terça-feira, 30 de novembro de 2010

Orós recebe novamente o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar


Orós recebe novamente o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar



Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Orós foi contemplada com o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, iniciativa que busca reconhecer o trabalho dos gestores municipais na utilização responsável dos recursos destinados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na última segunda-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou o prêmio à prefeita Fátima Maciel Bezerra, que estava acompanhada da nutricionista e coordenadora do Programa de Segurança Alimentar de Orós, Virlena Rios, e do ex-prefeito de Orós, Dr. Leimar Gabriel Bezerra.

Na sétima edição do prêmio, promovido pela organização não governamental Ação Fome Zero, 1.340 municípios de todo o País se inscreveram. Desse total, apenas 21 foram selecionados, incluindo Orós. A edição 2010 foi dividida por prêmios regionais. No Nordeste, somente Ceará e Paraíba tiveram municípios reconhecidos: Orós (CE), Água Branca (PB), Aparecida (PB) e Poço Dantas (PB).

“É com muita alegria que recebemos mais este prêmio, um reconhecimento pelas ações que temos desenvolvido em Orós na área da segurança alimentar. Durante toda a minha gestão, temos nos esforçado para garantir que todos os estudantes do nosso município tenham acesso a uma alimentação saudável, nutritiva e saborosa, dando melhores condições para que eles estudem e aprendam ainda mais. Além disso, temos estimulado a agricultura local, adquirindo dos pequenos produtores alimentos para complementar a merenda escolar”, destaca a prefeita Fátima Maciel Bezerra.

Para a nutricionista Virlena Rios, a conquista do prêmio pelo segundo ano consecutivo só foi possível graças à ampliação do trabalho da prefeitura, que intensificou os esforços para melhorar a qualidade da merenda escolar e estimular a produção agropecuária no município, garantindo a compra dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Essa ação beneficia cerca de 180 pequenos agricultores, possibilitando o fortalecimento da agricultura, evitando o êxodo rural e melhorando a qualidade de vida dos produtores.

Atualmente, cerca de 4.500 estudantes da rede pública de ensino de Orós recebem merenda escolar de qualidade, com cardápio variado elaborado por profissionais especializados. Conforme a nutricionista Virlena Rios, o cardápio inclui galinha caipira, filé de peixe, sucos, frutas, verduras, iogurte, arroz, macarrão e biscoito, dentre outros alimentos.

PRIMEIRO PRÊMIO

Em 2009, Orós também foi agraciado com o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, sendo o único município do País a ser premiado em duas categorias: Desenvolvimento Local, pelas ações na agricultura familiar; e Eficiência Nutricional, pelas ações de educação alimentar nas escolas. Dos 1.017 municípios de todo o Brasil que se inscreveram para o prêmio em 2009, apenas 24 foram selecionados, entre eles Orós.

MAIS PRÊMIOS

No início de 2010, a Prefeitura de Orós foi contemplada com o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), sendo a única do Ceará a receber esse reconhecimento. O prêmio é uma iniciativa proposta pelo Governo Federal e que conta com o apoio do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado.

Orós foi premiado pela prática “Cozinha Comunitária - Nutrição à Mesa”, desenvolvida no município há cerca de três anos. A Cozinha Comunitária de Orós foi a primeira a ser implantada no Centro-Sul do Ceará e, atualmente, fornece 200 refeições diariamente para a população de baixa renda da cidade.

Ao todo, foram inscritas 1.477 práticas no prêmio ODM, sendo 785 de organizações da sociedade civil e 692 de governos municipais. Desse total, 20 práticas foram premiadas, sendo dez prefeituras e dez organizações.

Informações para a imprensa:

Dháfine Mazza (MTE 2157/CE)

sábado, 27 de novembro de 2010

Prefeita Fátima e o vice Dr. Lula são recebidos por centenas de Oroenses na entrada da cidade.

Ontem por volta das 20 horas centenas e centenas de oroenses esperavam na entrada da cidade de Orós na Praça Chico Costa, a Prefeita Fátima e o vice Dr. Lula, quando desceram do carro foram levados nos braços até o início da Avenida Ilumunida onde em uma grande passeada saíram pelas principais ruas da cidade até a sede da Prefeitura onde o povo oroense em uma solenidade reconduziu a Prefeita e o vice aos seus cargos. Em discurso emocionado a Prefeita Fátima disse está muito grata ao povo oroense pelo apoio e as orações recebidas disse que acredita em DEUS e na justiça e reafirmou o seu compromisso de continuar fazendo uma administração transparente e voltada aos mais carentes e humildes de Orós.

Poucas vezes em nossa cidade se viu uma manifestação tão grande como a de ontem à noite. O povo oroense a pé gritava aos quatro cantos da cidade o seu apoio a Prefeita Fátima, e por onde a passeata passava mais e mais pessoas se juntavam a mesma as esquinas e praças ficaram lotadas.


Prefeita Fátima ao lado do Presidente Lula na entrega do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2009.

Durante todo o sábado a Prefeita Fátima trabalhou em seu gabinete na Prefeitura para deixar tudo em ordens já que nesta segunda-feira 29 de Novembro estará em Brasília onde pela segunda vez recebe o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar das mãos do Presidente Luis Inácio Lula da Silva. A solenidade será transmitida ao vivo pelo canal NBR a partir das 11h30min.

Dr. Leimar, Presidente Lula, Prefeita Fátima, Drª Virlena e a Vereadora Luhanna.

Por Josemberg Vieira

Ministro reconduz prefeita e vice de Orós (CE) aos cargos até julgamento de recurso pelo TSE

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani determinou a recondução de Maria de Fátima Maciel Bezerra e Luiz Gomes da Silva aos cargos de prefeita e vice-prefeito de Orós (CE), caso já estejam afastados, até o julgamento de recurso especial pelo próprio TSE. Ambos tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que julgou procedente ação de investigação judicial eleitoral ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) que acusa os dois de compra de votos nas eleições de 2008.

Na ação cautelar apresentada no TSE, Maria de Fátima e Luiz Gomes afirmam que a decisão do Tribunal Regional se baseou em provas ilícitas e não individualizou a conduta de cada um dos investigados na prática de compra de votos. Sustentam ainda que o TRE julgou procedente a ação do Ministério Público “apesar de não estarem presentes os requisitos legais para a configuração de captação ilícita de sufrágio”. A decisão do TRE modificou a sentença do juiz eleitoral que considerou a ação improcedente.

Nos autos, constam que foram apreendidas, na casa de um suposto participante das campanhas de Maria de Fátima e Luiz Gomes, diversas faturas de água e de energia elétrica de moradores de Orós, com vencimentos em julho, agosto e setembro de 2008. Diante disso, o TRE do Ceará entendeu provada a prática de compra de votos e cassou os mandatos da prefeita e de seu vice.

Em sua decisão, o ministro Arnaldo Versiani diz que, diante desse contexto, “tenho que, a princípio, se afigura relevante a questão suscitada pelos autores de que a decisão condenatória não assinalou qual a participação ou anuência deles quanto ao ilícito reconhecido pela Corte de origem [TRE]”.

O relator lembra ainda que a jurisprudência do TSE entende que a imposição das sanções relativas à compra de votos precisa se amparar em prova inabalável de que o beneficiário praticou ou consentiu com a prática das condutas irregulares.

Por essa razão, o ministro deferiu o pedido cautelar e suspendeu os efeitos da decisão do TRE até a apreciação do recurso especial pelo TSE.
TSE

Acidente com caminhão com vitima fatal em Orós

Orós, 27/11/10 – Aconteceu agora à noite por voltas das 18h45min nas proximidades da viúva na estrada que dá acesso a Orós um grave acidente envolvendo um caminhão toco F14. 000 de placa HVH 1364 de Iguatú da empresa Dibesa, o caminhão colidiu com 03 jumentos na pista e capotou varias vezes, o motorista e dois ajudantes ficaram espremidos na cabine, onde a direção foi parar no lado do passageiro. 

O motorista e um dos ajudantes tiveram ferimentos leves e o ajudante Zé Bezerra ficou preso as ferragens do caminhão os mesmos foram levados ao hospital de Orós, mais infelizmente o ajudante Zé Bezerra veio a falecer devido à gravidade dos ferimentos. 

O rabecão do I. M. L levou o corpo ao Instituto Médico Legal de Iguatú e a ambulância do hospital de Orós levou os feridos suas casas na mesma cidade. Logo após o acidente houve um início de saque a carga que era só de vasilhames secos e também as peças do caminhão mais graças à presença da composição da polícia Militar composta pelo Cabo Nair, Soldado Ferreira e Soldado Wilame o crime foi evitado. Vejam as fotos...

Fotos: Jr. Designer e JG Comunicação




quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Leia e reflita:

Aprendemos que, por pior que seja um problema ou situação, sempre existe uma saída.
Aprendemos que é bobagem fugir das dificuldades. Mais cedo ou mais tarde, será preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avançar.
Aprendemos que perdemos tempo nos preocupando com fatos que muitas vezes só existem na nossa mente.
Aprendemos que é necessário um dia de chuva para darmos valor ao Sol, mas se ficarmos expostos muito tempo, o Sol queima.
Aprendemos que heróis não são aqueles que realizam obras notáveis, mas os que fizeram o que foi necessário e assumiram as conseqüências dos seus atos.
Aprendemos que, não importa em quantos pedaços nosso coração está partido, o mundo não pára para que nós o consertemos.
Aprendemos que, ao invés de ficar esperando alguém nos trazer flores, é melhor plantar um jardim.
Aprendemos que amar não significa transferir aos outros a responsabilidade de nos fazer felizes. Cabe a nós a tarefa de apostar nos nossos talentos e realizar os nossos sonhos.
Aprendemos que o que faz diferença não é o que temos na vida, mas QUEM nós temos. E que boa família são os amigos que escolhemos.
Aprendemos que as pessoas mais queridas podem às vezes nos ferir. E talvez não nos amem tanto quanto nós gostaríamos, o que não significa que não amem muito, talvez seja o máximo que conseguem. Isso é o mais importante.
Aprendemos que toda mudança inicia um ciclo de construção, se você não esquecer de deixar a porta aberta.
Aprendemos que o tempo é precioso e não volta atrás. Por isso, não vale a pena resgatar o passado. O que vale a pena é construir o futuro.
O nosso futuro ainda está por vir.
Então aprendemos que devemos descruzar os braços e vencer o medo de partir em busca dos nossos sonhos.

sábado, 20 de novembro de 2010

Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii gente amiga


Essa semana estou meio desaparecido do nosso blog mais amanhã prometo trazer mais informações com novas atualizações, uma gripe fortissima me acompanhou no decorrer dessa semana mais já estou um pouco melhor e se DEUS quiser estaremos de volta ao nosso canal de comunicação, muito obrigado a todos vcs que fazem o sucesso de nosso blog, graças a vc já passamos a marca de 14 mil acessos. Brigadaço e um cheiro no coração.

Josemberg Vieira

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Vamos conhecer o ABC Romântico do Caro Custou



Interprete: Lucemy Cândido (Cantor e vereador)

Jovem procura pai desaparecido que é de Orós

Olá amigos e amigas blogueiros hoje pela manhã ao abrir o nosso blog, recebe o seguinte pedido do Senhor Luiz Valzenir para que ajudasse-mos a encontrar o pai da Morgana, de 19 anos que sonha em reencontrar seu pai. Por isso, conto com todos vcs amigos e amigas blogueiros vamos realizar o sonho dessa jovem se DEUS quiser. Obrigado. Veja a matéria da TV Verdes Mares: A menina perdeu, aos três anos de idade, o contato com o pai 20/08/09 O CETV foi ao bairro Castelão, nesta quinta-feira (20), contar a história de Morgana Rodrigues de Sousa, uma jovem que procura o pai há 15 anos. A solidão é a hora que a saudade mais aperta. Ela ainda era pequenininha quando Francisco Alves Cunha simplesmente desapareceu. Desde então nenhuma notícia. Francisco Alves era conhecido como Vanderlei, apelido que ganhou dos amigos. Deve estar com 50 anos de idade. Morgana morava com os pais no bairro Castelão, perto da casa onde agora vive com a mãe, que não esquece a promessa do ex marido. “Ele falava que nunca ia esquecera filha dele”, diz Lindalva Rodrigues. A menina de três anos de idade que perdeu o contato com o pai, hoje está com 19 anos. Quis o destino que o passatempo preferido fosse o mesmo esporte preferido do pai, o futebol. “Ele era baixo, parecido com o Romário. Quero que ele venha me ver”, diz Morgana. Se alguem tiver notícias do pai de Morgana, entre em contato com o CETV. O telefone é 3270-6900 ou com Josemberg Vieira pelos telefones (88) 9601 764 ou 9920 1719 .
video

domingo, 14 de novembro de 2010

FOTO NOTÍCIA DOMINGO 14 DE NOVEMBRO DE 2010

Construção da Delegacia de Polícia Civil de Orós, localizada no Alto dos Custódios no mutirão Wellington Jr.

sábado, 13 de novembro de 2010

MAIS UM ACIDENTE DE MOTO NA CURVA DO S EM ORÓS


(Sábado 13/11/2010) Por volta das 20 horas de hoje aconteceu mais um grave acidente de moto em nossa cidade na curva do S, que já vitimou muitos e muitos motoristas e motoqueiros. As vitimas de hoje foram Luciano Gonzaga Ferreira de 32 anos que mora do sítio mirador as margens da CE, e o outro apenas identificado por Dedé. O Luciano vinha do trabalho em Icó ao chegar ao mirador onde mora resolveu abastecer a moto em Orós ao chegar à curva do S sofreu o acidente o Dedé ao ver o conhecido caído ao chão foi em busca de socorro um quilometro depois do local do acidente ele também se envolveu num acidente batendo em um jumento na pista. Os dois foram socorridos e levados ao Hospital Luzia Teodoro da Costa em estado grave e depois transferidos para Fortaleza.

MAIS UM...

O hoje pela manhã também foi registrado outro acidente de moto quando o moto-taxista mais conhecido como Pipiu bateu em um jumento na pista logo depois do cemitério no antigo lixão, graças a DEUS o moto-taxista sofreu apenas ferimentos leves e prejuízos materiais, quem levou a pior foi tadinho do jumento que morreu no local.

QUEM QUER JUMENTO?

Segundo motorista recentemente um caminhão foi visto soltando uma carrada de jumentos nas proximidades de Orós. Não é de hoje que isso acontece, agora cabe a nós anotarmos e se possível tirar fotos da placa e denunciamos as autoridades.

Por Josemberg Vieira

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

JOVEM DE 19 ANOS MORRE NA CORRENTEZINHA DE ORÓS

(Sexta-feira 11 DE Novembro) Hoje por volta das 14h03min os guarda-vidas de Orós foram acionados para fazer o resgate de um jovem que havia se afogado na correntezinha (local muito freqüentado por banhistas), segundo os amigos José Lazaro Nogueira Batista de apenas 19 anos estava segurando na beira de uma canoa, quando mergulhou e não mais subiu. Logo os amigos acionaram os guarda-vidas que estavam de folga já que trabalham apenas nos finais de semana mais que rapidamente chegaram ao local com a viatura e cinco guardas Ramon, Neto Salgado, Tiago, Dedé e Toin, em pouco tempo os guarda-vidas conseguiram encontrar o jovem que estava a 7 metros de profundidade ao ser retirado da água ele ainda estava com pulso foi iniciado o procedimento de reanimação até o hospital mais infelizmente o José Lazaro não sobreviveu. De acordo com os guarda-vidas e os amigos José Lazaro sofreu uma crise epilética, por isso, teria se afogado. O José Lazaro estava na correntezinha com os amigos fazendo uma piranzada, quando a fatalidade aconteceu. O José Lazaro era filho do fazendeiro Chicão, bastante conhecido por participar e fazer bolões de vaquejadas.
Aqui ficam os nossos mais sinceros sentimentos ao Chicão e toda a sua família neste momento tão difícil.

Josemberg Vieira

Tiririca 'leu e escreveu' em audiência, diz presidente do TER


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Walter de Almeida Guilherme, disse na tarde desta quinta-feira (11) que o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca, "leu e escreveu" durante a coleta de material realizada em audiência para apurar a veracidade de sua declaração de escolaridade.
O magistrado não quis comentar o desempenho de Tiririca.

Deputado federal mais votado do Brasil, com mais de 1,3 milhão de votos, ele chegou por volta das 9h à sede do TRE, na Bela Vista, região central de São Paulo. Ele estava acompanhado por seguranças, que estavam em outro veículo. Antes de entrar no elevador, fez um breve aceno aos repórteres que o aguardavam em frente ao edifício.
Segundo o presidente do TRE, é possível que a Justiça Eleitoral decida ainda nesta quinta a ação penal. “É possível que ele [o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Aloisio Sérgio Rezende Silveira] decida hoje”, disse o desembargador ao chegar ao tribunal.
Ação penal
Segundo o TRE, a resolução nº 23.221 dispõe que "a ausência do comprovante de escolaridade poderá ser suprida por declaração de próprio punho, podendo a exigência de alfabetização do candidato ser aferida por outros meios, desde que individual e reservadamente".
A denúncia, oferecida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), foi recebida em 4 de outubro com base no artigo 350 do Código Eleitoral, que prevê pena de até cinco anos de reclusão e o pagamento multa por declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita para fins eleitorais em documento público.
G1

Vereadores de Orós recebem notebook.


Durante a sessão desta quinta-feira 11 de novembro da Câmara Municipal de Orós a presidenta da casa do povo a vereadora Luhanna Úrya fez a entrega de notebook ´s a seus colegas vereadores, na presidência da casa a dois mandatos a vereadores Luhanna está deixando marcas positivas na sua passagem pela presidência como, por exemplo, a construção da sede do poder legislativo municipal que resta apenas 20% para a conclusão total da obra, esse foi um grande sonho de muitos presidentes que já passaram pela Câmara mais só agora graças à garra e determinação da jovem vereadora Luhanna o sonho deixa de ser um sonho para torna-se realidade.


Os vereadores ficaram muito felizes com mais essa realização da presidente já que agora eles poderão entrar no mundo digital, todos os nove vereadores receberam os computadores portáteis. Parabéns presidente Luhanna por conduzir tão bem e com transparência a casa do povo.

Por Josemberg Vieira.

domingo, 7 de novembro de 2010

O TRANSTONO CONTINUA A QUASE 2 MESES

A falta de respeito da CAGECE de Orós com os moradores da Rua Joca Nonato e do novo loteamento continua há quase dois meses quando os moradores para receberem água encanada em suas casas fizeram esses buracos na rua com a promessa de que os funcionários da CAGECE viriam instalar os canos e até agora nada. Os moradores fizeram o serviço que é de obrigação dos funcionários da CAGECE de Orós.

sábado, 6 de novembro de 2010

FOTO NOTÍCIA QUINTA-FEIRA DIA 04 DE NOVEMBRO

Eis que ao entardecer, essa era a nossa visão do alto:



Por Josemberg Vieira

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Oroenses assustados com boatos de novo assalto ao BB.


(Quinta-feira 04 de Novembro) Nos últimos dias não se fala em outra coisa a não ser no boato de que a agência do banco do Brasil de Orós seria assaltada novamente. Segundo informações não confirmadas a delegacia teria recebido um recado dos bandidos, dizendo que se preparassem para um grande assalto e por causa disso os policiais não estariam mais dormindo na delegacia e sim em locais diferente a cada noite e poucas horas apenas. Outro fato que está deixando os moradores apreensivos é o fato do helicóptero da policia militar está fazendo sobre vôos em Orós ontem à tarde e hoje pela manhã. Esperamos que tudo isso seja apenas mais um boato.

Por: Josemberg Vieira

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cid reúne cúpula da Segurança e cobra ações contra onda de assalto a bancos


O governador Cid Gomes (PSB) andou se reunindo com a cúpula da Segurança Pública do Estado para cobrar providências com relação à onda de assaltos a bancos. O último se registrou em Lavras da Mangabeira (Região do Cariri), quando uma quadrilha utilizou explosivos, destuindo a agência do Banco do Brasil do município.

A reunião ocorreu nessa segunda-feira e contou com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, do superintendente da Polícia Civil, delegado Luiz Carlos Dantas, do Comandante da Polícia Militar, coronel William Rocha, e do titular da Divisão Anti-Sequestro, delegado Andrade Júnior.

Decretada situação de emergência em Iguatu e mais 78 municípios cearenses


A presença do “CEl nino” é citada no decreto do Governo do Estado como responsável pela irregularidade na distribuição das chuvas no território cearense. O problema central é a escassez de água, causando dificuldades no abastecimento dos municípios.

Setenta e nove municípios cearenses tiveram situação de emergência decretada pelo Governo do Estado por conta da estiagem que afeta suas áreas. No documento publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) datado da última sexta-feira, 29 de outubro, é citada a influência do fenômeno “El nino” causando irregularidade significativa na quantidade e na distribuição temporal e espacial das chuvas no território do Estado do Ceará.

Como consequência é apontado sério comprometimento no armazenamento de água. No texto é destacado os problemas causados no abastecimento para o consumo humano e animal, que vem ocasionando a perda de safra em diversas localidades, contribuindo para intensificar dificuldades econômicas, a exemplo do desemprego e a pobreza, rendendo ensejo a conflitos sociais e gerando migrações.

Identificado como decreto 30.349, o documento tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado até completar 180. O Comandante do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado, coronel João Vasconcelos, reforça a situação de muitos municípios que apelam por carros-pipa para atender suas populações.

De acordo com ele, já foi solicitada ao Governo Federal, e está sendo aguardada, a liberação de uma verba (valor não divulgado) que será destinada aos municípios para amenizar a situação.
Vasconcelos lembra que o Ceará conta com um bom número de cisternas construídas nas comunidades rurais e uma estrutura hídrica que logo estará interligada para atender essas situações de estiagem.

MUNICÍPIOS


Acarape, Acaraú, Alcântaras, Altaneira, Amontada, Apuiarés, Aracoiaba, Ararendá, Aratuba, Aurora, Baturité, Barroquinha, Baixio, Bela Cruz, Cariré, Cariri-Açu, Cariús, Carnaubal, Cedro, Chaval, Chorozinho, Crato, Croatá, Ererê, Farias Brito, Fortim, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granja, Granjeiro, Groaíras, Icó, Iguatu, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Itapipoca, Itarema, Jati, Maranguape, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Miraíma, Missão Velha, M. Tabosa, Moraújo, Mulungu, Nova Russas, Novo Oriente, Orós, Pacajus, Palmácia, Paracuru, Parambu, Penaforte, Pereiro, Pindoretama, Poranga, Potengi, Quixelô, Quireré, Redenção, S. do Acaraú, São Luis do Curu, Senador Pompeu, Senador Sá, Sobral, Solonópole, Tarrafas, Trairi, Umari, Uruburetama, Uruoca, Varjota e Viçosa.
Via Iguatu.net

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma eleita presidente


Brasília. Dilma Vana Rousseff, foi eleita ontem presidente da República para o período de 2010 a 2014. Sem nunca ter disputado uma eleição, ela é a primeira mulher a chegar ao mais alto cargo do país.
Dilma Rousseff (PT) destacou esse o fato em seu pronunciamento após a vitória. Segundo ela, sua eleição é uma demonstração do avanço democrático do país
A petista disse que seu desejo é que esse "fato até hoje inédito se transforme em um evento natural. Gostaria muito que os pais e mães de meninas olhassem hoje nos olhos delas, e lhes dissessem: sim, a mulher pode."
"A igualdade de oportunidade entre homens e mulheres é um princípio essencial da democracia", completou.
Dilma prometeu respeitar a Constituição. "Vou zelar pela a mais ampla liberdade de imprensa e pela mais ampla liberdade de culto."
A eleita também destacou as realizações do governo Lula e falou de sua campanha. "O que mais me deu confiança e esperança, ao mesmo tempo, foi a capacidade imensa do nosso povo de agarrar uma oportunidade, por menor que seja, para com ela construir mundo melhor”, frisou.
Antes, em entrevista dentro do carro que a levou de sua casa para o hotel em Brasília, Dilma afirmou estar "muito feliz". "É uma sensação de muita força e muita alegria. Estou muito feliz e agradeço aos brasileiros e brasileiras por esse momento." A petista recebeu mais de 55 milhões de votos dos 105 milhões registrados nesta eleição.
A petista venceu em 15 estados e no Distrito Federal. Serra teve a maioria dos votos em 11 unidades da Federação. O maior percentual da petista foi no Nordeste onde obteve 70% dos votos.
Depois do pronunciamento, a presidente eleita seguiu para o Palácio da Alvorada para se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ela estava acompanhada do ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci, um dos coordenadores da campanha petista; do presidente do PT, José Eduardo Dutra; e do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel.
Dilma usou uma entrada lateral do Alvorada e evitou se encontrar com militantes e jornalistas. Ela era esperada para a festa do governador eleito do Distrito Federal, Agnelo Queiróz (PT), na Esplanada dos Ministérios, mas acabou não parando. O carro do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) foi barrado na entrada do Palácio da Alvorada, o que acabou formando uma fila.
Alguns dos convidados preferiram não esperar e entraram a pé, como Paulo Bernardo, que está acompanhado da mulher, senadora eleita Gleisi Hoffmann (PT-PR).
Dilma tornou-se um nome forte para disputar o cargo ao assumir o posto de ministrachefe da Casa Civil, em junho de 2005, após a queda de José Dirceu no escândalo do mensalão.

No comando da Casa Civil, Dilma travou uma intensa disputa com o então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, por causa da política econômica do governo. Enquanto ele defendia aperto fiscal, ela pregava aceleração nos gastos e queda nos juros.
Dilma acabou assistindo à queda de Palocci, em março de 2006, devido à quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa.
Com a reeleição de Lula e sem grandes rivais à altura no PT, Dilma tornou-se, depois do presidente, o grande nome do governo.
Apesar do poder acumulado e do protagonismo que passou a exercer ao lado de Lula, até outubro de 2007 Dilma negava que seria candidata.
Sua atuação à frente do Ministério de Minas e Energia rendera-lhe a simpatia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que enxergou na subordinada, de perfil discreto e trabalhador, a substituta ideal para o posto de Dirceu.
Ciro
O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) disse ontem que, apesar de ser uma grande administradora e “saber produzir resultado”, Dilma Rousseff (PT) terá na falta de vivência política e em suas alianças os seus maiores desafios.
Ciro votou em trânsito, em Fortaleza, porque mudou o domicílio eleitoral para São Paulo a pedido do presidente Lula. Arrependido, diz que irá transferi-lo “imediatamente” de volta para o Ceará.
DERROTADO
Serra deseja à petista que ‘faça bem para o Brasil’
O candidato derrotado à Presidência fez um pronunciamento no qual desejou à presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), que "faça bem para o país".
"No dia de hoje os eleitores falaram, e nós recebemos com respeito e humildade a voz do povo nas urnas. Quero aqui cumprimentar a candidata eleita Dilma Rousseff e desejar que faça bem para o nosso país".
Serra deu a entender que permanecerá atuante na vida política. "Eu disputei com muito orgulho a presidência da República. Quis o povo que não fosse agora", disse o tucano.
"E para os que nos imaginam derrotados, quero dizer: 'nós apenas estamos começando uma luta de verdade'. Estamos no começo dessa luta. Nós vamos dar a nossa contribuição ao país em defesa da pátria, da liberdade, da democracia, do direito que todos tem de falar de serem ouvidos, da justiça social."
Sem mencionar exatamente a quê se referia, o tucano afirmou que sua campanha enfrentou "forças duríssimas" e agradeceu aos militantes e simpatizantes pela luta que travaram.
Tocou em várias vezes na palavra 'liberdade'. "Vocês cavaram uma grande trincheira, construíram uma fortaleza, conquistaram a defesa da liberdade no Brasil. Um grande campo político em defesa da democracia, da liberdade e das causas sociais e econômicas em nosso país, que estão vivas no sentimento de toda a nossa população."
Fonte: Diário do Nordeste