sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Lançado projeto para a terceira idade em Orós





Lançado projeto para a terceira idade em Orós


Os idosos do município de Orós ganham um novo projeto voltado para a melhoria da qualidade de vida

Orós. A Prefeitura deste município lançou, nesta semana, o projeto "Conviver na terceira idade", que ampliará o atendimento a cerca de 100 idosos participantes do Centro de Convivência do Idoso do município. O projeto foi conquistado por meio de edital lançado em 2009 pela Secretaria do Trabalho Desenvolvimento Social do Estado do Ceará (STDS), que ofertará o montante de R$ 25 mil para ampliar atividades físicas, labor ativa recreativas, culturais e de educação para a cidadania.

"Acreditamos que o bom atendimento ao idoso é importante para a conquista de transformações sociais no município. Valorizando nossos idosos e melhorando sua qualidade de vida, temos certeza que estamos contribuindo para que ele aumente sua auto estima e exerça sua cidadania, além de melhorar o convívio familiar", afirma a prefeita de Orós, Fátima Bezerra. O recurso transferido pela STDS será aplicado na aquisição de alimentos, material didático e de expediente, além de outras despesas necessárias para a realização de oficinas terapêuticas.

Para executar o projeto, a prefeitura formou uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, nutricionista, psicólogo, pedagogo, educador físico, médico, dentista e enfermeiro. Esses profissionais são vinculados às secretarias do Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, Educação e Saúde, atendendo aos preceitos do Sistema único de Saúde (Suas), que destaca a importância da intersetorialidade dos serviços socioassistenciais. O projeto conta ainda com o apoio do Conselho do Idoso.

"O projeto tem duração de apenas cinco meses, mas todos os anos o Governo do Estado lança um novo edital e nós pretendemos concorrer novamente em 2010", explica a secretária do Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária de Orós, Deise Barreto.

Além do projeto "Conviver na terceira idade", os idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso de Orós participam de palestras educativas, atividades de recreação, passeios e do programa de Educação para Jovens e Adultos. Eles também recebem atendimento médico e acompanhamento de outros profissionais da saúde.


Fotos por: Josemberg Vieira
Mais Informações:
Prefeitura Municipal de Orós
Praça Anastácio Maia, 40
(88) 3584.1450
www.oros.ce.gov.br
DN

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Tremor é registrado na Zona Norte do Ceará

A terra voltou a tremer na Zona Norte do Ceará. Um tremor de 2.5 graus na escala Richter foi registrado nos municípios de Sobral e Coreaú, às 00h28min de ontem. Dados do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) revelam que o fenômeno atingiu uma área de 30 quilômetros no entorno do local de origem do terremoto (epicentro).

Ao contrário de ocorrências anteriores, o tremor não se originou na Serra do Jordão, em Sobral, mas sim na zonal rural de Coreaú.

Para Francisco das Chagas Brandão, chefe do Laboratório de Sismologia da Defesa Civil do Ceará, os abalos sísmicos estão migrando, após quase dois anos de atividades intensas naquela região. ``Novas áreas epicentrais estão surgindo, lá pelos lados de Coreaú``, explica.

``A existência de novos pontos de origem dos tremores é um desafio para os especialistas da área. Para estudar o fenômeno com mais profundidade, novas estações sismográficas estão sendo implantadas``, acrescentou Brandão.

O técnico em Enfermagem Antonio Clerton, morador do bairro Coelce, em Sobral, pensou que o barulho provocado pelo tremores tivesse sido causado por um caminhão. ``Foi muito rápido, muita gente estava dormindo naquela hora``, afirma. Segundo O POVO apurou, o abalo foi sentido ainda nos bairros Junco e Domingos Olímpio.

Em outubro, um terremoto de 2.8 graus foi observado em Sobral. Desde janeiro de 2008, cerca de 2.100 tremores foram registrados naquela cidade.

Fonte: O POVO ONLINE

Conflito entre bugueiros e turistas em Canoa Quebrada


Conflito entre bugueiros e turistas em Canoa Quebrada

Uma série de confrontos aconteceu no último fim de semana, em Acarati, no Litoral Leste. O fato começou no sábado, com uma briga entre bugueiros e um grupo de visitantes, terminando somente ontem, após uma operação montadas às pressas pelo 1º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Russas. Mais de 50 PMs foram mobilizados para impedir novos tumultos.

O comandante do Pelotão de Aracati, capitão Paulo de Tarso, explica que os fatos aconteceram em Canoa Quebrada. Na tarde de sábado, dois visitantes transitavam de quadriciclo na duna Por do Sol. O presidente da Associação dos Bugueiros, Beto Andrade, teria pedido que cessassem o passeio. ``Eles subiam em alta velocidade. Davam voos. Quase acertaram outras pessoas``, relata Beto. ``Lá é rota turística para passeio de buggy``, lembra.

O pedido deu início a uma briga, envolvendo ainda dois bugueiros e cinco visitantes. ``Um (turista) disse que descia e subia quantas vezes quisesse, do jeito que queria``, diz Beto. Os turistas estavam numa pousada, em um grupo de donos de quadriciclos e veículos com tração 4x4. Segundo funcionários do local, eram 70 hóspedes.

Os envolvidos foram para a Delegacia de Aracati, onde foi registrada a ocorrência. Beto, porém, diz que um morador de 15 anos foi agredido gratuitamente, pouco antes.

Os conflitos recomeçaram na manhã de ontem. Bugueiros e outros moradores cercaram a pousada. Os hóspedes ficaram impedidos de sair. ``Foi uma revolta de toda a comunidade``, detalha Beto. Segundo Paulo de Tarso, dois veículos de hóspedes foram danificados a pauladas e socos. ``Era uma coisa simples, mas ganhou proporções e beirou uma tragédia``, resumiu o capitão.

O comandante afirma que, para acabar com o tumulto, foi preciso mobilizar policiais de seis cidades do 1º Batalhão: Beberibe, Fortim, Itaiçaba, Russas, Aracati e Icapuí``, detalha. O delegado Tharsio Facó, estima que eram ``mais de 100 pessoas`` cercando a pousada. Também foi acionado um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Os turistas foram tirados do local sob escolta do Batalhão de Choque e do Comando Tático Motorizado (Cotam). Segundo o delegado e o capitão, a pousada não foi invadida, nem houve agressões.

Bugueiros e turistas envolvidos voltaram à delegacia. Segundo Facó, os visitantes foram identificados, ouvidos e liberados. Ele adianta que será instaurado inquérito para apurar o caso: agressões, cerco à pousada e danos materiais. ``Mas as agressões foram recíprocas``, aponta. Será necessário ainda levantar os nomes de bugueiros e moradores responsáveis por danos aos veículos no pátio da pousada.

E-Mais

O capitão Paulo de Tarso afirma que eram 23 carros de turistas, ao todo. A frota foi escoltada até a saída de Canoa Quebrada.

Os turistas não eram oriundos de outros Estados, segundo bugueiros ouvidos por O POVO. Não houve prisões.

Fonte: O POVO ONLINE

Rapinhas de segunda 04 de Janeiro de 2010

Integrante de banda de forró morre na CE-060

Um acidente de moto no girador da Ceasa, na rodovia CE-060, em Maracanaú, matou o iluminador que trabalhava com a cantora ´Tati Girl´, Francinildo de Medeiros. Segundo amigos, ele tinha participado de um show e retornava para casa. O corpo de Francinildo foi sepultado ontem, em Caicó, no Rio Grande do Norte.

Interior I
Assassinato em Cariús durante discussão banal
O agricultor Francinaldo Francisco da Silva, 25, foi morto a golpes de foice durante uma discussão banal em meio a uma bebedeira na cidade de Cariús (a 411 quilômetros de Fortaleza). O acusado do homicídio foi identificado como Francisco Santana da Silva, 32, que fugiu logo após praticar o crime e está sendo procurado pela Polícia local.

Interior II
Polícia investiga morte de doméstica
A Polícia de Uruburetama (distante 110 quilômetros de Fortaleza) está à procura de Antônio Ferreira da Silva, 28. Ele é acusado de ter assassinado a esposa, Maria Josilene Teixeira Oliveira, 22, no primeiro dia deste ano. O crime aconteceu na localidade de ´Açude dos Viana´. A doméstica Maria Josilene levou um tiro no rosto.

Mistério
Encontrada suposta mão em Sabiaguaba
Üma suposta mão humana, foi encontrada na manhã de ontem, na Praia da Sabiaguaba. O cachorro de um caseiro de uma pousada dali encontrou a mão perto da praia. A Polícia foi acionada e o perito Jesus Sales, da Perícia Forense (Pefoce) foi ao local. Ele afirmou que o órgão será levado para ser submetido a exames para confirmar se é humano ou não.
Fonte: Diário do nordeste