresentou
traumatismo craniano, e teve de ser transferido para Fortaleza-CE,
vindo a óbito ainda a caminho, enquanto que o condutor foi conduzido
ao PPM local e posteriormente à P.R.E. em Iguatu para exame do
bafômetro, pois o mesmo apresentava sintomas de haver ingerido bebida
alcoólica.

HOMICÍDIO E LESÃO CORPORAL

DOS FATOS: no dia 23/07/11, por volta das 16h30, policiais militares
pertencentes ao PPM da cidade de Acopiara/CE foram informados, por
meio do GCM J. PEREIRA, que havia dado entrada no Hospital Júlia
Barreto, uma pessoa vítima de uma lesão corporal a faca, oriunda de
uma briga que estava ocorrendo no Sítio Cajazeiras, distante 32 km da
sede de Acopiara/CE.

DA AÇAO E DESFECHO: após tomar conhecimento do fato, e por saber que
haviam outros envolvidos, uma composição PM, por meio da VTR 2482,
composta pelos policiais CB PM MELO; SD PM MULATO e o SD PM TOMAZ ,
dirigiu-se até o referido sítio e localizou uma outra vítima envolvida
no fato, sendo que essa, infelizmente, já se encontrava sem vida, após
ter sido atingido com duas facadas, uma no braço esquerdo e outra no
abdómen, tendo morte imediata. A vítima trata-se de Françueudo Nunes
do Nascimento, 23 anos, solteiro, natural de Acopiara, agricultor,
filho de Francisco Ferreira do Nascimento e Maria Nunes do Nascimento,
residente no sitio Cajazeiras. A outra pessoa lesionada e que dera
entrada no hospital local é Normando Luiz Palmeira, 26 anos, solteiro,
natural de Várzea Alegre, agricultor, filho de Jose Luiz Palmeira e
Miriam Cícera Palmeira, residente no sitio Cajazeiras, o qual sofreu
lesões superficiais nas costas e mãos, sendo, posteriormente,
transferido para o Hospital Regional de Iguatu/CE. O acusado, Antônio
Helanio Anselmo de França, 23 anos, solteiro, natural de Acopiara,
agricultor, filho de Francisco Anselmo de França e Antônia Ocira da
Silva, residente no sitio Pau Darco, evadiu-se do local após o crime.
Saliente-se que todos os envolvidos se encontravam consumindo bebida
alcoólica antes das agressões. O policiamento efetua diligências no
intuito de localizar e prender o criminoso.

II - Ocorrência em ICÓ

APREENSÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA(ARMA BRANCA)

DOS FATOS: no dia 23 de julho de 2011, por volta das 17h30, policiais
militares, pertencentes ao PPM da cidade de Icó/CE, compareceram à Rua
Alto Joaninha, mais precisamente, no bar do Negão, zona urbana de
Icó/CE, e efetuaram a apreensão de uma menor que estava armada de uma
faca.

AÇÃO E DESFECHO: compareceu ao local a VTR RD 2782, composta pelos
policiais CB PM MUNIZ , SD PM EDSON e o SD PM CARDOSO; onde veio a
abordar a menor de idade R. K. N., nascida aos 30/07/1994, solteira,
natural de Icó, desocupada, filha de Francisca Rodrigues de Souza,
residente na Rua São João, s/n, Alto Manoel mariano, Icó/CE, a qual
estava armada de uma arma branca, a saber, uma faca, tipo peixeira.
Que o policiamento chegou até a apreensão da referida menor por conta
de denúncias de que a mesma estava promovendo desordens no supracitado
estabelecimento. A menor foi encaminhada para a Delegacia Regional de
Polícia Civil de Iguatu/CE, onde foi lavrado o ato infracional
competente para o fato.

TENTATIVA DE HOMICIDIO

DOS FATOS: no dia 23 de julho de 2011, por volta das 17h30, policiais
militares tomaram conhecimento acerca de uma tentativa de homicídio,
ocorrida na Rua Francisco Caetano, Conjunto Cidade Nova, zona urbana
de Icó/CE.

AÇÃO E DESFECHO: inicialmente, compareceu ao Hospital Regional de
Icó/CE a VTR RD 2782, composta pelos policiais CB PM MUNIZ, SD PM
EDSON e o SD PM CARDOSO; local onde havia sido transferida a vítima do
fato, o ex-presidiário PEDRO HENRIQUE BEZERRA MOREIRA, alcunha “ALTO
SANTO”, 42 anos, solteiro, vendedor, natural de Alto Santo/CE,
residente na Rua “G”, 70, conjunto Gama, Icó/CE, o qual foi atingido
por dois(02) disparos de arma de fogo, calibre não informado, a altura
da face, sendo socorrido e encaminhado para àquela unidade hospitalar,
e, devido a gravidade das lesões apresentadas, foi transferido para a
cidade de Fortaleza/CE. Segundo informações preliminares, a vítima
encontrava-se na localidade referida, em um veículo, tipo automóvel,
marca/modelo Chevrolet/Celta, de cor prata, ano/modelo 2001/2002, de
placas DFX 7976 – BA, quando foi abordada por um elemento que, segundo
informações de populares, é conhecido apenas por “NEM MOTOTAXI”, que
ficou ao lado do veículo e efetuou os disparos na vítima. Que o
policiamento encontra-se diligenciando, no sentido de localizar e
prender o autor do fato em tela, que evadiu-se do local após a pratica
do delito. Saliento que, segundo informações daquele PPM, a vítima
responde na justiça por vários crimes, dentre eles furto, estelionato
e Lei Maria da Penha.

PRISÃO DECORRENTE DE MANDADO JUDICIAL

DOS FATOS: no dia 23 de julho de 2011, por volta das 20h30, policiais
militares realizavam rondas ostensivas e preventivas pela área,
quando, na Rua Piquet Carneiro, mais precisamente, ao lado do Terminal
Rodoviário, tomaram conhecimento que havia uma pessoa que constava um
mandado em aberto da cidade de Rio de Janeiro/RJ.

AÇÃO E DESFECHO: de posse da informação, os policiais da VTR RD 2782,
composta pelos policiais CB PM MUNIZ, SD PM EDSON e o SD PM CARDOSO;
abordaram o elemento suspeito, a saber, a pessoa de CICERO DA SILVA
HERCULANO, 31 anos, solteiro, desocupado, natural de Juazeiro do
Norte/CE, residente na Rua Cel. Antonio Fernandes, 436, Juazeiro do
Norte/CE, não sendo encontrado nada em poder do referido. Que o
policiamento conduziu o mesmo para a Delegacia Regional de Polícia
Civil de Icó/CE, local onde foi realizada uma consulta junto ao
sistema INFOSEG, sendo confirmado que o elemento possui um mandado de
prisão em aberto, oriundo da comarca de Rio de Janeiro/RJ, por
infração ao artigo 121 do CPB(homicídio). Após a confirmação do
mandado, foi dada voz de prisão ao referido, o qual encontra-se preso
em um dos xadrezes daquela unidade policial. Saliento que, além do
crime já descrito, infrator também responde por porte ilegal de arma
de fogo.



III – Ocorrências em IGUATU

APREENSÃO DE CELULAR EM CADEIA PÚBLICA

DOS FATOS: no dia 23 de julho de 2011, por volta das 16:50 horas, a
Polícia Militar apreendeu um aparelho celular com um chip na cadeia
pública local.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: a guarnição de serviço apreendeu um aparelho
celular da marca Sansung, com carregador com chip da operadora claro
que fora jogado de fora para dentro do pavilhão 02 da referida unidade
prisional. O policial, que se encontrava como sentinela da guarita do
citado pavilhão, observou quando foi jogado um embrulho feito com
esponja amarrado com ligas.

IV – Ocorrência em LAVRAS DA MANGABEIRA

ACIDENTE DE TRÂNSITO (ATROPELAMENTO)

DOS FATOS: no dia 23 de julho de 2011, por volta das 21h30, policiais
militares pertencentes ao Destacamento PM da cidade de Lavras da
Mangabeira/CE foram informados acerca de um acidente de trânsito
(atropelamento), que ocorreu na avenida são Sebastião, n° 410, no
distrito de Mangabeira, distante 19 quilômetros da sede do município
de Lavras da Mangabeira.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: compareceu ao local a VTR CP 2492, composta
pelos policiais CB PM FRANCIVALDO, CB PM BARROS e SD PM MACIEL, os
quais colheram informações acerca do acidente. Segundo populares, a
senhora Maria da Conceição Pinheiro, 32 anos, solteira, vendedora,
natural do Crato e residente na vila são Miguel, também no Crato,
encontrava-se no endereço acima mencionado, onde funcionava uma
lanchonete, quando um indivíduo conhecido apenas como “Bigolô”
trafegava em alta velocidade na moto Honda Titan KS, ano 2008, de cor
preta, de placa CDI 3735, de Osasco/SP. O motoqueiro perdeu o controle
da motocicleta e atropelou a senhora acima mencionada, a qual sofreu
uma fratura exposta no tornozelo esquerdo, sendo transferida para o
hospital da cidade do Crato. O motoqueiro evadiu-se do local e deixou
a motocicleta, que foi apreendida e conduzida à unidade policial de
Lavras. A polícia diligencia no intuito de identificar, localizar e
render o autor da infração.

FURTO E RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO

DOS FATOS: no dia 24 de julho de 2011, por volta das 00h30, policiais
militares, pertencentes ao Destacamento PM da cidade de Lavras da
Mangabeira/CE, estavam realizando policiamento ostensivo e preventivo
no distrito de Mangabeira, distante 19 quilômetros da sede do
município de Lavras da Mangabeira/CE, quando foram informados acerca
de um furto de veículo ocorrido naquela localidade.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: a composição da VTR CP 2492, composta pelos
policiais CB PM FRANCIVALDO, CB PM BARROS e SD PM MACIEL, foram
informados que a motocicleta, marca Honda, modelo CG 125 Fan KS, de
cor vermelha, ano/modelo 2010, de placa NUM 5295, fora furtada em
frente à Praça da Matriz do referido distrito, onde estavam sendo
realizadas festividades religiosas alusivas à padroeira da localidade;
a vítima, a pessoa de EDIVAL FIRMINO DE SOUSA, casado, natural de
Lavras da Mangabeira/CE, residente no sítio Torrões, informou aos PM´s
que apenas estacionou o veículo e adentrou na multidão, quando, ao
retornar, não mais o encontrou. Que o policiamento iniciou
diligências, vindo, na entrada do distrito em alusão, a deparar-se com
um elemento conduzindo uma moto com a placa puxada para cima, e o
veículo era idêntico ao que havia sido furtado. Ao ser dada a ordem de
parada, o condutor não acatou e acelerou a moto, saindo em alta
velocidade para fora da zona habitada. Que o policiamento perseguiu o
suspeito, o qual veio a abandonar o veículo às margens da via, e o
meliante adentrou em um matagal próximo e de difícil acesso. O
policiamento tentou prender o infrator, mas não conseguiu por conta da
pouca visibilidade. A PM recuperou a moto e informou à vítima sobre o
fato, sendo que, a entrega será feita pela manhã, na sede da delegacia
local, perante a autoridade policial presente.


Iguatu, 24 de Julho de 2011

Francisco das Chagas SANTANA - 1º TEN QOAPM

Supervisor do Policiamento Ostensivo Geral

MF nº 096.645/1/3



RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS REGISTRADAS NA ÁREA DA 2ªCIA / CPI –
IGUATU/CE DO DIA 24/07/11 PARA O DIA 25/07/11

I - Ocorrência em ICÓ

1 - LESÃO CORPORAL À PUNHAL.

DOS FATOS: no dia 25 de julho de 2011, por volta das 00:30 horas, a
Polícia Militar foi informada via 190 por um funcionário do hospital
regional de Icó-CE, que dera entrada naquela unidade hospitalar uma
pessoa vítima de lesão corporal.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: A RD 2782 compota pelos policiais SD PM
ANDRADE, SD PM EDIGLÊ e o SD PM EDSON, compareceu ao hospital regional
e certificou-se do ocorrido, onde LUIZ CAETANO SILVA, 35 anos, casado,
agricultor, natural der Icó-CE, residente no mesmo sitio, se
encontrava jogando baralho quando em meio a uma discussão com um
indivíduo conhecido por GALEGO, saiu lesionado com uma punhalada na
axila esquerda, sendo socorrido por populares para o hospital regional
de Icó-CE onde se encontra em observação. O acusado, após cometer o
delito, fugiu tomando rumo ignorado.

II – Ocorrências em IGUATU

2 - CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO

DOS FATOS: no dia 24 de julho de 2011, por volta das 16:50 horas, a
Polícia Militar foi solicitada via 190 a comparecer à rua Maelete
Cortez, 409 Cocobó, Iguatu/CE onde um elemento estava promovendo
desordem em casa e segundo populares agredindo a própria mãe. Ao ser
verificado os seu antecedentes criminais havia em seu desfavor mandado
de prisão expedido pela Vara única de Jaguaribe.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: A RD 1241 composta pelo SD PM NÓBREGA e SD PM
ALBUQUERQUE foram até o local e abordaram o elemento JOSÉ ALDENIO DA
SILVA, 27 anos, solteiro, pintor e natural de Jaguaribe/CE, devido as
denuncias de agressão contra a própria mãe, porém a vitima não quis
representar contra o autor, mesmo assim a equipe policia o conduziu
até a DRPC de Iguatu onde foi constatado que contra o mesmo havia
expedido um mandado de prisão da vara única de Jaguaribe. O elemento
encontra-se recolhido para ser posteriormente encaminhado a Justiça.

3 - CONDUÇÃO A DP POR AGRESSÃO.

DOS FATOS: no dia 24 de julho de 2011, por volta das 18:45 horas, a
Polícia Militar foi informada via 190, que na rua João Carlos Lima
Verde, 129, bairro Vila Centenário, Iguatu-CE, uma mulher sofrera
agressões física.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: A RD 1241 composta pelo SD PM INALDO, SD PM
MAIA e o SD PM S. ARAÚJO, compareceu ao local e comprovou o fato, em
que ANA LÚCIA LIMA FERNANDES, 55 anos, separada, aposentada, natural e
residente em Iguatu-CE, no endereço acima mencionado, fora agredida
por MARIA KARINA CORDEIRO DE LIMA, 24 anos, solteira, desocupada,
natural de Terqueira-PE. Autora e vítima foram conduzidas a DRPC de
Iguatu-CE, onde foram tomadas as providências cabíveis.

4 - APREENSÃO DE ENTORPECENTE (COCAÍNA).

DOS FATOS: no dia 24 de julho de 2011, por volta das 23:45 horas, a
Polícia Militar apreendeu uma pequena quantidade de entorpecente.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: a polícia Militar, através da RD 1241, composta
pelos policiais, CB PM P. NETO, SD PM HUMBERTO e o SD PM JOZIVAN, ao
realizar rondas ostensivas e preventivas na rua acima citada, abordou
a pessoa de PEDRO TARCÍSIO DE AMORIM, 24 anos, solteiro, mecânico,
natural de Iguatu-CE, com ele foi encontrado um papelote de cocaína,
que seria para o próprio consumo. A droga foi apreendida e o infrator
conduzido a DRPC, para a adoção das providencias cabíveis.

5 - FURTO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL.

DOS FATOS: no dia 25 de julho de 2011, por volta das 06:30 horas, a
Polícia Militar tomou conhecimento através de ligação telefônica (190)
de um furto a um estabelecimento comercial, localizado na rua Júlio
Cavalcante, centro, Iguatu-CE.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: a polícia Militar, através da RD 1238, composta
pelos policiais, SD PM 22566/CLEYVAN Ferreira de Carvalho, MF nº
301.112/1/2 e o SD PM 24566/DIOGO Vieira Barbosa, MF nº 303.305/1/X,
compareceu ao local e se certificou do fato, onde IZABEL SALES DA
SILVA BERNARDES, 47 anos, casada, natural de Acopiara-CE, funcionária
da empresa de ônibus de turismo AMIGÃO TURISMO, informou aos policiais
que foi furtado daquele estabelecimento um computador, cuja marca não
soube informar, achando porém, que esqueceram de fechar a porta após o
término do expediente de ontem.

III – Ocorrência em CEDRO

6 - LESÃO CORPORAL À FACA.

DOS FATOS :No dia 24/07/2011, por volta das 16:30 horas, a Polícia
Militar foi informada via telefone 190, que no Sítio Novo Horizonte,
distante 18 Kms, de Cedro-CE, uma pessoa teria sido vítima de lesão
corporal a faca.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: de imediato, a viatura CP 2512, composta pelos
policiais militares, ST PM JERÔNIMO, SD PM PRIMO e o SD PM MILLER,
compareceu no sítio acima citado e comprovou a veracidade da
informação, onde JOSE CARLOS RODRIGUES, 24 anos, natural de Fortaleza,
solteiro, fora lesionado com uma facada nas costas pelo Sr MANOEL
GONÇALVES DA SILVA NETO, 71 anos, casado, agricultor, natural de
Catolé do Rocha-PB, ambos residentes no sitio Novo Horizonte,
Cedro-CE. A vítima foi socorrida por populares para o hospital do
municipal de Cedro e transferido posteriormente para o hospital
regional de Icó-CE, enquanto que o seu agressor, após cometer o
delito, evadiu-se do local, tomando rumo ignorado. Segundo informações
de testemunhas, vítima e autor entraram em vias de fato por motivos
banais. A Polícia Militar se encontra diligenciando no sentido de
localizar e prender a autor do delito.

IV - Ocorrências em MOMBAÇA

7 - FURTO DE VEÍCULO (MOTOCICLETA)

DOS FATOS: no dia 24/07/11, por volta das 21:40 horas, policiais
militares pertencentes ao PPM da cidade de Mombaça/CE, tomaram
conhecimento acerca de um furto de uma motocicleta, ocorrido na rua
Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, Mombaça-CE.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: os policiais militares, SD PM FILHO e o SD PM
MARCELO, componentes da CP 2472, foram abordados pelo Sr FRANCISCO
DIONATAS LIMA DE OLIVEIRA, 44 anos, casado, funcionário da coelce,
natural e residente em Mombaça-CE, à rua Divino Salvado, s/nº,
informando aos mesmos que teve sua motocicleta Honda Titan KS 150, de
cor prata, ano 2004, placa HXI 2019-CE, furtada no endereço supra
mencionado, no momento em que esteve dentro do ginásio. A Polícia
Militar encontra-se diligenciando no sentido de identificar, localizar
e prender o autor ou autores do delito, bem como, recuperar a
motocicleta.

V – Ocorrências em SABOEIRO

8 - FURTO À RESIDÊNCIA OS FATOS: No dia 21/07/2011 por volta das 23:30
horas, a Policia Militar foi informada via telefone 190, que na
Monsenhor Manoel Cândido, nº 30, centro, Saboeiro-CE, uma residência
tinha sido furtada.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: A RD 2292, composta pelos policiais SD PM ALVES
NETO, SD PM DANIEL , SD PM CRISSER e o SD PM ARAÚJO, compareceu ao
local, onde RAELISON DOUGLAS VARELA ANDRADE, 27 anos, casado,
funcionário público municipal, natural de de São Paulo do Potengi-RN,
informou aos policiais que se encontrava viajando e que ao chegar em
sua residência, no endereço mencionado, constatou que a mesma tinha
sido arrombada, de onde lhe furtaram uma carteira com sua CNH, dois
cartões de crédito e a quantia de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais),
dois kits de perfumes e todo mantimento que se encontrava no armário.

Iguatu, 25 de Julho de 2011


--
2ª Cia / 2º BPM - Iguatu
A Serviço da Comunidade





Menina de 7 anos encontrada morta em açude

Uma menina de sete anos foi encontrada morta em um açude no Sítio Serra Nova, município de Grangeiro, região do Cariri, na tarde deste domingo (24).

Segundo informações da Polícia, os pais da vítima estavam em casa quando perceberam a ausência da filha. Ao procurarem pela criança, nas proximidades, conseguiram localizar o corpo boiando no açude.

O corpo foi retirado por moradores da região e o pais levaram para o Hospital. Em seguida, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). A menina morreu afogada.

Rodovias matam dois por dia no Ceará
O Ceará enfrenta uma guerra no asfalto. Dados das Polícias Rodoviárias Federal (PRF) e do Estado (PRE) revelam que os acidentes com feridos graves e óbitos só fazem aumentar em nossas estradas. De janeiro a julho deste ano, somadas as BRs e CEs, 320 pessoas perderam a vida e outras 1.930 ficaram feridas. São quase duas mortes por dia nas estradas cearenses.

Um número estarrecedor, afirmam os comandos da PRF e PRE. Se os fatores objetivos, como buracos, falta de manutenção, sinalização falha e má condição dos veículos contribuem para as estatísticas, o erro humano é o principal responsável por essa tragédia diária.

De janeiro a junho do ano passado, segundo dados da PRE, ocorreram 1.416 acidentes, que deixaram 856 feridos e 149 mortos. Este ano, no mesmo período, já são 1.583 desastres, com 1.010 feridos e 171 vítimas fatais. Um aumento de 14% em relação aos óbitos.

Deficiente mental é baleado por policial militar em Viçosa do Ceará
Um policial militar baleou uma pessoa com deficiência mental na noite de dmingo (24), em Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, a 348 km de Fortaleza. Segundo testemunhas, o rapaz de 31 anos, estaria ameaçando a família com um facão quando a polícia foi acionada.

Ao chegar à casa, a polícia tentou imobilizar o homem, que reagiu. O soldado que integra do programa de policiamento Ronda do Quarteirão fez o disparo. O tiro atingiu a perna do homem que foi socorrido e levado para o Hospital Santa Casa, em Sobral, Região Norte do Ceará. O policial prestou depoimento na Delegacia de Tianguá e foi liberado.

sábado, 23 de julho de 2011

Urgente: Cantora Amy Winehouse é achada morta, diz rede britânica Sky News

A cantora inglesa Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa às 16h (horário de Londres) deste sábado, em sua casa em Londres.

A informação, divulgada por um jornalista do "Daily Mirror"no Twitter e confirmada logo depois pela polícia inglesa. Suspeita-se que a artista tenha sofrido overdose de drogas.

Winehouse tinha 27 anos e possuía um longo histórico de uso de drogas e álcool. Su única passagem pelo Brasil foi em janeiro deste ano, para uma série de shows.

PLANTÃO POLICIAL DE ONTEM PARA HOJE EM NOSSA REGIÃO

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS REGISTRADAS NA ÁREA DA 2ªCIA / CPI –
IGUATU/CE DO DIA 22/07/11 PARA O DIA 23/07/11

I - Ocorrência em ICÓ

1 - APREENSÃO DE CD'S E DVD'S PIRATAS

DOS FATOS: no dia 22/07/11, por volta das 09:30 horas, a Polícia
Militar foi informada a respeito da venda de CD'S e DVD'S piratas, na
Rua Nogueira Nogueira Acioly, centro de Icó/Ce.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: A POLICIA MILITAR através da RD 2782 composta
pelos policiais SD PM FERREIRA, SD PM CANDIDO e o SD PM EDSON, foram
informados por populares que no local mencionado haviam vendedores
comercializando CD's e DVD's piratas; Os policiais encontraram uma
quantia de 528 entre CD's e DVD's, não sendo os proprietários
encontrados; A POLICIA MILITAR fez a apreensão do material, e conduziu
até a DELEGACIA DE POLICIA CIVIL DE ICÓ/CE.

2 - FURTO A PESSOA.

DOS FATOS: no dia 22/07/11, por volta das 11:30 horas, a Polícia
Militar foi informada via 190 a respeito de um furto, ocorrido na Rua
Monsenhor Frota S/N - Icó/Ce.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: A POLICIA MILITAR através da RD 2782 composta
pelos policiais 1º SGT PM GENIVAL, SD PM LEUDO, SD PM SOUSA,
compareceram ao local citado, onde funciona a Secretaria de Saúde do
município , e foram informados pela vítima Darci Soares Viana, 63
anos, residente na rua Senhor do Bonfim , que a mesma havia sido
vítima de furto; segundo ela, havia deixado sua bolsa na cantina, e ao
retornar haviam furtado, sendo que dentro da bolsa estavam seu RG,
CARTÃO MAGNÉTICO DO BANCO BRADESCO, TÍTULO DE ELEITOR, CARTÃO DE
SAÚDE, CARTÃO BANCO ÚNICO; até o momento o acusado não foi
identificado.

3 - ROUBO À PESSOA

DOS FATOS ; Que por volta das 21h20, a Polícia Militar, compareceram a
Rua Piquet Carneiro nº 192 Centro, no mercantil São Paulo, onde uma
pessoa foi vítima de roubo.

AÇÃO E DESFECHO: A RD 2781 composta pelos policiais 1º SGT PM GENIVAL,
SD PM SABINO, SD PM FERREIRA; a RD 2782 composta pelos policiais SD PM
EDSON e o SD PM DUARTE; RP 2462 composta pelos policiais 1º SGT PM
AMILTON, CB PM ROLIM e o SD PM CLAÚDIO, compareceram ao local e
identificaram como vítima a pessoa de JOSÉ WILSON CANDIDO, 49 anos,
comerciante, natural de Orós-CE, o qual informou que foi abordado por
02 indivíduos armados de revólver, chegaram e anunciaram o assalto
levando do mesmo sua carteira de bolso, contendo RG, CPF e CARTÃO DE
CRÉDITO. Um dos acusados usava camisa branca, o outro camisa preta,
ambos fugiram em uma moto FAN preta. A Polícia Militar encontra-se
fazendo diligência a fim de identificar e prender os acusados.


4 - FURTO DE VEICULO

DOS FATOS: no dia 22 de julho de 2011, por volta das 23h30, policiais
militares, pertencentes ao PPM da cidade de Icó/CE, tomaram
conhecimento acerca de um furto de veículo, ocorrido na Rua Dr. Inácio
Dias, mais precisamente, a altura do numeral 1579, centro daquela
cidade.

AÇÃO E DESFECHO: o policiamento tomou conhecimento do fato por meio da
própria vítima, a senhora MARIA BETÂNIA FERREIRA, solteira, sacoleira,
44 anos, natural de Icó/CE, a qual compareceu ao PPM local e relatou o
furto de sua motocicleta, marca Honda, modelo NXR 150 Bros KS, de cor
azul, ano/modelo 2005/2006, de placa HYV 6429. A referida informou que
a motocicleta em tela encontrava-se em frente ao numeral acima
informado, que fica próximo ao local onde são realizadas as festas do
FORRICÓ. Após tomar conhecimento do fato, uma composição daquele PPM,
através da VTR CP 2462, composta pelos policiais 1º SGT PM AMILTON; CB
PM ROLIM e o SD PM CLAÚDIO; como também as demais VTR´s do RONDA, está
efetuando diligências, no sentido de identificar, localizar e prender
o(s) autor(es) do delito, como também recuperar o veículo furtado ora
descrito.

5 - TENTATIVA DE FUGA

DOS FATOS: no dia 23 de julho de 2011, por volta das 03h, policiais
militares, pertencentes ao PPM da cidade de Icó/CE, foram solicitados
a comparecer à cadeia pública daquela localidade, por ocasião de uma
denúncia acerca de uma tentativa de fuga de detentos daquela unidade.

AÇÃO E DESFECHO: compareceu ao local a VTR CP 2462, composta pelos
policiais 1º SGT PM AMILTON; CB PM ROLIM e o SD PM CLAÚDIO; onde veio
a constatar que os detentos que tentaram fugir eram os apenados
Eliovaldo Pinheiro de Sousa, alcunha NALDO, que responde pelo art. 121
do CPB (homicídio), Adail José da Silva, vulgo BORRACHEIRO, que
responde pelo art. 121 do CPB(homicídio) e Joceli Lopes Ferreira,
alcunha PIVETÃO, que responde pelo art. 155 do CPB (furto), os quais
haviam serrado as grades da cela onde estavam recolhidos, e já haviam
feito uma “tereza” para escalar o muro da cadeia, instantes em que a
sentinela da hora, ao perceber a ação dos detentos, efetuou três(03)
disparos para o alto, evitando a fuga dos mesmos. Que a VTR foi
acionada para o local, vindo os policiais, juntamente com o agente
penitenciário ad hoc GENILSON, realizar a contagem dos presos, sendo
constatado que todos os detentos encontravam-se em suas respectivas
celas.

II – Ocorrências em IGUATU

6 - APREENSÃO DE MENORES POR FURTO

DOS FATOS: no dia 22 de julho de 2011, por volta das 01h30, a Polícia
Militar foi informada sobre um furto ocorrido na rua José Caeiras, nº
20, no conjunto João Paulo II, em Iguatu/CE.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: compareceu ao local a RD 1239, composta pelos
policiais CB PM 14583/Francisco Antônio BARBOSA do Nascimento, MF nº
103.403/1/4, SD PM 25653/DIEGO Ferreira de Lima, MF nº 304.370/1/2, SD
PM 23778/ISRAEL Oliveira Silva Neto, MF nº 302.575/1/0 e SD PM
25043/TANCREDO Araújo dos Santos, MF nº 303.782/1/0, os quais
estiveram no local do furto, onde funciona o mercantil Alcântara, de
propriedade de Mores Alves Evangelista de Alcântara, 33 anos, casado,
comerciante, natural de Acopiara e residente no mesmo local onde se
deu o fato. Este contou aos policiais que atendia a clientes em seu
estabelecimento comercial quando percebeu uns menores no interior do
mercantil, porém não percebeu nenhuma atitude suspeita. Momentos
depois da saída dos menores, o proprietário percebeu a falta de 27
desodorantes aerosol das marcas Garnier e Rexona, uma barra de sabão,
um pacote de café, uma caixa de amido de milho Maisena e um frasco de
desodorante Leite de Rosas. O comerciante e os policiais observaram as
imagens das câmeras de vigilância instaladas no comércio e
reconheceram os menores envolvidos no furto. Após várias diligências a
polícia encontrou e apreendeu os menores D.V. Q., 10 anos, filho de
Francisco Queiroz e de Iracema Vital Pereira; B. F. P., 11 anos, filho
de Aureni Feitosa Pereira; e F. G. S. L., 16 anos, filho de Francisco
Genival de Sousa Lima e de Francisca Ana Paula de Sousa Lima. Os
menores infratores foram apreendidos e conduzidos juntamente com o
produto do furto até a delegacia de Polícia Civil para a adoção das
medidas cabíveis.

7 - CONDUÇÃO A DP POR DESACATO E RESISTENCIA

DOS FATOS: no dia 22 de julho de 2011, por volta das 20h, a Polícia
Militar foi acionada a comparecer à Av. Dário Rabelo, mais
precisamente, na localidade conhecida como “BIG Point”, nesta cidade
de Iguatu/CE, por ocasião de uma denúncia que havia um elemento,
tatuado, que estava mexendo nos carros que estavam estacionados
próximos.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: de imediato, compareceu ao local a RD 1241,
composta pelos policiais SD PM NÓBREGA, SD PM NONATO e o SD PM
ALBUQUERQUE, os quais vieram a avistar um elemento com características
semelhantes às do denunciado, que encontrava-se no interior do
estabelecimento já descrito. Que, durante a abordagem policial, o
suspeito começou a desacatar os policias presentes, como também
proferiu palavras de baixo calão para com os mesmos; que foi dada voz
de prisão ao referido por desacato, sendo que, o infrator só foi
detido depois de muita resistência por parte do denunciado. Que o
referido, posteriormente identificado como sendo a pessoa de CLAUDIO
ROBERTO DA SILVA, artesão, 31 anos, casado, natural de Iguatu/CE, foi
conduzido para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu/CE para
a lavratura do procedimento cabível para o fato. Informo, ainda, que o
mesmo apresentava sinais de haver feito uso de alguma substancia
alucinógena, e que o supracitado já responde por crime de roubo(art.
157 do CPB).

8 - CONDUÇÃO A DP POR PERTUBAÇÃO SOSSEGO ALHEIO E DESOBEDIENCIA

DOS FATOS: no dia 22 de julho de 2011, por volta das 20h30, a Polícia
Militar foi acionada a comparecer à rua 02, Vila Fomento, Iguatu/CE,
por ocasião de uma denúncia que havia carro com som muito alto, que
estava perturbando as pessoas que moram nas proximidades.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: de imediato, compareceu ao local a RD 1251,
composta pelos policiais SD PM SALES NETO, SD PM /ALEX LIMA e o SD PM
ALBUQUERQUE, identificaram o acusado sendo ALEXANDRO DA COSTA PEREIRA,
29 anos, solteiro, vendedor, natural de Salvador e residente na rua C,
nº 150, Vila Fomento, Iguatu/CE, proprietário do veículo FIAT/UNO
MILLE FIRE FLEX, placa HYU 0516, cor PRATA, encontrava-se com o som do
carro muito alto; que o policiamento já havia solicitado anteriormente
para que o mesmo baixasse o som, a qual não foi acatada. Que, por
motivo da não obediência por parte do denunciado e por haver sido
constatado o uso abusivo do som por parte do mesmo o referido foi
detido como também teve seu som apreendido, sendo conduzido para
Delegacia Regional de Iguatu, feito teste do bafômetro foi constatado
1,58mg de álcool, como também se encontrava com a CNH atrasada.

III - Ocorrências em MOMBAÇA

9 - ACIDENTE DE TRÂNSITO (QUEDA DE MOTO)

DOS FATOS: no dia 22/07/11, por volta das 16h30, policiais militares,
pertencentes ao PPM da cidade de Mombaça/CE, tomaram conhecimento
acerca de uma queda de moto, ocorrida na Vila Recreio, distante 2 km
da sede daquela urbe.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: a composição da VTR CP 2472, composta pelos
policiais 1º SGT PM L PINHEIRO e o CB PM ELIVAL, tomou conhecimento
por meio de policiais civis, a qual informou que a vítima do sinistro
trata-se da pessoa de FRANCISCO ARAUJO RIBEIRO, 37 anos, natural de
Mombaça/CE, residente no sítio Fazenda Nova, zona rural daquele
município, o qual estava transitando na localidade em referência, em
uma motocicleta, marca/modelo e placa não anotada, quando veio a
perder o controle da referido e cair, vindo a sofrer escoriações por
todo o corpo, como também fratura exposta em um dos dedos da mão
direita. A vítima foi socorrida e encaminhada para o hospital daquela
cidade, e, devido às lesões apresentadas, foi transferido para o IJF
da cidade de Fortaleza/CE.

IV – Ocorrências em SABOEIRO

10 - ACIDENTE DE TRÂNSITO (ATROPELAMENTO DE ANIMAL) COM VÍTIMA FATAL

DOS FATOS: no dia 22 de julho de 2011, por volta das 21h, policiais
militares, pertencentes ao Destacamento PM da cidade de Saboeiro/CE,
foram informados, via 190, que haviam encaminhado para o hospital
daquela cidade um corpo de uma vítima de acidente de trânsito.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: compareceu àquela unidade hospitalar a VTR RP
2292, composta pelo SD PM ALVES NETO, SD PM CRISSER, SD PM DANIEL e o
SD PM ARAUJO, onde vieram a constatar que a vítima fatal tratava-se da
pessoa de EUGENIO MISSENA DE ARAUJO, 29 anos, agricultor, casado,
natural de Saboeiro/CE, o qual, segundo informações de familiares,
trafegava em seu veículo, uma motocicleta, marca Honda, modelo CG 125
Titan, cor vermelha, placa não anotada, em direção ao distrito de
Flamengo, quando, a altura do Sítio Aroreira Ferrada, que fica
distante 30 km daquela urbe, veio a atropelar um jumento. O
motociclista ainda foi socorrido para o hospital daquela cidade, mas
não resistiu aos ferimentos e veio a óbito antes de chegar à referida
unidade. Que o Rabecão foi acionado para conduzir o corpo para o IML
desta cidade de Iguatu/CE.


Iguatu, 23 de Julho de 2011

2ª Cia / 2º BPM - Iguatu
A Serviço da Comunidade

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Aceji- 48 anos fazendo história na Comunicação do Ceará

O papel de um comunicador, seja ele do rádio, jornal ou outro veículo de comunicação de massa, é o de promover a troca de informações entre as pessoas, valorizando os acontecimentos da realidade, aproximando leitores, expectadores ou telespectadores dessa realidade e de quem lhes transmite as informações. As informações têm o poder de mudar os comportamentos dentro da sociedade, por isso os comunicadores se tornam, além de informantes, formadores de opiniões, para tal necessitando exercer sua função com ética e responsabilidade.



Diante de tudo isso, a Aceji- Associação de Jornalistas do Interior vem realizando ao longo dos seus 48 anos de existência, um trabalho efetivo, no sentido de promover uma reflexão sobre os rumos das principais vertentes do ramo das comunicações, rádio e jornal, e mais recentemente, envolvendo também novos meios midiáticos de fazer comunicação, como blogs e sites, web rádios e web tvs.



O rádio é ainda o meio de comunicação que traz consigo uma alta capacidade das pessoas interagirem, sejam elas letradas ou não, tenham acesso a altas tecnologias ou não. A magia ainda é a mesma dos primeiros anos de rádio, embora a tecnologia já permita introduzir novidades nesse cenário. O jornal é também importante meio de comunicação, que pensa na coletividade dos indivíduos, embora sua ação esteja centralizada na individualidade dos leitores, e tenha seu público fiel. Ler um jornal, ou mais de um, é um hábito para milhares de pessoas diariamente.



Hoje, com a internet, a televisão, e outras tecnologias que vêm sendo incorporadas pela sociedade, cuja alta velocidade da informação, com imagens e áudio em tempo real e o arquivamento das informações em rede mundial, é preciso mesmo haver uma união mais expressiva dos comunicadores, para que essa novas tecnologias venham a somar com o meios tradicionais de fazer jornalismo, estabelecendo assim uma cadeia de informação, interatividade e fortalecimento da cidadania.



Por isso o papel da Aceji é tão importante. A entidade se renovou, e vem se destacando através do encontro desses profissionais de rádio, jornal, televisão e outras mídias. O último encontro realizado em Quiterianópolis, que reuniu cerca de 350 profissisonais e importantes autoridades do cenário político, é uma prova real do sucesso da nova política adotada pela Aceji. Esses encontros vêm crescendo, ganhando uma dimensão gigantesca, elevando não só o nome das entidades organizadoras, Aceji e Sincorce, como também dos profissionais e autoridades que participam e dos municípios que os promovem.



O VI encontro, marcado para a cidade de Cedro no próximo dia 20 de Agosto promete ser mais um grandioso evento e uma espetacular experiência. Outros encontros já estão agendados até o final do ano. Isso demonstra a credibilidade das entidades organizadoras e a repercussão positiva dos encontros já realizados. Estes encontros resultam na discussão das políticas públicas prioritárias para os municípios e regiões onde estão sendo realizados, e na elaboração de um documento que é posteriormente encaminhado às autoridades das esferas municipais, estadual e federal. Além do mais, estes encontros promovem a interação entre os profissionais e o resgate da autoestima de profissionais que deixaram de atuar, ou que pensam em desistir, além de servir de incentivo aos que estão em início de carreira.



O jornalista João Ferreira, atual presidente da Aceji, com sua visão futurista e empreendedora do jornalismo, vem articulando junto ao Sincorce, o fortalecimento da classe, da própria entidade e do Estado do Ceará como um todo. Esse grande homem e grande profissional é um lutador incansável pela ampliação dos sistemas de comunicação, pela valorização e autovalorização de toda a classe, pela implementação de políticas de comunicação que fortaleçam a liberdade de expressão, a ética dentro do jornalismo e a credibilidade da sociedade.



Atuando nas regiões Centro-Sul, Cariri e Inhamuns, o delegado regional da Aceji, jornalista Amaury Alencar, é outro nome forte na entidade, realizando um excelente trabalho, articulando junto a profissionais do meio, autoridades políticas e sociedade civil, criando um elo forte que vem criando raízes e disseminando práticas eficientes de fazer jornalismo e de buscar melhorias pra todas essas regiões.

Amaury é o grande articulador dos Encontros de Radialistas e Jornalistas que vêm sendo realizados. Uma de suas principais preocupações é aproveitar os encontros para discutir os problemas e demandas de cada localidade, buscando soluções e firmando parcerias importantes para estender essas soluções a outras regiões que enfrentam problemas similares.



Para a Aceji, a alegria de estar fazendo história na comunicação cearense é uma vitória a ser compartilhada com toda a sociedade civil, com os profissionais e associados, na certeza de que os anos vindouros trarão consigo muitas outras lutas e vitórias, que o trabalho deve ser contínuo e que o grande segredo do sucesso da Aceji e dos bons profissionais da comunicação é o respeito à sociedade e a responsabilidade de ser coerente e verdadeiro no que se diz, no que se publica, no que se faz.



Aécia Leal.

PLANTÃO POLICIAL DE ONTEM PARA HOJE EM NOSSA REGIÃO

Duas pessoas morrem em colisão de moto com caminhão em Quixeramobim

Uma colisão entre uma moto e um caminhão deixou duas pessoas mortas nesta quinta-feira (21), na CE-060, em Quixeramobim. Antônio Alcídio da Cruz, de 58 anos, e Antônio de Sousa, de 45 anos, morreram na hora.

Antônio Alcídio estava a caminho de Fortaleza, transportando roupas e documentos para a filha, de 11 anos, que foi atropelada na mesma rodovia, também por um caminhão, horas antes. A menina está internada no Instituto Doutor José Frota (IJF), em observação na emergência pediátrica.

Um carro pequeno também colidiu com o mesmo caminhão, que bateu na moto mas, motorista e passageiro não ficaram feridos.


Cinco homens são presos por envolvimento em rapto, tortura e morte de adolescente
Cinco homens foram presos acusados de envolvimento em rapto, tortura e assassinato de um adolescente em Pedra Branca, a 258 quilômetros de Fortaleza. Quatro prisões foram efetuadas na tarde desta quinta-feira, 22, no município.

Um dos acusados, o agricultor Francimar Fernandes de Araújo, 30, se apresentou com um advogado na manhã desta sexta-feira, 22, por volta das 9h30, na Delegacia Civil de Pedra Branca. De acordo com informações da Polícia, ele está sendo interrogado sobre o crime, mas as suspeitas indicam que ele estava no carro no momento em que o adolescente Antônio Manuel Batônio da Silva, 16, conhecido como Dé, foi raptado na última segunda-feira, 18.

As outras quatro prisões foram efetuadas na tarde desta quinta. O agricultor Antônio Gonzaga Neto, 29, e o mecânico Mardônio Gomes de Lima, 36, foram presos nas residências. Segundo a Polícia Civil, os dois são acusados de ameaçar a família da vítima e têm envolvimento indireto com o crime.

Já os outros acusados, o comerciário Venícios Fernandes de Sousa, 19, e o agricultor Jonatas Fragoso da Silva, 19, apresentaram-se na delegacia acompanhados por advogados. De acordo com informações da Polícia, os dois foram os responsáveis pelo rapto, tortura e assassinato do jovem.

Os cinco envolvidos vão ficar presos provisoriamente por 30 dias, enquanto são realizadas as investigações pela Polícia.

O crime
O estudante Antônio Manuel Batônio da Silva, 16, foi raptado por volta das 20h30 em um bar no município de Pedra Branca na última segunda-feira, 18. Três homens, todos armados, ordenaram a entrada do jovem no veículo, um Pálio de cor prata, pertencente ao pai de Venícios.

De acordo com a Polícia, o adolescente foi levado ao sítio Situação, na zona rural do município, a cerca de 26 quilômetros do centro da cidade. O rapaz, acusado pelos criminosos de roubar uma moto de Jonatas Fragoso, teria sido torturado e tido a orelha cortada até confessar o roubo. Em seguida, ele foi executado com dois tiros na nuca.

A Polícia foi informada pela população, que chegou a ouvir os gritos do rapaz durante a tortura. O corpo foi encontrado no dia seguinte, na terça-feira, 19. Antônio Manuel Batônio da Silva já tinha passagem pela Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) por furto.
RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS REGISTRADAS NA ÁREA DA 2ªCIA / CPI – IGUATU/CE DO DIA 21/07/11 PARA O DIA 22/07/11

I – Ocorrências em IGUATU - POSSE DE ARMA DE FOGO

Hoje 22 de julho de 2011, por volta das 02:30 horas, a Polícia Militar, ao diligenciar após receber informações sobre um roubo na av. Perimetral deparou-se com um veiculo Honda Civic em alta velocidade após efetuar um disparo de arma de fogo.
O veiculo HONDA CIVIC de cor prata, ano 2007/2008 e placa: HYW 9245/CE que era guiado por SONY BATISTA NUNES, 19 anos, solteiro, estudante, natural de Iguatu/CE e residente a rodovia Adil Mendonça, 97, Fomento, Iguatu/CE que ao ser revistado o interior do seu veiculo foi encontrado um revolver ROSSI reforçado, numeração raspada, com capacidade para 06 tiros contendo 02 munições intactas e 01 deflagrada. o menor P. I. A , 17 anos, solteiro, estudante,. Todos conduzidos a DRPC de Iguatu/CE para os devidos procedimentos.



PRISÃO E APREENSÃO DE MENOR POR ROUBO


Hoje dia 22 de julho de 2011, por volta das 01:30 horas, a Polícia Militar, roubo ao posto Ceará no bairro Areias em Iguatu/CE

foram até o Posto Ceará onde colheram as informações com JOSE JEFERSON VITOR FILHO, 28 anos, casado, frentista e natural de Iguatu/CE o qual foi abordado por 03 elementos que roubaram seu aparelho celular dois chips e a quantia de R$ 600,00.

segundo a vitima os elementos não estavam armados, sendo a suas características um elemento de camisa amarela, um de camisa vermelha e o outro de camisa branca.
Diante das informações conseguiram prender o menor L. R. da S., 15 anos, solteiro, capoteiro, natural de Iguatu, residente a Rua 203, COHAB 3, Iguatu/CE o mesmo foi apreendido na Rua Cel. Antonio Mendonça nas proximidades da Instituto Federal de Iguatu (Campos Areias), os outros dois BRUNO ARAÚJO DE SOUZA,18 anos, solteiro, estofador, natural de Iguatu/CE e o menor I. A. De A., 16 anos, solteiro, servente, natural de Iguatu/CE com os dois foram recuperados a quantia de 589,00 e um celular LG sendo presos na COHAB por volta das 5:00 da manhã de hoje. Todos conduzidos à DRPC de Iguatu para os devidos procedimentos.


II – Ocorrências em SABOEIRO

APREENSÃO DE OBJETOS NA CADEIA PÚBLICA

Ontem 21/07/2011 por volta das 07h:20, a Policia Militar foi fazer uma revista na Cadeia Pública de Saboeiro, na rua .

fizeram uma vistoria nas celas da cadeia pública Local e apreenderam na cela 03: um CELULAR PRETO DA MARCA NOKIA E UM CARREGADOR DA MESMA MARCA, em poder do detento JOÃO PAULO BARBOSA DE ARAÚJO, 25 anos, solteiro, sem profissão definida, natural de Acopiara/Ce, residente na rua José Ramos Paulino, COHAB, Saboeiro/CE.

O mesmo atualmente cumpre pena por furto na cadeia pública local, onde no momento da revista, flagrou o Celular dentro da cueca do detento e o carregador junto as roupas do mesmo. Foi informado e enviado os objetos a Justiça local, para serem tomadas as medidas cabíveis.

Iguatu, 22 de Julho de 2011
José JARBAS Aguiar Freire – Ten - Cel- PM da 2ªCia/2ºBPM
Francisco das Chagas SANTANA - 1º TEN QOAPM
Supervisor do Policiamento Ostensivo Geral

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Orós participou de Seminário Nacional em São Paulo

Orós participou nos dias 13,14 e 15 de Julho do "Seminário Nacional UM MUNICIPIO PARA AS CRIANÇAS: AVANÇOS E DESAFIOS PARA A GARANTIA DE DIREITOS", que aconteceu em São Paulo realizado pela "Fundação Abrinq Save the Children"

Representando o município á Secretária da Assistência Social Deise Matos e a articuladora do Programa Prefeito Amigo da Criança a PPAC Waldilene Sousa. A Prefeita Fátima Maciel fez a adesão e dentre os 1.574 que aderiram ao programa o município de Orós está entre os 354 que desenvolveram boas políticas públicas para crianças e adolescentes, Orós tem sido destaque nas suas políticas públicas e o município está concorrendo ao Prêmio (Reconhecimento), e poderá ganhar o selo "PREFITO AMIGO DA CRIANÇA".O palestrante do Seminário Nacional Lucas Carvalho (Projeto Quixote), Marcelo Sodelli (Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos Sobre Drogas) Tiago Marcos Fidalgo (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes) Deise Matos (Ação Social Orós) e Waldilene (Articuladora de Orós).

As Jovens Edilene Antonelo e Maruska Silva (Projeto Novo Tempo), Deise Matos e Waldilene.

O QUE É PPAC?
Criado em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) tem como objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança. Atualmente, o Programa está em sua quarta edição, que corresponde ao mandato municipal 2009-2012.

Tem abrangência nacional e está presente em todas as regiões e estados do país. No primeiro ano de gestão, os municípios integrantes do Programa constroem o diagnóstico da situação da infância, elencam as possíveis estratégias de enfrentamento das questões observadas e pactuam metas a serem atingidas até 2011.Para tanto, foi desenvolvida uma metodologia de monitoramento e avaliação de indicadores de Saúde, Educação, Proteção e Orçamento nos quatro anos de gestão - MAPA PPAC.

O preenchimento do MAPA PPAC, realizado anualmente, permite acompanhar a evolução do município no que diz respeito à melhoria de condições de vida de crianças e adolescentes.

Ao final de cada etapa do MAPA PPAC, a equipe do programa elabora relatórios de recomendação que visam subsidiar tecnicamente os municípios para a superação das problemáticas identificadas. São realizados também encontros presenciais (seminários) e elaborados cadernos temáticos e boletins eletrônicos com as principais temáticas abordadas no MAPA PPAC para aprofundar e qualificar a compreensão de aspectos específicos.

Aqueles municípios que cumprirem os prazos e critérios do Programa, bem como atingirem as metas estabelecidas serão reconhecidos como Prefeitos Amigos da Criança.

Orós realiza V Conferência Municipal de Ação Social

A Prefeitura Municipal de Orós realizou ontem (20/07) a VI Conferencia Municipal de Assistência Social no Centro Educacional Epitácio Pessoa com o tema: CONSOLIDAR O SUAS E VALORIZAR SEUS TRABALHADORES.
O evento contou com as presenças da Prefeita de Orós Maria de Fátima Maciel Bezerra, do Vice-Prefeito: Dr. Lula, Secretária de Ação social: Deise Matos Barreto, Vice -Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social: Sr. Erasmo Costa, Articuladora Regional da STDS – Delza Maria Barata Alencar, Conselheira Estadual do SEAS – Francisca Maria de Souza e do Presidente da Câmara de Vereadores José Patrício.
As crianças do Projeto Eu Sou Cidadão e do CRAS São José fizeram uma lindíssima apresentação.

ANIVERSÁRIO DE PALESTINA 52 ANOS

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Romeiros festejam centenário

DN-Regional = Missa pelos 77 anos de morte do "Padim" e a restauração da estátua marcam os 100 anos de Juazeiro do Norte. Juazeiro do Norte Hoje o dia é de louvor. Na terra do "Padim", a celebração se inicia às 6 horas com missa dos 77 anos de morte do Padre Cícero Romão Batista. A tradição se repete com a Praça da Capela do Socorro repleta de fiéis. Este ano, com um motivo a mais: o Juazeiro que ele adotou como filho, já que nasceu no Crato, completará, em dois dias, 100 anos.

Há dois anos, foram iniciadas as comemorações para o centenário da cidade, com os 100 anos da presença da imprensa, com o combativo "O Rebate". Este jornal teve, em princípio, um caráter libertador, para a tão sonhada independência, num povoado que, em 1909, tinha pouco mais de 15 mil habitantes. Desde a última sexta-feira que os romeiros começam a chegar na cidade, para participar das comemorações. No dia 20 de cada mês é comum a igreja ficar lotada para a tradicional missa.

Mas, no dia que marca a morte de um dos maiores nomes da religiosidade popular do Brasil, a praça fica repleta. A celebração se torna especial, com um palanque armado de frente à capela. Os romeiros vão prestar a sua homenagem e acender velas.
Dentro da Capela, no Túmulo de Padre Cícero, a emoção, a homenagem e o agradecimento pela graça alcançada. Objetos são lançados sobre o túmulo, para em seguida serem devolvidos pelas organizadoras. A partir dali, algo sagrado é levado como lembrança para casa.

Humberto (Repórter Internet – Fortaleza).

PLANTÃO POLICIAL DE ONTEM PARA HOJE EM NOSSA REGIÃO

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS REGISTRADAS NA ÁREA DA 2ªCIA / CPI –
IGUATU/CE DO DIA 19/07/11 PARA O DIA 20/07/11

I - Ocorrência em ICÓ RECUPERAÇÃO DE VEICULO ROUBADO

DOS FATOS: no dia 19/07/11, por volta das 10:30 horas, a Polícia
Militar ao realizar rondas ostensivas pelo centro da cidade de Icó-CE,
deparou-se com um indivíduo suspeito, sendo abordado e constatado que
o mesmo conduzia uma motocicleta roubada.

DA AÇÃO PM E DESFECHO: A RD 2782 composta pelos policiais SD PM
FERREIRA, SD PM CANDIDO e o SD PM EDSON, prenderam em flagrante a
pessoa de JOSE GILDERLANDIO DA SILVA, 21 anos, solteiro, natural de
Icó-CE, residente na Rua – E, nº 46, DNER/ Icó-CE, o qual
encontrava-se conduzindo uma motocicleta CB 300R, cor amarela, ano
2009/10, placa ARR-7287, Pontal do Parana – PR. A Policia Militar
conduziu o infrator juntamente com o veiculo roubado a DP para que
sejam tomadas as medidas cabíveis.

II – Ocorrências em IGUATU - TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Por volta das 06h, DE HOJE DIA 20 policiais militares, pertencentes a esta OPM, foram informados que havia dado entrada no Hospital Regional de Iguatu-HRI, pela madrugada, uma pessoa lesionada gravemente à faca.

A vítima FOI FRANCISCO SANDRO DA SILVA, casado, mecânico, 36 anos, natural de Iguatu/CE, o qual apresentava duas(02) lesões a altura do pescoço, na parte de trás, sendo encaminhado para o HRI por populares e
encontra-se em observação, pois seu estado de saúde inspira cuidados.
Que a PM encontra-se em diligências, no sentido de prender o responsável pelo fato.

José JARBAS Aguiar Freire – Ten Cel QOPM
Cmt. da 2ª Cia / 2º BPM

Menor sequestrado em Pedra Branca foi encontrado morto

O adolescente de 16 anos sequestrado de dentro de sua casa por volta das 21 horas da última segunda-feira (18), no município de Pedra Branca, na rua Joaquim Carvalho, por dois homens armados e encapuzados foi encontrado morto na zona rural, a cerca de 15 Km do Centro desta cidade da região Centro do Estado.
Segundo relatório do Comando de Operações Policiais da Polícia Militar (Copom) da 2ª Companhia do 1º BPM, com sede em Quixadá, o corpo do menor apresentava duas perfurações à bala, na nuca.
Equipes das polícias Civil e Militar trabalham no sentido de esclarecer o misterioso crime. A única pista nas últimas horas foi a rota de fuga utilizada pelos criminosos. Seguiram em um carro pela BR 226, no sentido do distrito de Santa Cruz do Banabuiú, também conhecido por Cruzeta.

De acordo com a Polícia, a linha de investigação será baseada na vida pregressa da vítima, identificada pelo pseudônimo de Dé. Ele tinha passagem pela Febem. Era acusado de assaltos praticados recentemente naquele Município.



Ex-presidiário é assassinado à bala na cidade de Cedro

Na manhã desta quarta-feira, 20, por volta das 05h30, no sítio Fazenda Nova a 08 km da cidade de Cedro foi encontrado por populares um corpo de uma pessoa já sem vida.
A vítima o agricultor ex-presidiário Antonio Protásio da Silva, de 48 anos, foi encontrado com duas perfurações à bala, sendo uma no tórax e outra no braço esquerdo. O referido respondia ao art. 155.
A equipe policial que compareceu ao local colheu informações, acionou o rabecão do IML de Iguatu para conduzir o corpo para ser necropsiado e em seguida saiu em diligências no intuito de localizar, identificar e prender o infrator.

DESTAQUES DE HOJE NOTÍCIAS

PT elege 13 possíveis candidatos à Prefeitura

Em seu twitter, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Acrísio Sena (PT), divulga, nesta quarta-feira, uma lista com 13 nomes de “prefeituráveis” da legenda para 2012.

Na lista, estão: Camilo Santana (Secretário das Cidades do Governo Cid Gomes), o deputado federal Artur Bruno, o senador José Pimentel, Luiza Perdigão (Secretária especial do Centro), deputado Antônio Carlos (Líder do Governo na Assembleia), Roberto Gomes (presidente a Fundação Habitafor), Deodato Ramalho (Seman), Joaquim Cartaxo (ex-presidente regional do PT), Iris Tavares (Presidente da CTC), Elmano de Freitas (Coordenador de Comissão de Participação Popular), Valdemir Catanho (assessor governamental), o vereador Guilherme Sampaio e, claro, ele, Acrísio Sena.

Os 13 nomes de potenciais candidatos do partido foram sugeridos pelos membros das Executivas do PT Ceará e do PT Fortaleza, em reunião conjunta realizada nesta terça-feira, 19. "As Executivas identificaram 13 nomes com potencial eleitoral e administrativo. Ou seja, o PT não tem problema de nome. Agora, vamos aprofundar a discussão política", explica a presidenta do PT Ceará e prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.

Falta agora a prefeita combinar com o governador Cid Gomes, que preside o PSB no Estado.


Bebê morre em colisão entre carro e caminhão na BR-222

Um bebê de um mês morreu em acidente envolvendo um carro de passeio e um caminhão na tarde de terça-feira, 19, por volta das 12h40, na BR-222, quilômetro 35, em Caucaia, a 15 quilômetros de Fortaleza.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um Fiat Uno colidiu contra um caminhão na rodovia. Dentro do veículo menor, encontravam-se a criança, Ana Lívia Ferreira Rodrigues, de um mês de idade, a mãe, Ana Valéria Ferreira Targino, 35, e Maria Milena Ferreira Targino, 28.

A recém-nascida foi encaminhada ao Instituto Doutor José Frota (IJF) por uma ambulância, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Já a mãe, de acordo com informações da assessoria do IJF, passou por uma tomografia e por uma pequena cirurgia na cabeça. A paciente está consciente e internada na área de risco 1, sob observação.

Entidade acelera obras; TCE realiza novas exonerações

O material de construção só começou a chegar no sábado, depois que O POVO revelou o escândalo dos banheiros. Quem informa são os próprios moradores da comunidade. Um depósito do bairro Vila Mariana, no distrito de Guanacés, em Cascavel, teve o portão pintado ontem mesmo. Chegou também no fim de semana o banner com o nome da Associação Cultural de Cascavel, mais uma contratada pela Secretaria das Cidades ano passado para construir unidades sanitárias.

Ao todo, seriam 226 banheiros, num repasse de R$ 452 mil em dois contratos que dispensam licitação. Até o presidente da Associação, o motorista Francisco Cleber de Medeiros, que nem mora lá, começou a visitar a comunidade com mais frequência.
Ele, que é motorista terceirizado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), deve ser exonerado hoje, segundo informações da assessoria de comunicação da Corte.

Junto com ele, deve ser exonerado também Claelber da Silva Medeiros, também motorista do TCE, presidente da Associação de Moradores de Chorozinho, que recebeu R$ 400 mil da Secretaria das Cidades para construir 200 banheiros no ano passado e também está inadimplente.

Ao todo, já somam quatro exonerações no TCE, que incluem ainda a presidente da Associação Cultural de Pindoretama, Renata Guerra, que exercia cargo comissionado no TCE; e do presidente da Associação Cultural dos Amigos de Horizonte, Antônio Carlos Gomes, chefe de gabinete do presidente do TCE, Teodorico Menezes. Ambos foram afastados na última sexta.

Contratos de Cascavel

Vários moradores da Vila Mariana, já começaram a buscar o material para a construção dos banheiros. Quem está distribuindo o material é Manoel Pereira da Silva, morador da comunidade, que não é da Associação. “Aqui não tem enrolação, não”, garantiu. A irmã dele, Lúcia, informa que já foram construídos dez banheiros de um contrato antigo. Agora, serão construídos quinze. Ela informa que o presidente da Associação, Cleber Medeiros, esteve na comunidade ontem e sábado, e ele sempre consegue melhorias para a região com a ajuda do deputado estadual Téo Menezes (PSDB), filho do presidente do TCE.
A entidade assinou dois contratos com a Secretaria das Cidades, no ano passado. O primeiro, teve início em 9 de junho, no valor de R$ 400 mil reais, para a construção de 200 unidades sanitárias. De acordo com o Portal da Transparência do Governo do Estado, o pagamento foi efetuado, o contrato terminou em novembro, mas até hoje a entidade não prestou contas com a Secretaria e está inadimplente.

Estranho é que, mesmo inadimplente, a Associação conseguiu mais um contrato com a Secretaria, em 15 de dezembro de 2010, no valor de 52 mil reais. Desta vez, para 26 banheiros. Este último contrato já foi encerrado e não tem pendências, segundo o Portal da Transparência.


Fortaleza está entre as 10 cidades que mais empregaram no País
Segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho na terça-feira, 19, Fortaleza aparece em 9º lugar entre as 50 cidades que mais geraram novos postos de emprego formais no primeiro semestre de 2011.

De acordo com o levantamento, a Capital cearense gerou 17.018 novas oportunidades de janeiro a junho deste ano. Na liderança do ranking aparece São Paulo com 136.436 vagas, seguido pelo Rio de Janeiro com 47.733 novos postos.

As cidades cearenses de Sobral (20º lugar) e Beberibe (39º) aparecem na lista das cinquenta cidades que mais demitiram no período pesquisado, com 1.132 e 520 demissões respectivamente.


Dois homens são mortos a tiros em Quixeré e Russas


Um comerciante e um ex-presidiário foram mortos a tiros no início da noite de terça-feira, 19, por volta das 18h, em Quixeré, a 219 quilômetros de Fortaleza, e em Russas, a 170 quilômetros da Capital, respectivamente.
O primeiro homicídio ocorreu no distrito de Lagoinha, em Quixeré. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o comerciante Paulo José de Sousa Lima, 26, encontrava-se em seu estabelecimento comercial quando José Anderson Pereira , 24, efetuou vários disparos. A vítima chegou a ser socorrida pela população e encaminhada para o Hospital de Quixeré, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O acusado está foragido.

Em Russas, na localidade de Lagoa do Toco, sítio Coqueirinho, o ex-presidiário Clodoaldo da Silva Tomaz, 24, estaria comercializando um revólver calibre 38 em sua residência com dois homens não-identificados pela Polícia. Segundo o CPI, os três homens começaram a discutir. Um dos acusados teria usado a arma para efetuar três disparos contra o ex-presidiário, que foi atingido duas vezes na cabeça e uma no tórax. A vítima morreu no local.

Ainda de acordo com informações da Polícia, os dois criminosos não foram identificados e estão foragidos.

Apreensão de armas de fogo cresce 122% no 1º semestre
A apreensão de armas de fogo pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) nos primeiros seis meses de 2011 cresceu 122% se comparada ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho últimos, foram 40 objetos recolhidos em blitze contra 18 do mesmo semestre anterior.


Os dados são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que também aponta aumento no total de drogas retiradas de circulação no Ceará. De acordo com o órgão, a PRE apreendeu 433% a mais no primeiro semestre de 2011 do que no primeiro semestre de 2010. Foram 32 recolhimentos contra seis.

Por ora, três rodovias são foco desses trabalhos: CE-040, CE-060 e CE-065. Todas em Fortaleza e Região Metropolitana.

O problema é que a apreensão das armas não foi acompanhada pela quantidade de profissionais do Núcleo de Balística da Perícia Forence (Pefoce), responsável por estudá-las e encaminhar o resultado aos anexos do processo judicial aberto em nome do portador ilegal.

A categoria está em greve desde 4 de julho.
SAIBA MAIS

Após serem inutilizadas e o processo judicial for concluído, as armas ilegais apreendidas no Ceará são encaminhadas à 10ª Região Militar. Lá, são destruídas.

Justiça condena Estado a pagar R$ 30 mil à servidora de Boa Viagem vítima de erro médico

O procedimento, realizado pelo médico Antínio Ciriaco H. Neto, fazia parte de um tratamento para engravidar.
A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJCE) manteve a sentença que condenou o Estado do Ceará a pagar indenização no valor de R$ 30 mil à servidora pública M.O.S., vítima de erro médico que a impossibilitou de engravidar. A decisão foi proferida ontem terça-feira (19/07).

“As provas colacionadas pela autora foram essenciais para a formação do convencimento do julgador, tendo o agente público falhado no seu dever de proteção ao ente individual”, destacou o relator do processo, desembargador Francisco José Martins Câmara.

Conforme os autos, M.O.S. realizou um exame de histeros sal pingografia no Hospital César Cals, em Fortaleza, no dia 18 de agosto de 2000.
A servidora voltou para casa, no Município de Boa Viagem, no Sertão Central cearense, 12 dias depois, passou a sentir dores na região pubiana, além de corrimentos e febre alta. Em virtude disso, foi levada às pressas para um hospital daquela cidade, onde se constatou a presença de um objeto estranho dentro do corpo da paciente, que havia sido deixado durante o referido exame. Em consequência, teve que tomar muitos antibióticos para combater o quadro infeccioso, ficando impossibilitada de engravidar.

Por esse motivo, ajuizou ação requerendo indenização moral e material correspondente a 1.000 salários mínimos. Alegou que sofreu forte abalo moral e correu risco de morte em virtude de falha médica. Em contestação, o Estado sustentou a inexistência de erro médico.

Em 23 de setembro de 2007, o então juiz da 4ª Vara da Fazenda pública, Luiz Alves Leite, condenou o Estado a pagar R$ 30 mil por danos morais e materiais, cumulativamente. O magistrado entendeu que a infecção foi decorrente do “esquecimento de uma parte do aparelho” utilizado no exame.

Ao relatar o processo, o desembargador Francisco José Martins Câmara destacou que “a presença de dano moral no presente caso, portanto, é inegável, conforme demonstrado, sendo o valor arbitrado justo, face às circunstâncias do caso concreto”.

Com esse posicionamento, a 7ª Câmara Cível negou provimento ao recurso e confirmou integralmente a sentença de 1º Grau.