domingo, 13 de março de 2011

Vacina contra hepatite B será oferecida a jovens até 24 anos


A partir de 2011, a vacina contra a hepatite B será oferecida a jovens de 20 a 24 anos. Antes, a vacina era disponibilizada apenas a crianças menores de um ano e jovens entre 11 e 19 anos. Em 2012, o Ministério da Saúde pretende disponibilizar vacina a jovens entre 25 e 29 anos.

Para que a imunização seja eficiente, a pessoa tem de tomar três doses da vacina: aplicada a primeira dose, a segunda deve ser dada após 30 dias, e a terceira, 180 dias após a primeira.

Além de crianças menores de um ano e jovens de 11 a 24 anos, pessoas nos seguintes grupos, considerados prioritários para a imunização, podem receber a vacina, independente da idade: profissionais da saúde, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, população indígena, bombeiros, policiais, carcereiros, caminhoneiros, manicures, profissionais do sexo, coletores de lixo domiciliar ou hospitalar, profissionais envolvidos em atividades de resgate, doadores de órgãos ou de medula óssea, vítimas de abuso sexual, vítimas de acidentes com material biológico, parceiros sexuais de portadores do vírus da hepatite B, pessoas imunocomprometidas (para sta população, o esquema vacinal é de quatro doses) e pessoas reclusas.

SOBRE A DOENÇA

A hepatite B é uma doença transmitida pelo sangue infectado e por relações sexuais sem proteção e pode levar ao desenvolvimento de cirrose hepática, câncer de fígado e até à morte. Por ser uma doença silenciosa, que pode levar anos para apresentar sintomas, muitas pessoas podem ser portadoras do vírus da hepatite B sem saber.


Tags: SAUDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário