terça-feira, 13 de abril de 2010

Iguatu - Precipitação muda rotina de moradores




Alívio para a agricultura e pecuária. Uma precipitação em média de 80 milímetros banhou municípios da região Centro-Sul, neste fim de semana. No campo, os produtores rurais esperam salvar parte do plantio de sequeiro de culturas tradicionais de milho e feijão. A chuva voltou a ocorrer na manhã de ontem, obrigando os moradores desta cidade saírem de guarda-chuva para as compras.

A dona-de-casa, Francisca Araújo, esperou até as 9 horas para ir à tradicional feira-livre que acontece ao lado do mercado, no Centro desta cidade. "O jeito foi vir de guarda-chuva", disse. Centenas de moradores repetiram o gesto para ir à padaria ou aos mercantis a fim de comprar leite, pão e outros gêneros alimentícios.

Nos bairros e no Centro da cidade, pedestre e ciclistas tiveram que se proteger da chuva fina, usando o velho guarda-chuva que estava praticamente encostado. Por toda a manhã de ontem, o dia permaneceu nublado e com uma chuva fina que mudou a rotina dos moradores e amenizou o forte calor dos últimos dias.

No escritório da Ematerce, nesta cidade, foram registrados 68mm na madrugada de sábado para domingo e 10mm, ontem, pela manhã. Na região de Baú, zona rural deste município, choveu 75mm. Os agricultores comemoraram a mudança de tempo. O produtor rural Carlos Palácio disse que a chuva verificada no fim semana assegura a lavoura que sofreu prejuízo de 30%. "É um alívio e uma esperança que se renova". A estiagem verificada em março, mês que choveu apenas 20% do esperado para o período, provocou perda parcial da lavoura de milho e feijão em média de até 50%, dependendo da região.

Na localidade de Barro Alto choveu 80mm e há informações de que, em alguns sítios do município de Jucás, a precipitação chegou a 100mm. A chuva foi permanente, sem vento e trovões. Silenciosa e constante foi suficiente para reanimar os agricultores e trazer pastagem.


HONÓRIO BARBOSA
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário