quinta-feira, 1 de abril de 2010

Orós é o unico município cearense a receber o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.







Orós recebeu, dia 24 de Março de 2010, o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma iniciativa proposta pelo Governo Federal e que conta com o apoio do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado. A cerimônia de premiação ocorreu em Brasília e o prêmio foi entregue à prefeita Fátima Maciel Bezerra pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Além da prefeita de Orós, também particparam do evento a presidenta da Câmara dos Vereadores, Luhanna Úrya, a coordenadora do Programa de Segurança Alimentar do município, Virlena Rios, e o ex-prefeito Dr. Leimar Bezerra.
A prefeitura de Orós foi a única do Ceará a receber o prêmio, sendo reconhecida pela prática “Cozinha Comunitária – Nutrição à Mesa”, desenvolvida em Orós há cerca de três anos. A Cozinha Comunitária de Orós foi a primeira a ser implantada no Centro-Sul do Ceará e, atualmente, fornece 200 refeições diariamente para a população de baixa renda da cidade.
“É um orgulho para nós estarmos entre as dez prefeituras premiadas em todo o Brasil e sermos a única a conquistar o prêmio no Ceará. Este prêmio é reflexo do trabalho árduo que estamos realizando em Orós para que toda a população oroense tenha uma melhor qualidade de vida. A obtenção de mais um prêmio mostra que a sociedade brasileira está reconhecendo o nosso esforço”, afirma a prefeita Fátima Maciel Bezerra. No final do ano passado, Orós recebeu o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, sendo o único município do País a vencer em duas categorias: Desenvolvimento Local e Eficiência Nutricional.
Para a nutricionista Virlena Rios, coordenadora do Programa de Segurança Alimentar de Orós, a conquista do prêmio ODM é importante para o reconhecimento dos esforços da prefeitura municipal a fim de garantir uma alimentação de qualidade à população oroense, bem como para que a sociedade conheça as boas práticas realizadas em Orós e possa desenvolver ações semelhantes em seus municípios.
AVALIAÇÃO
Ao todo, foram inscritas 1.477 práticas, sendo 785 de organizações da sociedade civil e 692 de governos municipais. Desse total, 20 práticas foram premiadas, sendo dez prefeituras e dez organizações. Os projetos foram avaliados por um comitê técnico de especialistas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com base nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; impacto no público atendido; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de replicabilidade; e complementaridade e/ou articulação com outras políticas públicas. A Coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Por Dháfine Mazza

Nenhum comentário:

Postar um comentário