sábado, 12 de março de 2011

AÇUDE CASTANHÃO Comportas serão abertas na 3ª feira

12/3/2011


O volume acumulado nos 134 açudes do Ceará é de 12.275.130.967m³, o que representa 67,90% da capacidade total

Devido às intensas chuvas que têm caído em algumas regiões do Ceará, o volume de alguns açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra Secas (Dnocs), teve significativo aumento.

O Núcleo Técnico Operacional (NTO), formado por profissionais dos dois órgãos estará reunido nesta segunda-feira, para tomada de decisões sobre os padrões técnicos que serão adotados na abertura das comportas do Açude Castanhão. A definição desses critérios será conhecida, por ocasião de coletiva na Cogerh, marcada para a terça-feira, dia 15.

Já está estabelecido que as comportas serão abertas na cota101,00 correspondente a um volume de 4.785.920.000m³, com uma vazão inicial de 100 m³/s, a qual será aumentada ou diminuída, de acordo com os volumes afluentes, tanto do Rio Salgado, como também da sangria do Orós.

A liberação das águas do Castanhão sempre é realizada no início da quadra invernosa, mas esses primeiros meses, os índices pluviométricos registrados já sinalizam como acúmulo significativo no volume de água de alguns açudes públicos. A capacidade do Castanhão é de 6.700.000.000m³.

Sangrando

Hoje, Cogerh/Dnocs monitora 134 reservatórios, o último incluído no programa de gerenciamento das águas do Ceará foi o Taquara, com capacidade de

320.784.516m³ e que fica localizado no Município de Cariré, na zona norte do Estado. Nos últimos dias, mais cinco reservatórios registraram sangria, perfazendo um total de 23. Foram eles, o de Forquilha, na cidade de Forquilha, pertencente a Bacia do Acaraú, Quixeramobim, enquadrado na bacia do Banabuiú, Benguê, em Aiuaba, Valério, em Altaneira, bacia do Alto Jaguaribe e Cauípe, em Caucaia, incluso nas bacias Metropolitanas.

Volume

Dos 23 açudes que estão sangrando, 12 já encontram-se com mais de 80% de sua capacidade de armazenamento d´água e cinco com mais de 90%. O reservatório Gavião, na cidade de Pacatuba, pertencente às bacias Metropolitanas, está com 97,90%, sendo o que está mais próximo de atingir sua capacidade máxima de armazenamento.

Fonte: Diário do Nordeste FOTO: RODRIGO CARVALHO.

Um comentário:

  1. eu acho o castanho lindo ja fui mais de 39 vezes
    é imenso e é o que mas desstaca o estado do ceara

    ResponderExcluir