quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ORÓS RECEBERÁ VISITA

Natureza em foco no Estado


O O2 abordará experiências práticas que contribuem para o desenvolvimento sustentável do Planeta

Fortaleza sediará, de 21 a 27 deste mês, o V Encontro Intercontinental sobre a Natureza (O2), que será aberto no Parque do Cocó com o Festival Eco Arte e Cultura, que reúne shows musicais, dança e teatro com a temática ecológica, apresentação de corais, exposição de arte com produtos reciclados e artesanato com produtos naturais, oficinas de reciclagem e mostra de audiovisuais e fotografias.

Haverá ainda por ocasião da solenidade de abertura homenagens com a entrega da Comenda Amigo das Águas, Medalha de Honra ao Mérito O2 e Embaixador O2 para a Natureza para personalidades que tenham se destacado na proteção dos recursos naturais.

O evento, que é promovido pelo Instituto Hidro ambiental Águas do Brasil (IHAB), é realizado no Brasil desde 2003, sempre nos anos ímpares, e prosseguirá até o dia 27. Os encontros e debates ocorrerão no Centro de Convenções do Ceará. A programação prevê cursos sobre mudanças climáticas e o mercado de carbono, turismo sustentável, gestão integrada dos resíduos sólidos, agricultura orgânica e construção sustentável, dentre outros.

Durante o V Encontro Intercontinental sobre Natureza, serão apresentados modelos de política, gestão e conceitos de recuperação e urbanização de áreas degradas e implantação de infraestrutura básica multissetorial integradas para evitar problemas estruturais futuros nos centros urbanos

Exemplo

Um dos casos enfocados será o da cidade de Seul, capital da Coreia do Sul, que se tornou modelo depois de recuperar e revitalizar o rio local mais importante, que estava degradado. Para garantir a recuperação ambiental, a prefeitura tomou decisões radicais, incluindo a demolição de um viaduto que cobria esse canal urbano totalmente poluído. Aproximadamente 620 mil toneladas de concreto foram ao chão e investimentos de US$ 380 milhões tornaram realidade o que parecia impossível: assegurar a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos a partir da paisagem totalmente restaurada.

Outro ponto importante em discussão será a realização, em 2012, da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que visa renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do Planeta, vinte anos após a realização da Rio-92.

Lideranças

Dentre aproximadamente dez mil visitantes esperados estão chefes de Estado, empresários, cientistas e lideranças políticas. Considerado um importante evento sobre meio ambiente, o O2 é um espaço amplo para se discutir aspectos do desenvolvimento sustentável, ressaltando experiências práticas, trabalhos científicos e alternativas de manejo geoecológico.

Durante a semana de realização do O2, os participantes terão a oportunidade de conhecer os mais variados ecossistemas naturais do Ceará. Entre os destinos estão: Monólitos de Quixadá, Parque Nacional de Ubajara, Geopark Araripe, as reservas de águas Orós e Castanhão, as praias de Morro Branco, Canoa Quebrada, Jericoacoara, Serra de Baturité e as zonas de manguezal em Fortaleza.

Segundo Clodionor Araújo, presidente do evento e do IHAB, o objetivo geral do O2 é discutir sobre as questões do desenvolvimento sustentável em nível intercontinental, ressaltando as atuais condições do Planeta, além de mobilizar a população em geral para agir em prol da proteção da água, do meio ambiente, do turismo ecológico e da convivência harmoniosa dos seres vivos.

Programação

No dia 21, às 19 horas, o evento será aberto oficialmente, no Parque Ecológico do Rio Cocó, com apresentações de Eco Arte Cultura. Serão entregues a algumas personalidades a título de homenagem a Comenda Amigo das Águas, Medalha Honra ao Mérito O2 e Embaixador O2 para a Natureza.

Do dia 22 até o dia 25, das oito às 13 horas, serão realizados oito cursos sobre os seguintes temas: Mudanças Climáticas e o Mercado de Carbono: Rumo a uma Economia de Baixo Carbono dentro e fora de Quioto; Turismo Sustentável; Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos; Agricultura Orgânica, Segurança Alimentar e Saúde; Introdução a Projeto para a Construção Sustentável; Ordenação e Controle do Uso do Solo no Desenvolvimento Urbano; Eficiência Energética e Conforto no Ambiente Construído e, por fim, Controle e Monitoramento da Qualidade do Ar.

Conferência

No dia 22, às 15h30, será realizada uma conferência sobre o tema Rio+20 Economia Verde e a Sustentabilidade Ambiental Multissetorial, cujo objetivo é tratar sobre iniciativas obrigatórias pra evitar a degradação definitiva da natureza, com produção limpa, negócios sustentáveis e foco nas dimensões: pessoas, Planeta e resultados positivos. No programa do evento consta que a coordenação ficará a cargo do governador Cid Ferreira Gomes e que a relatoria será de prefeita Luizianne Lins.

Estão previstas também duas mesas redondas. A primeira, no dia 23, a partir das 15 horas, abordará o tema Produção Sustentável, Consumo Consciente e Qualidade de Vida e terá como responsável pela coordenação José Deodato Ramalho Júnior, titular da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza (Semam).

No dia seguinte, no mesmo horário, o tema a ser discutido será Biotecnologia a Serviço da Saúde e Proteção da Natureza. A coordenação ficará a cargo de Paulo Henrique Lustosa, presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Ceará (Conpam).

Visitas técnicas

Os participantes terão a oportunidade de realizar visitas técnicas guiadas para conhecer exemplos de obras realizadas dentro dos padrões modernos de Tratamento e Reúso de Água; Educação, Gestão e Saneamento Ambiental; Preservação da Flora e Fauna; Construção Civil Ecológica e Produção mais Limpa. À disposição de quem for prestigiar o evento haverá um espaço para venda, lançamento, divulgação e apresentação de livros que tratem de assuntos sobre meio ambiente.

Proeco

Outra atração do O2 é a Proeco, uma feira de tecnologia limpa e negócios sustentáveis impulsionada por uma demanda de mercado para estimular, expor e divulgar a produção de bens de consumo ecologicamente corretos. Segundo a organização do evento, esta será "uma excelente oportunidade para empresas que desejam manter-se à frente de seus competidores e efetivamente declarar comprometimento com a sustentabilidade planetária com a relevância que os diversos setores da sociedade exigem para a promoção do desenvolvimento global, através de ação local".

Dentre alguns nomes de destaque agendados para participar do O2 estão Marco Antônio de Oliveira, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); Carlos Augusto Grabois Gadelha, do Ministério da Saúde (MS), Gláucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Vilmar Sidnei Berna, escritor, jornalista e fundador da Rede Brasileira de Informação Ambiental (Rebia). Para Berna, "o O2 é um desses bons exemplos em que a união de pessoas e organizações que sonham juntas podem fazer a diferença e contribuir para um mundo adequado para receber os filhos da Terra, onde eles possam nascer, crescer e viver em um ambiente saudável, sem o terrorismo da destruição planetária causada pelo uso abusivo dos recursos naturais e com foco na sustentabilidade".

Fonte: Diário do Nordeste Caderno Negócio (16/11/2011)

MAIS INFORMAÇÕES

IHAB - Rua Beni de Carvalho, 566, Dionísio Torres - Fone: (85) 326.2 1559

FERNANDO MAIA
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário