quinta-feira, 30 de junho de 2011

Últimas Notícias

Hilux capota dentro de açude vitimando fatalmente 06 pessoas na localidade de São Bento/Solonópole

O blog foi informado que há poucos instantes ocorreu um acidente na localidade de São Bento, Solonópole vitimando fatalmente pelos menos 06 pessoas.

As primeiras informações que chegam é de que as vítimas viajavam em uma Hilux quando o guiador da mesma perdeu e controle e caiu dentro de um açude.

O corpo de Bombeiros de Iguatu está no local.

Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados.

Aguarde mais informações Blog do Lindomar Rodrigues.




Internet de 1 Mbps a R$ 35 começa a ser vendida em 90 dias, diz ministro

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quinta-feira (30) que os planos de acesso à internet de 1 Mbps com valor de assinatura de R$ 35, previstos no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), começam a ser vendidos dentro de 90 dias.

O governo e as teles devem assinar ainda nesta quinta-feira o acordo em torno do PNBL, programa que pretende levar internet de alta velocidade a todo país até o final de 2014. Os últimos detalhes do termo de compromisso ainda estão sendo redigidos mas, segundo o ministro, o documento vai ser levado nesta quinta-feira para a assinatura do decreto pela presidente Dilma Rousseff.



Dez dos 31 suspeitos de fraudes em Senador Pompeu estão presos

Dez dos 31 envolvidos em fraudes de licitações no município de Senador Pompeu estão presos. Cinco acusados se apresentaram na manhã desta quinta (30) à polícia.

Robério Barbosa Lima, assessor jurídico da prefeitura, Francisco Adriano Costa Sousa, secretário de Turismo, Cultura, Juventude e Transporte, Tarcísio de Souza Cavalcante, secretário de Obras, Miguel Alves de Almeida, secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, e Paulo Antônio Nogueira Júnior, do setor de licitação, estão presos na delegacia de Captura, em Fortaleza.

O prefeito de Senador Pompeu, Antônio Teixeira de Oliveira (PT), e seu vice, Luiz Flávio Mendes de Carvalho, se entragaram na noite desta quarta-feira (29) e estão presos no quartel do comando-geral do Corpo de Bombeiros, em Jacarecanga, segundo informou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado.

Todos estavam foragidos há oito dias, quando foram expedidos 31 mandados de prisão pelo Tribunal de Justiça do Ceará, decretando prisão de gestores, secretários e alguns vereadores do município.

O grupo é acusado por lavagem de dinheiro, desvio verba pública e crime de peculato. Na última terça-feira (28) o secretário de Comunicação do município, José Felismino de Sousa Neto foi preso na avenida Beira-Mar.

Portal Verdes Mares

Orós – Ônibus bate em caminhão e carro.

Ontem pela manhã (29/06) as 06:30 aconteceu um acidente envolvendo o ônibus que faz a linha Palestina a Orós do Zezinho, ao subir a Travessa Antônio Vidal Neto ao lado da lotérica perdeu o controle e bateu em um caminhão e um chevette que estava estacionado.
A batida foi tão forte que arrastou o caminhão do gás que estava estacionado bem na esquina da travessa a mais de 10 metros.


Segundo o motorista Zezinho e testemunhas no local a causa do acidente foi que a transmissão do ônibus quebrou assim perdendo o controle do veiculo.

Graças a DEUS neste acidente não tivemos vítimas apenas danos materiais e claro um grande susto das pessoas que estavam na fila da lotérica.

Ramilson, o "menino prefeito" da cidade de Aiuaba


Tive a honra de conhecer e entrevistar o Prefeito de nosso vizinho município de Aiuaba. Em meu primeiro encontro com Ramilson, na ocasião em que eu viajava junto com companheiros jornalistas para o V encontro de Radialistas e Jornalistas na cidade de Quiterianópolis, tive a grata surpresa de encontrar o jovem prefeito na faculdade, estudando. O jovem bonito, se sorriso fácil e sincero, de imediato conquistou minha admiração, e em poucos minutos de conversa já marcamos uma entrevista, que aconteceu alguns dias atrás.

Muito eu já havia escutado a respeito da simplicidade e do carisma do Prefeito Ramilson Moraes, que tem a fama de um prefeito popular, amigo de todos os seus munícipes, e cultiva hábitos simples, como por exemplo, andar a pé ou de bicicleta pela cidade. Sua casa está permanentemente de portas abertas, esteja ele em casa ou não, pois sua esposa, pelas informações, atende as necessidades do povo e resolve o que tem que ser resolvido em sua ausência, comprovando aquilo que a sabedoria popular diz: "Por trás de um grande homem, tem sempre uma grande mulher!".

Nos dias que despacha na prefeitura, não fica uma pessoa sem ser atendida, esteja ela bem vestida ou não, seja rica ou pobre, doutor ou gari. Pude perceber no rosto das pessoas e através das conversas informais durante três vezes que voltei a Aiuaba após meu primeiro encontro com Ramilson, que ele entrará para a história como o prefeito mais querido, mais popular que aquele município já teve. Não seria exagero comparar sua participação política naquele município à herança histórica do Ex Presidente Lula. O carisma dos dois e a receptividade de seu povo, são muito semelhantes. Também não seria exagero afirmar que o nobre "menino prefeito" tem um coração sincero e puro, e tem no olhar a serenidade dos sábios, na sua conduta a grandeza daqueles que na humildade se tornam gigantes.

Eis aqui alguns trechos da entrevista:

"Eu acho que a família é tudo, em todos os aspectos: político, profissional, religioso, tudo. E quando me refiro a família, não falo só de esposa e filhos. Digo família em geral: esposa, filhos, sogra, sogro, cunhados, irmãos, primos, tios... essa família é que faz o seu ser."

"Poder é provisório. Hoje eu estou prefeito. Do que adianta eu, na condição de prefeito, querer passar por cima dos meus amigos, se depois de quatro anos eu volto a ocupar o mesmo lugar dos meus amigos?"

"Um pouco difícil falar do Ramilson. Eu não sei se seria o homem Ramilson, ou como os amigos, os parentes me chamam: “o menino prefeito”. Geralmente, para um político, as pessoas sinalizam a imagem que tem que ser uma pessoa mais idosa, e eu, pela minha idade, tenho o apelido carinhoso de “o menino prefeito”. Mas eu sou uma pessoa comum, como qualquer outra. Acredito que todo mundo tem uma sina, ou tem que passar por uma coisa, um dia ou outro. E Deus determinou que eu teria que passar por isso. Hoje estou passando, e o dia do amanhã pertence à Ele. Com certeza ele vai me guiar os caminhos."

Por Aécia Leal- Soltando o verbo
Fonte: www.saboeiroexiste.blogspot.com

terça-feira, 28 de junho de 2011

Nota de Falecimento


Os familiares do senhor Pedro Alcântara Silva comunicam o falecimento do mesmo ontem dia 27/06 no Hospital do Câncer em Fortaleza o mesmo era irmão da Advogada Fátima Silva. O Velório está acontecendo na casa de sua irmã Graça na Rua Antônio Alfredo da Costa Nº 48 (Rua 18) e o sepultamento acontecerá as 08:00 da manhã desta quarta-feira 29/06 no cemitério público de Orós.

Ficamos sabendo a poucos instantes do falecimento da Professora Fátima Mazza, também ocorrido agora à tarde em Fortaleza, a mesma era Esposa do Professor Uilame e mãe da nossa amiga a Jornalista Dháfine.

Aos familiares da Professora Fátima Mazza (Que também foi uma de minhas professoras da infância) e do senhor Pedro Alcântara Silva venho através destas palavras externar minhas sinceras condolências aos familiares, neste triste e delicado momento.

Aos familiares que encontrem nas boas lembranças forças para continuar a caminhada!

A você Fátima Mazza e Pedro Alcântara Silva que descansem em paz ao lado de DEUS.


Josemberg Vieira (Portal Orós)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Em Icó: Prisão pela Lei Maria da Penha e roubo de moto

Neste final de semana, foram registradas duas ocorrências em Icó. Uma prisão pela Lei Maria da Penha e o roubo de uma motocicleta foram anotadas pela Polícia. Mais informações abaixo:

MARIA DA PENHA - No último sábado (25), por volta das 18hs, policiais militares tomaram conhecimento acerca de uma denúncia de agressão à mulher (Lei Maria da Penha), ocorrida na Rua Gastor Coelho, no bairro Cidade Nova, em Icó.

A Polícia Militar compareceu ao local, através da viatura composta pelos soldados Gilderlan, Sabino e Ferreira, aonde veio a identificar a vítima do fato como sendo a pessoa de Jaíla Flávia Mendes da Silva, 23, doméstica, natural de Icó (CE), a qual denunciou agressões oriundas de seu companheiro, a pessoa de Raimundo Nonato Teixeira da Silva, 43. O agressor foi preso pela PM e conduzido para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó para adoção das medidas cabíveis para o fato.


ROUBO DE MOTO - Neste domingo (26), por volta das 21hs, policiais militares pertencentes ao PPM de Icó, foram informados de um roubo de veículo no centro da cidade, mais precisamente na Rua Francisco Maciel, em Icó.

O policiamento ao compareceram ao local onde a vítima, Tubias Amaro, 20, se encontrava na rua citada quando dois indivíduos em uma motocicleta Honda FAN, cor azul, armados de revólveres e através de ameaças, subtraíram a sua motocicleta Honda NXR 150 Bros ES, cor preta, ano 09/09, placa NRE-4463-CE tomando rumo ignorado. A Polícia Militar se encontra diligenciando no sentido de localizar, identificar e prender os infratores.

Com informações do Iguatu.Net

domingo, 26 de junho de 2011

Reportagem Especial com Dr Leimar

Durante a 2ª Conferência Municipal do Idoso de Orós que aconteceu na última Quarta-feira 22 de Junho no Centro de Convivência dos Idosos no Bairro São Geraldo as palavras do Ex-Prefeito de Orós Dr. Leimar emocionaram e fizeram todos refletir sobre a vida dos idosos.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Jaguaribe vence primeira etapa de Festival de Voleibol do Interior

A seleção feminina de voleibol de Jaguaribe conquistou a primeira etapa do Festival de Voleibol do Interior, realizado entre nos dias 18 e 19 de junho, em Jaguaribe. O time venceu final contra a equipe de Juazeiro do Norte por dois sets a um (17×25; 25×17; 15×04 ). Na categoria Masculino, a equipe de Orós venceu a dos anfitriões por 2×1(25×23; 22×25; 13×15 ).

O Festival foi realizado pela Federação Cearense e Liga Cearense de Voleibol, em parceria com a prefeitura de Jaguaribe e a empresa Bandeira Alumínios LTDA. A segunda etapa do Festival de Voleibol do Interior acontecerá nos dias 23 e 24 de julho, no Cariri, na cidade de Barbalha.

Tags: Federeção Cearense de Voleibol, Festival de Voleibol do Interior, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Liga Cearense de Voleibol, Orós, voleibol

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Oroense é preso por abusar garoto de 14 anos

Professor foi detido por seguranças quando estava com o menino. O caso foi parar na Polícia. O acusado negou o crime

Está recolhido numa das celas da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), em Fortaleza, o professor de História da rede municipal de ensino Cleyton Berto Soares, 32, natural de Orós, no Interior do Ceará. Ele foi preso, na noite de anteontem, ao ser flagrado dentro de um dos banheiros do Aeroporto Internacional Pinto Martins quando abusava sexualmente de um adolescente de 14 anos.

Seguranças do Aeroporto se depararam com a situação e acionaram policiais militares que estavam de serviço no terminal de embarque.

Banheiro

Depois de estranharem a porta do banheiro trancada, os seguranças começaram a bater e pedir que abrissem. Após algum tempo, o professor abriu a porta e saiu, rapidamente. O garoto, um jovem de 14 anos residente no bairro da Serrinha, estava ainda despido.

Policiais foram atrás de Cleyton e ele foi preso. Segundo o garoto, o professor teria oferecido R$10,00 para que praticasse sexo oral com ele. "O homem me puxou para dentro do banheiro", contou o adolescente à Polícia. O garoto tinha ido ao Aeroporto com seu primo para ver as decolagens e pousos das aeronaves. Os garotos compraram um picolé e a vítima contou que sujou sua camisa. "Por isso que fui ao banheiro, para lavar a blusa. Quando cheguei lá, o homem já estava", disse o garoto, revelando que não conhecia o professor.

Em seu termo de declarações, o primo da vítima - outro menino da mesma idade - contou que o garoto aceitou a oferta do desconhecido porque pretendia usar o dinheiro para fazer uma tatuagem. Os dois adolescentes confirmaram que costumam frequentar as dependências do Aeroporto e que já foram chamados a atenção no local. Segundo um segurança, a dupla é conhecida pela prática de pequenos furtos.

Cleyton foi conduzido ao 5º DP (Parangaba) e autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável (que prevê pena de 8 a 15 anos de reclusão), pela delegada Eliane Barbosa. Em depoimento, disse que "estava usando o banheiro quando o garoto lhe olhou e pediu para tocá-lo". O professor se disse arrependido do ato.

A Infraero informou que "a segurança no Aeroporto é feita por uma empresa terceirizada e por outros funcionários do próprio terminal".

Diário do Nordeste. Caderno Polícia.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Câmara de vereadores em Acopiara aprova "Lei da Mordaça" contra blogueiro






Delane, Sheila, Elias, Moreirinha, Raimundo Morais, Mundoca e Cícero Ramos

Deputados estaduais do Ceará devem se manifestar na sessão de amanhã na Assembléia Legislativa do Estado sobre sessão da Câmara Municipal de Acopiara, realizada ontem, onde foi votado o título de "Persona Non Grata" contra o radialista e blogueiro Lindomar Rodrigues.

O título está sendo considerado pela imprensa cearense como a "Lei da Mordaça" que o legislativo acopiarense quer implantar no município.

Os vereadores fundamentaram o acanhado título baseados nas críticas que o blog faz a atual administração em Acopiara, bem como, ao fraco desempenho de alguns no parlamento.

O blog foi informado que os vereadores receberam ordens superiores para votarem a favor da proposta.

Não existe informação quanto cada um recebeu para atender o pedido.

Veja quem votou pela Lei da Mordaça:

Delane Gaspar
Sheila Diniz
Elias Mandú
Moreirinha
Raimundo Morais
Mundoca
Cícero Ramos

Como diária Boris Casoy “ISSO É UMA VERGONHA”

Blog do Lindomar Rodrigues

Bom dia, para ler e refletir.

Entrega os teus caminhos ao Senhor, Confia Nele e Ele tudo fará Eu quero te dizer neste dia que para alcançarmos à vitória é preciso uma total entrega nas mãos de Deus mesmo que você sinta se desanimado e sem forças para caminhar.

Eu te digo não deixe de crer no Deus do impossível, A bíblia diz operando Eu quem impedirá?Mesmo que às vezes você não tenha forças, E sente tentado a não crer nas promessas de Deus, porque ele está demorando muito. Ou não estamos vendo nenhum sinal vindo da parte de Deus, Eu te digo deixe Deus trabalhar.

Ele nunca chega atrasado Deus é pontual. Vá em frente porque Deus no tempo certo te concederá,o desejo do teu coração Ele te diz assim Deixa em minhas mãos aquilo que você colocou, Verás que Eu farei o que te prometi e meu nome será honrado através de tua vida, Todos verão a tua vitória então creia.



O QUE SE DIZ PELAS RUAS!

O que se comenta pelas ruas de Orós é que nos próximos dias a NOSSA RÁDIO a nova emissora da cidade estará entrando no ar.

Como será a programação? Quem serão os locutores? É o que o povo pergunta e comenta o importante mesmo é que o MONOPÓLIO DO RÁDIO EM ORÓS ACABOU é coisa do passado, o povo oroense terá agora uma nova opção no seu rádio fm.

O portal Orós vai em busca da notícia e logo repassaremos a vocês amigos leitores.



Portal Orós em cima dos pilares do Sangradouro

O Portal Orós enfrentou no final da tarde de ontem (20/06) uma verdadeira a aventura no sangradouro do açude Orós, com uma escada subimos nos três degraus do sangradouro, hoje o açude Orós está sangrando com uma lâmina de 0,25 centímetros.

É muito difícil e perigoso o acesso aos degraus do sangradouro devido a grande quantidade de água que cai com tanta força que pote te arrastar e o lodo que se acumula no chão e nas paredes.

Fazia mais de 15 anos que eu não subia no sangradouro do Orós é maravilhosa a vista, foi uma verdadeira viagem no tempo nas recordações do passado e o melhor de tudo foi ver o por do sol de um ponto privilegiado da minha querida cidade.

Vamos ver as fotos e mais tarde colocaremos um vídeo.


Agrademos ao nosso amigo Jr Designer que nos ajudou nesta aventura.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ceará é destaque em empresas de inovação tecnológica

No Ceará também se produz ciência e tecnologia. A extração de óleo das vísceras da tilápia para aplicação nas indústrias de rações balanceadas e biodiesel e o bio-processamento de resíduos na carcinicultura são exemplos
Na área de inovação tecnológica, o Ceará já dispõe de vários projetos e tecnologias que seguem os princípios da sustentabilidade econômica, social e ambiental. A extração de óleo das vísceras da tilápia, que pode ser utilizado em rações animais (aves e suínos) e na produção de biodiesel é uma delas. Além de evitar a poluição do ambiente, a tecnologia desenvolvida pela Piscis ganha ainda mais importância porque o Estado é o maior produtor de tilápia do Brasil, com 20 mil toneladas/ano.

O proprietário da Piscis, André Siqueira, explica que essa tecnologia pode ser aplicada para outros peixes, como carpa e pacu, produzidos em grandes quantidades. A empresa de base biotecnológica, instalada na Incubadora Tecnológica do Centec (Intece), também está trabalhando o aproveitamento das vísceras da tilápia em produtos voltados para a agricultura e alimentação animal. Siqueira acrescenta que a produção do óleo, aproximadamente quatro toneladas/mês, ainda é pequena mas tem tudo para crescer. Segundo ele, tem muita demanda pelo produto que é rico em ômega 6.

Hoje a empresa atua junto aos produtores de Nova Jaguaribara/açude Castanhão. Com a expansão, pode chegar a outros centros produtores de tilápia como Orós e Região Metropolitana de Fortaleza. A Piscis coleta as vísceras da tilápia, que são poluentes, e processa extraindo o óleo, atualmente vendido a R$ 1.600 a tonelada para empresas que fabricam rações. Beneficiando o meio ambiente com produtos inovadores, a empresa cearense Piscis será um dos destaques da XI Conferência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas de Inovação (ANPEI), que começa hoje e prossegue até a próxima quarta-feira, no Centro de Convenções de Fortaleza.

Outra tecnologia desenvolvida por cearenses, é a do bio-processamento de resíduos da carcinicultura. Por via microbiológica, que não agride o meio ambiente, a química industrial e doutora em biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RenorBio), Tecia Vieira Carvalho, e a professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Vânia Maria Maciel Melo, conseguiram obter a quitina e a quitosana dos resíduos do camarão, especialmente da cabeça. A quitosana é largamente usada nas indústrias farmacêutica, de cosméticos, de alimentos e em biorremediação - para limpar áreas poluídas por petróleo e metais pesados.

Tecia conta que no desenvolvimento da tese também isolou uma mistura de pigmentos, proteínas e minerais que pode ser usada como ração de peixes e outros animais. Adianta que também foi feito o estudo de viabilidade técnica e econômica do processo. Esse trabalho gerou um projeto, em parceria com a empresa Aquacrusta Marinha Ltda, para implantação da primeira unidade de bio-processamento dos resíduos da carcinicultura em Acaraú. O projeto ganhou financiamento dos Recursos Humanos para Área Estratégica (RHAE) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para contratar quatro bolsistas. Também aprovado pelo Fundo de Inovação Tecnológica (FIT) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) os parceiros esperam um financiamento, na faixa de R$ 200 mil, que junto com a contrapartida de R$ 120 mil da Aquacrusta vão permitir o funcionamento da unidade.

A tecnologia também estará na ANPEI e é de grande importância para o País, pois a carcinicultura é uma atividade crescente no Brasil, sendo o Ceará o segundo maior produtor, com cerca de 4,6 mil toneladas/ano. A grande quantidade de resíduos que a atividade gera pode ser transformada em produtos de valor comercial expressivo. De acordo com dados da Sigma Aldrich, os valores de mercado são US$ 1.424/kg de quitina, US$ 2.381/kg de quitosana e US$ 2.200/kg de astaxantina.



Onde

ENTENDA A NOTÍCIA

Para quem busca tecnologias para o agronegócio, um dos caminhos é o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica e à Transferência de Tecnologia (Proeta), da Embrapa. Mais informações em www.sct.embrapa.br/proeta .


O Povo Online.
Artumira Dutra
artumira@opovo.com

domingo, 19 de junho de 2011

BOM DIA A TODOS - DOMINGO DE MUITOS PARABÉNS....

ENTREVISTA COM SEU DANTAS DA VOZ DA LIBERDADE
Conheça essa grande figura oroense que disperta todos os dias a nossa gente e que hoje domingo dia 19 está completando 84 anos.


NOSSOS PARABÉNS A LUHANNA ÚRYA

Luhanna Úrya.

Deus nos criou a sua imagem e semelhança...
E deu-nos pessoas maravilhosas em nossos caminhos...
E nós agradeço a Deus supremo por ter colocado você em nossas vidas...

Você, que é um grande exemplo de pessoa...
Batalhadora, franca, amiga, e, acima de tudo isso...
Você é uma pessoa muito importante para Deus e para nós...

Todos os dias agradecemos a este Deus maravilhoso que nos deu a vida...
Por ter você em nossos caminhos... E é em nome deste Deus, que queremos homenageá-la com estas palavras de Nosso senhor Jesus Cristo:
Eu sou o caminho, a verdade e a vida...
Ele nos ensinou o caminho que devemos seguir...
Também o caminho da verdade, e que fazemos parte de sua vida...

Parabéns pelo seu dia... O seu aniversário...
Que Deus te dê muita paz e muitas felicidades...

São os Votos sinceros do Portal Orós.


Cartório Santana de Orós completa 22 anos de serviços.

Pedro Santana Neto Segundo Notário e o Cartório Santana 2º Ofício comemoram 22 anos de bons serviços à população Oroense em Junho de 1979 chegava a nossa cidade o hoje cidadão Oroense Pedro Santana já que receberá o titulo já aprovado pela Câmara Municipal de Orós.

Respeito e dedicação são os adjetivos que pautam os serviços prestados pelo Cartório Santana 2º Ofício e o Segundo Notário Pedro Santana Neto a comunidade Oroense.
Nossos mais sinceros Parabéns.

Josemberg Vieira.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Muita emoção na aprovação de Projeto de Lei na Câmara de Vereadores de Orós.

A Prefeita de Orós Fátima Maciel encaminhou a Câmara de Vereadores e Vereadores aprovam por unanimidade o Projeto de Lei que efetivou em seu quadro de funcionários 03 Agentes Comunitários de Saúde e 08 Agentes de Combate às Endemias.

Após a leitura do Projeto de Lei o Presidente da Câmara de Vereadores José Patrício colocou em votação e o mesmo foi aprovado por unanimidade “Fico muito feliz em aprovar juntamente com meus companheiros este projeto de lei que dá estabilidade a estes pais e mães de famílias, parabéns se sejam muito felizes” Ressaltou o José Patrício presidente da casa do povo.

A emoção falou mais alto e muitos que estavam presentes se emocionaram ao ver as lágrimas nos olhos dos oito funcionários que estavam assistindo a sessão:

Lágrimas de alegria parabéns meu amigos Juarez

Nossos sinceros agradecimentos ao amigo Jodacir S. Júnior que é Presidente da Comissão Permanente de Licitação Prefeitura de Orós / Suporte em Assuntos Jurídico Gabinete da Prefeita / Bacharelando em Direito - URCA/Iguatu X SEMESTRE Especializando em Direito Constitucional e Administrativo Faculdade Leão Sampaio - Juazeiro/CE que nos ajudou nesta matéria.

Lei na integra o projeto de lei:
PROJETO DE LEI N.° 70/2011, DE 13 DE JUNHO DE 2011.
Ementa: Atendendo aos preceitos legais contidos na EC n. 51/2006, o Município de Orós fica autorizado a proceder com a efetivação em seus quadros de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, e dá outras providências, etc.
.
A PREFEITA de Orós, MARIA DE FÁTIMA MACIEL BEZERRA, no uso de suas atribuições legais, e com fundamento na EC n. 51/2006, etc. Encaminha a CAMARA MUNICIPAL DE ORÓS a seguinte LEI MUNICIPAL:

Art. 1º. Fica o Município de Orós, autorizado a absorver e efetivar na condição de servidores públicos municipais estatutários, respeitadas todas as demais atribuições e obrigações, bem como direitos, os seguintes:

I – Para o cargo de agente comunitária de saúde, são abertas (03) três novas vagas na estrutura administrativa municipal, que com a absorção pelo Município nos termos da EC n. 51/2006, e por seleção prévia ocorrida no ano de 2006, realizada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, 17ª. Célula regional de saúde de Icó, sendo para tais vagas efetivadas as seguintes:

a) MARIA LÚCIA PEDRO DA SILVA, RG No. 81534984, e CPF No. 935.589.883-53, no cargo de agente comunitária de saúde, com lotação na Secretaria de Saúde do Município de Orós, para desempenhar suas funções e atribuições (do cargo) no Distrito de Palestina;

b) MARIA ADRIANA CÂNDIDO SOARES, RG No. 2756259-94, e CPF No. 848.531.313-53 no cargo de agente comunitária de saúde, com lotação na Secretaria de Saúde do Município de Orós, para desempenhar suas funções e atribuições (do cargo) na sede do Município de Orós, bairro Isaac Cândido;

c) FERNANDA DIAS ANDRADE, RG No. 3398367-99, e CPF No. 021.482.803-41, no cargo de agente comunitária de saúde, com lotação na Secretaria de Saúde do Município de Orós, para desempenhar suas funções e atribuições (do cargo) na zona rural do Município de Orós, na localidade de sítio Caatinga e suas adjacências;

II - Para o cargo de agente de combate às endemias são abertas (05) cinco novas vagas na estrutura administrativa municipal, que com a absorção pelo Município nos termos da EC n. 51/2006, e por seleção prévia ocorrida no ano de 2005, realizada pela Secretaria da Saúde do Município de Icó, 17ª. Coordenadoria Regional de Saúde de Icó, e Fundação Nacional da Saúde, sendo para tais vagas efetivados os seguintes:

a) FRANCISCO RICARTE BORGES, RG No. 2006099093090, CPF No. 348.268.583-53, no cargo de agente de combate às endemias, lotado na Secretaria da Saúde do Município, e funções e atribuições no âmbito geográfico de todo o Município de Orós, para onde forem destacados;

b) JUAREZ FERREIRA DIAS FILHO, RG No. 2000029090572, CPF No. 961.856.783-49, no cargo de agente de combate às endemias, lotado na Secretaria da Saúde do Município, e funções e atribuições no âmbito geográfico de todo o Município de Orós, para onde forem destacados;

c) ELDER SANDRO BARBOSA, RG No. 96002506992, CPF No. 789.713.733-34, no cargo de agente de combate às endemias, lotado na Secretaria da Saúde do Município, e funções e atribuições no âmbito geográfico de todo o Município de Orós, para onde forem destacados;

d) CÍCERO CAMPELO VIEIRA DA SILVA, RG No. 3291944-98, CPF No. 001.960.013-58, no cargo de agente de combate às endemias, lotado na Secretaria da Saúde do Município, e funções e atribuições no âmbito geográfico de todo o Município de Orós, para onde forem destacados;

e) FRANCISCO LINDOMAR ALMEIDA DA SILVA, RG No. 3514500-2000, CPF No. 028.191.813-92, no cargo de agente de combate às endemias, lotado na Secretaria da Saúde do Município, e funções e atribuições no âmbito geográfico de todo o Município de Orós, para onde forem destacados;

Art. 2º. Os ocupantes das vagas abertas para os cargos (02) referidos no artigo anterior serão regidos pelas regras gerais dos servidores públicos municipais estatutários, inclusive, quanto a carga horária e remuneração, além das demais condições contidas na legislação municipal aplicável.
Parágrafo único: Os servidores dos cargos referidos no artigo primeiro desta lei serão nomeados por portaria do Executivo Municipal, constando em regular folha de pagamento mensal, e ostentando tal condição, a partir do dia primeiro do mês subseqüente a aprovação desta lei.

Art. 3º. As despesas decorrentes desta lei serão respaldadas pelas dotações e rubricas previstas no orçamento municipal de cada ano para pagamento de pessoal da Saúde Municipal.

Art. 4º. Ficam revogadas as disposições em contrário a presente lei, que terá como anexos obrigatórios e permanentes os documentos que atestam a seleção prévia a que se submeteram as agentes comunitárias de saúde e os agentes de combate às endemias.

Art. 5º. Os beneficiários desta lei que demonstrarem desinteresse na efetivação no serviço público municipal, em aproveitamento ao previsto na EC n. 51/2006, se manifestarão por meio de documento escrito e assinado pelo mesmo (com firma reconhecida em cartório) na presença de duas testemunhas.

PAÇO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DE ORÓS, em 13 de junho de 2011.

MARIA DE FÁTIMA MACIEL BEZERRA
Prefeita

Amanhã tem Vacinação senhores PAIS

A campanha de vacinação contra a poliomielite será amanhã (18 de Junho) em sua primeira etapa , em todo o Brasil. Neste Dia D, as crianças serão imunizadas contra paralisia infantil e vão receber reforço da vacina tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola. Além disso, a população vai poder se vacinar contra a gripe.

A imunização contra a poliomielite é direcionada à crianças de até 5 anos de idade, já a dose contra sarampo é para crianças entre um e 7 anos. Podem tomar a vacina contra a gripe e hepatite B pessoas com mais de 9 anos e até 24 anos, respectivamente.

A vacinação será antecipada no Ceará, em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Rio de Janeiro. Nos outros estados, a imunização acontece a partir da segunda etapa da campanha, em agosto.
A imunização foi antecipada, devido ao surto de sarampo na Europa e aos casos da doença no Brasil.

Prazo para sacar o PIS termina dia 30 de Junho


Mesmo com a campanha do Ministério do Trabalho e Emprego (MPE), ainda há 23 mil abonos salariais para serem pagos só no Ceará. Esse volume representa a quantia de R$ 14 milhões que estão à disposição dos trabalhadores que tem direito ao benefício, na Caixa Econômica, até o próximo dia 30 deste mês, sem prorrogação.

Podem receber o abono pessoas que trabalharam com vínculo empregatício por pelo menos 30 dias em 2009, recebendo até dois salários mínimos. Em todo o Brasil, o MTE identificou 18.503.353 pessoas nessa situação, com previsão de pagar R$ 9,642 bilhões.

Para o saque, quem possui o Cartão do Cidadão pode se dirigir ao auto atendimento da Caixa ou às agências lotéricas. Com a carteira de trabalho também é possível realizar o resgate nas agências do banco.

Câmara de Santana do Cariri, no Ceará, instala CPI e mandato do prefeito pode ser cassado

A Câmara Municipal de Santana do Cariri instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) o licenciamento supostamente irregular do prefeito Jesus Werton Garcia (PSDB). Ele pediu autorização da casa para se licenciar pelo período de 30 de janeiro a 30 de junho próximo a fim de tratar assuntos particulares o que foi negado pelo parlamento. Os vereadores justificaram que Lei Orgânica do Município estabelece que o prefeito só poderá se ausentar por prazo superior a dez dias com a devida permissão da Câmara de vereadores.

Além disso, tão somente por motivo de doença devidamente comprovada. O problema é que Jesus Garcia ignorou a negativa da casa e afastou-se do exercício das funções, ficando no cargo de prefeito o vice, Geraldo Eriberto Werton, nada mais nada menos que o seu próprio filho. A Comissão terá prazo de 60 dias para investigar o caso e já tem reunião programada para às 10 horas da próxima terça-feira, dia 21 de junho, convocada pelo presidente Antonio Fernandes Freitas (PT).

Os demais membros escolhidos para o comando da CPI são os vereadores: Antonio Arclebio Vieiras Dias (PSDB) na condição de Secretário e Raimundo Ivanildo dos Santos (PSB) como Relator. Desde o afastamento do titular foi criada a figura permanente do prefeito em exercício quando Geraldo passou a assinar todos os documentos de interesse do município, nomear e demitir secretários. Como a Câmara não aprovou o licenciamento de Jesus Garcia, tais atos podem ser considerados irregulares.

Com o fim dos trabalhos, o relatório será posto em deliberação no plenário da Câmara Municipal de Santana do Cariri. A conclusão pode até ser pedindo a cassação do prefeito pelo abandono das suas funções. Ele foi eleito em outubro de 2008 pelo PSDB com 51,30% dos votos válidos contra 48,70% concedidos a José Fernandes Maia (PSB), que é o atual Diretor Regional do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) em Juazeiro do Norte.

Miséria

quinta-feira, 16 de junho de 2011

PARABÉNS A RÁDIO LIBERDADE AM IGUATÚ

Uma das rádios de maior credibilidade do interior Cearense a Rádio Liberdade AM de Iguatú completou 49 anos de bons serviços à população de nossa região.

A Rádio Liberdade AM de Iguatu é uma das principais emissora da região Centro Sul do Ceará e hoje comemora 49 anos de fundação.

A data foi lembrada por muitos iguatuenses que reconhecem que a antiga rádio Iracema, hoje Liberdade, contribuiu muito para o desenvolvimento da região.

Vamos conhecer a história deste grande veículo de comunicação:

Uma emissora da Rede Iracema de rádio que funcionava em Fortaleza, Maranguape, Sobral, Juazeiro do Norte e Iguatu. Funcionando em caráter experimental de 06 meses, sendo inaugurada oficialmente em 16 de junho de 1962 á rua DR. João Pessoa com o Coronel Virgilio Correia. Na festa de inauguração da emissora compareceram dentre os demais convidados, armando Vasconcelos, Aíla Maria, Vilamar Damasceno, Canhoto e seu conjunto, Alcides Gerarde e Núbia Lafaiete.

O primeiro operador da rádio foi Antonio Edilson Correia (Edilson Rolim) que durante a fase experimental fez locução e ainda foi cobrador e trabalhou como tesoureiro da rádio.

Alguns profissionais passaram por este microfone como: Antonio Cavalcante, Francinildo Felix, Walter Sudário, Marlene Teixeira, Rita Oliveira, Assis de Vasconcelos (Vasco), José Jaime Lourenço (J. Jaime), Ilton Palácio, Fran Pereira, Assis Araújo. Operadores de áudio como: José Adeodato Filho (chibatinha), Antonio Aelson Teixeira (sukita), José Alberto Dos Santos (J. Alberto) também fizeram parte da história desta rádio.

Alguns programas de rádio marcaram época, podemos destacar alguns como:

Lembrei-me de você.
Programa Musifone. Pedido de musicas pelo telefone que na época foi o maior sucesso devido à chegada do telefone.
Crônica do meio dia com Valdir Sombra Lopes.
Encontro ás cinco com a aprentação de Walter Sudário.

O primeiro diretor desta emissora na época rádio Iracema foi Lindenor Osterne (em memória) falecido em dezembro de 2006. Teve como diretor também Francisco Maronildo Lima que ajudou na história de sucesso da então rádio cidade de Iguatu. O primeiro redator e programador foi João Gualberto Filho, tendo Nonato Albuquerque como redator do jornal correspondente Imasa e depois apresentado pelo mesmo de hora em hora.

Esta é a história desta rádio que começou como Rádio Iracema, depois vindo a chamar-se Rádio Cidade de Iguatu e hoje é denominada de Rádio Liberdade AM de Iguatu. Há 45 anos, uma rádio pioneira na Região Centro Sul que até hoje é tida como a rádio de maior audiência pela programação de credibilidade no esporte, jornalismo, enfim em toda a sua programação diária que vai ao ar ás 04h30min horas da manhã.
Esta é a história desta emissora que hoje faz parte do cotidiano de milhares de ouvintes espalhados no interior do Ceará. Rádio liberdade AM de Iguatu (antiga Rádio Iracema e Rádio Cidade) o nome não importa, mais sim o respeito aos ouvintes.

Colaboração da história do rádio em Iguatu. Edilson Rolim.

ARRAIÁ DA APAE 2011

Rodovia deve ficar pronta no mês de novembro

Juazeiro do Norte Mais dois, dos quatro trechos que formam a Rodovia Padre Cícero, devem ficar prontos até julho deste ano. Ficam entre Distrito de Lima Campos, em Icó, a Orós, e de Caririaçu ao Distrito de Lavras, em Lavras da Mangabeira. Um deles já foi entregue pelo Governo do Estado, entre Solonópole e Banabuiú. O trecho que ainda está em obras é o que liga Orós a Solonópole, que poderá ficar pronto em novembro deste ano. É o maior deles, com 63 quilômetros, e que está com 50% das obras concluídas. Os trabalhos foram iniciados em 2009, com a perspectiva de redução de quilometragem do Cariri até a Capital em cerca de 90 quilômetros.

A Rodovia Padre Cícero possibilitará o escoamento da produção pesqueira e da agricultura, principalmente nos trechos das regiões Sertão Central, Centro-Sul e Cariri. Além disso, facilitará a comercialização da pesca de Banabuiú até o Distrito de Lima Campos e Orós.

Segundo o gerente de Obras do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Francisco Quirino Rodrigues Ponte, a finalidade da rodovia é interligar os polos de desenvolvimento e escoamento da produção local e regional, além do turismo religioso na cidade de Juazeiro do Norte.

Ele afirma que os trechos que interligam Caririaçu ao Distrito de Mangabeira, em Lavras da Mangabeira, de 47 quilômetros, e Lima Campos a Orós, de 20 quilômetros, já estão construídos, restando apenas a sinalização vertical nessas áreas para serem inauguradas. O gerente disse que ainda não há data definida para a inauguração, já que o calendário fica a cargo do Governo do Estado.

O único trajeto a ter as obras de asfaltamento concluídas deve ter sua finalização em novembro deste ano, segundo o DER. O asfaltamento foi feito até o Distrito de Nova Floresta, em Jaguaribe. De acordo com Quirino, as obras estão dentro do previsto. Ele justifica pequenos atrasos por conta da quadra invernosa. O único trecho que obteve apenas a restauração foi o que liga Lima Campos a Orós.

Duas opções

A nova rodovia poderá ser alcançada a partir de Quixadá, onde o condutor terá duas opções: seguir pela BR-116 ou continuar pela CE-060 (para quem já vem desde Fortaleza), pegando o primeiro trajeto da Padre Cícero, que liga Banabuiú à Solonópole, inaugurado há cerca de dois meses. O próximo trecho liga Solonópole à Orós, que ainda falta ser concluído, e depois vai até Lima Campos.

Segundo o gerente do DER, 10º Distrito, Luiz Salviano de Matos, a partir desse trajeto, há uma passagem por Cedro, com acesso pela BR-230, que interliga o trecho seguinte, de Caririaçu, que vai até o Distrito de Mangabeira.

A reivindicação da rodovia passando pelo Cariri é antiga. A população da pequena Caririaçu festeja a conquista sonhada há mais de duas décadas.

Os projetos de piscicultura e a agricultura serão os grandes beneficiados. Além disso, conforme o prefeito da cidade, Edmilson Leite, será uma oportunidade de desenvolvimento do comércio e o surgimento de novos empregos. Além de serem construídas pousadas na cidade para os turistas, principalmente os que vão visitar Juazeiro, que preferirem um clima mais ameno da serra. A obra na cidade, diz o prefeito, é sinônimo de desenvolvimento para uma localidade que antes vivia "encostada". O Município de Caririaçu tem uma das festas religiosas mais prestigiadas da região, a Festa de São Pedro, dentro do calendário das festas juninas do Cariri. O investimento nesse trecho é de R$ 38 milhões. Os trabalhos no local foram iniciados em outubro do ano de 2009.

De acordo com o DER, além de auxiliar no escoamento de produção, realizado atualmente pela rodovia CE-060, a obra trará melhores condições de trafegabilidade para os motoristas, promovendo um deslocamento mais seguro e confortável, inclusive melhorando o acesso ao Estado da Paraíba, para os motoristas que se deslocam para lá, passando pelo Município de Lavras da Mangabeira.

Os recursos para a obra são do Tesouro Estadual e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foram utilizados em serviços preliminares e auxiliares drenagem, pavimentação, obras d´arte correntes, obras d´arte especiais, a agora a sinalização (horizontal e vertical) em mais dois trechos, proteção ambiental e outros. O DER, órgão vinculado à Secretaria da Infra-Estrutura do Estado (Seinfra), executa e fiscaliza as obras.

Desenvolvimento

Além de Caririaçu e Lavras da Mangabeira, também serão beneficiados os Municípios de Aurora e Granjeiro, no Cariri. As vias asfaltadas facilitarão o escoamento da produção agrícola nessas localidades. Para a cidade de Caririaçu, que será uma das mais beneficiadas com o desvio, o prefeito Edmilson Leite classifica como uma nova fase de desenvolvimento.

A rodovia CE-385, que liga Caririaçu ao Distrito de Quitaiús e este à BR-230, também irá beneficiar o setor produtivo. Este trecho irá auxiliar no escoamento de produção realizado na rodovia CE-060, a obra trará melhores condições de trafegabilidade para os motoristas, promovendo um deslocamento mais seguro e confortável, inclusive melhorando o acesso à Paraíba, para os motoristas que se deslocam para lá, passando por Lavras da Mangabeira.

Diário do Nordeste
Elizângela santos
Repórter

MAIS INFORMAÇÕES
Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Rua Rodolfo Teófilo, 10, Centro, Crato (CE)Telefone: (88) 3102.1224

Orós - 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar

Aconteceu ontem (15/06) pela manhã no salão paroquial de Orós a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar para sistematizar ações e propostas vinculadas ao direito humano á alimentação adequada e da soberania alimentar e escolha dos delegados para a conferência territorial.

A 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar teve como tema central “ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL DIREITO DE TODOS”.

Apresentação de Paródia pelo alunos do Centro Educacional Epításio Pessoa.


Platéia lotada.


Estavam presentes ao evento a Prefeita de Orós Fátima Maciel, chefe de gabinete e Ex-Prefeito Dr. Leimar, Cícero Paulino (Presidente do Comsea), Presidente da Câmara de Vereadores José Patrício, Vereador Lucemir e os secretários Municipais.
Em Orós são realizados vários programas de segurança alimentar como:

- Alimentação Escolar
- Padaria Comunitária
- Educação Alimentar e Nutricional
- Hortas Comunitárias
- Cisternas
- Programa Leite Fome Zero
- Compra Direto Local da Agricultura Familiar e Conab
- Centro de Políticas em Alimentação e Nutrição Monitoramentos dos Programas SISVAN Web, Bolsa Família, Suplementação Vitamina e Ferro.
- Cozinha Comunitária.

O programa de segurança alimentar de Orós foi reconhecido nacionalmente com a melhora na qualidade da merenda escolar onde Orós recebeu o prêmio nos anos de 2009 e 2010 e está concorrendo em 2011, Orós foi à única cidade do Ceará a receber o prêmio, sendo reconhecida pela prática “Cozinha Comunitária – Nutrição à Mesa”, desenvolvida no município há cerca de três anos. A Cozinha Comunitária de Orós foi a primeira a ser implantada no Centro-Sul do Ceará e, atualmente, fornece 200 refeições diariamente para a população de baixa renda da cidade.

E o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, iniciativa que busca reconhecer o trabalho dos gestores municipais na utilização responsável dos recursos destinados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Nas duas ocasiões o então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou o prêmio à prefeita Fátima Maciel Bezerra.


Josemberg Vieira.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Polícia prende um dos homens mais procurados da região Centro Sul do Ceará

Foi preso ontem em Acopiara, no sítio Timbaúba, distante 06 km da sede urbana, um dos homens mais procurados pela polícia da região Centro Sul do Ceará.

Francisco Rosivaldo da Silva Lima, conhecido por Alemão, é acusado de praticar vários crimes na região e não esboçou nenhuma reação a prisão.

A ação policial foi comandada pelo delegado regional de Polícia Civil de Iguatu, Agenor Freitas de Queiroz.

Segundo o delegado, Alemão deverá ser transferido para um presídio de maior segurança, que poderá ser em Juazeiro do Norte ou Fortaleza.

Fonte:Blog Lindomar Rodrigues

CE faz primeiro transplante de pulmão do Norte/Nordeste


Há oito anos, o vendedor autônomo Francisco Eudes Aguiar, 46 anos, morador da cidade de Sobral, região Norte do Ceará, convivia com um enfisema pulmonar, doença crônica, na qual os tecidos dos pulmões são gradualmente destruídos. O seu quadro clínico se agravou tanto que, há sete meses, seu Eudes dependia de um aparelho de oxigênio para sobreviver.

Mas, ontem, todo esse sofrimento chegou ao fim, pois o vendedor, finalmente, foi submetido a um transplante de pulmão. A cirurgia, feita no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital do Coração de Messejana), foi a primeira a ser realizada em todo o Norte e Nordeste do Brasil.

Pioneirismo

Antes, o transplante de pulmão só era realizado nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. De acordo com a diretora do Hospital do Coração de Messejana, Socorro Martins, há um ano a unidade já havia sido avaliada pelo Ministério da Saúde, que a considerou apta para realizar o procedimento.

Contudo, diante da preparação da equipe médica, aliada à dificuldade de captação do órgão e ao criterioso protocolo de exames, os quais os pacientes devem submeter-se, a cirurgia só pode ser realizada ontem.

"Ele já não tinha mais condições de trabalhar. Se saísse de casa, era obrigado a voltar quatro horas depois para repor o oxigênio liquido que o mantinha vivo", explica a coordenadora clínica do transplante de pulmão do Hospital do Coração de Messejana, Cyntia Viana.

A médica ressalta que o enfisema pulmonar de Francisco Eudes Aguiar já estava em fase avançada e o funcionamento do pulmão esquerdo estava comprometido, com apenas 33, 9% da função normal.

Fonte: Diário do Nordeste

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Connheça o talento de dupla Marcus & Vinícius com a música ADMITA

Piscicultura em crescimento


Crateús "O ambiente é favorável em todos os aspectos. Temos linhas de crédito, condições climáticas propícias, reservatórios e implementos para o crescimento do setor". Esta é a visão do presidente da Associação Cearense de Aquicultores (Aceaq), Camilo Diógenes, sobre a implantação de projetos de piscicultura nos açudes do Estado do Ceará.

Para ele, a piscicultura poderia avançar ainda mais. "O Ceará é o maior produtor de tilápia do País, com produção de 25 mil toneladas/ ano, mas poderíamos produzir cerca de 20 vezes mais, estamos muito aquém do nosso potencial", esclarece. Diógenes defende que para o pleno aproveitamento do potencial hídrico cearense no desenvolvimento da produção, se faz necessários estudos e conhecimento dos reservatórios por parte dos órgãos públicos ambientais. Para ele, o mercado cearense justifica o investimento em pesquisas. "O mercado é aquecido, somos o maior consumidor de tilápia do Brasil e o terceiro maior em consumo de pescado". Estes e outros desafios do setor, que movimenta a economia do Estado serão debatidos no PECNordeste. "Será oportunidade de evidenciar as questões do setor, já que é o maior evento de agronegócios do Estado e trataremos de temas importantes no sentido de alavancar o setor da pesca e aquicultura", diz o técnico da Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura e coordenador deste setor no evento, Osvaldo Segundo.

Segundo a Associação, esses desafios não afetam o otimismo dos produtores setor, que tem uma grande expectativa e no desenvolvimento da atividade neste e nos próximos anos. "Estamos otimistas e com boas expectativas, pois as condições são favoráveis, ainda mais com a criação da Secretaria da Pesca. Esperamos que a ação dela ajude a desburocratização", diz. Caucaia, Aquiraz, Pacajus e Aracoiaba e o Vale do Curu (Pentecoste, Jaibaras e General Sampaio) são as maiores produtoras de tilápia no Estado, ao lado das regiões do Castanhão e Orós, segundo a Associação. "Nos últimos cinco anos, o Castanhão e o Orós tem se destacado devido aos próprios reservatórios, que são os maiores do Estado e ainda há muito a ser explorado nessas duas regiões. A tendência é que a produção na área metropolitana diminua, com os produtores investindo nestas outras duas grandes áreas", diz Diógenes. Cita regiões do Banabuiú e Riacho do Sangue como áreas ainda pouco exploradas.

"A nossa meta é aproveitar melhor os recursos hídricos que temos", diz Osvaldo, confirmando que realmente o Ceará tem potencial para aumentar a produção de peixes. Ele atribui o comprometimento da produção a fatores climáticos e desequilíbrio nas espécies de peixes comprometem a produção. Uma das estratégias, segundo ele, é o peixamento dos açudes com maior número de espécies. "Precisamos manter e aumentar a produção da tilápia, bem como abrir o leque para espécies regionais, como tambaqui, curimatã, carpa, entre outros". Defende o cultivo de peixes intensivo usando a água de maneira sustentável.

Levantamentos para obter as principais demandas do setor de aquicultura e pesca são feitos nos seminários regionais, para montar diagnóstico real. "Aproveitar o potencial e dinamizar o setor, tanto na área continental, quanto no mar são as nossas ações, que já estão sendo realizadas", garante Segundo. Cita que a Secretaria atua junto às entidades privadas e associações. "Tanto com a Associação dos Aquicultores quanto com a Associação de Criadores de Camarão a fim de fazer a interlocução, promover sustentabilidade, aumentar a produção e desenvolver o setor no Estado", afirma.

Camarão

A Associação Cearense de Criadores de Camarão (ACCC) elege a demora no licenciamento como dificuldade maior do setor. Mas aguarda melhorias com o trabalho da Secretaria. "Temos feito um trabalho junto aos órgãos ambientais e vemos uma sinalização de avanço no processo", analisa o presidente da entidade, Cristiano Maia. Refere-se à criação da Secretaria, da Câmara Intersetorial e da contratação de mais técnicos para órgãos ambientais.

Mesmo assim, o cultivo de camarão no Ceará também é rentável. É o Estado que mais produz camarão em cativeiro no Brasil. Segundo a ACCC, a produção em 2010 chegou a 32 mil toneladas, superando o Rio Grande do Norte, que era o maior produtor até 2009. Para este ano, a expectativa dos produtores é a melhor possível. "A perspectiva é de 20% de aumento na produção", diz Maia.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Pesca e Aquicultura (SPA): (85) 3101.6371/
Associação Cearense de Aquicultores: Telefone: (85) 3272.9406

Diario do Nordeste
Silvania Claudino
Repórter
Foto Honório Barbosa

domingo, 12 de junho de 2011

Orós, Ipaumirim e Iguatu representarão o Sul/ Cariri na Etapa Estadual dos Jogos Abertos do Interior

Contando com a sentida ausência dos desportistas de Icó e as participações de Cedro, Iguatu, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira e Orós, a etapa Sul/Cariri dos Jogos Abertos do Interior foram realizadas

, no último final de semana, na cidade de Várzea Alegre.

Dos vizinhos participantes, Ipaumirim (futebol de campo), Iguatu (handebol feminino e masculino) e Orós (vôlei masculino) serão os representantes da região na Etapa Estadual do evento. Juazeiro do Norte foi o destaque da etapa regional, com a representatividade no basquete (feminino e masculino) e futsal feminino.

Continuando as etapas regionais, os Jogos seguem para a região do Vale do Jaguaribe, onde as partidas serão realizados em Jaguaretama nos dias 3 a 5 de junho, contanto com as delegações de Pereiro e Jagauribe, e a região dos Inhamuns/Centro, também entre os dias 3 e 5 de junho onde os jogos serão disputados em Quixeramobim.

Jogos Abertos do Interior - A competição tem a finalidade de promover o intercâmbio esportivo entre os municípios participantes. Um dos objetivos do certame é apontar o surgimento de novos valores no cenário esportivo cearense. Além do futebol, acontecerão disputas nas modalidades voleibol, basquete, handebol e futsal.

Fonte: Ico e noticia

sábado, 11 de junho de 2011

Adutora atrasada há 4 anos

Orós Após quatro anos de atraso para conclusão, a adutora de 18Km entre as cidades de Orós e o Distrito de Feiticeiro, em Jaguaribe, ainda apresenta alguns defeitos e há necessidade de medidas corretivas. A obra só foi recebida provisoriamente pelo Estado e não há data prevista para inauguração. O serviço de conserto do mirante e da urbanização da área próxima à válvula dispersora do Açude Orós foi concluído e tornou-se um novo atrativo para os turistas.

No próximo dia 14, diretores da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Superintendência de Obras Hidráulicas do Estado (Sohidra), da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) e da construtora vão definir as medidas corretivas que precisam ser feitas para conclusão definitiva da obra. No fim do ano passado, houve testes e transferência de água para o Açude Feiticeiro, mas algumas placas se soltaram e houve alguns problemas de pressão e em alguns trechos do canal o sistema de drenagem apresentou deficiência.

A adutora tecnicamente é denominada de eixo de integração Orós - Feiticeiro. O diretor de Águas Superficiais da Sohidra, Antônio Madeiro de Lucena, esclareceu que os problemas são simples e localizados e prevê que em 60 dias as medidas corretivas estarão concluídas. "Queremos encerrar as pendências o mais rápido possível", disse. "A obra está praticamente pronta e os testes mostraram que funcionou bem".

Recebimento

Após o conserto das falhas, a Sohidra dará o termo de recebimento em definitivo da obra. A construtora responsável pela construção da adutora também já fez o conserto do mirante localizado próximo a válvula dispersora. O projeto arquitetônico inclui uma praça e tem por objetivo reduzir o impacto causado pela implantação da obra (a rede de tubos e a casa de bombas) e oferecer aos visitantes um novo atrativo.

Em 2009, a abertura da válvula dispersora, numa vazão de 5 metros cúbicos por segundo, provocou estrago na obra de urbanização. O primeiro material utilizado não foi o adequado, cobertas de plástico, madeira e cordas que se estragaram com facilidade em contato com a água antes mesmo de ser inaugurada. Foram feitas modificações, com a implantação de uma nova passarela.

O diretor de Operações da Cogerh, José Ricardo Dias Adeodato, explicou que a obra ainda não foi repassada pela Sohidra para a gestão de transferência de água e serviços de manutenção do canal de transposição. "Fizemos no fim do ano passado treinamento com uma equipe, mas o gerenciamento em definitivo só será feito após a correção das pendências", esclareceu. "O nosso papel será de gerenciamento e se houver necessidade de transferência de água no decorrer do segundo semestre deste ano, com certeza, será feita".

Eixo localizado

Adeodato esclareceu que a adutora não integra o grande sistema do Rio Jaguaribe, que é abastecido pela válvula dispersora do Açude Orós. Frisou que é uma obra importante, mas que é um eixo localizado, até o distrito de Feiticeiro.

Para o Governo Federal, a adutora faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional, embora o Rio Jaguaribe, um dos principais afluentes do Açude Orós, não seja beneficiado pela transposição das águas do Velho Chico, até o encontro com o Rio Salgado, que fica após o reservatório no Município de Orós.

A adutora vai permitir a transferência das águas do Açude Orós para os açudes Croatá, Pedras Brancas, Córrego das Pedras e Feiticeiro. A obra beneficiará uma população estimada em 20 mil pessoas dos distritos Feiticeiro e Nova Floresta, além de outras localidades rurais, no Município de Jaguaribe. A população dessas duas comunidades vive a expectativa de funcionamento do eixo, que vai permitir a perenização do Vale do Feiticeiro, abastecimento humano, animal e a irrigação de culturas agrícolas. A conclusão da obra é esperada com expectativa desde 2007 pelos moradores das localidades beneficiadas com o canal de transposição, em particular o Distrito de Feiticeiro, na zona rural de Jaguaribe.

Fique por dentro
Estação de captação

O projeto de recursos hídricos entre Orós e Jaguaribe prevê uma vazão de 1,4 metros cúbicos por segundo. O eixo tem uma estação de captação (casa de máquina com duas turbo-bombas para tomada de água), um trecho de 3.600 metros de adução por bombeamento, 14.500 metros por gravidade por meio de canais abertos e sifões para travessias de trechos de estradas e riachos. A Adutora Feiticeiro é uma das obras que integra a transposição do São Francisco, segundo aponta o Governo Federal.

MAIS INFORMAÇÕES
Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra)
(85) 3101. 4706; Escritório da Cogerh em Iguatu, (88) 3581.0800

Diário do Nordeste
Honório Barbosa
Repórter

CONTRAPARTIDAS
Convênio assegurou projeto em 2005

Ministério da Integração Nacional e Governo do Estado firmaram parceria para viabilizar a obra

Orós O convênio para a construção da adutora Orós - Feiticeiro foi assinado em dezembro do ano de 2005, numa parceria entre o Ministério da Integração Nacional (MIN) e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH). O valor inicial foi orçado em quase R$ 30 milhões.

A maior parte de recursos da obra foi liberada pelo Ministério da Integração e há uma contrapartida de quase R$ 3 milhões do Estado. A construtora Galvão Engenharia é a responsável pela implantação do eixo de integração Orós a Feiticeiro.

Conforme o projeto técnico da obra, os canais de transposição, na maior parte do trecho de 18Km de extensão, margeiam a rodovia CE-153, entre a cidade de Orós e a localidade de Nova Floresta, em Jaguaribe. São 3.600 metros de adutora em rede dupla de tubos de 700mm. Na maior parte do trecho, a água escorre por gravidade e em canais de terra.

Canais com sifões

Além da estação de bombeamento ao lado da válvula dispersora na parede do Orós, há 11 canais entrecortados por sifões para permitir a passagem da rodovia e vencer depressões.

A água do Orós irá para o Açude Feiticeiro, que foi construído pelo Governo Federal na década de 1930, em período de intensa seca que castigava o sertão cearense.

O governador Cid Gomes, logo no início do primeiro governo, visitou a obra e esperava inaugurá-la na primeira gestão. Após conhecer o projeto, determinou a construção de um mirante e de uma praça no entorno da casa de bombas para amenizar o impacto causado pelos tubos em linha dupla próximo à válvula dispersora.

Mirante

A obra de urbanização oferece aos visitantes um novo atrativo. Do mirante, construído em três pavimentos, é possível admirar o espetáculo da queda d´água da sangria do Orós e do véu espesso da válvula dispersora. A vista é privilegiada.

O fim de tarde com o pôr do sol sobre as águas do Açude Orós é convidativo para os casais de namorados.

Desde o mês passado, em decorrência da sangria do reservatório, aumentou o número de visitantes e o acesso ao mirante da válvula passou a ser um dos pontos preferidos pelos turistas. O local se transformou em um novo ponto de lazer.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Orós recebe reconhecimento por boas práticas de gestão


O município de Orós foi mais uma vez agraciado com o certificado de Boas Práticas de Gestão na Assistência Social, conferido pela revista Municípios do Ceará, há 15 anos. A solenidade de entrega do certificado ocorreu na última quinta-feira (9), no Náutico Atlético Cearense. Ao todo, 25 municípios cearenses receberam o certificado.

Orós foi reconhecido pela prática da Cozinha Comunitária, a primeira a ser implantada na região Centro-Sul do Estado, em 2007. Atualmente, 27 famílias carentes do município trabalham na Cozinha Comunitária e na Padaria Comunitária de Orós. Toda a produção da padaria é revertida para a sua manutenção e a da cozinha, que oferece, diariamente, 150 refeições gratuitas para as famílias que trabalham no local.

A Cozinha Comunitária de Orós também já recebeu outro importante reconhecimento: o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), conquistado em 2010. A prefeitura de Orós foi a única do Ceará a receber o prêmio, que contou com 1.477 práticas inscritas, sendo 785 de organizações da sociedade civil e 692 de governos municipais. Desse total, 20 práticas foram premiadas, sendo dez prefeituras e dez organizações.


“Temos trabalhado com muita dedicação e seriedade para que o município de Orós seja cada vez mais desenvolvido socioeconomicamente. Assim, é com muita alegria que recebemos mais este reconhecimento, que mostra que estamos no caminho certo e nos estimula ainda mais a fazer o nosso melhor”, destaca a prefeita Fátima Maciel Bezerra.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Orós.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

É BOM SABER...

REPASSE DOS VALORES PARA CAMPANHAS DE VACINAÇÃO - O Ministério da Saúde divulgou a Portaria nº 1.267, de 1° de junho de 2011, que autoriza o repasse dos valores de recursos federais, relativos às campanhas de vacinação de poliomielite, de influenza sazonal e de raiva animal, para o ano de 2011, destinados à composição do Piso Fixo de Vigilância e Promoção da Saúde em diversos estados, incluindo o Ceará.

REPASSE DOS VALORES PARA CAMPANHAS DE VACINAÇÃO - Os recursos totias repassados ao Ceará chegam a cifra de R$ 752.945,60. Verificando o valor através de cada município, na região, por ordem de quantia, o repasse aconteceu da seguinte forma: Iguatu (R$ 24.346,95) --- Icó (R$ 18.372,25) --- Jaguaribe (R$ 10.797,60) --- Lavras da Mangabeira (R$ 8.974,70) --- Cedro (R$ 7.629,90) --- Orós ( R$ 6.059,85) --- Pereiro (R$ 5.101,95) --- Ipaumirim (R$ 3.584,10) ---- Umari (R$ 2.742,10) --- Baixio (R$ 2.388,15). As informações são do Diário Oficial da União de 02 de junho.

_______________________________________

PAVIMENTAÇÃO EM GUASSUSSÊ, ORÓS - A Prefeitura Municipal de Orós divulgou, através da Comissão de Licitação, o Aviso de Licitação que trata da pavimentação em pedra tosca com rejuntamento nas ruas e estradas do distrito de Guassussê, no município oroense.

PAVIMENTAÇÃO EM GUASSUSSÊ, ORÓS - Aos interessados, a Comissão comunica que estará abrindo Licitação na Modalidade Tomada de Preço nº 2011.05.30.01 - Obras, no dia 14 de junho de 2011, às 9h30.

PAVIMENTAÇÃO EM GUASSUSSÊ, ORÓS - O Edital completo estará à disposição dos interessados nos dias úteis, no horário de 08hs às 12hs, no endereço da Prefeitura, na Praça Anastácio Maia, 40, Centro. O documento foi divulgado no Diário Oficial do Estado de 30 de maio último.



_______________________________________

CONVÊNIO ENTRE BOMBEIRO E PREFEITURA DE BAIXIO - O extrato de aditivo de convênio n° 234/2009, celebrado entre o Corpo de Bombeiros do Ceará e a Prefeitura Municipal de Baixio, trata da prorrogação da vigência do Convênio original (nº234/2009), cujo objeto é a transferência de recursos financeiros para realização de ações de defesa civil em decorrência de desastres provocados pelas fortes precipitações no Município de Baixio.

CONVÊNIO ENTRE BOMBEIRO E PREFEITURA DE BAIXIO - A data da prorrogação ficou até o dia 22 de julho de 2011. Todas as demais cláusulas do Convênio original continuam vigentes e inalteradas.

CONVÊNIO ENTRE BOMBEIRO E PREFEITURA DE BAIXIO - Assinaram o documento, no dia 17 de janeiro de 2011, e publicado no Diário Oficial do Estado de 31 de maio, o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, coronel QOBM Josileno Vitoriano, e a então prefeita municipal de Baixio, Glória Isabel Pires Ferreira.

__________________________________________

ADUTORA DE IPAUMIRIM, BAIXIO E UMARI - A Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH) divulgou o extrato de contrato (nº 05/PROGERIRH-ADICIONAL/7630-BR/SRH/CE/2011), na qual é contratante do processo, e cuja empresa contratada foi a Engesoft Engenharia e Consultoria LTDA.

ADUTORA DE IPAUMIRIM, BAIXIO E UMARI - O objeto do contrato da empresa trata dos serviços de consultoria especializada, readequação do projeto executivo, supervisão e acompanhamento das obras e programa de educação ambiental da adutora, nos municípios de Ipaumirim, Baixio e Umari.

ADUTORA DE IPAUMIRIM, BAIXIO E UMARI - O valor do projeto é de R$ 1.174.717,89 (um milhão, cento e setenta e quatro mil, setecentos e dezessete reais e oitenta e nove centavos), pagos em recursos do Projeto de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos (Progerirh II) - Financiamento Adicional. A vigência do contrato é de 10 meses. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado de 1º de junho.

Fonte: Icó é Notícia.

Orós - Semana de Erradicação do Trabalho Infantil

A Prefeitura Municipal de Orós por meio dos programas Peti e Peteca realizam de 06 á 10 de Junho a Semana de Erradicação do Trabalho Infantil com o tema “Orós dá Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”.

Os eventos tiveram inicio na última segunda (06/06) com oficinas nas escolas, Peti com o grupo Caritas, Pro-Jovem, Cras, Creas, Nasf, Léo Clube, Nesms, Pse, Psf abordando as temáticas do Eca, Palestras e dinâmicas.

Terça 07/06 – Pela manhã aconteceu Blitz de Conscientização sobre a semana de erradicação do trabalho infantil com a banda municipal Pedro Augusto Neto pelas ruas do comércio e a tarde oficinas nas escolas municipais.

Hoje Quarta (08/06) – Aconteceram jogos de Futsal Masculino e feminino na sede e distritos com as crianças do Peti.

Amanhã Quinta (09/06) – Seminário Orós dá Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil com o Palestrante Dr. Oscar Stefano (Promotor de Orós) no CSU a partir das 08:00 da Manhã.

Na Sexta (10/06) Manhã Cultural no Ginásio Aécio de Borba com danças, Paródia, Cordel, Teatro e muito mais.

E toda essa programação se estenderá aos distritos.

A legislação brasileira determina a idade mínima de 16 anos para o ingresso no trabalho, salvo na condição de aprendiz, permitida para adolescentes acima de 14 anos, em condições especiais. O Estatuto da Criança e do Adolescente define as regras para garantia do direito dos adolescentes à profissionalização e à proteção no trabalho, no artigo 67, afirmando que "ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho: I - noturno, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte; II - perigoso, insalubre ou penoso; III - realizado em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social; IV - realizado em horários e locais que não permitam a frequência à escola."

Há, no mundo, 215 milhões de meninos e meninas envolvidos em trabalho infantil, dos quais 115 milhões estão expostas às piores formas.

Por Josemberg Vieira.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Orós sangra há quase 50 dias


O período de chuvas chegou ao fim no Ceará, mas a fartura de água continua na maioria de seus mananciais. Um dos exemplos é o açude Orós, na região Centro-Sul, sangrando há quase dois meses.

O açude é localizado em Orós, a 310 quilômetros de Fortaleza, e é o segundo maior reservatório do Ceará. A sangria começou na madrugada de 27 de abril, como mostrou o Diário do Nordeste Online, e nesta terça-feira (7) completa 42dias.

No Ceará o período chuvoso concentra-se entre fevereiro e maio. Já a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) indica que, já no início de junho, 43 reservatórios permanecem sangrando em todo o Ceará. O Orós é o maior entre os reservatórios ainda sangrando.

Localizado em Alto Santo, na região do Jaguaribe, o açude Castanhão é o maior do Ceará, com capacidade para 6,7 bilhões de metros cúbicos, e está atualmente com 82% de seu volume máximo. Já o Orós é o segundo maior, com capacidade para 1,94 bilhão de metros cúbicos.

Diário do Nordeste

Orós - 2ª Mostra de Arte e Cultura do Sertão em Santarém

Acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de Julho no distrito de Santarém em Orós a II Mostra de arte e cultura do sertão é um evento de renovação contínua de expressões culturais, marcada por uma grande mobilização de toda a comunidade de Santarém, distrito da cidade de Orós- Ceará. Trata-se de um fenômeno multidimensional (Social, Cultural e econômico) que envolve a participação da sociedade civil, de organizações não governamentais e dos setores públicos e privados.

O evento abrangerá toda a região centro-sul do estado do Ceará, inclusive Iguatu, Juazeiro do Norte, entre outras cidades polos. Acreditamos que um dos grandes desafios do século XXI é colocar em pratica novas maneiras de fazer negócios, que possibilitem aliar crescimento econômico a responsabilidade Social. Para avançarmos positivamente, entendemos que não podemos deixar a nossa cultura morrer e para isso é necessário faze-la presente nas ruas, casas, empresas, escolas e nas festas principalmente. Essa é uma grande oportunidade de aplicar e disseminar conceitos que possam convergir para uma sociedade mais rica.

O ápice da mostra será o Espetáculo: Asa branca vem canta e Encanta- O Nordeste Brasileiro, que mostrará através de dança, teatro e musical a história e a cultura do Nordeste, mostrando um pouco dos 09 estados. Todo o espetáculo é feito e apresentado por moradores da comunidade de Santarém com um total de 80 componentes entre atores, músicos, bailarinos e produção, que vai de crianças de 05 anos de idade até adultos de 41.
O Evento acontecerá a partir do dia 18 de julho com competições esportivas e desfile da trupe “Nordeste brasileiro” pelos cantos e recantos da cidade. E do dia 22 á 24 de julho grandes eventos culturais e muito forró no palco central.

Quem é Realeza Nordestina?

A ONG realeza nordestina, nasce com a missão de conservar o patrimônio histórico-cultural e preservar o meio ambiente local, tendo como objetivo: contribuir na formação artística e profissional de crianças e jovens da região por meio da arte em suas múltiplas formas de manifestações: danças, teatro, música, poesia, pintura, artesanato, entre outros. Pretendemos desenvolver um trabalho que atenda um público de aproximadamente (250) duzentos e cinquenta crianças, adolescentes e jovens, possibilitando formar artistas e profissionais capazes de fazer de suas habilidades ferramentas de trabalho e de encantamento, trazendo beleza e magia aos olhos de quem os prestigiam.

Usar a arte como instrumento de inclusão social não é apenas uma estratégia de trabalho da entidade, mais sim uma forma de canalizar todo potencial artístico e cultural existente nesse espaço, onde se encontra uma grande quantidade de talentos na espera de sua lapidação.

Mais acima de tudo queremos cooperar para a formação de bons cidadãos com senso crítico, conscientes de seus direitos e cumpridores de seus deveres. A comunidade de Santarém está localizada ao norte do município de Orós- CE; é uma comunidade pequena e com atividade econômica predominantemente rural, tem alguns funcionários públicos, aposentados e artesãos.

Assim como a maioria das pequenas comunidades do sertão nordestino, Santarém enfrenta algumas dificuldades, a mais notável é a falta de perspectivas de dias melhores por parte da população mais jovem, em virtude da escassez de emprego que acaba obrigando-os a migrar para os grandes centros. Em razão dos fatores enumerados unimos forças, demo-nos as mãos e passamos a sonhar coletivamente.

Eis que nasce a realeza nordestina, trazendo consigo fermento para nutrir nossos sonhos e cheia de esperança de dias melhores para superarmos com criatividade e companheirismo as adversidades encontradas neste chão. Nós podemos realizar esse sonho, porque também temos esperança de que você pode ser mais um fermento, pode ser mais um sonhador em mutirão. Seja um sócio contribuinte da realeza nordestina, ajude a irradiar o fascínio da arte e a esperança nesse pedacinho de sertão. Santarém- Orós- CE.