quinta-feira, 17 de março de 2011

Orós – Fórum Municipal da Mulher


Aconteceu nesta quinta 17 de Março no salão paroquial de Orós o fórum municipal da mulher que teve como tema “VIVER SEM VIOLÊNCIA UM DIREITO DE MULHERES”, na ocasião foi empossado os membros do Conselho Municipal dos direitos da Mulher.

A ideia do fórum surgiu devido à preocupação da Prefeita Fátima Maciel e da Vereadora Luhanna Úrya com o alto índice de violência contra as mulheres, no país, e particularmente no nosso município. Sendo esse o primeiro passo para implantação de políticas públicas voltadas para as mulheres Oroenses.

Esteveram presentes ao fórum a Prefeita de Orós Fátima Maciel, Vice – Prefeito Dr. Lula, Ex – Prefeito Dr. Leimar, o promotor de Justiça de Orós Dr. Oscar, a Presidente do conselho dos direitos da Mulher de Cedro Rosania Campos (Palestrante), Presidente da Câmara Municipal de Orós José Patrício, Vereadora Luhanna Úrya, Vereador João Filho, Advogada e membro do Conselho da Mulher Drª Fátima Silva e todos os secretários Municipais.

O Vereador Dr. Wellington esteve no local do evento e antes mesmo que comesse saiu, essa tem sido a marca registrada do nobre vereador.

Fala da Prefeita de Orós Fátima Maciel.

Aconteceram apresentações de dança com o Leo Clube de Orós e uma peça teatral com o tema Violência contra mulher com os atores Kairton, Ana Lúcia e Aparecida.


Logo após tivemos palestras com a Presidente do conselho dos direitos da Mulher de Cedro Rosania Campos e da Advogada Fátima Silva. Com a participação do Promotor de Justiça Dr. Oscar e do público presente.

Fala do Jovem e Atuante Promotor de Justiça de Orós Dr. Oscar:


Antes do encerramento do evento aconteceu a posse dos dez membros do Conselho Municipal dos direitos da Mulher, cinco do Poder Público e cinco da sociedade Civil.

Entre as atribuições do Conselho Municipal da Mulher destacam-se:

a) Fiscalizar para que se cumpra a legislação em âmbito federal, estadual e municipal que atenda aos interesses das mulheres;
b) Formular diretrizes e promover atividades que objetivem a defesa dos direitos da mulher, a eliminação das discriminações e formas de violência contra a mulher e a sua plena integração na vida sócio-econômica, política e cultural;
c) Colaborar com programas que visem à participação da mulher em todos os campos de atividades;
d) Colaborar na elaboração de políticas, programas e serviços de governo em questões relativas à mulher;
e) Dar pareceres sobre projetos de lei relativos à questão da mulher quer seja iniciativa do Poder Executivo quer do Legislativo;
f) Sugerir ao Poder Executivo e à Câmara Municipal a elaboração de projetos de lei que visem assegurar ou ampliar os direitos da mulher.

O Conselho é composto por 10 (dez) conselheiros de diferentes setores do Poder Público e da Sociedade Civil.

Josemberg Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário