quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Orós - SEGURANÇA ALIMENTAR - Município cearense desperta a atenção da ONU

Ter, 27 de Setembro de 2011

JORNAL O ESTADO

O município de Orós, distante cerca de 400 quilômetros de Fortaleza, está fazendo um trabalho revolucionário no que diz respeito à segurança alimentar. Movimentando a economia local e garantindo a saúde nutricional das crianças que frequentam as escolas públicas da região, as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Orós vêm somando experiências bem sucedidas e conquistando prêmios em âmbito nacional. O segredo é simples. Consiste apenas em incentivar um dos setores mais produtivo do município, a agricultura familiar.

Os avanços oroenses na área da segurança alimentar começaram em 2006 com a implantação da cozinha comunitária e, posteriormente, a padaria comunitária. Essas ações desenvolveram a agricultura familiar da região, fazendo com que os trabalhadores agrícolas tivessem como dar vazão à produção. Com isso, os alimentos cultivados passaram da terra para a mesa das escolas públicas, melhorando a qualidade da merenda escolar e a diversificação do cardápio diário.

De acordo com a nutricionista e coordenadora do Programa de Segurança Alimentar da Prefeitura de Orós, Virlena Rios, a iniciativa, entre outros benefícios, vem aumentando a qualidade nutritiva da alimentação no momento que reduz o consumo de produtos industrializados e insere maior quantidade de vegetais no cardápio dos alunos. Ela explicou ainda que o desenvolvimento da agricultura familiar está reduzindo os gastos municipais com a compra de alimentos.

"Através do programa, estamos realizando a capacitação dos agricultores nos beneficiamentos dos peixes e dos derivados do leite. Outro ponto a destacar é a substituição do suco engarrafado por poupas de fruta, que são mais saudáveis. A economia também é um fator importante. Nas licitações antigas, o quilo do arroz era comprado por cerca de R$ 2,20. Agora, comprando dos nossos agricultores, o mesmo produto é adquirido por R$ 1,60".

TIMOR LESTE QUER APRENDERAs promissoras práticas nutricionais adotadas por Orós renderam visibilidade internacional. Entre os últimos dias 16 e 19 de setembro, uma comitiva, formada por representantes do governo do Timor Leste, da Organização das Nações Unidas (ONU), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Ministério da Educação do Brasil (MEC), visitou o município a fim de conhecer o programa de segurança alimentar, com destaque para a merenda escolar. O objetivo foi identificar ações bem sucedidas que possam ser adaptadas à realidade do Timor Leste.

AÇÕES RECONHECIDAS Nos últimos anos, Orós também tem ganhado destaque no cenário estadual e nacional como um município que acumula importantes avanços na área de segurança alimentar. Por dois anos consecutivos, 2009 e 2010, Orós foi contemplado com o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, da ONG Ação Fome Zero. O Prêmio tem o objetivo de destacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Já em 2010, Orós recebeu o Prêmio ODM Brasil (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - Brasil), uma iniciativa proposta pelo Governo Federal e que conta com o apoio do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado. O município foi premiado pela prática "Cozinha Comunitária - Nutrição à Mesa". A Prefeitura de Orós foi a única do Ceará entre as dez prefeituras vencedoras da 3o edição do Prêmio ODM.Segurança Alimentar O termo "Segurança Alimentar" começou a ser utilizado após o fim da Primeira. Guerra Mundial. O artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas estabelece claramente a segurança alimentar entre os direitos humanos fundamentais. No Brasil, a Lei 11.346 de 15/09/06 que criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) define: "A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis."

IV CNSAN O Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea) realizaram, de 24 a 26 de agosto, a 4o Conferência Estadual da Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan) uma preparatória estadual para a IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), será realizada em Salvador, de 7 a 10 de novembro próximos.

Foto: arquivo portal Orós



COZINHA COMUNITÁRIA EM ORÓS - A Prefeitura Municipal de Orós, através da Comissão de Licitação, divulgou o Aviso de Licitação [Tomada de Preços nº 2011.09.13.01] que diz respeito a construção de uma cozinha comunitária em Orós.

COZINHA COMUNITÁRIA EM ORÓS - A comissão informa aos interessados que no próximo dia 29 de Setembro de 2011, às 09h30, estará recebendo envelopes de Habilitação e Propostas de Preços para realização da Tomada de Preços.

COZINHA COMUNITÁRIA EM ORÓS - O edital completo está à disposição dos interessados nos dias úteis no horário de 07hs às 11hs, no endereço da Prefeitura, na Praça Anastácio Maia, 40, no Centro, Orós.

O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado de 13 de setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário